Embora seja majoritariamente urbanizada, a cidade de São Paulo oferece excelentes opções de lazer ao ar livre. Nesse sentido, os parques em SP são ideais para quem busca espaços adequados para praticar atividades em contato com a natureza ou simplesmente desestressar da correria do dia a dia em um local mais tranquilo. 

Então, se você se enquadra nesse perfil e quer saber quais são as melhores opções de parques em Sampa – como a cidade é carinhosamente chamada por seus conterrâneos -, continue a leitura deste artigo para conferir informações como localização, horário de funcionamento, atrativos dos espaços e como morar bem pertinho de um deles. 

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Guia dos parques na Zona Oeste de SP: tudo o que você precisa saber sobre o melhor da natureza em meio à capital paulista

Parques em SP: quais são os melhores parques de São Paulo?

Imagem da vista do lago do Parque Ibirapuera para ilustrar matéria sobre parque em SP
Os parques da cidade de São Paulo são excelentes para dar uma pausa na rotina e recarregar as baterias

Quem sonha com todas as vantagens de morar na maior metrópole da América Latina por vezes nem imagina que, além dos prédios imponentes e todas as facilidades de uma cidade altamente urbanizada, São Paulo também proporciona aos moradores muito contato com a natureza. 

Afinal, distribuídos por todo o município, esses locais oferecem a oportunidade de escapar do ambiente urbano e aproveitar espaços verdes com árvores, jardins, lagos e trilhas, por exemplo. 

Assim, além das atividades mais conhecidas, como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e a prática de esportes, os melhores parques em São Paulo – muitos deles gratuitos – também contam com espaços como bibliotecas e museus.

Abaixo, listamos os 10 melhores para você conhecer e curtir um momento sozinho, com os amigos ou com a família. Vamos lá?!

1. Parque Ibirapuera

Imagem da vista aérea do Parque Ibirapuera mostra vegetação, lago e prédios ao fundo para ilustrar matéria sobre parques gratuitos em SP
Oscar Niemeyer foi um dos arquitetos envolvidos no projeto do Parque Ibirapuera

Em primeiro lugar, o parque mais famoso de São Paulo também é um dos mais visitados em toda a América Latina. Inaugurado em 1954, no IV Centenário de São Paulo, o Parque Ibirapuera tem uma área total de 1.584.000 m². 

Assim, o local é uma excelente escolha para quem quer se conectar com a natureza e ter um momento de tranquilidade longe da rotina agitada da grande metrópole. Afinal, a fauna e flora do parque são compostas por mais de 530 espécies de plantas e 350 espécies de animais. 

Além da ampla área verde, os visitantes também encontram museus e auditórios tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, o IPHAN. Por isso, o parque também é um dos maiores circuitos culturais do mundo. 

Ou seja, isso significa que o Ibira, como é chamado pelos moradores da cidade, é altamente versátil e proporciona diferentes tipos de atividades aos visitantes, que podem praticar exercícios físicos ao ar livre, fazer um piquenique com a família ou amigos, visitar museus, passar algum tempo no jardim japonês ou mesmo conhecer os mistérios do universo no planetário. 

Funcionamento do Parque Ibirapuera

  • Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h às 23h
  • Telefone: (11) 3889-6100
  • Entrada: gratuita

Confira a localização exata do Parque Ibirapuera no mapa abaixo:

Aproveite as vantagens do Ibira

Agora, que tal considerar a ideia de morar bem pertinho de um dos melhores parques em SP? Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar ao redor do Parque Ibirapuera ou confira algumas opções abaixo. 

Saiba mais: O que fazer no Parque Ibirapuera: guia com 7 atrações para aproveitar um dos maiores parques urbanos de São Paulo

2. Parque Villa-Lobos

 Imagem da paisagem do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, mostra vegetação, gramado e árvores desse parque urbano para ilustrar matéria sobre melhores parques em SP
Os primeiros estudos para a construção do parque começaram no ano do centenário de nascimento de Heitor Villa-Lobos

Assim como o Ibira, o Parque Villa-Lobos também se destaca como um dos melhores parques em SP. Diretamente de Pinheiros, o espaço com mais de 730 mil metros quadrados foi estruturado para proporcionar opções de lazer aos moradores da região enquanto homenageia o famoso maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Dessa forma, os visitantes podem aproveitar um cenário ideal para fazer piqueniques, para relaxar em contato com a natureza ou para praticar atividades físicas ao ar livre. Afinal, o local tem ciclovias, pistas de cooper e caminhada, parquinho para as crianças, aparelhos para ginástica e quadras poliesportivas. 

Além disso, o Parque Villa-Lobos também tem um anfiteatro com capacidade para 450 pessoas, onde acontecem vários eventos musicais, como orquestras e shows, por exemplo. Em contrapartida, a Biblioteca Villa-Lobos pode ser uma excelente opção para quem está em busca de um lugar para estudar ou pegar livros emprestados. 

Por fim, o Parque Villa-Lobos também se conecta ao Parque Cândido Portinari. O acesso de um ambiente ao outro acontece via uma praça de lazer próxima do estacionamento principal do Parque Villa-Lobos.

Funcionamento do Parque Villa-Lobos:

  • Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: todos os dias, de 5h30 às 19h
  • Telefone: (11) 2683-6302
  • Entrada: gratuita

Confira a localização exata do Parque Villa-Lobos no mapa abaixo:

Como é morar em Pinheiros?

Uma das grandes vantagens de morar em Pinheiros é a proximidade com o Parque Villa-Lobos e o fácil acesso a todos esses espaços de conveniência a poucos minutos de casa. Então, que tal começar a planejar sua mudança para a região?

Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar por lá ou veja algumas opções a seguir. 

Leia mais: O que fazer na Zona Sul de SP: 10 lugares para conhecer na capital paulista

3. Jardim Botânico de São Paulo

Imagem do Jardim Botânico de São Paulo mostra estruturas e vegetação do local para ilustrar matéria sobre os melhores parques de SP
O local tem quase 100 anos de fundação

Fundado em 1928, o Jardim Botânico de São Paulo é uma excelente opção para um passeio em família. Por lá, os visitantes encontram um espaço de 146 hectares com mais de 380 espécies diferentes de plantas e animais e podem aproveitar um dia de lazer visitando estufas, jardins, lagos, bosques, trilhas e até mesmo um orquidário e um museu. 

Funcionamento do Jardim Botânico de São Paulo:

  • Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031, Vila Água Funda, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h; bilheteria das 9h às 16h
  • Telefone: (11) 5067-6000
  • Entrada: meia entrada a partir de R$ 9,95; inteira a partir de R$ 19,90 na compra antecipada 

Confira a localização exata do Jardim Botânico de São Paulo no mapa abaixo

4. Parque da Aclimação

Imagem da vista aérea do Parque da Aclimação, em São Paulo, mostra lago, vegetação e prédios do local para ilustrar matéria sobre parques em SP
O Parque da Aclimação é um dos principais pontos de lazer ao ar livre da Zona Sul de São Paulo

Procurando parques gratuitos em SP? Então, se você mora na Zona Sul da cidade, não deixe de visitar o Parque da Aclimação. 

Afinal, com uma área arborizada de mais de 112 mil m², o parque criado ainda no século XX tem um lago natural que traz charme à paisagem da capital paulista. Justamente por isso, o Parque da Aclimação se destaca entre as opções de lazer ao ar livre, uma vez que é um dos pontos visitados por moradores da região para praticar exercícios ou simplesmente apreciar a vista do fim de tarde. 

Desse modo, quem visita o local pode aproveitar conchas acústicas, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, pista para caminhada, parquinhos para a criança, quadras de futebol, vôlei e basquete. 

Junto a todas essas opções, o Parque da Aclimação conta ainda com a Biblioteca Temática de Meio Ambiente – Raul Bopp (SMC), que tem um acervo de mais de 31 mil exemplares.

Funcionamento do Parque da Aclimação:

  • Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h
  • Telefone: (11) 3208-4042
  • Entrada: gratuita

Confira a localização exata do Parque da Aclimação no mapa abaixo:

5. Parque da Juventude

Imagem da paisagem do Parque da Juventude para ilustrar matéria sobre atividades ao ar livre em SP
O Parque da Juventude foi projetado para revitalizar o espaço onde ficava o Complexo Penitenciário Carandiru

Em seguida, para os moradores da Zona Norte da capital paulista, o Parque da Juventude é uma excelente opção para passar o tempo, fazer um piquenique ou praticar atividades físicas. Afinal, o espaço tem bosques, playground, pista de skate, pista de corrida, trilhas, quadras e até mesmo uma biblioteca – a Biblioteca de São Paulo, que tem um acervo de mais de 35 mil títulos. 

Funcionamento do Parque da Juventude:

  • Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h
  • Entrada: gratuita
  • Telefone: (11) 2089-8600

Confira a localização exata do Parque da Juventude no mapa abaixo

6. Parque do Carmo

Imagem da entrada do Parque do Carmo, em São Paulo, mostra portão de entrada e vegetação no início do caminho para ilustrar matéria sobre melhores parques gratuitos em SP
Essa é uma excelente opção de parque gratuito em SP para ir com as crianças

Igualmente, o Parque do Carmo também se destaca entre os parques de São Paulo. Localizado na Zona Leste da capital paulista e fundado em 1976, o Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal é uma área de preservação de remanescentes da Mata Atlântica e tem atrações para toda a família. 

Entre as opções, estão o Museu do Meio Ambiente, lagos, um anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, quadras de esportes, ciclovia, playgrounds, churrasqueiras, planetário, gramado para piqueniques e área para a prática de skate, por exemplo. 

Além disso, esse parque em SP realiza a Festa das Cerejeiras desde 1978, no mês de agosto, para comemorar a florada de mais de 4 mil cerejeiras. Durante o evento, acontece o “hanami”, ritual que consiste em se sentar sob as cerejeiras e contemplá-las. 

Planetário do Carmo

Além de todo o espaço verde, o Parque do Carmo também tem um dos planetários mais modernos de toda a América do Sul. Isso porque o local é capaz de projetar 9100 estrelas, planetas do sistema solar, a Via Láctea, galáxias e outros fenômenos astronômicos. 

Funcionamento do Parque do Carmo:

  • Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: todos os dias, de 5h30 às 20h
  • Entrada: gratuita
  • Telefone: (11) 2748-0010

Confira a localização exata do Parque do Carmo no mapa abaixo:

Fique bem perto do Parque do Carmo

Morar perto de um dos maiores parques urbanos de São Paulo ficou muito mais fácil com o QuintoAndar. Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar na região ou veja algumas opções abaixo e comece a planejar sua mudança!

Leia mais: Parques no ABC: 12 áreas verdes para curtir momentos ao ar livre na região

7. Parque da Água Branca

Imagem de parte da paisagem do Parque da Água Branca, em São Paulo, para ilustrar matéria sobre os melhores parques de SP
Moradores da Zona Oeste da capital paulista podem aproveitar os benefícios do Parque da Água Branca a poucos metros de casa

Dando continuidade às opções, o Parque da Água Branca também merece destaque entre os melhores parques de SP – especialmente para os moradores da Zona Oeste de São Paulo. Além do amplo espaço verde, o atrativo também tem atrações como o Museu Geológico, a Casa de Caboclo, um aquário, espaço para leituras e até mesmo uma arena hípica.

Nesse sentido, também é lá que acontece uma das principais feiras de produtos orgânicos da região. Quem visitar o parque no horário da feira (terças, sábados e domingos; das 6h às 12h30) encontrará diversos produtores vendendo frutas e verduras, biscoitos e massas, por exemplo. 

Funcionamento do Parque da Água Branca:

  • Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h
  • Telefone: (11) 3208-4042
  • Entrada: gratuita

Confira a localização exata do Parque da Água Branca no mapa abaixo:

8. Parque Estadual da Cantareira

Imagem da entrada do Parque Estadual da Cantareira para ilustrar matéria sobre parques em São Paulo
O Parque Estadual da Cantareira foi inaugurado em 1962

Gosta de trilhas e aventuras emocionantes? Então, fique sabendo que o Parque Estadual da Cantareira tem um espaço com mais de 7 mil hectares. Isso significa que tem espaço de sobra para explorar. 

Do mesmo modo, é lá que fica uma das maiores áreas de mata tropical nativa remanescente da Mata Atlântica em todo o mundo. Ou seja, além do ar fresco, também é possível encontrar diversas plantas e animais ao longo do caminho. 

Funcionamento do Parque Estadual da Cantareira:

  • Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: quarta a domingo (incluindo feriados), das 8h às 17h. Entrada permitida até às 16h
  • Entrada: R$ 50 reais a inteira e R$ 25 a meia
  • Telefone: (11) 3889-6100

Confira a localização exata do Parque Estadual da Cantareira no mapa abaixo:

Onde ir com as crianças em São Paulo?

Procurando um parque para ir com as crianças em São Paulo? Então, além dos espaços verdes que listamos acima, também selecionamos alguns atrativos indoor para divertir a criançada em dias mais frios ou chuvosos, por exemplo. Confira! 

9. Action Park

Sob o mesmo ponto de vista, o Action Park é considerado o maior parque de ambiente interno de São Paulo e conta com espaços que fazem a alegria tanto das crianças quanto dos adultos. Por lá, você poderá encontrar camas elásticas, circuito ninja, basket box, piscina de espumas, escalada vertical, arquearia medieval e muito mais. Além de todas as atividades, também é possível fazer festas e eventos no local, por exemplo.

Funcionamento do Action Park:

  • Endereço: R. Abílio Borin, 70 – Jardim Caravelas, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: quarta a sexta, das 13h às 20h; sábado das 10h às 20h30; domingo das 10h às 20h; segundas e terças reservadas para festas exclusivas
  • Entrada: permanência de 1h no local o valor é de R$ 70 e até 2h o valor é R$120. É obrigatório um adulto acompanhar na área de atividades as crianças de até quatro anos de idade, para este caso há o “Ingresso de acompanhante”, sendo 1h no local R$35 e 2h R$45
  • Telefone: (11) 93203-9146

Confira a localização exata do Action Park no mapa abaixo:

10. Parque da Mônica

Atualmente, o Parque da Mônica é o maior parque de diversões coberto da América Latina que leva o tema da “Turma da Mônica”, a história em quadrinhos de Maurício de Sousa. Dessa forma, o espaço fica localizado dentro do Shopping SP Market e conta com mais de 20 atrações educativas e interativas para todas as idades, bem como shows e apresentações dos personagens da turminha.

Clicando aqui você pode conferir tudo que o parque oferece e programar a visita ao local com as crianças, que não só se divertem com os brinquedos, como também tiram fotos e interagem com os personagens.

Funcionamento do Parque da Mônica:

  • Endereço: Shopping SP Market, Avenida das Nações Unidas, 22540 – Jurubatuba, São Paulo – SP
  • Horário de funcionamento: quinta a domingo, das 11h às 18h (os horários podem alterar conforme o dia. Por isso, fique de olho na programação)
  • Entrada: ingressos a partir de R$ 87,50
  • Telefone: (11) 5693-2200

Confira a localização exata do Parque da Mônica no mapa abaixo:

Fique mais perto dos parques para a criançada

Depois de conferir algumas opções de onde ir com as crianças em SP, que tal aproveitar para encontrar seu novo imóvel bem pertinho de uma dessas atrações? Clique aqui para visualizar as ofertas próximas ao SP Market, na Zona Sul da capital paulista, ou veja algumas opções selecionadas abaixo. 

Saiba mais: Conheça quais os melhores bairros de São Paulo para crianças e suas opções de lazer

Qual o melhor: Parque Ibirapuera ou Villa-Lobos?

Se você está tentando decidir entre o Parque Ibirapuera ou o Villa-Lobos, fique sabendo que a decisão depende muito mais das suas preferências

Por exemplo, se você mora na Zona Sul de São Paulo, o Parque Ibirapuera com certeza é mais perto de casa. Além disso, outra vantagem do atrativo é que ele é facilmente acessível via transporte público. Por outro lado, o Parque Villa-Lobos fica na Zona Oeste da cidade. Então, se distância é um ponto importante para você, o melhor com certeza será o parque mais perto de casa. 

Quanto às características, embora o Parque Ibirapuera seja mais arborizado e proporcione outras opções de lazer, o Parque Villa-Lobos também não fica para trás! Além da área verde extensa, o espaço na Zona Oeste tem ciclovias, parquinhos, quadras, uma biblioteca e um anfiteatro. AC

Ou seja, cada um tem suas próprias características e o ideal é que você escolha aquele que mais se adapta às suas necessidades e estilo de vida. 

Aproveite as vantagens de um dos parques em SP

Agora que você já conhece alguns dos melhores parques de SP, que tal morar perto de um deles e se beneficiar de todas as vantagens de ter uma ampla área verde com vários espaços de lazer a poucos passos de casa?

O QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e pode te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos na sua localização preferida com mais agilidade, segurança e transparência. E o melhor: sem burocracias! 

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Acesse o site ou app e use os mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis para otimizar a busca. Depois, você ainda pode conferir todos os detalhes dos seus imóveis favoritos em um tour virtual antes mesmo de agendar uma visita presencial.

© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.