Nem sempre temos vontade de encarar uma reforma em casa, não é mesmo? Além de ser uma tarefa que demanda tempo, costuma causar transtornos, como poeira e barulho. Mas, se você tem um quarto grande e quer aproveitar melhor o espaço dele para criar um novo ambiente, separamos algumas das melhores ideias de como dividir um quarto em dois sem o trabalho de uma grande obra.

Temos a certeza que, se optar por alguma das ideias que listamos abaixo, você não vai se arrepender, pois, além de serem perfeitas para diferenciar áreas dentro de um mesmo cômodo, são decorativas e muito elegantes. Confira nossas dicas e veja qual é a mais ideal para o seu quarto!

Leia também: Dicas importantes para você planejar a decoração de quarto pequeno

Navegue pelo conteúdo:

1. Como dividir um quarto em dois com cortina?

Essa é uma das maneiras mais fáceis. Você só precisa escolher onde quer pendurar a cortina e qual tecido vai usar, avaliando se pretende filtrar a luz ou deixá-la passar.

O único inconveniente é que, ao contrário das portas de correr ou paredes de vidro, as cortinas não isolam o ruído. Mas, por outro lado, é a opção que permite mais possibilidades de personalização.

2. Como dividir um quarto em dois com tapetes?

Se você não quer instalar cortinas para separar os ambientes, os tapetes podem ajudar a demarcar os espaços e criar a sensação de separação. 

Você pode dividir o quarto em dois transformando um lado em uma sala de estar com um sofá e uma mesa de centro. Para isso, pode usar dois tapetes, um para cada ambiente, ou, se preferir, apenas um para personalizar um dos espaços. 

A dica aqui é usar uma cor que contraste profundamente com o piso, para ajudar a criar os “limites” no espaço.

3. Como dividir um quarto em dois com plantas?

Você pode usar uma estante com flores ou até mesmo pendurar plantas pendentes no teto para que elas sirvam de divisória. Outra opção é colocar vasos grandes, no chão mesmo, separando os ambientes. O que vale é usar a sua criatividade!

Leia também: 6 plantas de crescimento rápido para ter em casa

4. Como dividir um quarto em dois com parede de vidro?

Esta é uma solução que não é muito comum, mas acreditamos que você pode gostar, pois permite criar dois espaços sem dificultar a passagem da luz. 

De fato, sabemos que, muitas vezes, a parede de vidro é usada para delimitar a cozinha da lavanderia, ou até mesmo da sala de estar. Mas o que você acha de inovar e colocar uma parede de vidro para dividir um quarto? 

Tudo vai depender do que você irá fazer com uma das partes. É uma ideia moderna e deixa a decoração bem clean. Você também pode usar vidros fumês em algum dos lados ou, ainda, colocar cortinas do lado que deseja ter mais privacidade.

5. Como dividir um quarto em dois com móveis funcionais?

Também podemos atingir nosso propósito colocando uma estante ou móvel grande no meio do quarto para dividir os ambientes. Você pode encontrar uma peça que vá do chão até o teto, para proporcionar maior privacidade, além de conseguir aproveitar um espaço de armazenamento extra – que é sempre bem-vindo. 

Porém, você também pode optar por um móvel mais baixo. Você decide! Por exemplo, na foto acima, um banco pode ser usado como um separador de ambientes.

6. Como dividir um quarto em dois com ripas verticais?

O design e a modernidade ficam por conta de algumas belas ripas verticais que você pode instalar em ambientes separados. O melhor é que você não perderá a perspectiva visual e o espaço permanecerá diáfano, mas poderá preservar alguma privacidade em ambos os lados. Os famosos painéis ripados também podem ser uma ótima opção para essa divisão.

7. Como dividir um quarto em dois com biombos?

Engana-se quem pensa que os biombos remetem à antiguidade. Esta forma clássica de proporcionar intimidade ainda é totalmente válida devido à sua versatilidade. 

Além de ser uma ótima opção para dividir um ambiente, os biombos são perfeitos para compor a sua decoração. Para você ter uma ideia, é possível encontrar inúmeros modelos que se adaptam aos mais variados gostos de acordo com seu material: bambu, papel de arroz, metal, vidro, ferro forjado, estampas em tecido e por aí vai.

Ajudar você a cuidar da sua casa também é o nosso compromisso

Seja uma casa pequena ou grande, nós estamos aqui para ajudar você a cuidar do seu lar. E agora que você já conferiu algumas ideias de como dividir um quarto em dois, já pode escolher a que mais combina com você e colocar a mão na massa. Pense com carinho nos ambientes que você deseja criar e conte com as dicas do MeuLugar para te ajudar a decorar, organizar e fazer a manutenção do seu lar.

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais

Já se você está em busca de um novo local para morar, o QuintoAndar é a maior imobiliária digital da América Latina e conta com um catálogo diverso de anúncios de imóveis. Tem para todos os estilos e gostos: para quem gosta de espaços maiores e arejados, ou até mesmo para quem curte ambientes compactos e pequenos. É só você aproveitar os nossos filtros e fazer a sua busca!