O quarto compartilhado por irmãos é totalmente viável, mas exige muita criatividade. O resultado vai depender de serem dois meninos, meninas ou um de cada que vai dividir o espaço. De toda forma, tenha certeza de que o projeto pode ficar muito legal.

Para fazer o melhor, existem alguns detalhes a analisar. Por exemplo, a decoração do espaço infantil, a organização e a privacidade. 

Entenda como aliar todos esses aspectos e garantir o equilíbrio no quarto das crianças. 

Confira o que você vai ler por aqui:

Quais as vantagens e os desafios de um quarto compartilhado para irmãos?

As vantagens e os desafios de um quarto compartilhado para irmãos estão na capacidade de desenvolver habilidades socioemocionais, fortalecimento dos laços e na construção de um relacionamento duradouro. Isso ajuda no aprendizado do respeito do espaço e da privacidade, na cooperação e no compartilhamento. Ao mesmo tempo, pode ser motivo de brigas.

Para evitar problemas, é importante mostrar que essa solução é necessária por falta de espaço, mas que ninguém será prejudicado. Por isso, o ideal é que ambos tenham a mesma metragem de espaço.

Além disso, é possível conciliar os gostos e as preferências, mesmo quando elas são bem diferentes. Isso permite criar um ambiente com a personalidade de ambos.

Nesse sentido, vale a pena contar com a ajuda das crianças na hora de fazer a decoração de quartos compartilhados. Assim, elas podem passar a sua impressão e ajudar nos quesitos privacidade e organização, sentindo-se parte daquele ambiente.

Vantagens do quarto compartilhado por irmãos

  • Fortalecimento do laço entre os irmãos, pois há estímulo ao diálogo, à cumplicidade e ao entendimento.
  • Aprendizado para toda a vida, especialmente em relação a limites, respeito e compartilhamento.
  • Melhoria para a rotina do sono.
  • Economia, já que a decoração do quarto infantil pode ser um alto investimento.
  • Concentração da bagunça, que fica em um lugar e facilita a organização da casa.
  • Segurança emocional, porque os irmãos se apoiam e até dormem juntos quando precisam.
  • Redução do sentimento de isolamento e solidão, pois sempre haverá uma pessoa junto.

Desafios do quarto compartilhado por irmãos

  • Maior frequência de brigas, o que exige espaços bem definidos nos quartos compartilhados e boas regras de convivência.
  • Falta de privacidade, especialmente na adolescência ou quando as crianças tiverem gêneros e idades diferentes.
  • Dificuldade de concentração, porque sempre haverá barulho e um dos filhos pode querer estudar enquanto o outro brinca.

Como fazer o planejamento do espaço do quarto compartilhado por irmãos?

Veja como fazer o planejamento do espaço do quarto compartilhado por irmãos:

Atente à idade

O primeiro ponto a destacar é a idade das crianças envolvidas. Elas podem ter uma grande diferença, mas é preciso criar uma estratégia para evitar que uma das partes se sinta prejudicada.

Por exemplo, se um dos envolvidos for adolescente e o outro criança, deixe a área de brinquedos do lado de fora. Isso porque o mais velho vai precisar de um tempo sozinho e mais privacidade.

Respeite a individualidade

Pode ser que os seus filhos concordem na decoração do espaço infantil. Mas, se isso não acontecer, respeite a individualidade e demarque os ambientes de cada um deles. Isso pode ser feito com objetos, roupa de cama e até tinta na parede.

O mais fácil é deixar o quarto neutro e fazer a decoração pensando em cada um dos filhos. Assim, é possível respeitar os gostos, as personalidades e as preferências.

Leia também: Conheça os 12 principais estilos de decoração e veja qual combina com sua casa

Converse com as crianças

Nunca faça uma mudança sem conversar com os filhos primeiro, mesmo que eles sejam bebês. Eles devem saber que o quarto compartilhado entre irmãos é positivo e que terão muitas oportunidades de brincar e aproveitar.

Também conte como tudo acontecerá, explique, tire dúvidas e ouça. Se as crianças forem mais velhas, é normal que elas relatem suas inseguranças e seus medos. Então, tenha disposição para esse diálogo e mostre os pontos positivos.

Como escolher o mobiliário e o layout do quarto compartilhado por irmãos?

Veja dicas para escolher o mobiliário e o layout do quarto compartilhado por irmãos.

Defina o tema da decoração

Nem sempre é preciso fazer a mesma base para a decoração, mas é preciso que os elementos combinem entre si. Então, converse com as crianças e veja qual estilo de decoração é o mais adequado.

Aproveite para falar sobre seus esportes, filmes, animais e personagens favoritos. Tudo isso ajudará a definir o tema certo.

Escolha a paleta de cores

O mais indicado para o quarto infantil é escolher cores neutras, que passem a sensação de um ambiente mais amplo. Porém, isso não significa que você precisa colocar apenas uma tonalidade.

Na verdade, a organização dos quartos compartilhados pode contar com duas cores ou dois papéis de parede diferentes. Apenas cuide para evitar um contraste muito grande, o que levará a uma poluição visual.

Cuide com a escolha das camas

Quarto infantil para dois irmãos. Decorado com cores neutras, duas camas separadas por uma cômoda ao meio.
Quarto decorado e compartilhado entre irmãos, com camas tradicionais, separadas por uma cômoda.

Você pode escolher camas tradicionais, como na imagem acima, e colocar em cada um dos lados do quarto infantil, se existir espaço para isso. Agora, se ficar muito pequeno, o bicama e o beliche são melhores. Assim, é possível aproveitar mais o ambiente.

Também existem camas altas do estilo mezanino, que são ideais quando o dormitório tem pé-direito alto. A vantagem desse modelo é ter uma escrivaninha ou bancada na parte de baixo, o que já gera um local específico para a criança estudar.

Conhecendo os tipos de cama disponíveis, fica a dúvida: qual é melhor? Além da questão do espaço, você precisa considerar as idades das crianças.

Quando elas forem mais velhas e para adolescentes, os beliches são totalmente viáveis. Porém, para crianças menores, há o risco de queda. Além disso, assim como as bicamas, existe o risco de brigas sobre quem vai dormir em cada local. Então, pense bem.

Use móveis multifuncionais

Dois irmãos brincam em seu quarto com alguns brinquedos no chão.
Quarto compartilhado para dois irmãos, com beliche que possui gavetas, fazendo um ótimo aproveitamento do espaço.

Na decoração de quartos compartilhados, os móveis multifuncionais são peças-chave. Eles permitem otimizar o espaço, como na imagem acima, e oferecer tudo o que a criança precisa. Algumas dicas são:

  • Beliche com cômoda e estante acoplada;
  • Puffs com baú;
  • Base da cama com gaveteiro;
  • Caixas como mesa de cabeceira.

Escolha os armários certos

A tendência é que o guarda-roupa de um quarto compartilhado por irmãos seja maior. Então, vale a pena escolher um modelo com portas de correr, que economizam espaço.

Ainda considere escolher um com espelho na porta, porque isso ajuda a criar a sensação de amplitude. De toda forma, deixe o espaço interno bem separado para haver organização e evitar brigas.

Deixe um espaço para brincadeiras e leitura

Dois irmãos brincam de navegadores com duas caixas de papelão.
Espaço amplo, em quarto, para as brincadeiras.

Mesmo que o espaço seja pequeno, aproveite para deixar um cantinho para atividades e leitura. Isso é importante para promover a interação e fazer as crianças aprenderem a compartilhar desde cedo.

Por isso, vale a pena colocar almofadas, poltronas, tapetes e outros objetos que estimulem a criatividade e possibilitem as brincadeiras, como na imagem acima. Assim, fica mais fácil que os irmãos interajam.

Leia também: Dicas para montar quarto para 2 filhos e aproveitar melhor o espaço

Como garantir privacidade e delimitar espaços individuais em quartos compartilhados por irmãos?

Para garantir privacidade e delimitar espaços individuais, é preciso investir em divisórias e cortinas. Elas ajudam a criar áreas distintas em um mesmo ambiente. Também é indicado definir horários e limites para as atividades individuais, por exemplo, estudo e leitura.

Essas dicas são, especialmente, importantes quando há uma grande diferença de idade entre as crianças. Assim, elas percebem que ainda têm sua individualidade respeitada, mesmo compartilhando até a decoração de quartos.

Em alguns casos, a delimitação de espaço pode ser apenas visual. Nesse caso, a organização é uma grande aliada, assim como a diferença entre os elementos.

Leia também: 7 dicas de como dividir um quarto em dois sem dificuldades

Como dividir o quarto para dois filhos?

Para dividir o quarto para dois filhos, faça o seguinte:

  1. Defina o tema da decoração e combine o estilo;
  2. Converse com as crianças para que suas personalidades sejam destacadas;
  3. Opte por móveis multifuncionais, que são mais versáteis;
  4. Use nichos, prateleiras e organizadores para evitar a bagunça;
  5. Invista em um papel de parede, que pode ser único ou dividido de acordo com o filho;
  6. Crie uma rotina de organização.

Como fazer uma decoração criativa e funcional para quartos compartilhados?

Quarto infantil para dois irmãos, decorado com um estilo mais neutro e funcional.
Quarto infantil para dois irmãos, decorado com um estilo mais neutro e funcional.

Veja dicas para fazer uma decoração criativa e funcional para quartos compartilhados por irmãos:

  • Foque o estilo, que pode até ser neutro, como o da imagem acima, para funcionar bem para meninos e meninas;
  • Faça uma decoração atemporal, quando as crianças tiverem idades diferentes. Isso ajudará com que todos se sintam confortáveis;
  • Pense no futuro. As crianças crescem e o quarto deve ser útil com a passagem dos anos. Isso evita reformas recorrentes.

Como fazer a organização e a otimização do quarto compartilhado por irmãos?

A organização e a otimização do quarto compartilhado por irmãos devem considerar as preferências e as necessidades de cada um deles. Além disso, devem ser realizadas de forma justa, a fim de que tenham o mesmo espaço disponível. Assim, cada local deve ser destinado para a guarda de brinquedos, roupas e objetos pessoais, sendo que é possível utilizar prateleiras e divisórias para a separação.

Nesse sentido, existem duas principais dicas: 

  • A primeira delas é contar com móveis planejados. Eles permitem otimizar o espaço da melhor forma possível, evitando perdas. Assim, é possível criar soluções personalizadas para objetos específicos ou cantos mal aproveitados e até inutilizados.
  • A segunda dica é usar diferentes tipos de organizadores. Eles garantem que os brinquedos e as roupas fiquem no lugar certo. Assim, coloque cabides para as peças e coloque cestas e caixas de brinquedos para itens compartilhados e pessoais.

Ainda é uma boa pedida colocar cabideiros. Eles podem ser inseridos em paredes ou atrás da porta e servem para colocar mochilas, bolsas, casacos etc.

Quais atividades e brincadeiras promovem a convivência saudável entre irmãos?

Três irmãos, ainda crianças, jogando videogame no quarto.
Três irmãos, que dividem quarto, compartilham o momento de se divertir no videogame.

As atividades e brincadeiras que promovem a convivência saudável entre irmãos são aquelas que estimulam a autonomia, a independência e a capacidade autônoma de resolução de conflitos. Assim, é possível incentivar a pintura, as brincadeiras de bonecas e carrinhos, a montagem de blocos etc. Tudo depende da idade.

De toda forma, algumas dicas importantes são:

  • Ensine a dividir, mostrando por que vale a pena compartilhar os brinquedos;
  • Mantenha-se justo, mesmo considerando a diferença de idade;
  • Estabeleça uma comunicação clara para educar e traçar limites;
  • Proponha soluções em caso de conflitos. A resposta vai depender da situação, mas é necessário verificar o que pode ser feito.

Que tal encontrar o imóvel certo para a sua família?

Com todas essas dicas, você já pode fazer um quarto compartilhado entre irmãos, sabendo que é possível ter um espaço infantil com privacidade, organização e o que mais desejar.

Agora, que tal achar o imóvel ideal para você se sua família, do jeito que vocês precisam? Utilize os filtros de busca disponíveis na plataforma do QuintoAndar, selecione as características que preferir e encontre um novo lar!

Acesse o site ou app do QuintoAndar para achar o imóvel ideal!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Leia também: Entenda o conceito do quarto montessoriano e conheça suas vantagens para as crianças

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.