Morar em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é um desejo de muitos que buscam tranquilidade e qualidade de vida sem abrir mão das facilidades oferecidas por uma metrópole.

Morar em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é um desejo de muitos que buscam tranquilidade e qualidade de vida sem abrir mão das facilidades oferecidas por uma metrópole.Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o estado se destaca entre os dez primeiros do Brasil com a melhor avaliação em desenvolvimento. E para além de seus ótimos índices de crescimento, a cidade também oferece diversas opções culturais para quem busca aproveitar os momentos de lazer. E os museus em Belo Horizonte encantam os mineiros por suas arquiteturas e belos acervos históricos. 

Pensando em se mudar para a capital mineira? Veja a seguir a lista com os 9 principais museus em BH – e mais um importantíssimo da Região Metropolitana – e conheça mais sobre suas exposições, localizações e formas de entrada. Quem sabe você não encontra um novo lar perto de um deles?

Navegue pelo conteúdo:

Museu Mineiro

O famoso Museu Mineiro, um dos mais conhecidos museus em BH, é um imponente casarão construído do final do século XIX que faz parte do conjunto arquitetônico de Belo Horizonte. 

O local faz parte do chamado Circuito Liberdade, complexo cultural composto por mais 14 outras instituições. O Circuito foi fundado em 2010 na Praça da Liberdade, área central da cidade, e é administrado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, o IEPHA/MG.

O Museu Mineiro visa preservar os registros históricos da formação do estado, com um extenso acervo organizado em 46 coleções de períodos distintos da cultura mineira – com destaque para as peças de arte sacra, pinturas, esculturas, entre vários outros, totalizando mais de 3000 peças raras. 

Sua coleção de arte sacra é histórica, visto a presença de peças clássicas do barroco mineiro, e em sua pinacoteca destacam-se obras de renomados artistas brasileiros, como Volpi e Di Cavalcanti. 

Veja abaixo quais os espaços você pode circular pelo museu: 

  • Sala das Colunas
  • Sala Mestre Ataíde e Santeiros populares
  • Sala Minas Gerais: Original e Múltipla
  • Sala das Sessões
  • Sala Jeanne Milde 
  • Galeria de Exposições Temporárias
  • Sala As Capitais 
  • Atrium

Além disso, o Museu Mineiro também promove ações e eventos pontuais. Coloque o passeio ao local na lista de lazer do fim de semana!

Veja abaixo o mapa de localização do Museu Mineiro: 

  • Endereço: Avenida João Pinheiro, 342 – Lourdes
  • Horário de funcionamento: Terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 12h às 19h, e aos sábados e domingos, das 12h às 19h
  • Entrada: Gratuita
  • Telefone: (31) 3058-1587

Memorial Minas Gerais Vale

Assim como o Museu Mineiro, o Memorial Minas Gerais Vale é um dos museus em Belo Horizonte que também integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Em 2010, o antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda passou a abrigar o Memorial, com a proposta de trazer a dualidade entre o Estado Clássico e a Minas Gerais atual, repleta de multiculturalidade. 

O espaço conta com um extenso acervo ao longo de seus 31 ambientes, entre salas expositivas e espaços de convivência distribuídos em seus 3 pisos. Clique aqui para conhecer cada um dos andares do Museu.

O local pode ser classificado como um “museu de experiência” por utilizar de tecnologias interativas, ambientes sensoriais e atividades educativas para abordar a arte e a história dos seus espaços. 

As exposições combinam cenários, luzes, sons, vídeos, imagens, algumas obras e objetos de época. Além disso, nas salas, o visitante pode interagir com os elementos formadores da cultura mineira. 

O Memorial também é espaço para diferentes expressões artístico-culturais como: saraus, oficinas e palestras e até mesmo festivais. Clique aqui para ficar por dentro do cronograma e programar sua visita.

Veja abaixo o mapa de localização do Memorial Minas Gerais Vale: 

  • Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Savassi
  • Horário de funcionamento: Terça, quarta,sexta e sábado, das 10h às 17h30, às quintas, das 10h às 21h30 e aos domingo, das 10h às 15h30 
  • Entrada: Gratuita
  • Telefone: (31) 3308-4000

Museu das Minas e do Metal

O  Museu das Minas e do Metal é mais um dos museus em BH integrantes do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, inaugurado no ano de 2010, em um prédio rosa do século XIX tombado pelo IEPHA.

O MM conta a história da mineração em Minas Gerais e mostra o universo dos metais e da metalurgia, utilizando a tecnologia de forma lúdica e interativa ao longo de suas 18 salas. Clique aqui para conferir o acervo online.

O espaço é ambientado em dois andares: no primeiro andar, tem um percurso pelas principais minas do Estado com personagens que contam histórias, além de salas e exposições que apresentam o universo mineral. Já o segundo, o foco é a história do metal, seu uso e a evolução de suas aplicações. Também é possível visitar a exposição Minerais do Brasil, a maior coleção de minerais raros do país. 

Acompanhe a agenda do Museu das Minas e do Metal e programe a sua visita. Você também pode fazer uma visita virtual guiada clicando aqui.

Veja abaixo o mapa de localização do Museu das Minas e do Metal: 

  • Endereço: Praça da Liberdade, 680 – Savassi
  • Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h, e às quintas, das 12h às 22h
  • Entrada: Gratuita
  • Telefone: (31) 3516-7200

More perto dos Museus do Circuito da Liberdade

O Museu Mineiro, o Memorial Minas Gerais Vale e o Museu das Minas e do Metal sãos museus em Belo Horizonte que pertencem ao famoso Circuito Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, na Savassi, como você pode ver na imagem abaixo: 

Imagem que ilustra matéria sobre museus em BH mostra a Praça da Liberdade
Praça da Liberdade na Região de Savassi

Criado em 2010 com o intuito de transformar os prédios históricos esvaziados em espaços para a arte, cultura e preservação do patrimônio, o Circuito tem como objetivo ser um verdadeiro complexo cultural para os moradores de Belo Horizonte. 

Já imaginou morar próximo ao Circuito e ter fácil acesso à Praça da Liberdade e aos museus em BH? Residir ao lado de um centro de arte é ter certeza de diversas opções de passeios para aproveitar o tempo livre em família ou com os amigos. 

Confira abaixo algumas opções de imóveis para alugar na região da Savassi:

Leia também: Conheça o Bairro da Savassi pelo olhar de Reinaldo Lima, ex-jogador do Atlético Mineiro.

Palácio das Artes

O Palácio das Artes de Belo Horizonte é conhecido como o maior centro de produção, formação e difusão cultural do Estado de Minas Gerais, além de ser um dos maiores da América Latina.

Inaugurado em 1971, o espaço é vinculado à Fundação Clóvis Salgado, ocupando uma extensa área de 18.000 m² no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

O complexo cultural projetado por Oscar Niemeyer oferece recursos cênicos e acústicos com elevado padrão técnico para a apresentação de óperas, peças teatrais, concertos, espetáculos de dança e shows. 

É também sede da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais e da Cia. de Dança Palácio das Artes, além do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) – que conta com cursos profissionalizantes de música, dança e teatro. 

Confira a seguir os espaços que você pode conhecer no local:

  • Grande Teatro
  • Sala Juvenal Dias
  • Teatro João Ceschiatti
  • Cine Humberto Mauro
  • Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard
  • Galeria Genesco Murta
  • Galeria Arlinda Corrêa Lima
  • Espaço Mari’Stella Tristão
  • Biblioteca
  • Centro de Informação e Pesquisa João Etienne Filho
  • Hemeroteca
  • Musicoteca

Clique aqui para ver a programação e adquirir seu ingresso. O Palácio das Artes é parada obrigatória para quem mora em BH e busca conhecer os melhores museus em BH, coloque-o na lista de passeios para o lazer da família!

Veja abaixo o mapa de localização do Palácio das Artes em BH: 

  • Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
  • Horário de funcionamento: As bilheterias funcionam de segunda a sábado, das 12h às 21h, e aos domingos e feriados, das 17h às 20h. Além de também ser possível adquirir os ingressos online pelo site oficial.
  • Telefone: (31) 3236-7400

Museu da Moda

O Museu da Moda de Belo Horizonte foi inaugurado em 2016 e surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado quatro anos antes, em 2012. 

O MUMO, como é popularmente conhecido, é um dos principais museus em BH, além de ser o primeiro museu público de moda do Brasil, sendo um marco para o reconhecimento da moda como cultura viva da capital mineira.

Os espaços, além de serem utilizados para exposições, também são abertos para criação e experimentação. 

O MUMO conta com duas exposições fixas, sendo elas o: “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil” e “Alceu Penna: Inventando Moda no Brasil”

A primeira mostra hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina do dia a dia, e a segunda foca no trabalho de criação do mineiro Alceu Penna, por meio de recortes da sua carreira como precursor do jornalismo de moda no Brasil. 

Clique aqui para fazer uma visita virtual prévia ao MUMO e programe-se para essa ótima opção de passeio para quem se interessa por esse segmento!

Confira abaixo o mapa de localização do Museu da Moda: 

  • Endereço: R. da Bahia, 1149 – Centro
  • Horário de funcionamento: Quarta a sábado, das 10h às 18h
  • Entrada: Gratuita
  • Telefone: (31) 3277-9248

Leia também: Parques em Belo Horizonte: cidade oferece mais de 70 opções ao ar livre com áreas verdes

Museu das Artes e dos Ofícios

O Museu de Artes e Ofícios, inaugurado em 2005 e integrante da lista de melhores museus em BH, é considerado o primeiro empreendimento museológico dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país.

Em uma área de 9.000 m², o museu foi construído no conjunto histórico da antiga Estação Central da Estrada de Ferro Central do Brasil, na Praça Rui Barbosa, conhecida também como Praça da Estação.

O MAO é uma iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez e conta com um acervo de mais de 2.000 peças, dos séculos XVIII ao XX. A coleção mostra a produção popular na Era Pré-industrial e as artes e ofícios que deram origem às profissões do mundo contemporâneo.

Percorrendo o museu, é possível ver um amplo painel da história e das relações sociais do trabalho no Brasil ao longo dos últimos três séculos. Além de contar com uma arquitetura imponente que lembra grandes construções históricas.

Veja abaixo o mapa de localização do Museu das Artes e Ofícios: 

  • Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro
  • Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 11h às 16h, e aos sábados, das 9h às 17h
  • Entrada: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada). Às quartas, quintas (das 17h às 19h) e aos sábados (o dia todo), a entrada é gratuita. Professores e estudantes têm entrada gratuita todos os dias.
  • Telefone: (31) 3248-8600

More perto dos Museus do Centro de BH

O Palácio das Artes, o Museu da Moda e o Museu das Artes e Ofícios são museus em BH localizados no Centro de Belo Horizonte. Para morar próximo à algum desses pontos de cultura e arte, confira abaixo a seleção de imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para navegar em nosso mapa e ver as opções para compra no bairro

Leia também: Bairros de Belo Horizonte: conheça regiões com ares de interior e outras com infraestrutura de cidade grande

Museu Histórico Abílio Barreto

Imagem que ilustra matéria sobre museus em BH mostra o Museu Histórico Abílio Barreto
Museu Histórico Abílio Barreto

O Museu Histórico Abílio Barreto, inaugurado em 1943, foi intitulado como o “Museu da Cidade” com foco em disseminar a história de Belo Horizonte. 

O MHAB é um casarão secular, sede da antiga “Fazenda do Leitão”, construído em 1883. Na área externa, estão em exposição permanente os acervos de grande porte, como o bonde elétrico, a locomotiva a vapor, o coche, o carro de boi, entre outros.

O espaço conta com exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de BH. 

A “Complexa Cidade” é uma exposição de longa duração do local e aborda dois circuitos de visitação simultâneos e complementares que articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade. 

Por meio de objetos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão sobre o Casarão e as maneiras de integrar e ocupar a cidade. 

Confira a seguir mapa de localização do Museu Histórico Abílio Barreto : 

  • Endereço: Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim
  • Horário de funcionamento: Quarta a domingo, das 11h às 18h
  • Entrada: Gratuita 
  • Telefone: (31) 3277-8572

Clique aqui para conferir as opções de imóveis para alugar próximo ao Museu Histórico Abílio Barreto no Bairro Cidade Jardim. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Museu de Arte da Pampulha (MAP)

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no início da década de 1940, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Construído inicialmente para ser um cassino aberto ao público, em 1943, ficou fechado por dez anos a partir de 1946, com a proibição do jogo no Brasil. Adaptado para ser sede do Museu de Arte, foi reinaugurado como tal em 1957.

Por sua importância histórica, o MAP é tombado nas três esferas: em 1994 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN (Federal); em 1984 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/IEPHA-MG (Estadual) e também em 1994 pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte/CDPCM/BH (Municipal).

Foto que ilustra matéria sobre museus em BH mostra a fachada do Museu de Arte da Pampulha.
Museu de Arte da Pampulha (Foto: Ricardo Laf | Prefeitura de Belo Horizonte)

Com um acervo de mais de 1.400 obras, o Museu de Arte da Pampulha se encontra temporariamente fechado desde 2019, pois seu prédio precisa passar por reformas estruturais. Mas apesar de a reabertura ainda não ter previsão, seu espaço externo pode ser visitado, por conta de um projeto educativo que realiza eventos e visitações guiadas ao jardim e à fachada.

Instituto Inhotim

E além de tudo o que os museus em BH têm à oferecer, na Região Metropolitana da cidade, a 60 km da Capital Mineira, mais precisamente em Brumadinho, encontra-se o Instituto Inhotim, um verdadeiro museu a céu aberto, que encanta os amantes de arte e cultura de todo o país e até mesmo turistas internacionais.

Localizado em uma área dentro da Mata Atlântica, com cerca de 786,06 hectares. o Instituto Inhotim reserva 440,16 hectares à preservação, inclusive com uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Foto que ilustra matéria sobre museus em BH mostra uma das obras do Instituto Inhotim.
Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, de Hélio Oiticica. Disponível no Instituto Inhotim. Foto: Pedro Vilela/MTur Destinos, PDM-owner, via Wikimedia Commons.

Com um dos mais importantes acervos culturais do Brasil, o espaço conta com um grande museu de arte contemporânea a céu aberto e um jardim botânico.

Clique aqui e saiba tudo sobre localização, horários de funcionamento e os valores dos ingressos para o Instituto Inhotim.

More próximo aos museus em BH

Já pensou em morar próximo de um dos museus em BH e ter fácil acesso a esses espaços de lazer e cultura? No QuintoAndar, você pode encontrar a localização ideal pelo site ou app, navegando pelo nosso mapa da cidade. 

Aproveite para dar uma olhada abaixo em algumas das melhores ofertas de apartamentos e casas disponíveis para alugar em BH ou clique aqui para navegar em nosso mapa e ver as opções para compra na cidade:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.