Quando se fala em bairros valorizados e aspectos que fortalecem uma região ou cidade, vários fatores são considerados. Um critério que vem sendo muito abordado é quais são as cidades sustentáveis, ou seja, aquelas que estão preparadas para o futuro a partir do equilíbrio entre o bem-estar social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Muito desse resultado é possível pela ajuda da tecnologia. Mas também tem outras variáveis, como a reciclagem, a coleta seletiva e o reaproveitamento dos recursos. Em algumas cidades, inclusive, já existe até o IPTU Verde, que incentiva a adoção de iniciativas sustentáveis.

Por isso, o Brasil já tem alguns exemplos de desenvolvimento urbano sustentável. Eles são importantes tanto para a moradia quanto para a realização de investimentos. 

Confira o que você vai ler por aqui:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

O que são cidades sustentáveis e qual sua importância?

As cidades sustentáveis são aqueles municípios que adotam gestão e planejamento urbano voltados para o desenvolvimento do bem-estar social, o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Todos esses fatores andam em conjunto e demonstram a importância dessa prática para garantir um ambiente com ampla qualidade de vida.

Perceba que esse conceito não tem relação com a quantidade de condomínios de alto padrão existentes no município ou com o número de bairros valorizados. Na verdade, tudo depende de um desenvolvimento urbano sustentável e em equilíbrio com o bem-estar social.

Isso faz com que as cidades sustentáveis sejam melhores para se viver do que municípios comuns. Por isso, alguns critérios devem ser cumpridos para que essa designação seja concedida. Eles são:

  • Gestão de resíduos sólidos, com reciclagem e reaproveitamento dos materiais
  • Saneamento básico universalizado
  • Acesso à água potável de qualidade, com adoção de medidas de preservação
  • Reúso da água da chuva a partir de sistemas de captação
  • Adoção de energias renováveis, como a eólica e a solar
  • Transporte sustentável e de qualidade para incentivar o uso de bicicletas, ônibus, metrô etc., além de caminhada
  • Oferta de espaços de cultura e lazer para estimular a integração social, o bem-estar e a identidade cultural

Além de buscar uma cidade com essas características, você também pode investir nos diferentes modelos de casas sustentáveis. Elas permitem diminuir o impacto ambiental, trazem conforto e ainda garantem economia para o seu bolso. 

Leia também: Entenda o IDH dos estados brasileiros e confira as cidades que mais se destacam pelo desenvolvimento humano

Quais as 5 cidades mais sustentáveis do Brasil?

1. São Caetano do Sul, SP

Fotografia da cidade de São Caetano do Sul, a primeira cidade entre as cidades sustentáveis do Brasil.
Cidade de São Caetano do Sul.

São Caetano do Sul, em São Paulo, se destaca por sua infraestrutura bem planejada, investimentos em transporte público eficiente e programas sólidos de reciclagem. A cidade valoriza suas áreas verdes, mantendo parques bem cuidados, o que contribui para a qualidade de vida de seus habitantes.

Que tal aproveitar toda a infraestrutura e demais benefícios que a cidade mais sustentável do Brasil tem a oferecer? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na cidade ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

2. Jumirim, SP

Jumirim, também em São Paulo, se sobressai pelo uso eficiente dos recursos naturais. A cidade implementou projetos de energia limpa e tem uma abordagem séria em relação à redução do desperdício. Além disso, possui iniciativas locais de preservação ambiental, como programas de reflorestamento e proteção de nascentes.

3. São Bento do Sapucaí, SP

São Bento do Sapucaí, próxima à Serra da Mantiqueira, foca na preservação ambiental e no turismo sustentável. A localização privilegiada inspirou a cidade a valorizar a natureza e a conscientizar os habitantes sobre práticas sustentáveis.

4. Bragança Paulista, SP

Bragança Paulista também é uma das cinco cidades sustentáveis no Brasil porque investe bastante em energia renovável e políticas para reduzir a poluição. Além disso, a cidade promove programas educacionais e de conscientização ambiental para envolver a comunidade.

5. Taguaí, SP

O município de Taguaí se destaca pela gestão de resíduos e reciclagem eficientes, além de promover iniciativas locais de agricultura sustentável e preservação de áreas naturais. Essas ações têm contribuído para a construção de uma comunidade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade.

Esses municípios receberam as maiores pontuações no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, da ONU. No entanto, todos estão em São Paulo.

Em outros estados, as melhores colocações ficaram com Santa Rita do Sapucaí, MG (6° lugar), Luzerna, SC (8ª posição), Cachoeira Dourada, MG (21ª colocação) e Itajubá, MG (3° lugar).

Outros municípios bem colocados e conhecidos são Jundiaí, SP (9°), Santos, SP (26°), São José dos Campos (96°) e São Paulo (142°)

Morar em Jundiaí é uma excelente opção se você busca uma das cidades sustentáveis no Brasil. Confira a seguir alguns imóveis disponíveis para alugar na cidade ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

Quais são as cidades mais sustentáveis no mundo?

  1. Freiburg, Alemanha: investiu na melhoria das construções para reduzir a temperatura constante sem exigir aquecimento.
  2. Cochabamba, Bolívia: essa e outras cidades do país aplicam a Lei da Mãe Natureza, que visa à proteção da água, da diversidade, do equilíbrio, do ar limpo e da vida sem poluição.
  3. Malmö, Suécia: foca a energia renovável e o consumo consciente. Inclusive, o governo estimula bons hábitos, como a compra de produtos fabricados de forma ética e o uso de ciclovias.
  4. Vancouver, Canadá: tem mais de 200 parques, reduziu ao máximo a pegada de carbono e tem o intuito de ser 100% sustentável.
  5. Bahia de Caráquez, Equador: foi construída como uma das cidades sustentáveis a partir de 1990, após um terremoto. É conhecida pelo ecoturismo e estimula a agricultura orgânica.
  6. São Francisco, EUA: proibiu o uso de sacolas plásticas e a venda de brinquedos com produtos químicos prejudiciais. Usa muitas bicicletas no transporte e tem projetos de instalação de painéis solares.
  7. Copenhague, Dinamarca: oferece o empréstimo de bicicletas de forma gratuita e busca preservar a qualidade das águas dos portos. Também diminuiu a emissão de carbono em 25% e tem um dos maiores parques eólicos no mar de todo o mundo.

Como as cidades sustentáveis impactam o mercado imobiliário?

As cidades sustentáveis impactam o mercado imobiliário por fazer a demanda de empreendimentos eficientes e eco-friendly crescer. Isso leva a uma valorização maior dos imóveis, já que o apelo é a redução de custos no dia a dia.

Assim, todo o processo de construção passa a ser modificado, focando o uso de materiais sustentáveis, a adoção de sistemas de captação de água da chuva e energias renováveis, e implementação de projetos de climatização.

Por exemplo, é possível diminuir o consumo de água e energia com essas boas práticas. Dessa forma, as áreas comuns de prédios podem ser limpas com água de reuso. Isso evita impactos negativos causados por uma crise hídrica e energética.

Outra medida é a adoção de certificações ambientais, como AQUA e LEED. Tudo isso garante que as medidas adotadas foram sustentáveis.

Além disso, o investimento em imóveis em cidades sustentáveis já se mostrou válido. Afinal, a pessoa pode vender com uma margem de lucro maior devido ao compromisso ambiental, qualidade de vida e redução de resíduos.

Quais são as tendências e oportunidades de investimento em cidades sustentáveis?

As tendências de cidades sustentáveis apontam para um boom do mercado imobiliário deste nicho. A proposta é adotar tecnologias ainda mais avançadas, como a construção modular e a gestão inteligente de resíduos para otimizar o aproveitamento de recursos. Dessa forma, várias oportunidades de investimento devem surgir, com mais demanda e valorização dos imóveis.

Isso significa que os investidores tendem a ter retornos financeiros ainda maiores e mais consistentes. Portanto, essa é uma forma de agregar valor, já que as cidades sustentáveis apresentam toda uma gestão diferenciada, que prioriza o equilíbrio entre desenvolvimento, crescimento e meio ambiente.

Essa priorização pelo investimento em imóveis em cidades sustentáveis também amadurece o mercado tanto da construção civil quanto o imobiliário. Afinal, os clientes exigem um cuidado maior e essas melhorias já se revertem em benefícios percebidos por corretores e outros profissionais.

Ou seja, ao ter um imóvel em cidades sustentáveis, você pode usar esse fator para divulgar a propriedade, aumentando seu valor. Dessa forma, tende a fazer uma negociação melhor e aumentar sua margem de lucro.

Para quem vive no imóvel, é a chance de gastar menos no longo prazo e ainda contribuir com o meio ambiente. Com isso, realmente se adota um estilo de vida consciente.

Quer morar em uma cidade sustentável? Conheça as opções de imóveis do QuintoAndar!

Apesar do ranking da ONU, existem outras cidades sustentáveis no Brasil, como Curitiba, Florianópolis e João Pessoa. Em todas elas, você tem a oportunidade de encontrar imóveis que atendem às suas necessidades. É só buscar pelo QuintoAndar!

Usando nosso app (disponível para Android e iOS) ou nosso site, você usa os mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis para encontrar o lugar ideal para sua família. O melhor de tudo: sem burocracia e nos principais municípios brasileiros.

Então, que tal se mudar agora para uma das melhores cidades sustentáveis? Baixe nosso app ou acesse o site e confira!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.