Atualmente, balcões são itens bem comuns nas cozinhas. Afinal, eles são versáteis e conseguem otimizar bem o espaço do cômodo, servindo como buffet, mesa para refeições e bancada para preparar as refeições. 

E existem diversos modelos, para os mais diferentes gostos. Com isso, fica difícil escolher apenas um. Então, para te ajudar, selecionamos 9 modelos de balcão para cozinha. Confira! 

Navegue pelo conteúdo:

Veja também: Como projetar e decorar uma cozinha americana pequena

1. Balcão de cozinha de alvenaria

cozinha pequena com balcão de alvenaria e parede de madeira.

Construções de alvenaria são feitas com blocos, pedras ou tijolos que, unidos por argamassa, geram paredes alicerces ou muros e, claro, bancadas. Portanto, um balcão de alvenaria pode ser feito com qualquer um dos materiais citados acima. 

Quando a cozinha e a sala são integradas, esses balcões são colocados para separar os dois cômodos, sem a necessidade de subir uma parede. Em outros casos, eles servem como extensão da pia, para facilitar o preparo dos alimentos, ou são utilizados como mesa para refeições. 

Assim, o tampo costuma ser feito de mármore, granito ou vidro, materiais resistentes e fáceis de serem higienizados. E falando em resistência, a grande vantagem dos modelos de balcão para cozinha construídos a partir da alvenaria é a durabilidade. 

2. Balcão de cozinha de mármore

Cozinha com um balcão de mármore. Acima, frutas e itens decorativos. Na parede, armários e um microondas.

Ideais para cozinhas planejadas, feitas sob medida, os balcões e bancadas de mármore trazem beleza e elegância ao ambiente. Existem variedades nacionais e internacionais de diversas cores e opções com mais ou menos veios. 

Porém, as peças feitas de mármore não possuem a mesma longevidade da alvenaria, trata-se de um material delicado e poroso, contribuindo para o surgimento de manchas. 

A porosidade também dificulta a limpeza e aumenta as chances da aparição de riscos e cortes. O único jeito de preservar é impermeabilizando toda a superfície para evitar danos e infiltrações. Em relação ao preço, os modelos de balcão de mármore para cozinha não são baratos. Pelo contrário, o gasto costuma ser alto. 

Vale ressaltar que o uso dessa pedra é recomendado para áreas de pouco uso e fins estéticos. 

3. Balcão de cozinha americana de granito

Imagem de um balcão de cozinha americana de granito, com um jarro azul de flores acima. Ao fundo, um fogão e, em cima dele, um microondas.

O granito é uma das pedras naturais mais usadas em bancadas instaladas na cozinha, principalmente nas americanas. Afinal, ele oferece ótima resistência, bom custo-benefício e uma grande variedade de cores, que vão do branco e bege ao marrom e preto. 

Por ter baixa porosidade, o granito não risca, além de também poder ser utilizado em bancadas na área externa da casa. A limpeza é rápida e fácil: basta passar um pano úmido na superfície. 

A principal característica dessa pedra são os pontinhos escuros que dão aparência granulada à peça. Se você busca um acabamento mais homogêneo, opte pelo mármore. 

4. Balcão de quartzo sintético

Imagem de um balcão de quartzo sintético, com uma pia e itens decorativos. As paredes são listradas.

O quartzo sintético tem uma composição de 93% quartzo moído e 7% resina de poliéster. Os balcões produzidos a partir desse material são caros por conta do processo de fabricação, que demanda uma tecnologia avançada. 

Porém, entre as principais vantagens, é possível destacar justamente a alta resistência, superior ao granito e mármore. Só para ilustrar, nem mesmo a ponta de uma faca consegue riscar ou danificar a bancada de quartzo. A baixa porosidade, inferior a 1%, impede manchas e infiltrações na peça. Portanto, é um dos principais modelos de balcão para cozinha americana. 

No que diz respeito à parte estética, esse tipo de pedra oferece uma superfície completamente uniforme, ao contrário das pedras naturais citadas anteriormente. 

No entanto, o quartzo sintético é sensível ao calor, não suporta altas temperaturas devido a resina presente em sua composição. Sendo assim, o ideal é colocar objetos quentes sobre proteções. 

5. Balcão de cozinha de madeira

imagem de um balcão de cozinha de madeira, com uma planta e outros itens decorativos em cima. Aos fundos uma porta e o resto do cômodo.

A madeira é conhecida por ser um material nobre e resistente, mas que não pode ficar em contato direto com água e outros líquidos. 

Nesse caso, se você quiser um balcão de madeira para cozinha, vernizes e seladoras são fundamentais para o acabamento. Mesmo assim, o ideal é que os modelos de balcão de madeira para cozinha fiquem longe da umidade. 

6. Balcão de cozinha de porcelanato 

imagem de um balcão de cozinha de porcelanato, com itens decorativos em cima. Em um deles há um cooktop.

Os modelos de balcão para cozinha feitos de porcelanato trazem uma série de vantagens. Começando pela estética, o porcelanato imita o efeito das pedras, mas a um preço acessível. Enquanto o preço é baixo, a durabilidade é alta, e manchas ou danos dificilmente aparecem. 

Mas tome cuidado, a instalação deve ser feita com mão de obra especializada para que o acabamento fique perfeito. 

7. Balcão de cozinha de cimento queimado

Imagem de um balcão de cozinha de cimento queimado com uma bandeja de itens em cima

O cimento queimado é uma opção rústica e barata para fazer um balcão de cozinha. Porém, esse tipo de material não oferece uma superfície uniforme. 

As manchas e rachaduras são inevitáveis, aparecendo naturalmente com o passar do tempo. Pelo fato do cimento queimado ser altamente poroso, a impermeabilização da superfície se torna indispensável. E vale destacar que a manutenção deve acontecer regularmente. 

8. Balcão de cozinha de inox

imagem de um balcão de cozinha de inox em uma cozinha extremamente clara

Entre os modelos de balcão para cozinha, as bancadas produzidas com aço inoxidável são conhecidas pela praticidade, durabilidade e facilidade na hora da limpeza. Elas não mancham e podem receber vários tipos de acabamento. Por isso são as queridinhas das cozinhas de restaurantes mundo afora. 

Dicas para a conservação das pedras

Antes de definir o seu modelo de balcão para cozinha, veja 4 dicas úteis para conservar a pedra geralmente escolhida para a bancada.

  1. Se derramar bebidas escuras, limpe imediatamente com água e sabão neutro para evitar manchas;
  2. Não deixe água empoçada;
  3. Nunca use produtos abrasivos para limpar o balcão;
  4. Jamais realize cortes diretamente na pedra. 

O espaço que você sonha para a cozinha que você merece

Depois de todas essas dicas, fica mais fácil escolher o balcão da cozinha, não é mesmo? Agora, é hora de encontrar a cozinha ideal para você! No QuintoAndar, é possível utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar a sua procura. As fotos dos imóveis são reais, tiradas por fotógrafos profissionais. Além disso, você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual. Assim, você já consegue imaginar, entre os tantos modelos de balcão para cozinha, qual ficará perfeito no seu novo lar!

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais