Com mais de 2 milhões de habitantes, a Capital Mineira é uma das principais do Brasil. Mas apesar de ser uma metrópole, ainda guarda muitos recantos com características interioranas. Muitos deles próximos a lugares mais agitados, como o Centro, por exemplo. Se você está de mudança para BH, ou já mora na cidade e busca um pouco mais de tranquilidade, confira a lista com os melhores bairros de Belo Horizonte para se viver!

Navegue pelo conteúdo:

Desejos de mudança dos belorizontinos

De acordo com o Censo QuintoAndar, um estudo inédito feito em parceria com o Instituto Datafolha, 33% dos brasileiros têm a intenção de mudar de residência nos próximos dois anos.

O levantamento mostra, também, que 36% dos brasileiros planejam uma mudança de bairro. E que especificamente em Belo Horizonte, esse percentual fica em 33% dos entrevistados. Ou seja: 1 em cada 3 belorizontinos.

Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar.
Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar. Saiba mais

Bairros nobres da jovem Belo Horizonte

Cidade jovem, com pouco mais de 120 anos, Belo Horizonte foi projetada para ser a capital de Minas Gerais no final do século XIX. O projeto previa uma central urbana, além de áreas suburbana e rural. A área principal recebeu toda uma estrutura e cresceu tendo como limite a antiga Avenida 17 de Dezembro, hoje Avenida do Contorno. 

Depois, com o tempo, se expandiu para além dos limites da Avenida do Contorno para se tornar uma das maiores metrópoles do Brasil, com infraestrutura e qualidade de vida que atraem cada vez mais novos moradores. Em especial pessoas que buscam um estilo de vida com todas as facilidades de uma grande cidade porém com ares de interior.

E isso acontece em alguns dos bairros nobres de Belo Horizonte. Acesse essas regiões e conheça os seus diferenciais: 

Outros bairros de Belo Horizonte que valem a pena conhecer e morar

A expansão para além dos limites da Avenida do Contorno começou a partir da década de 1940, quando a cidade começou a se desenvolver para além do espaço urbano planejado. Vários bairros periféricos foram surgindo. 

Mas tanto dentro quanto fora dos limites da Contorno, há muitos outros bairros que valem a pena conhecer e morar, pela boa oferta de comércio, serviços ou mesmo de espaços de lazer. Vamos a mais alguns deles:

Centro

O Centro de Belo Horizonte não tem esse nome à toa. Apesar de não estar localizado geograficamente no centro da cidade, é o local onde tudo começou. Ou seja, onde a então nova e planejada capital de Minas Gerais nasceu.

E apesar de ser uma das regiões mais movimentadas da cidade, com muitas opções de comércio de rua, serviços e prédios comerciais, o Centro de Belo Horizonte é uma área muito residencial. E quem mora na região e se acostuma a ter tudo a poucos minutos a pé, dificilmente quer trocar de bairro. 

Afinal, quem não gostaria de morar, por exemplo, perto do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, um dos principais da cidade, ou do Mercado Central, que é um dos locais mais queridos pelos belo-horizontinos? 

Cidade Jardim

Faz fronteira com Lourdes e Santo Agostinho, que estão do lado de dentro da Avenida do Contorno. Por conta disso, Cidade Jardim é um bairro que está muito próximo de tudo de melhor que Belo Horizonte pode oferecer em termos de comércio e serviços. Mas, ao mesmo tempo, consegue conservar um caráter estritamente residencial e com ares de cidade do interior. 

O bairro foi construído entre as décadas de 1940 e 1950 para receber moradores de alto poder aquisitivo à época e tem um belo projeto arquitetônico.

Floresta

Cortado pela Avenida do Contorno, Floresta é uma excelente opção para quem quer morar perto do Centro, mas um pouco mais longe de toda a agitação. Com muitas construções antigas, especialmente casas, o bairro conta com alguns recantos que lembram uma cidade do interior, como a tranquila Praça Comendador Negrão de Lima.

A proximidade com o Centro se dá em especial na área onde fica o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Além disso, o bairro também fica próximo de Santa Efigênia, Santa Tereza, Sagrada Família, entre outros. Apesar de muito residencial, a Floresta tem uma grande oferta de comércio de rua. 

Funcionários

Mais um bairro que faz fronteira com o Centro da cidade, Funcionários está totalmente inserido no miolo da Avenida do Contorno, que delimita sua fronteira com a Serra e São Lucas, e é uma das áreas mais bem localizadas da cidade. 

O bairro é cortado por avenidas muito importantes da cidade, como Afonso Pena, Brasil, Getúlio Vargas e Carandaí. E apesar do grande fluxo de carros, conta com ruas muito residenciais e tranquilas no entorno dessas vias mais movimentadas, com muitos prédios de alto padrão. 

Além do Centro, o bairro está próximo de toda a área hospitalar do Santa Efigênia e a poucos minutos da Savassi e da Serra. 

Graça

Por estar relativamente próximo do Centro, cerca de 4 km, o bairro da Graça vem sendo muito valorizado pelo mercado imobiliário. E apesar de estar rodeado por vias importantes da região, como a Avenida Cristiano Machado e a Rua Jacuí, onde está concentrado boa parte do comércio, guarda em seu núcleo um clima interiorano que os moradores prezam muito. 

As ruas são bem arborizadas e calmas. E as casas ainda representam cerca de 70% dos imóveis da região.

São Bento

Um bairro tranquilo, com ruas pouco movimentadas, bastante arborizadas e limpas. Grande parte de sua extensão é estritamente residencial, com muitas casas e alguns prédios nos arredores. 

Está localizado às margens da Avenida Raja Gabáglia, uma das mais movimentadas da cidade, e muito próximo da Avenida Nossa Senhora do Carmo, outra das principais vias da Capital Mineira. Mas guarda uma aura de tranquilidade em suas ruas e é mais um dos bairros de Belo Horizonte com clima de interior.

Santa Efigênia

Localizado bem próximo do Centro, o bairro Santa Efigênia tem dois universos numa mesma região. Na parte que fica pra dentro da Avenida do Contorno está localizada a principal área hospitalar de Belo Horizonte, com unidades públicas e particulares das mais diversas especialidades, além da fronteira com a região central, marcada pelo Parque Municipal Américo Renné Giannetti (foto), um dos principais da cidade, que também guarda ares de interior.

+ Leia também:
O que fazer em Belo Horizonte: saiba o que a Capital Mineira tem de melhor a oferecer
BH pra universitários: veja onde morar na cidade

Do lado de fora da Contorno, apesar do Shopping Boulevard, um dos maiores de BH, Santa Efigênia ganha um caráter mais tranquilo, de cidade de interior, mesmo, com muitas ruas residenciais e praças bem cuidadas. 

Santa Tereza

É o berço de alguns dos principais expoentes da música mineira, como o Clube da Esquina e as bandas Skank e Sepultura. O bairro de Santa Tereza é considerado um dos mais boêmios da cidade. 

Mas é no dia a dia e, especialmente nos finais de semana, que se vê suas características que lembram uma cidade do interior. Com muitas casas e prédios de poucos andares, a região é, em sua maioria, residencial, porém com muitas ofertas de comércio e, principalmente, bares e restaurantes. 

Apesar do agito da noite em alguns pontos, é um bairro tranquilo e com moradores fiéis às raízes.

+ Leia Também:
Casas dos sonhos de BH: das linhas de Niemeyer à arquitetura contemporânea de novos talentos
Jovem aposentada conta sobre uma vida inteira no Lourdes em BH e dá dicas sobre o bairro

Serra

Localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Serra é mais um bairro que oferece tudo o que os seus moradores precisam. 

Delimitada pelo cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Contorno, é predominantemente residencial e conta com muitas opções de comércio, serviços e lazer, como supermercados, praças e clubes, entre eles o Olímpico e uma das sedes do Minas Tênis Clube, um dos principais da cidade. 

A região também tem importantes instituições de ensino, como a Escola da Serra e a Escola Theodor Herzl, e também é onde está localizado o Hospital Evangélico.

Já pensou em buscar novas opções para morar entre os bairros de Belo Horizonte?

Ficou com vontade de variar entre os bairros de Belo Horizonte? Pois saiba que o QuintoAndar está presente na Capital Mineira com muitas ofertas de imóveis para alugar e para comprar.

Se você busca um novo lar em algum dos melhores bairros de Belo Horizonte, estamos de portas abertas para te receber. Além de contar com mais de 70 filtros diferentes em nossa plataforma, para refinar sua pesquisa e encontrar um imóvel com a sua cara, você ainda faz todo o processo de locação de forma digital, descomplicada e principalmente confiável, transparente e sem burocracia. Aproveite para navegar pelo mapa e encontrar um cantinho do jeito que você deseja, no lugar que você quer!