Segundo o Censo QuintoAndar, realizado em parceria com o Datafolha, 47% dos brasileiros moram com um cachorro. E se você faz parte desse grupo, certamente já pensou em construir uma casinha para o seu animal de estimação. Afinal, é uma forma de deixar o seu pet confortável e feliz!

Porém, se você não sabe por onde começar, não se preocupe, nós vamos te ajudar. Separamos todos os materiais que você vai precisar neste artigo sobre como fazer casinha de cachorro de forma fácil, seguindo um passo a passo.

Navegue pelo conteúdo:

Onde colocar a casinha de cachorro?

Antes de colocar a mão na massa, defina o local onde a casinha será instalada, isso é importante! O ideal é que você observe onde o seu cão costuma dormir ou descansar, como no quintal da sua casa, por exemplo – isso indica que ele gosta daquele lugar.

O tamanho ideal para uma casinha de cachorro

O segundo ponto é pensar no tamanho que vai ter. Para uma casinha ser agradável para o nosso cão, não deve ser muito grande nem muito pequena. Mas como definir o tamanho ideal? 

Para isso, é necessário levar em consideração o tamanho do seu pet: ele deve conseguir se movimentar com conforto dentro da casinha.

Pontos importantes para considerar ao construir uma casinha de cachorro

Existem algumas questões que devem ser levadas em consideração na hora de construir desde a base da casinha, como o isolamento, a altura da base e as medidas da casa. Veja mais detalhes:

  • Isolamento: O ideal é isolar o piso, para evitar que aqueça muito no calor, fique gelada demais no frio ou seja prejudicada com a umidade. Uma dica: procure sempre materiais que sejam à prova d’água.
  • Altura da base: Não é uma boa ideia construir a casinha ao nível do solo. Caso ela fique exposta ao ar livre, como em um quintal ou varanda, a umidade continuará a infiltrar-se e, se chover muito, pode até inundar.
  • Medidas da casinha: Sempre dependerá do tamanho do cão. Como guia, o comprimento deve ser de 1 a 1 e 1/2 vezes maior que o comprimento do seu pet, sem contar a cauda. Já a largura deve ser 3/4 vezes maior. E quanto à altura, deve ser cerca de 1/4 mais alta do que a cabeça do seu cão.

Depois de terminar esta etapa, já podemos começar o passo a passo de como fazer casinha de cachorro. Vamos lá?

Como fazer casinha de cachorro: materiais

O passo a passo que trazemos aqui é indicado para cães de pequeno, médio e grande porte, pois o que vai variar é apenas as medidas da casinha. 

Então, para construir uma casinha de cachorro, você vai precisar de:

  • Madeira (de acordo com as medidas especificadas acima)
  • Serra
  • Parafusos
  • Pregos
  • Cola para madeira
  • Tinta sintética (caso queira dar cor à casinha)

Passo a passo de como fazer casinha de cachorro

1. Desenhe em um pedaço de papel a estrutura que a casa do seu bichinho vai ter e coloque as medidas em cada parte, para saber qual tamanho deve cortar a madeira. Para um cão de tamanho médio, por exemplo, o indicado é usar 110 cm x 80 cm por 80 cm de altura.

2. Calcule a medida do telhado e da base para cortar a madeira nesse tamanho. O piso deve medir um pouco mais que a estrutura da casa, então faremos 120 cm x 90 cm, enquanto o teto medirá 95 cm x 120 cm.

3. Agora vamos fazer a parte da frente e a de trás. Para isso, a madeira escolhida deve ser cortada nas medidas estabelecidas para cada uma delas, que são 80 cm x 80 cm, como exemplo no passo 1. Assim que tivermos as duas tábuas, devemos marcar 50 cm em cada uma e traçar uma diagonal dessa altura até 80 cm. Em seguida, corte a diagonal com a ajuda de uma serra.

4. Marque a porta da frente da casinha e, em seguida, coloque dois reforços de madeira, colando-os na base com a cola. Coloque-os nas laterais da porta para que, ao cortá-la, a madeira da base não seja danificada. Reserve estas peças.

5. Agora vamos cortar as laterais da casinha de cachorro. Para isso, corte dois pedaços de madeira no tamanho de 110 cm x 80 cm e o outro no tamanho 110 cm x 50 cm. Uma vez que estes pedaços de madeira tenham sido cortados, continue com o telhado e a base, cortando a base a 90 cm x 120 cm e o telhado a 95 cm x 120 cm.

6. Finalmente, chegou a hora de montar a casinha para o pet. Comece unindo a frente com a lateral com a ajuda de pregos ou parafusos. Fixe muito bem as duas placas e depois continue fixando as peças restantes.

7. Por fim, fixe o piso da casinha do mesmo jeito que fixamos as outras tábuas, com a ajuda de parafusos ou pregos, assim como o telhado. Se quiser que o telhado abra para poder limpar melhor, é uma boa ideia instalar dobradiças, que permitirão abri-lo sempre que quiser!

8. Com a casinha de cachorro montada, você pode pintá-la da cor que preferir! Inclusive, pensando na decoração do espaço onde ela será colocada. E lembre-se de adicionar uma almofada ou um colchãozinho para garantir ainda mais conforto ao seu pet!

Que tal encontrar uma casa nova para você e seu cachorro?

Viu como é fácil fazer a sua própria casinha de cachorro? Agora que você já sabe, que tal continuar navegando pelo MeuLugar e descobrir mais dicas para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração?  

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Agora, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para você e seu melhor amigo, saiba que o QuintoAndar tem mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar um espaço do jeito que você sempre sonhou. 

Inclusive, é possível filtrar para visualizar apenas imóveis para alugar que aceitam pet! Aproveite para começar agora a mesmo a busca pela próxima moradia de vocês.