O Bosque dos Jequitibás é uma das áreas verdes mais antigas e tradicionais de Campinas. Um verdadeiro refúgio verde no coração da cidade, com uma grande variedade de árvores, plantas e animais.

Fechado temporariamente, assim como outros parques em Campinas, para a retirada e poda de algumas árvores que sofriam risco de queda, após fortes chuvas no início de 2023, o parque vem passando por manutenção e ainda não tem data para voltar a funcionar.

Mas, mesmo assim, trazemos aqui para você um pouco da história desta que é uma das áreas mais queridas da cidade, além de diversas informações sobre a estrutura e o passeio no Bosque dos Jequitibás.

Navegue pelo conteúdo:

Bosque do Jequitibás na opinião de quem mora em Campinas

Uma das áreas verdes mais queridas de Campinas, o Bosque dos Jequitibás é um espaço  de contemplação e natureza, como destaca a moradora Agatha Guerra.

Agatha Guerra

Moradora de Campinas

“O Bosque dos Jequitibás é um lugar maravilhoso para se conectar com a natureza, respirar um ar puro, caminhar e ver os animais resgatados, então é um passeio que me nutre. Acho as árvores centenárias sensacionais”.

Por conta das chuvas fortes do início do ano de 2023, o parque se encontra temporariamente fechado. E, de acordo com Agatha, a ausência, mesmo que temporária, dessa área verde de lazer faz a população da cidade sentir. 

Agatha Guerra

Moradora de Campinas

“Estou chateada porque, com as chuvas intensas do início do ano, a prefeitura precisou fechar alguns parques e o Bosque dos Jequitibás foi um deles, pois algumas árvores do parque caíram ou precisaram de podas. E torço muito para que não demore a reabrir”.

História do Bosque dos Jequitibás

Criado no ano de 1884, o Bosque dos Jequitibás está localizado no bairro Bosque, na Região Central de Campinas.

No final do Século XIX, a região onde o parque se encontra hoje tinha o nome de “Campo das Caneleiras” e pertencia a Francisco Bueno de Miranda, que decidiu criar um espaço de lazer para a população de Campinas. O projeto foi do arquiteto Ramos de Azevedo, que seguiu o conceito de “jardim inglês”, levando para a área verde um chalé, um restaurante e outras edificações.

Posteriormente, em 1915, o Bosque dos Jequitibás foi adquirido pela Prefeitura de Campinas, que promoveu diversas outras modificações no espaço ao longo das décadas.

Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias
Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias Anunciar imóvel

Bem tombado

Em 1970, o Bosque dos Jequitibás foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). 

Já em 1993, com o objetivo de manter a preservação ambiental, o Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) tombou a área no entorno do parque, proibindo a construção de edificações com mais de dois pavimentos em um raio de 100 m.

Estrutura do parque Bosque dos Jequitibás

O parque é uma das áreas verdes e de lazer mais antigas e tradicionais da cidade, com uma área total de aproximadamente 100 mil m2, sendo que desse total, em torno de 23,3 mil m2 são ocupados por uma área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica, que se mistura a outros tipos de vegetação.

O Bosque tem uma estrutura com:

  • Pista de corrida;
  • Quiosques;
  • Lanchonetes;
  • Playground;
  • Fontes e bicas de água potável;
  • Minizoológico, com centenas de espécies de aves, répteis e mamíferos;
  • Casa do Caboclo, uma réplica de uma moradia rural feita de pau-a-pique 

Outras atrações do Bosque dos Jequitibás

O parque ainda conta com atrações importantes da cidade, que também se encontram fechadas no momento por conta do período temporário de manutenção.

São elas:

Museu de História Natural

Inaugurado em 1939, o Museu de História Natural conta com um acervo que visa promover educação ambiental sobre a fauna e a flora brasileiras, com espécies dos principais ecossistemas do Brasil, como a Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Cerrado, Pantanal Mato-grossense, Litoral Paulista, entre outros. O espaço conta com mamíferos, peixes, répteis, aves, insetos e outros invertebrados

Aquário Municipal

Já o Aquário Municipal é mais recente e foi inaugurado em 1992. O espaço conta com 13 aquários de água doce, com espécimes de rio, e outros dez de água salgada, com espécimes das faunas dos oceanos Atlântico e Pacifico, além de bacias hidrográficas brasileiras.

Teatro Infantil Carlos Maia

Outra atração localizada dentro do Bosque dos Jequitibás, o Teatro Carlos Maia tem palco italiano, ou seja, do tipo em que a plateia fica de frente para o espetáculo, e foi criado para receber apenas peças infantis. O espaço tem capacidade para 160 pessoas.

Como chegar ao Bosque dos Jequitibás?

Como está localizado em na Região Central de Campinas, o Bosque dos Jequitibás é um local de muito fácil acesso e conta com várias linhas de ônibus com rotas que passam perto do parque. São elas:

  • 125
  • 135
  • 220
  • 253
  • 364
  • 395

Informações sobre o parque:

Endereço: Rua Coronel Quirino, 02 – Bosque
Telefone: (19) 3231-8795
Horários: terça a domingo, das 6h às 18h.

Veja no mapa a localização exata do Bosque dos Jequitibás:

More próximo do Bosque dos Jequitibás

Maior plataforma de moradia do Brasil, o QuintoAndar foi fundado em 2013 justamente na cidade de Campinas. De lá para cá, a proptech cresceu para se tornar líder no mercado imobiliário tanto no segmento de aluguel quanto no de compra e venda de imóveis.

Se você deseja morar no bairro Bosque, próximo ao Bosque dos Jequitibás, que tal buscar um novo lar pelo QuintoAndar? Acessando nosso site ou app, você encontra casas e apartamentos para alugar e comprar em Campinas.

Clique aqui para navegar em nosso mapa e veja opções para compra próximo ao Bosque dos Jequitibás ou veja abaixo outros imóveis para aluguel na região:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.