Criar uma rotina de organização e manter o quarto das crianças sempre em ordem é um desafio e tanto. Afinal, é um espaço que dispõe de diferentes atividades além de só descanso, mas também é um lugar de brincadeiras e estudos. 

Pensando em facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas para organizar quarto infantil para tornar o dia a dia com os pequenos ainda mais ágil e funcional. Então, separe seu bloco de notas e aprenda.

Navegue pelo conteúdo: 

1. Faça uma limpeza e mantenha visível só os itens que estão em uso

Antes de começar a organizar o quarto infantil, faça uma limpeza geral no ambiente. Passe uma vassoura ou aspirador de pó e comece retirando todos itens de dentro do guarda-roupa, cômoda, gavetas ou qualquer outro móvel que você tenha no cômodo.

A dica de ouro para manter uma boa organização é não guardar nada que você não precisa e nem usa. Por isso, analise tudo e jogue fora aquilo que não tem conserto e doe as peças que estão em bom estado e que não são mais usadas. Afinal, quanto menos coisas você tiver, menor será a chance de acumular bagunça.

2. Use e abuse de  caixas e cestos organizadores

Uma das melhores formas de organização é apostar em caixas, cestos ou colmeias organizadoras. Esses itens são ótimos para guardar brinquedos, roupas e, até mesmo, produtos de higiene. Prefira o modelo transparente, assim você consegue visualizar com mais facilidade o que tem dentro de cada uma. Além disso, quando você mantém tudo arrumado em seu devido lugar, fica ainda mais fácil encontrar o que deseja. 

Leia também: Dicas práticas de como organizar brinquedos em casa  

3. Prefira móveis versáteis

Se você busca por mais praticidade no seu dia a dia e quer otimizar o espaço do quarto infantil, os móveis multifuncionais podem ser ótimas alternativas já que conseguem cumprir mais de um papel no ambiente. Confira alguns exemplos para se inspirar: 

  • Cama-baú;
  • Beliche;
  • Puff sapateira;
  • Cama-armário;
  • Escrivaninha dobrável. 

4. Invista em nichos, ganchos e prateleiras

Uma opção versátil e econômica para aproveitar melhor o espaço na hora de organizar o quarto infantil, é apostar em nichos e prateleiras nas paredes. Se o objetivo for ampliar o ambiente, a preferência deve ser pela prateleira suspensa, já que quanto menos coisas colocarmos sobre o chão, melhor. 

Já os ganchos são extremamente úteis em ambientes pequenos, pois conseguem suspender os objetos que poderiam ocupar espaço em cima de móveis. Você pode utilizá-los atrás da porta, por exemplo, para pendurar mochilas, toalhas e outros utensílios. Você também pode aproveitar o espaço atrás da porta para fazer uma sapateira suspensa para organizar os sapatos que você mais usa no dia a dia.  

5. Separe os itens por categorias

A próxima dica é separar os objetos e ambientes do quarto por categorias: modelos de brinquedos, roupas, espaço para estudos e brincadeiras. Isso faz com que você saiba onde encontrar cada item e torna a rotina com as crianças mais funcional e ágil. Recomendamos também que você coloque uma etiqueta para rotular cada item para facilitar ainda mais o dia a dia. 

6. Deixe um espaço para estudos e brincadeiras

O quarto é um espaço de descanso, mas também de aprendizado e brincadeiras. Por isso, uma forma de incentivar as crianças a estudarem e fazerem a lição de casa é criar um lugar para os estudos que seja inspirador e confortável. Além disso, é importante planejar espaços para os pequenos brincarem ali mesmo e reconhecerem que o ambiente é interessante para eles de diferentes formas.

7. Tenha uma cômoda

Se você tem um bebê, a cômoda é um móvel fundamental para decorar o quarto infantil. Além de proporcionar mais organização, ela também ajuda a ter mais funcionalidade e agilidade na rotina com a criança. Você consegue guardar os principais itens que usa no dia a dia como roupinhas e produtos de higiene, além de usar a superfície para instalar o trocador. 

Leia também: Dicas práticas de como organizar cômoda de bebê 

8. Crie uma rotina de organização com as crianças

A dica que mais vai surtir efeito, de fato, para ajudar na organização do quarto infantil, é criar essa rotina de arrumação junto com as crianças. Por isso, desde cedo, estimule a participação delas no processo de limpeza e organização e explique os motivos que fazem essa ação ser importante. 

Quanto mais os pequenos associarem a organização com algo necessário – e que também pode ser divertido – mais fácil será para você manter o quarto em ordem. Outra sugestão, é criar um quadro de rotina infantil para ajudá-los a criar um senso de responsabilidade e de independência desde pequenos. 

Dica extra: como organizar quarto infantil, segundo a Personal Organizer

Para que você visualize melhor como organizar um quarto infantil, a Personal Organizer Aline Delavy fez um vídeo explicando direitinho. Confira essa dica de especialista:

Mantenha o quarto infantil sempre em ordem no seu novo lar

Com a correria do dia a dia, manter a organização do quarto das crianças não é uma tarefa fácil. Porém, esperamos que com as nossas dicas você consiga encontrar soluções para arrumar o seu cantinho dos pequenos e convidá-los a participar também de forma divertida e saudável. Quer encontrar mais dicas de decoração, limpeza, design e organização? Continue no MeuLugar e confira isso e muito mais!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Agora, se você estiver procurando um imóvel com um quarto maior, aproveite para navegar pelo site ou app do QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina. É simples e fácil: você consegue visualizar fotos profissionais, usar nossos mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o quarto ideal e agendar sua visita. 

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.