Um ambiente lúdico, que estimula as descobertas e proporciona o desenvolvimento da autonomia, assim é o quarto montessoriano, que combina uma metodologia de ensino com decoração. 

O estilo montessoriano foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, no começo do século XX. No início, o objetivo da metodologia era facilitar o aprendizado de crianças com alguma deficiência intelectual. 

Contudo, conforme os estudos sobre essa técnica foram avançando, os educadores perceberam que o estilo montessoriano poderia beneficiar todas as crianças. 

Por isso, o método montessoriano tem sido cada vez mais aplicado por educadores e pais. Continue lendo este texto para entender melhor sobre essa metodologia e para descobrir como decorar um quarto montessoriano para crianças.

Navegue pelo conteúdo:

O que é um quarto montessoriano?

Quarto montessoriano decorado com almofadas e luminária. Imagem disponível em Canva.
Exemplo de quarto montessoriano, decorado com almofadas divertidas e ao alcance da criança.

Um quarto montessoriano é um ambiente que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança e ajudar os pequenos a praticarem um senso de autonomia.

Por isso, para decorar um cômodo de acordo com o método montessoriano, é preciso levar em consideração a ergonomia da criança. Isso porque os móveis e objetos precisam ficar em um local de fácil acesso.

Sendo assim, em um quarto montessoriano, a própria criança deve ser capaz de alcançar os brinquedos, livros e roupas, ou qualquer outro objeto, por conta própria.

Além disso, é importante que esse ambiente apresente alguns estímulos, como quadros coloridos, fotos dos familiares, paredes com desenhos e objetos divertidos para estimular a criatividade da criança.

Dica de especialista

Thais Akar

Arquiteta no Akar Arquitetura

“O quarto montessoriano é um quarto feito para estimular ao máximo o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. É levado em consideração principalmente a altura da criança, em que os objetos e móveis estão de fácil acesso, para que ela possa usufruir de todo o ambiente, criando uma primeira autonomia e segurança para suas atividades no quarto.”

Quais são os benefícios do estilo montessoriano?

Um quarto montado com o método montessoriano contribui para que a criança desenvolva a autonomia. Isso porque ela não vai precisar que um adulto alcance os objetos que ela quer pegar.

Além disso, um quarto montessoriano ajuda a estimular a curiosidade e os sentidos da criança, já que ela vai poder explorar o ambiente de várias maneiras — auxiliando no aprendizado e na criatividade.

Leia também: 7 ideias de decoração de quarto infantil para se inspirar

Qual é a melhor idade para montar um quarto montessoriano?

É possível montar um quarto montessoriano para crianças de todas as idades, até mesmo para bebês.

Contudo, para que esse ambiente seja sempre atrativo e estimulante, é necessário adequá-lo de acordo com o crescimento da criança.

Como fazer um quarto montessoriano?

A decoração para quarto montessoriano é lúdica e respeita a ergonomia da criança. Se você quer estimular a autonomia e a criatividade dos seus filhos, confira a seguir cinco dicas de como criar esse ambiente na sua casa:

1. Escolha os móveis apropriados

Quarto montessoriano com quadro decorativos, cama e móveis rebaixados. Imagem disponível em Canva.
Quarto estilo montessoriano, com cama e móveis rebaixados, o que facilita a locomoção e acesso para a criança.

A primeira etapa na decoração de quarto montessoriano é a escolha dos móveis do ambiente, que precisam respeitar o tamanho da criança.

Por isso, no estilo montessoriano, é comum escolher móveis baixos, sem quinas ou acabamentos pontiagudos.

Nesse estilo, também é comum substituir os berços e as camas tradicionais por camas baixas, ou até mesmo apenas por um colchão no chão, o que pode ficar muito bem em um quarto montessoriano simples.

Essa substituição é feita para que a criança consiga sair da cama sem precisar da ajuda de um adulto. Contudo, se o seu filho for muito pequeno, pode ser necessário colocar uma barra de proteção na cama durante à noite para evitar quedas. 

No caso dos armários, o ideal é que eles também sigam o estilo montessoriano. Sendo assim, a criança deve ser capaz de abri-los e pegar as roupas e sapatos que desejar.

Alguns pais ainda decidem substituir o guarda-roupa por uma arara, para facilitar ainda mais o acesso da criança às suas roupas.

2. Deixe os brinquedos em um local de fácil acesso

Quarto montessoriano com mesa e cadeiras pequenas, de acordo com a altura de uma criança. Imagem disponível em Canva.
Conjunto de mesa e cadeiras pequenas, ideal para crianças utilizarem.

Como um dos objetivos do quarto montessoriano é promover a autonomia da criança, o ideal é que os brinquedos, livros e demais objetos fiquem guardados em um local no qual o seu filho possa pegá-los sozinho.

Sendo assim, separe uma parte do quarto para guardar esses objetos ou instale nichos e prateleiras em uma altura que fique fácil para a criança pegar as peças guardadas ali. 

3. Coloque um ou mais tapetes no quarto

Quarto montessoriano com piso coberto por tapete. Imagem disponível em Canva.
Quarto montessoriano decorado, com piso coberto por tapete.

Os tapetes também fazem parte do estilo de decoração montessoriano. Isso porque essas peças ajudam a estimular o sentido de tato nas crianças, já que os pequenos vão poder sentir diferentes texturas enquanto se locomovem pelo quarto.

Além disso, os tapetes também podem ajudar a amortecer eventuais quedas. Caso o seu filho tenha alguma alergia ou problema respiratório, opte por tapetes feitos com tecidos antialérgicos ou de borracha.

4. Utilize elementos que estimulam a criatividade

Quarto montessoriano decorado com papel de parede, tapete e jogos para crianças. Imagem disponível em Canva.
Quarto infantil decorado com papel de parede e objetos divertidos, que estimulam as crianças.

Para promover o desenvolvimento da criança também é importante escolher elementos que estimulem a criatividade.

Sendo assim, aposte em quadros, brinquedos e objetos de decoração coloridos. Outro elemento muito usado nesse estilo são as fotos de familiares. Dessa forma, desde pequeno o seu filho vai aprender a reconhecer os parentes.

Instalar um espelho no quarto montessoriano também pode ser uma boa forma de fazer com que a criança desenvolva os seus sentidos. 

Além disso, para estimular ainda mais a criatividade do seu filho, você pode instalar lousas no quarto para que a criança desenhe. 

Dica de especialista

Uma dica é colocar cores nos detalhes, para que haja estímulos – mas não exagerados – além de itens organizadores, para que a criança aprenda desde cedo a virtude e disciplina da organização.

Thais Akar, Arquiteta no Akar Arquitetura

5. Invista na segurança

Pensar na segurança é fundamental na hora de planejar um quarto montessoriano. Dessa forma, é possível garantir que o seu filho vai desenvolver a autonomia e a criatividade sem correr nenhum risco.

Algumas das principais dicas que você pode seguir para garantir um quarto montessoriano seguro são:

  • Colocar protetores nas tomadas ou deixá-las escondidas atrás dos móveis;
  • Colocar protetores em móveis com quinas;
  • Colocar grades ao lado da cama para evitar que a criança caia enquanto dorme;
  • Instalar redes de proteção nas janelas;
  • Colocar alguma barreira na porta do quarto para impedir que a criança saia desse cômodo sozinha.

Sua casa nova com quarto montessoriano

Se você quer fazer um quarto montessoriano para o seu filho, mas ainda não encontrou a casa perfeita para isso, conte com a ajuda do QuintoAndar para encontrar um novo lar.

Aqui você encontra uma grande variedade de casas e apartamentos disponíveis — para venda ou locação — em várias cidades brasileiras. Com os mais de 70 filtros de busca, você pode encontrar o imóvel perfeito para fazer um quarto acessível e estimulante para seus filhos!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.