O verão chegou! Veja nossas dicas pra você comprar seu ar condicionado

Na hora de escolher um aparelho, você deve saber se ele é adequado pro seu ambiente

O verão chegou! Veja nossas dicas pra você comprar seu ar condicionado

O verão está aí e tudo o que você mais quer é ter pelo menos um cômodo pra se refugiar das altas temperaturas. Neste caso, a melhor alternativa é o ar condicionado. Mas é importante ficar atento a alguns detalhes pra não comprar um aparelho inadequado pro seu ambiente. E um dos fatores principais que você deve levar em conta quando for comprar o eletrodoméstico é o número de BTUs.

A sigla significa British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica, medida que determina a potência de refrigeração do aparelho de ar condicionado. É nessa medida que você vai se basear pra saber se o equipamento que escolheu vai refrigerar de maneira adequada o local onde será instalado.

Eficiência do ar condicionado

A potência depende do tamanho do ambiente e de fatores como a incidência de sol, por exemplo. Se você pretende instalar o ar em um cômodo pequeno, não é necessário gastar dinheiro com um aparelho muito potente. Por outro lado, não vale a pena investir em um aparelho de potência mais baixa se o objetivo é refrigerar um cômodo muito grande.

+ Leia também: Saiba como deixar sua casa mais fresca sem ar condicionado

Como calcular os BTUs?

Pra garantir que o cômodo fique fresquinho na medida certa, são necessários de 600 a 800 BTUs por metro quadrado. Se o ambiente não tiver incidência de sol, use como base os 600 BTUs. Já pros locais onde o sol chega com mais força, considere os 800 BTUs.

Por isso, antes de sair pra comprar um ar, tenha em mãos a metragem do cômodo. A quantidade de pessoas que costuma ficar no ambiente também deve ser levada em conta.  A recomendação é de que você some 600 BTUs (ou 800, se houver incidência de sol) a cada usuário adicional (se você for o único a usar o cômodo, não é preciso fazer a soma).

Se você tem, por exemplo, um quarto de 15m², sem incidência de sol e utilizado por duas pessoas, a conta é: (600 x 15) + 600 = 9600 BTUs.

Veja abaixo a relação convencional entre área do cômodo e BTUs:

Outros fatores de influência

Além da metragem do cômodo e da incidência de sol, há outros fatores que podem afetar o desempenho do seu ar. Se você tem muitos aparelhos eletrônicos no quarto, por exemplo, invista em um equipamento mais potente. Os aparelhos aquecem o ambiente.

Cômodos com janelas sem cortinas e iluminados por lâmpadas incandescentes também tendem a ficar mais quentes. Por isso, a cada fator extra, adicione mais 600 BTUs à conta final pra escolher o aparelho ideal.

Curtiu este artigo? Que outro tipo de tema você gostaria de ver aqui no MeuLugar? Escreva pro nosso e-mail meulugar@quintoandar.com.br e fale com a gente!

Fique por dentro! Receba nossa newsletter com conteúdos inspiradores toda semana
account_circle
mail_outline