Em meio às considerações que envolvem a escolha de um local para viver, a tranquilidade se destaca como uma questão fundamental na qualidade de vida. Por isso, a busca por cidades tranquilas para morar é muito comum entre pessoas que valorizam a serenidade e segurança no dia a dia.

Contudo, é essencial entender os critérios que definem o que torna uma cidade tranquila. E atualmente, estudos adotam diferentes parâmetros, incluindo segurança, qualidade ambiental e bem-estar dos moradores.

Nesse sentido, se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir quais são as cidades mais tranquilas para morar no Brasil, é só continuar a leitura deste artigo!

Navegue pelo conteúdo

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Leia também: Conheça as 10 cidades mais seguras do Brasil em 2023

Cidades tranquilas para morar

Quando se trata de escolher um lugar para chamar de lar, a segurança é uma prioridade para muitas pessoas. Nesse sentido, as informações do Ranking Connected Smart Cities 2023 fornecem dados valiosos para quem busca uma nova casa ou apartamento. Afinal, nada melhor do que se mudar bem informado sobre a região onde você vai morar. 

Ao analisar diversos indicadores de segurança, como homicídios, mortes no trânsito, despesas com segurança, número de policiais por habitantes, centro de controle e operações e monitoramento de áreas de riscos, esse estudo destaca as 10 cidades mais tranquilas para morar no Brasil

Confira o ranking a seguir!

Ranking: 10 cidades mais tranquilas para morar

De acordo com as informações do Ranking Connected Smart Cities 2023, que teve como base o Censo de 2022 do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), é possível elencar as cidades mais tranquilas para morar no Brasil. Vale ressaltar que a nota de segurança tem como mínimo 0 e máximo 6.

PosiçãoCidadeEstadoNota
Santana de Parnaíba São Paulo4,561
Ipojuca Pernambuco4,419
Florianópolis Santa Catarina4,234
Balneário CamboriúSanta Catarina4,187
MarianaMinas Gerais4,107
São Caetano do Sul São Paulo4,068
São SebastiãoSão Paulo4,050
GuarujáSão Paulo4,035
Itu São Paulo3,980
10°ParauapebasPará3,947
Fonte: Ranking Connected Smart Cities

O que considerar ao escolher uma cidade?

Os rankings são aliados fundamentais na busca por um novo lar. Contudo, ao escolher uma cidade tranquila para morar, outros fatores relevantes devem ser levados em conta: 

Estatísticas de furtos e roubos

A segurança está diretamente ligada à incidência de roubos e furtos da região. Esses dados podem ter um impacto significativo na avaliação da segurança de uma cidade. Lembre-se de avaliar as informações com cautela.

Diferenças entre bairros e regiões

Conhecer as diferenças entre as regiões é crucial. Por isso, ao buscar informações, é essencial contar com uma imobiliária de confiança, com profissionais transparentes sobre as características de cada área.

Conheça as cidades tranquilas para morar no Brasil

Agora que você já sabe quais são as cidades tranquilas para morar no Brasil, chegou a hora de conferir as características de cada uma. Veja abaixo!

1. Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba se consolida como uma cidade com um promissor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Com uma posição respeitável de 16° no ranking geral, de acordo com dados do Atlas Brasil, o município se destaca com um IDHM de 0.814, indicando um compromisso notável com o bem-estar e o desenvolvimento humano.

Além disso, a cidade é reconhecida pela rica história e arquitetura preservada, especialmente no Centro Histórico, que remonta ao período colonial. O lugar também abriga importantes festivais culturais e parques ecológicos que oferecem uma ampla gama de atividades ao ar livre.  

More em Santana de Parnaíba

Está pensando em morar em Santana de Parnaíba? Então confira abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar ou clique aqui para navegar em nosso mapa e ver todas as opções.

Leia mais: Casa segura: confira 5 dicas para garantir a segurança do seu lar

2. Ipojuca

A cidade localizada em Pernambuco atualmente conta com 98.932 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e se destaca por abrigar belas praias com águas cristalinas e piscinas naturais. O turismo desempenha um papel crucial na economia local, proporcionando oportunidades de emprego e impulsionando o desenvolvimento.

Ipojuca também é reconhecida por sua rica herança histórica e cultural, representada por construções tradicionais e eventos culturais que celebram as tradições locais. Em constante evolução, o município busca equilibrar o crescimento populacional com a preservação de seus encantos naturais e patrimônio histórico, garantindo um ambiente propício para habitantes e visitantes.

3. Florianópolis

A capital de Santa Catarina se destaca no cenário nacional não apenas pela beleza, mas também pela colocação de 3ª lugar no ranking geral do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

Além disso, o desenvolvimento econômico de Florianópolis reflete-se em sua posição destacada no IDHM Renda do Atlas Brasil, ocupando o 5º lugar. Isso denota não apenas um ambiente naturalmente exuberante, mas também uma base econômica robusta, contribuindo para a qualidade de vida dos residentes.

Para além das estatísticas, a região é reconhecida pela rica cultura, praias de areias brancas e águas cristalinas, além de uma vibrante vida noturna e eventos culturais. 

Encontre o seu lar em Florianópolis

Que tal morar na cidade que ocupa o 3ª lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis em Florianópolis ou clique aqui para explorar todas as opções disponíveis na região.

4. Balneário Camboriú

Também situado no litoral de Santa Catarina, Balneário Camboriú chama a atenção não apenas por suas praias deslumbrantes, mas também por seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), onde se destaca na 4ª posição. 

Com uma localização privilegiada entre o mar e as montanhas, além da economia pulsante, a cidade é conhecida por oferecer um estilo de vida sofisticado e uma infraestrutura que a torna um dos destinos mais cobiçados do país.

5. Mariana

A 5° colocada no ranking das cidades tranquilas para morar está localizada em Minas Gerais e encanta os habitantes diariamente com o charme colonial e riqueza cultural. Atualmente, a cidade é conhecida pela relevância histórica e consequente contribuição para a identidade brasileira.

Apesar de seu foco na preservação histórica, Mariana também busca equilibrar a modernidade, com iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e o constante desenvolvimento econômico

6. São Caetano do Sul

São Caetano do Sul, localizado no estado de São Paulo, destaca-se como um exemplo de desenvolvimento humano no Brasil, ocupando as primeiras posições em diversas categorias do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). 

A cidade conquista a 1ª posição no ranking geral do IDHM, evidenciando um compromisso excepcional com o bem-estar de sua população. O destaque não para por aí, afinal a cidade também ocupa o 1º lugar no IDHM Renda, e  o 2º lugar no IDHM Educação, refletindo investimentos significativos no setor educacional e o constante desenvolvimento econômico.

A combinação entre desenvolvimento econômico, educação de alto padrão e qualidade de vida faz de São Caetano do Sul uma referência nacional em termos de bem-estar e progresso.

Explore os imóveis de São Caetano do Sul

Que tal morar na cidade com o melhor índice de desenvolvimento municipal em todo o país? Então clique aqui para explorar os imóveis disponíveis para alugar na região ou veja algumas opções selecionadas abaixo.

7. São Sebastião

São Sebastião, situada no litoral norte do estado de São Paulo, é uma cidade que se destaca pela beleza natural e riqueza cultural.

Com um centro histórico preservado, a cidade encanta com suas construções antigas, igrejas centenárias e um ambiente que preserva a identidade cultural brasileira. O local também abriga diversas praias, como Maresias, Juquehy e Boiçucanga.

Leia também: As cidades sustentáveis no Brasil são excelentes opções de moradia: conheça o ranking

8. Guarujá

Guarujá, localizado no litoral de São Paulo, encanta com suas praias deslumbrantes, mas também se destaca por um compromisso com o desenvolvimento e com a qualidade de vida dos habitantes. 

A cidade investe em projetos inovadores, modernizando ruas e avenidas para criar um ambiente urbano dinâmico e eficiente. Além disso, atualmente escolas inovadoras e programas sociais estão moldando uma comunidade educada e inclusiva. 

Nesse sentido, se você busca por um lugar que além das riquezas naturais e culturais ofereça crescimento econômico e desenvolvimento, Guarujá é a cidade certa!

Aproveite as belezas naturais do Guarujá no seu dia a dia

Que tal buscar uma casa ou apartamento para morar no Guarujá? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis no bairro ou clique aqui para ver as opções para alugar na região.

9. Itu

Para aqueles que preferem a calmaria interiorana, Itu pode ser uma ótima opção. Localizada no coração do interior paulista, a cidade mescla a tradição histórica com uma visão moderna de desenvolvimento, oferecendo uma qualidade de vida única aos habitantes.

Além da boa oferta educacional, visão comprometida com o futuro e preocupações sustentáveis, Itú oferece também parques bem cuidados, espaços de lazer e uma variedade de opções culturais e esportivas, proporcionando um estilo de vida equilibrado.

10. Parauapebas

Por fim, a 10° posição do ranking de cidades tranquilas para morar pertence a uma cidade do Pará. Situada no coração da Amazônia, Parauapebas se destaca como um polo de desenvolvimento sustentável, onde a riqueza natural convive harmoniosamente com o progresso econômico e social.

As vastas áreas verdes, florestas preservadas e rios demonstram o compromisso da cidade com a conservação ambiental, criando um ambiente propício para a biodiversidade e o bem-estar. Contudo, questões como infraestrutura, além da vasta opções de lazer também ganham destaque na região. 

Aproveite as vantagens das cidades tranquilas para morar no Brasil

Agora que você já sabe quais são as cidades tranquilas para morar no Brasil e conhece o diferencial de cada uma delas, que tal contar com a ajuda de quem é expert e referência no assunto para encontrar o lar que você sempre sonhou?

O QuintoAndar te ajuda a achar a casa ou apartamento que você sempre quis nas principais áreas do país para comprar ou alugar. Se você quer segurança, comodidade e qualidade de vida, acesse o site ou app da maior imobiliária digital da América Latina e aproveite as facilidades!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.