Para ter uma boa noite de sono não basta dormir oito horas por dia, mas também ficar de olho em outros fatores como temperatura do ambiente, silêncio, claridade e, claro, ter uma cama confortável

E esse conforto não se trata apenas de escolher o melhor móvel ou estofado. Afinal, saber como limpar o colchão e mantê-lo em perfeitas condições é fundamental para uma noite mais relaxante e livre de possíveis doenças respiratórias. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos te contar as melhores dicas de como limpar colchão e deixar a cama cheirosa e mais aconchegante. Quer saber como? Separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá?  

Navegue pelo conteúdo 

Importância de limpar um colchão

Você sabia que o colchão é um dos locais em que há mais acúmulo de ácaros e bactérias? Pois bem, por ser um lugar que está sujeito a ter muita poeira, ele é um prato cheio para os ácaros se instalarem. 

E, por consequência disso, pode causar doenças respiratórias como asma, rinite alérgica e até mesmo doenças de pele. Então, manter seu colchão limpo é uma maneira de espantar os ácaros e proteger você e a sua família de possíveis problemas de saúde. 

No próximo tópico, vamos ensinar algumas técnicas de limpeza para você fazer em casa e descobrir como limpar colchão de forma simples e prática. Confira! 

Leia também: Cama e colchão: escolha os melhores modelos pro seu quarto

5 dicas de como limpar colchão

Antes de tudo, é importante ressaltar que sempre que possível a melhor opção é contratar uma empresa especializada em limpeza de estofados e colchões. Assim, você tem uma maior garantia do serviço prestado. 

No entanto, sabemos que nem sempre dá para ter acesso a esses serviços. Dessa forma, existem diversas técnicas e materiais que podem ser usados para limpar o seu colchão. Confira nossa lista a seguir e veja qual método será mais eficaz para o que você precisa.  

1. Como limpar colchão com aspirador de pó

Pode parecer clichê, mas o aspirador é um item chave não só para a limpeza da casa como um todo, como também para o seu colchão. 

Você pode utilizá-lo para aspirar todo o item antes de aplicar os produtos, assim vai ajudar a deixar o colchão livre de poeiras e preparado para receber a solução de limpeza escolhida. 

2. Como limpar colchão com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um excelente produto para limpar superfícies manchadas. No caso do colchão, ele altera o pH, eliminando possíveis manchas e sujeiras. 

Para isso, você vai precisar do bicarbonato de sódio, uma escova de limpeza e o aspirador de pó. E seguir o passo a passo:

  1. Tire a roupa de cama e passe o aspirador sobre o colchão, retirando a poeira de toda a superfície;
  2. Espalhe o pó do bicarbonato sobre o colchão, priorizando os lugares de maior sujeira;
  3. Deixe agir por 30 minutos;
  4. Esfregue o colchão com a escova de limpeza e deixe agir por mais 30 minutos;
  5. Use o aspirador para retirar todo o pó que sobrou sobre a superfície;
  6. Pronto! Agora é só esperar secar. 

3. Como limpar colchão com água oxigenada

A água oxigenada é uma ótima aliada se você busca limpar um colchão encardido. Para fazer a limpeza, você vai precisar de: 

  • 4 colheres de bicarbonato de sódio; 
  • 250ml de água oxigenada 10 volumes;
  • Meia tampa de sabão líquido;
  • Borrifador;
  • Escova ou esponjas;
  • Panos limpos;
  • Aspirador de pó.

Coloque a mistura de bicarbonato de sódio com o sabão líquido e a água oxigenada e agite bem antes de aplicar no colchão.  Deixe secar e logo após aspire o colchão com um pano úmido. E pronto, de uma maneira simples e prática você aprendeu a como limpar colchão usando a combinação de água oxigenada e bicarbonato de sódio. 

4. Como limpar colchão com vinagre branco

O vinagre é um ótimo ingrediente para remover manchas e cheiro mais fortes. Você pode usá-lo para retirar cheiro de suor e cigarro, por exemplo. 

Para isso, você vai precisar de vinagre de álcool (branco), 3 colheres de água oxigenada 10 volumes, sabão líquido, esponja, pano úmido, borrifador. Veja o passo a passo:

  1. Umedeça a escova na água oxigenada esfregando em todas as manchas ou locais com odores fortes;
  2. Passe um pano com água e, em seguida, misture o vinagre com o sabão líquido e borrife por cima até formar uma espuma;
  3. Deixe agir por aproximadamente uma hora;
  4. Prontinho! Agora é só esperar o seu colchão secar. E não se preocupe: o cheiro do vinagre vai sair assim que o item estiver totalmente seco. 

5. Como limpar colchão com álcool

Esse é o tipo de limpeza mais fácil, porém deve ser usada em casos mais simples e que não possua muitas manchas ou odores fortes. O álcool vai ajudar a, principalmente, higienizar o seu colchão. 

Você vai precisar apenas de álcool líquido e um pano limpo. Confira o que fazer: 

  1. Embebede o pano limpo com álcool;
  2. Passe de forma firme sobre todo o colchão;
  3. Após finalizar, exponha-o ao sol;
  4. E pronto, agora é só esperar secar totalmente para colocá-lo de volta ao seu lugar. 

Como remover manchas e odores do colchão

Já imaginou você chegar cansado do trabalho, tomar um banho relaxante para poder deitar e descansar e, nesse momento, se deparar com um xixi do seu cachorro no colchão? Ninguém merece, não é mesmo? 

Por isso, listamos abaixo algumas dicas de como você pode lidar em uma situação como essa e muitas outras. É simples, rápido e prático, confira: 

  • Cheiro de urina: bicarbonato de sódio, água morna e sabão em pó;
  • Cheiro de cigarro: vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio; 
  • Cheiro de suor: água morna, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio;
  • Cheiro de mofo: óleo de melaleuca; 
  • Mancha de vinho: álcool ou vinagre branco com água morna; 
  • Mancha de sangue: bicarbonato de sódio com água fria, água oxigenada ou detergente;
  • Outros tipos de manchas: detergente ou vinagre de álcool com água fria. 

Bônus: sugestões para manter seu colchão sempre limpo e cheiroso

Achou que era só isso? Não mesmo! Separamos algumas dicas bônus para você manter o seu colchão limpo, cheiroso e sempre aconchegante. Confira:

Troque a roupa de cama semanalmente 

Durante o sono é comum que o corpo solte células mortas da pele, fluídos corporais que ficam impregnados em sua roupa de cama. 

A transpiração e o suor também podem gerar cheiros desagradáveis que ficam no colchão e desencadear reações alérgicas e problemas respiratórios. Por isso, opte por trocar seus lençóis e fronhas, pelo menos, uma vez na semana. 

Vire o colchão periodicamente

Trocar o lado do colchão na cama aumenta a vida útil da peça fazendo com que os dois lados sejam arejados e evitando a proliferação de ácaros e bactérias. 

Além disso, você evita que o colchão fique deformado em um lugar só por conta do peso do corpo. 

Use capas protetoras 

Existem diversas opções de capas protetoras no mercado, inclusive antialérgicas e impermeáveis. Elas são grandes aliadas no combate a pó e ácaros, além de facilitarem a limpeza. 

Você pode usá-las tanto para o colchão como também para os travesseiros e, com isso, as peças ficam mais protegidas e têm maior durabilidade. Porém, não se engane: elas também precisam ser limpas e higienizadas. 

Coloque o colchão no sol

Exponha o seu colchão ao sol, pelo menos, uma vez por semana. Pois assim, as fibras do tecido ficam secas, perdendo a umidade, que é a forma mais comum de ácaros e bactérias de instalarem na peça. 

E como vocês puderam ver nas dicas deste artigo, é importante que você escolha um dia com bastante sol para limpar o seu colchão. Além disso, é preciso cuidar para não molhar excessivamente ou encharcar o colchão. 

Borrife água perfumada nas roupas de cama 

Cheirinho de casa limpa? Gostamos! As águas perfumadas ou home spray são ótimas opções para quem quer trazer um cheirinho especial para o ambiente. 

Uma dica é: sempre ao acordar e fazer a cama, borrife um pouco do produto nos lençóis, nos travesseiros e, se tiver, nas cortinas. 

Sua casa sempre cheirosa do jeito que você merece

Se você chegou até aqui para saber como limpar colchão e mantê-lo em perfeito estado de uso, podemos perceber o quanto se preocupa em ter um lar mais aconchegante e seguro para você e sua família. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Nós, do QuintoAndar, também prezamos muito por isso. Dessa forma, produzimos conteúdos educativos e trazemos diversas dicas que ajudam você a viver melhor a cada dia e encontrar seu verdadeiro lar. 

E, se precisar, já sabe, né? Pode contar sempre com a gente! Navegue pelo MeuLugar e aprenda tudo sobre decoração, design, melhores bairros e regiões para morar e muito mais.