A limpeza é parte essencial de toda casa e, principalmente, de toda cozinha. É importante saber limpar corretamente cada um dos eletrodomésticos e isso, claro, inclui saber como limpar a airfryer, também conhecida como fritadeira elétrica, que está cada vez mais presente em nossas rotinas.

Não importa se você utiliza esse aparelho no preparo de todas as suas refeições, ou apenas algumas vezes na semana – de qualquer forma a hora da limpeza vai chegar. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a deixar a sua airfryer sempre brilhando e evitar riscá-la no processo!

Navegue pelo conteúdo:

Por que se preocupar com a limpeza da airfryer

Antes das dicas em si, queremos reforçar os motivos que tornam essa limpeza tão importante.

Aumenta a vida útil do produto

A sujeira não é apenas uma espécie de incômodo: ela é uma verdadeira ameaça para os produtos nos quais se encontra.

Quanto mais suja uma airfryer estiver, e quanto mais tempo demorar para ser limpa, menos vida útil terá. Afinal, suas peças vão estragando aos poucos.

É o caso, por exemplo, da cobertura anti-aderente: a depender da quantidade de sujeira acumulada, corre-se o risco dessa proteção ser danificada. Isso significa uma maior probabilidade da comida grudar na parte interna – e ficar cada vez mais difícil de limpar também.

Garante a qualidade dos preparos

Você sabia que a sujeira pode, de certa forma, influenciar na qualidade dos seus preparos?

Ao preparar batata frita em uma airfryer muito suja, por exemplo, ela provavelmente não ficará com cheiro e sabor característicos desse alimento. Muito pelo contrário: grandes são as chances de que o cheiro seja o do preparo anterior, e o sabor também ficará alterado.

É uma iniciativa higiênica

Higiene nunca é demais, não é mesmo?

Você com certeza não quer receber visitas tendo itens sujos em sua casa, muito menos se eles estiverem na cozinha, local onde sempre se espera o máximo de limpeza.

Você pode se interessar: Caixa organizadora: dicas para você usar bem esse coringa da arrumação

3 dicas de como limpar airfryer: passo a passo

Cada situação, e cada parte da airfryer, exige um tipo de limpeza diferente, sempre com o aparelho fora da tomada e completamente frio

Para te ajudar, detalhamos a seguir 3 dicas para limpar a sua airfryer, considerando os diversos contextos, tomando todos os cuidados necessários para que o aparelho não fique com nenhum arranhão.

Como limpar airfryer por dentro

A parte interna da airfryer é composta por:

  • Cuba: também chamada de gaveta;
  • Cesto: que pode ou não ser aramado;
  • A cavidade na qual a cuba e o cesto são encaixados;
  • A parte de cima, na qual se encontra a ventoinha e também a resistência.

A cuba, o cesto e a cavidade onde são encaixados devem ser limpos com uma esponja macia, um pano macio ou até mesmo papel toalha, para evitar arranhões, umedecido com água (quente, de preferência), sabão neutro (pode ser detergente neutro também) ou desengordurante. Basta esfregar suavemente, passar um pano seco em seguida, e pronto!

Mas há uma ressalva: se o cesto da sua airfryer for aramado, o ideal é, antes da esponja, esfregá-lo com uma escovinha, para remover sujeiras que podem estar grudadas. Feito isso, continue o processo normalmente, mas usando a esponja com um pouquinho mais de força.

Já no caso do local onde está a resistência e a ventoinha, use apenas sua escovinha, de forma suave, a fim de retirar restos de alimento que tenham ficado por ali. Trata-se de uma área que não deve ser molhada, nem forçada.

Como limpar airfryer muito suja

A depender da quantidade de sujeira, não basta somente seguir as dicas acima para ter uma airfryer limpa.

A maior parte dessa sujeira, de qualquer forma, se acumula principalmente na cuba e no cesto: nesse caso, deixe as peças de molho em água morna, com detergente neutro.

Você perceberá que aquelas crostas que se formam, que aumentam conforme as peças ficam dias e dias sem limpeza, vão se soltar com facilidade após alguns minutos. A partir daí, sim, é hora de seguir as dicas dadas no primeiro tópico.

Se não se soltarem com facilidade, deixe essas peças mais tempo de molho. E atente-se: nunca utilize palha de aço para limpar a airfryer, por mais suja que ela possa estar, pois esse é um material bastante abrasivo e, definitivamente, vai riscar a sua fritadeira elétrica.

Como desengordurar airfryer

Muitas vezes, ao limpar sua airfryer, você perceberá que ela está levemente engordurada. Como quando você frita algo que solta gordura, como queijo.

A limpeza interna e externa, nesse contexto, é bem fácil: um paninho ou papel toalha umedecido, com algumas gotas de detergente neutro ou desengordurante, fará milagres!

Mas, claro, é importante que não fiquem resquícios de detergente ou do desengordurante utilizado. O ideal, após passar o pano úmido, é utilizar um pano seco para retirar excessos. Se possível, aliás, passe, antes do pano seco, um outro pano umedecido apenas com água, para garantir que sua airfryer estará livre de qualquer produto de limpeza.

E uma dica importante: nesses casos mais “leves”, no qual o objetivo é apenas desengordurar o eletrodoméstico, a cuba e o cesto podem ir na máquina de lavar louças.

A principal dica que podemos dar, de qualquer forma, é que você tente limpar a airfryer após cada uso. Assim, toda limpeza será fácil, e nenhuma sujeira ficará acumulada. 

Leia também: Área gourmet em apartamentos: os diferenciais e custos

Cuidados ao limpar sua airfryer

Além de saber como limpar uma airfryer, é importante que você se atente aos cuidados que deve ter nesse processo.

Na hora de limpar, lembre-se de:

  • Manuseá-la para limpeza apenas quando estiver fora da tomada e fria;
  • Jamais tentar desencaixar a grade que dá acesso à resistência e à ventoinha para limpar essa parte de forma “forçada”;
  • Nunca usar produtos abrasivos, como álcool, durante a limpeza (no máximo sabão/detergente neutro, desengordurante ou vinagre e bicarbonato de sódio, misturinha que também pode fazer milagres no seu equipamento).

Todas essas dicas e cuidados devem ser seguidos à risca para garantir sua segurança e, também, que o produto continue funcionando perfeitamente.

Conheça mais dicas para deixar sua casa do jeito que você gosta

A limpeza é essencial para que uma casa se torne aconchegante, mas que tal conferir dicas que vão além desse tópico, e deixarão seu cantinho com a sua cara?

O QuintoAndar, maior imobiliária digital da América Latina, além de oferecer opções para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras, também disponibiliza dezenas de dicas para fazer de cada imóvel um verdadeiro lar.

Então que tal aprender agora algumas  dicas para usar almofadas para sofá na decoração da sala

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer