Frequentar algumas das melhores praias do Nordeste brasileiro definitivamente é um dos privilégios de quem mora na região. Imagine acordar em um dia de lazer e descanso podendo contar com uma extensão litorânea de pelo menos 30 km, repleta de praias e rios, inteiramente à sua disposição? Parece um sonho, mas esta é a vida de quem tem a oportunidade de morar perto das praias de Fortaleza.

Ainda que as belas paisagens se sobressaiam nesse cenário, a cidade também chama atenção por outras razões. É que além da natureza, a diversidade de opções para lazer e os demais serviços essenciais oferecem qualidade de vida para quem decide viver na Capital Cearense.

Navegue pelas praias de Fortaleza:

Praias de Fortaleza: Barra do Ceará

Localizada em um dos mais antigos bairros de Fortaleza, Barra do Ceará fica a cerca de 10 km do Centro. A praia tem uma importância histórica por ter sido palco de onde aconteceu a primeira ocupação holandesa do Ceará, em 1603. Apesar do fluxo turístico, aos finais de semana costuma receber muitas famílias que optam por aproveitar praias um pouco menos badaladas.

Um dos atrativos da praia é o calçadão da Vila do Mar, com ciclofaixa para quem gosta de aproveitar os dias dando umas pedaladas. Para hidratar, nada como uma pausa nas barracas da praia.

Além das que estão na faixa de areia, é possível degustar de um bom petisco em um dos restaurantes mais tradicionais do bairro, o Albertu’s. Ou encontrar aquele peixe fresco no mercado da região, muito frequentado por moradores e turistas.

Uma das características desta praia são suas dunas e recifes, além da beleza do encontro do Rio Ceará com o mar – um dos lugares favoritos para moradores que gostam de praticar atividades como stand up paddle ou até mesmo um passeio de barco. 

Através da Ponte José Martins Rodrigues, também conhecida como Ponte do Rio Ceará, é possível acessar a Praia dos Dois Coqueiros, situada no município vizinho, Caucaia.

Praia dos Dois Coqueiros

A tranquila Praia dos Dois Coqueiros oferece uma área mais afastada para quem busca sossego. Com ondas mais fortes, a praia tem uma larga faixa de areia e muitas pedras na água, que costumam impedir a circulação de bugres e veículos. Apesar da pouca infraestrutura, ainda conta com algumas barracas no canto direito e é bem conhecida por quem mora em Fortaleza.

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Praias de Fortaleza: Meireles

Na região do Clube Náutico é possível encontrar uma das praias mais badaladas de Fortaleza. A Praia do Meireles, que fica no bairro do mesmo nome, está situada em uma área repleta de infraestrutura de comércio e serviços.

No trecho da Av. Beira-Mar é possível notar a presença de várias barracas, quadras para praticar esportes, a Feirinha de Artesanato e também a proximidade do Jardim Japonês. É possível fazer praticamente tudo a pé pela região da praia.

Quem tem a oportunidade de morar próximo aproveita as poucas ondas e areia firme para praticar esportes, andar de bike ou caminhar pela orla. Entretanto, vale ressaltar que na Praia de Meireles nem sempre todos os trechos são apropriados para banho de mar. E o ideal é verificar sempre a balneabilidade da água antes de mergulhar.

Dependendo das condições, é possível praticar stand up paddle e caiaque. De qualquer maneira, incluir no dia a dia uns minutos para apreciar a vida no espigão entre Meireles e a praia vizinha pode valer muito a pena. De quebra, também vale uma esticada para a Praia Mansa.

Praia Mansa

Localizada no Meireles, bem perto da Feirinha de Artesanato, tem águas atraentes e belíssima paisagem, mas sua balneabilidade não costuma favorecer o mergulho. No entanto, enquanto a movimentação das barracas atraem turistas, os moradores fazem uma pausa para hidratar as corridas no calçadão com aquela água de coco fresca.

Praia do Náutico

Apesar da necessidade de monitoramento da balneabilidade das águas, a praia oferece um lugar de contemplação especial para apreciar as infinitas cores de um pôr do sol. Um ótimo lugar no Meireles para uma pausa no dia a dia.

Praias de Fortaleza: Mucuripe

Próxima ao popular Mercado do Peixe, a Praia de Mucuripe, uma das principais da capital, é recomendada especialmente para quem aprecia peixes e frutos do mar frescos. Continuação da Praia do Meireles, a vista do local é repleta de jangadas, barcos de pescadores e, por conta disso, geralmente não favorece o banho de mar.

A região oferece bastante infraestrutura para os moradores, especialmente pelo forte apelo turístico, mas não faltam opções de acesso a pessoas de outros pontos da cidade que precisam se deslocar até a praia por transporte público. 

O point dos pescados mais frescos também pode se tornar aquele lugar cativo para se sentar ao final do dia e apreciar um visual inesquecível. 

À noite, a região caiçara ganha ares de boemia com música ao vivo.

Praias de Fortaleza: Praia de Iracema

Um dos pontos da capital cearense mais divididos entre moradores e turistas é a Praia de Iracema, localizada na Avenida Beira-Mar, região nobre e central da capital. Uma das áreas mais democráticas de Fortaleza, o público que a praia atrai costuma ser bem diversificado.

As ondas calmas convidam para momentos de lazer e diversão, dependendo das condições de balneabilidade, mas somente seu entorno já oferece diversas alternativas para praticar atividades físicas em qualquer horário do dia. Por se tratar de uma praia localizada em uma região bastante urbana, por vezes trechos da Praia de Iracema não estão adequados ao banho.

O calçadão, por exemplo, costuma ser frequentado aos finais de semana por corredores, ciclistas, skatistas e patinadores. Já entre o espigão da Rua João Cordeiro e a antiga Ponte dos Ingleses, os pores do sol dão os tons da paquera, popularizando esta parte entre jovens e casais que querem apreciar um momento juntos à beira mar.

Outro ponto que, além de originário, é bastante frequentado por surfistas é a Praia do Poço da Draga, que leva o nome da comunidade local homônima. 

Praia do Poço da Draga

Aqui as ondas do mar costumam ser mais fortes, consequentemente atraindo um público de maioria jovem aos fins de semana. Apesar disso, lembre-se de levar algo se desejar comer (além de recolher os resíduos na hora de ir embora), pois a região não possui infraestrutura comercial.  

Praias de Fortaleza: Praia do Futuro

Na parte Leste da cidade, a cerca de uma hora por transporte público de quem vai pelo Centro, está uma das praias mais encantadoras do Ceará: a Praia do Futuro. Com uma das infraestruturas litorâneas mais imperdíveis para quem gosta de aproveitar horas de sol e mar, sua extensa faixa de areia é repleta de comércio e serviços. 

Quem não consegue recusar um mergulho pode se despreocupar com a qualidade da água, mas deve se atentar às mudanças repentinas do mar, afinal, quando ele fica agitado pode oferecer riscos aos banhistas mais distraídos.

Perfeita para recuperar o fôlego daquela intensa semana de trabalho, a Praia do Futuro costuma atrair famílias aos fins de semana durante todo o ano. Inclusive, as mega barracas recebem clientes por longos períodos do dia para relaxar em frente ao mar saboreando pescados frescos e pratos cearenses. 

Na Praia do Futuro também é possível encontrar a Praça da Paz Dom Hélder Câmara e equipamentos para atividades de lazer, além dos atrativos naturais, como os tradicionais parques infantis e as quadras esportivas. Mas os esportes aquáticos são um destaque a mais para os adeptos, já que os ventos favorecem surfistas e kitesurfistas de todos os lugares do mundo.

Aliás, a prática do kitesurf na Praia do Futuro é uma atividade regulamentada por decreto municipal, sendo proibida aos domingos e feriados locais e nacionais. Para quem vem de fora, a região oferece opções de hotéis e serviços nas proximidades da praia. Outra informação importante a respeito da infraestrutura local é a presença da UPA Praia do Futuro.

Praias de Fortaleza: Sabiaguaba

Localizada a cerca de 15 km do centro da cidade, Sabiaguaba poderia facilmente ser considerada uma das melhores de Fortaleza, já que possui uma beleza exuberante e oferece bastante tranquilidade para quem frequenta.

Continuação da Praia do Futuro, Sabiaguaba se separa apenas pelo Rio Cocó e, ao contrário da primeira, possui um acesso mais distante, sendo menos movimentada. Consequentemente é também uma opção com menor infraestrutura, já que são poucos quiosques e poucas opções de hospedagem próximas. A pesca é a principal atividade econômica de Sabiaguaba.

Na praia estão o Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, unidades de conservação administradas pela prefeitura de Fortaleza.

O local é ideal para quem prefere praias mais desertas para descansar, além de oferecer um visual diferente das demais praias, já que não conta com a influência dos condomínios e hotéis de alto padrão.

Praias próximas de Fortaleza

Morar perto das praias de Fortaleza é poder explorar fora de época os diversos lugares paradisíacos com uma agitação menor do que as altas temporadas geralmente oferecem. Por conta desta e outras comodidades, listamos aqui rapidamente algumas das alternativas que podem servir para um bate e volta relaxante e inesquecível:

Porto das Dunas

Na cidade de Aquiraz, a 20 km de Fortaleza, está a bela praia do famoso Beach Park, o maior parque aquático do Brasil. Com menos opções de infraestrutura, é possível encontrar algumas barracas, estacionamento, hotéis e resorts. Detalhe: não é preciso se hospedar para desfrutar dos espaços. Além de apreciar a gastronomia local, é possível fazer um passeio nas dunas. O mar é menos agitado que o da Praia do Futuro e há períodos do dia em que é possível aproveitar as piscinas naturais formadas ao longo da extensão da praia.

Prainha

Um paraíso, localizado também a cerca de 20 km de Fortaleza, reserva uma das mais conhecidas praias do Ceará. Com um pouco de tudo, mar, rio, lagoas, vegetação e dunas, proporciona um encontro único com o que há de mais exuberante na natureza. Por conta disso, há pouca estrutura para atender aos visitantes. Uma alternativa ideal para quem curte praias mais desertas e com menos intervenção humana. Na Prainha, uma atração é o divertido Insano Natural, uma referência ao brinquedo do Beach Park, que conta com uma lona sobre uma duna que desemboca em um delicioso rio.

Canoa Quebrada

Aquela foto clássica nas dunas é aqui! Em Aracati, a 160 km de Fortaleza, a praia encantadora tem um cenário paradisíaco, digno de retrato. Canoa Quebrada é definitivamente um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas da região. Se tornou point ainda nos anos de 1990, muito por conta das suas lindas dunas, sendo o passeio ideal para quem quer andar de buggy e curtir um pôr do sol inesquecível. Pelo fluxo de visitantes, a praia conta com vários restaurantes e lanchonetes próximas pra fazer aquela parada obrigatória e degustar uma deliciosa comida regional.

Morro Branco

Em Beberibe, na cidade vizinha de Fortaleza, está a Praia de Morro Branco que é um dos cartões postais da região. Nela, os registros ficam muito especiais por conta dos morros de areias avermelhadas, as falésias, que formam um lindo cenário e atraem visitantes. Lá é possível curtir o dia junto do mar tranquilo e se deliciar com os pratos dos restaurantes locais. Mas se quiser ficar um pouco mais, conte com as hospedagens da região.

Pensando em morar perto das praias de Fortaleza?

Já presente em Salvador e Recife, o QuintoAndar também faz de Fortaleza mais uma de suas capitais pela Região Nordeste. E agora você já pode alugar uma casa ou um apê na Capital Cearense sem a necessidade de fiador de aluguel ou depósito caução.
A imobiliária digital é líder isolada no mercado brasileiro, com mais de 100 mil contratos sob gestão e cerca de 10 mil novos aluguéis fechados por mês, com crescimento entre 20 e 30 vezes mais rápido que seu concorrente mais próximo. E agora é a melhor e mais rápida opção para quem quer morar perto das praias de Fortaleza.