Pode ser que você não esteja ligando o seu nome ao que ele é de fato, mas provavelmente você já viu suas formas geométricas vazadas em algum projeto de arquitetura na fachada de uma casa ou no design de interiores.
O cobogó é um elemento vazado que surgiu na década de 1920 e possibilita trazer mais luminosidade e ventilação aos ambientes, além de deixá-los ainda mais estilosos. Quer saber para o que ele serve, os materiais que você encontra e as vantagens e desvantagens dele? Então, continue a leitura deste conteúdo e aproveite as dicas!
Navegue pelo conteúdo:
- O que é cobogó e para o que serve
- Quais os materiais de cobogó
- Vantagens e desvantagens do cobogó
- Como utilizar o cobogó na sua casa
- Deixe seu lar mais iluminação, ventilado e estiloso
O que é cobogó e para o que serve

O cobogó é um elemento decorativo bastante utilizado na arquitetura modernista e se tornou uma tendência na decoração de casas. Originalmente produzido em concreto, ele é conhecido por ser vazado e possui desenhos geométricos e inspirados na natureza. Apesar disso, hoje em dia já é possível encontrar diferentes modelos e materiais.
Ele é bastante usado para separar ambientes, principalmente aqueles que você deseja manter luminosidade e ventilação. Isso porque os espaços vazados em sua estrutura permitem maior entrada de luz e vento. Dessa forma, ele é uma excelente oção para imóveis pequenos como studios, lofts e kitnets para dividir o cômodo e, ao mesmo tempo, manter uma sensação de amplitude.
No entanto, vale salientar que o cobogó não deve substituir uma parede estrutural, já que ele não tem a capacidade de suportar e distribuir o peso de uma construção.
+Leia também: Como dividir um quarto em dois? Confira!
Quais os materiais de cobogó
Como já falamos, o material mais comum de se encontrar é em cimento. Porém, hoje em dia, é possível encontrar uma série de alternativas sofisticadas em outros materiais, como:
- Cerâmica;
- Concreto;
- Madeira;
- Gesso;
- Vidro;
- Ferro.
Antes de escolher o material, leve em consideração qual o principal objetivo do cobogó no ambiente. As estruturas de madeira e ferro, por exemplo, podem reduzir a quantidade de luz sem deixar a desejar no quesito ventilação. Dessa forma, são boas opções para bloquear o sol de uma varanda sem deixar o local abafado.
Vantagens e desvantagens do cobogó
Veja algumas vantagens de utilizar cobogós como elemento arquitetônico no seu projeto:
- Variedade de modelos e formatos para facilitar na hora de combinar com a decoração;
- Forma prática e eficiente de dividir ambientes e cômodos da casa;
- Elemento decorativo para dar um up na decoração;
- Permite boa ventilação e luminosidade para o cômodo.
Como nem tudo são flores, o uso de cobogós também apresenta algumas desvantagens:
- Os modelos cerâmicos podem acumular mofo e sujeira, principalmente se não forem limpos de forma adequada e com frequência;
- O uso externo quando o objetivo for vedar pode ser desconfortáveis em regiões onde o clima é bastante frio no inverno;
- Dependendo do modelo escolhido, pode ir contra a uma das principais vantagens: iluminação e ventilação. Por isso, tome cuidado na hora de escolher o material.
Como utilizar o cobogó na sua casa


- Sala: aposte nos cobogós entre a sala de estar e a de jantar no lugar da parede para dividir os cômodos de forma estilosa e personalizada;
- Quarto: crie uma parede personalizada e tenha cabeceira criativa para deixar o seu quarto ainda mais charmoso;
- Lavanderia: utilize uma estrutura de cobogós para esconder as roupas penduradas ou produtos de limpeza;
- Varanda: tenha um pouco mais de privacidade, mas sem abrir mais de um ambiente arejado com luminosidade na medida certa.

Deixe seu lar mais iluminação, ventilado e estiloso
E aí, gostou das nossas dicas e inspirações de como utilizar o cobogó no seu projeto? Agora que você aprendeu, já pode planejar em qual cômodo vai fazê-lo. E caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.