Anunciar um imóvel pra alugar é muito fácil, mesmo pra quem é marinheiro de primeira viagem. E nós, do MeuLugar, estamos aqui pra te ajudar a lucrar com o seu patrimônio. Por isso, buscamos com o QuintoAndar algumas dicas sobre uma parte importante desse processo: negociar o aluguel com o futuro inquilino.

Desde a forma de anunciar até como conduzir as negociações, veja o que o QuintoAndar recomenda:

1. Transparência gera mais engajamento

Quanto mais informações você levar aos possíveis inquilinos numa negociação, menores serão as dúvidas no futuro. E isso aumenta o engajamento, já que eles conseguem escolher e negociar o aluguel com maior clareza e assertividade.

Quinto Andar

Fila de cartório? Nunca mais! Entenda como funciona a assinatura eletrônica em um contrato de locação. Saiba mais

É importante que o anúncio apresente o máximo de informações possíveis sobre o imóvel. Desde o número de vagas de garagem a detalhes do condomínio. Passando por localização, se permite pets ou se é mobiliado. A plataforma do QuintoAndar dá a possibilidade de o proprietário colocar o maior número de itens possíveis.

2. Faça jus ao seu imóvel nas fotos

Em um anúncio de aluguel, é muito importante que o imóvel tenha boas fotos. Assim, são menores as chances de desistências por motivos de “o imóvel é bem diferente do que eu imaginava”. Quando você cadastra um anúncio, o QuintoAndar disponibiliza gratuitamente um fotógrafo profissional pra fazer as imagens do seu imóvel. Por isso, se prepare pra sessão de fotos. Principalmente se ainda estiver morando no local.

3. Evite surpresas ao anunciar os valores

É importante que o proprietário sempre coloque todos os valores que o futuro inquilino terá que pagar. Como, por exemplo, se tem IPTU e condomínio. Sempre da forma mais atualizada possível.

No momento de estipular o valor do aluguel, pesquise um pouco sobre os preços na sua região. O QuintoAndar tem uma ferramenta que usa a inteligência artificial pra te ajudar a calcular.

E evite sempre, depois de combinado, de mexer nos valores. Isto pode gerar desgaste e desistências. Então, saiba logo de início sua margem de negociação!

4. Antes de uma negativa, que tal uma contraposta?

Algumas vezes, a proposta feita pelo inquilino foge do que esperado do proprietário. Mas antes de negar, tente uma contraproposta. Em muitos casos, os inquilinos podem acabar aceitando. Tente também, quem sabe, encontrar um meio termo. Pode funcionar!

5. Tenha bons profissionais apresentando seu imóvel

É muito importante que seu imóvel seja apresentado por pessoas capacitadas. Eles podem impulsionar sua negociação! O QuintoAndar tem um time focado na qualidade dos corretores.

Os corretores parceiros atuam exclusivamente na etapa da visita. E isso permite que eles se dediquem a isto e passem segurança e informações importantes aos interessados.

6. Alinhe as expectativas ao negociar o aluguel

Ambas as partes precisam saber, por exemplo, se uma benfeitoria negociada será feita no momento da locação ou num futuro, a ser agendado.

É importante que tudo o que foi negociado seja informado, para ser colocado em contrato. Desta forma, ambas as partes ficam cobertas.

7. Não demore para responder

Quando o inquilino chega ao ponto de fazer uma proposta, é normal que ele tenha muita ansiedade pela resposta. Uma demora pode influenciar diretamente na conclusão das negociações. Portanto, não demore a responder. E mantenha suas informações de contatos atualizadas.

8. O responsável direto pelo imóvel precisa participar!

Pra negociação fluir melhor, é bom que o responsável pela tomada de decisão sobre o imóvel esteja envolvido desde o início. Intermediários, neste caso, podem significar demora nas respostas aos inquilinos interessados.

Por isso, no QuintoAndar, quando se trata da negociação da proposta, proprietário e inquilino negociam pela plataforma. Isso torna o processo mais eficiente e transparente.

Quero anunciar meu imóvel!

Com essas dicas sobre como negociar o aluguel, você já pode começar a faturar com o seu patrimônio.