Se você é pai ou mãe, sabe que uma das decisões mais difíceis é escolher a escola ideal para seus filhos

Seja ensino remoto, presencial ou híbrido, abordagens mais tradicionais ou um direcionamento mais transformador e desconstruído, definir o método e o ambiente que seu filho vai frequentar, é determinante para o desenvolvimento pessoal e futuro dele. 

Pensando nisso, em parceria com a SchoolAdvisor, neste artigo vamos listar as 30 melhores escolas em Recife para você matricular seu filho seguindo critérios de infraestrutura, nota do ENEM e equipe de docentes. Assim, é possível determinar também o a região ou mesmo o bairro da capital de Pernambuco onde sua família irá morar – afinal, proximidade com a instituição escolhida é sempre uma vantagem na correria do dia a dia.

Siga a leitura, separe seu bloco de notas e confira todos os detalhes para que você tome a melhor decisão para os estudos do seu filho. Confira! 

Navegue pelo conteúdo:

Melhores Escolas de Recife segundo o ICDSA (Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor)

O indicador ICDSA considera a adequação da formação, a regularidade, o curso superior e avaliações quantitativas dos docentes na plataforma School Advisor.

1. Colégio Damas

O Colégio Damas, localizado no bairro Graças, tem 90 salas e dispõe de todos os níveis de ensino, desde o berçário até o médio. No Projeto Político-Pedagógico do Damas, a educação é evangélica e sua face educadora conduz à vivência do amor e da fé. 

2. Escola Americana do Recife

Localizada no bairro de Boa Viagem, a Escola Americana do Recife foi fundada em 1957, é uma escola bilíngue, particular e diurna que oferece um programa instrucional desde a infância até a 12ª série para estudantes de todas as nacionalidades. 

3. Colégio Agnes

O Colégio Presbiteriano Agnes Erskine, ou mais popularmente Colégio Agnes, é uma instituição tradicional de ensino de confissão presbiteriana, localizada também em Graças. Com aulas para alunos de todos os níveis, o colégio tem o seu próprio centro de formação para docentes e professores brasileiros e estrangeiros. 

4. Colégio Motivo – Boa Viagem

O Colégio Motivo – Boa Viagem está localizado no Imbiribeira e oferece aulas para todos os níveis educacionais. Fundado em 2001, o Motivo propõe aos alunos uma formação integral, refletida em atividades que contemplam o desenvolvimento intelectual, motor, emocional, social e ético em todas as fases de sua vida.

5. Colégio Vera Cruz Recife

O Colégio Vera Cruz Recife foi fundado em 1931 pelas irmãs Elizabeth, Alba e Estela Maranhão, integrantes de uma das mais tradicionais famílias pernambucanas. 

Localizado no bairro de Graças, o Colégio Vera Cruz Recife dispõe de um corpo docente qualificado e capacitado para preparar o jovem para ser mais humano, estabelecendo limites, respeito e compromisso consigo, com a família e com a sociedade.

6. Colégio Lubienska

Fundado em 1969 e localizado no bairro Zumbi, o Colégio Lubienska é uma instituição que se define por adotar uma abordagem globalizante do homem ajudando-o no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, motoras, afetivas, de relação interpessoal, de inserção e atuação social.

Para auxiliar no desenvolvimento das crianças, os docentes são altamente qualificados e engajados e buscam atuar dando liberdade ao aluno e construir um laço de confiança com cada um. 

7. Colégio Fazer Crescer

O Colégio Fazer Crescer, em Rosarinho, foi fundado em 1986 por uma equipe de profissionais da área de educação que idealizava uma proposta pedagógica que formasse o indivíduo não somente no aspecto cognitivo, mas também ético e cristão. Atualmente, dispõe dos níveis: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

8. Colégio Cognitivo – Boa Viagem

O Colégio Cognitivo – Boa Viagem está localizado na região de Imbiribeira e tem sua unidade dedicada ao ensino Fundamental II e Médio. Desde 1970, a escola de proposta bilíngue usa uma abordagem pedagógica que prioriza a experiência do aluno e a formação de jovens com pensamento crítico responsável e curiosidade aguçada. 

9. Colégio Marista São Luís

Desde sua origem em 1912, o Colégio Marista São Luís, em Graças, dedica-se à formação integral de crianças e jovens com base em valores de educar alunos que sejam solidários e investigativos, que reconheçam seu papel no mundo e acompanhem as transformações do mundo. O colégio atende mais de 2 mil crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio.

10. Instituto Profissional Maria Auxiliadora

O Instituto Profissional Maria Auxiliadora, localizado na região de Derby, é uma escola super tradicional fundada em 1946 oferece aulas para todos os níveis educacionais. Escola com proposta bilíngue, o Instituto desenvolve um trabalho educativo evangelizador, com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Leia também: Conheça as 30 Melhores Escolas de SP para Matricular seus Filhos 

Melhores Escolas de Recife segundo o IIESA (Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor)

Para este ranking, o IIESA leva em consideração a infraestrutura que a escola oferece, de acordo com os seguintes critérios: 

  • Salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas; 
  • Infraestrutura mínima e esperada para atender as turmas e avaliações quantitativas.

O ranking das escolas permaneceu o mesmo que no tópico anterior. Porém, vamos conferir as características e diferenciais de cada uma em relação à infraestrutura e segurança. Confira:

1. Colégio Damas

O Colégio Damas possui um espaço com ampla área verde, biblioteca, piscina, laboratório de ciência, salas de música, artes, entre outras.

2. Escola Americana do Recife 

Em sua estrutura, a Escola Americana do Recife possui vasta área verde, laboratório de Ciências, sala de artes, leitura e música se destacam. 

3. Colégio Agnes

O Colégio Agnes, conta com área verde, quadra coberta e descoberta, piscina, laboratório de ciências e salas de artes e música. 

4. Colégio Motivo – Boa Viagem

No Colégio Motivo, tecnologias e recursos digitais, recursos de aprendizagem e infraestrutura estão presentes como área verde, parque, biblioteca, laboratório de ciências, sala de esportes e de artes. 

5. Colégio Vera Cruz Recife

O Colégio Vera Cruz Recife tem um pacote de infraestrutura e segurança excelente como pátio coberto e pátio descoberto, piscina, sala de artes e leitura e laboratório de ciências. 

6. Colégio Lubienska

Com nota 100 de 100, o Colégio Lubienska conta com uma infraestrutura com vasta área verde, biblioteca, parque, refeitório, salas de arte, esporte e leitura. 

7. Colégio Fazer Crescer

Com oito salas para mais de 150 alunos, o Colégio Fazer Crescer conta com uma área verde, auditório, biblioteca, quadra coberta, laboratório de Ciências e sala de artes e de leitura. 

8. Colégio Cognitivo – Boa Viagem

O Colégio Cognitivo também teve uma excelente nota: 93 de 100. Ela possui diversos atrativos que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes, como: auditório, parque, pátios, quadras, laboratório de ciências e salas para artes, esportes, música e leitura.

9. Colégio Marista São Luís

Com um total de 80 salas, o Colégio Marista São Luís oferece níveis de ensino desde o berçário até o Ensino Médio. Em sua infraestrutura conta com piscina, quadra esportiva, pátio aberto e descoberto, sabotarótios de ciências, refeitório, sinalização tátil e visual, além de material científico, desportivo e cultural. 

10. Instituto Profissional Maria Auxiliadora

O Instituto Profissional Maria Auxiliadora atende do Ensino Infantil ao Médio e possui uma infraestrutura diferenciada, abrigando um auditório, quadras poliesportivas, pátio, parque, laboratório de ciências e salas dedicadas a artes e música.

Leia também: Melhores bairros de Recife: onde morar na Capital Pernambucana

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Melhores Escolas de Recife segundo o Ranking do ENEM

Um dos fatores que você deve ficar de olho na hora de escolher a melhor escola para matricular seu filho é acompanhar as que tiveram boas pontuação no ENEM. Confira o  ranking elaborado de acordo com a média das notas da parte objetiva da avaliação de 2019.

1. Colégio Cognitivo – Boa Viagem

  • Atingiu 668.24 nas provas objetivas.

2. Colégio Fazer Crescer

  • Atingiu 646.41 nas provas objetivas.

3. Colégio Equipe

  • Atingiu 642.50 nas provas objetivas.

4. Colégio Núcleo – Boa Viagem

  • Atingiu 638.75 nas provas objetivas.

5. Colégio GGE – Boa Viagem

  • Atingiu 634.84 nas provas objetivas.

6. Colégio Núcleo – Jaqueira

  • Atingiu 634.06 nas provas objetivas.

7. Colégio 17 de Agosto

  • Atingiu 633.30 nas provas objetivas.

8. Colégio GGE – Paissandu

  • Atingiu 631.03 nas provas objetivas. 

9. Colégio Damas

  • Atingiu 629.67 nas provas objetivas.

10. Colégio Eximius

  • Atingiu 629.06 nas provas objetivas.

Quanto custa um colégio particular em Recife?

Vários fatores podem interferir no custo de um colégio particular como localização, infraestrutura, nível escolar etc.

Como listamos neste artigo, há escolas para todos os gostos e bolsos. Por isso, avalie qual a sua necessidade e quais características são importantes em um colégio para escolher aquele que mais se encaixa. 

Seu lar próximo às melhores escolas de Recife

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as escolas em Recife, chegou a hora de escolher em qual matricular seu filho. E, como dissemos, na maioria das vezes, a localização é um fator determinante na hora de tomar essa decisão. 
Por isso, na hora de escolher um imóvel para alugar ou comprar, não deixe de filtrar a localização ideal no site ou app do QuintoAndar e conferir os melhores apartamentos ou casas disponíveis para a sua família. Navegue pelo mapa e encontre o seu próximo lar!