Independente se você mora em casa ou apartamento, varandas e sacadas sempre são uma preocupação para quem tem crianças ou pets. 

E, por conta disso, muitas vezes precisamos deixar a estética de lado e pensar apenas na segurança de todos os moradores e, nesses casos, recorremos à tela de proteção para varanda

Elas são fundamentais para evitar acidentes quando há risco de queda e isso vale também para os adultos. O local mais comum de colocarmos é nas sacadas, porém você também pode instalar as redes de proteção nas escadas, mezaninos e janelas, de acordo com a sua necessidade. 

Navegue pelo conteúdo: 

O que é e para o que serve uma tela de proteção para varanda 

Tela de proteção ou rede de proteção são termos usados para falar de um conjunto de malhas entrelaçadas, não metálicas, que tem como objetivo proteger as pessoas contra o risco de queda e passagens involuntárias. 

São elas que vão impedir a queda de objetos, pessoas e até mesmo animais que circulam naquele ambiente. Por isso, se você mora em apartamento ou em casa, é sempre bom levar em consideração instalar uma tela de proteção. 

Por que ter uma tela de proteção para varanda 

Se você tem crianças, pets e até mesmo pessoas idosas em casa é recomendado que você instale uma tela de proteção pelo menos na varanda ou sacada. E, se você não se encaixa em nenhuma dessas condições, mas costuma receber com frequência a visitas de crianças em casa, recorrer a essa segurança também deve ser pensado.  

Se você quiser fazer um investimento maior, recorrer a blindex e fechamento de vidro em toda a sacada ou varanda também pode ter uma opção efetiva, porém mais cara – além de vedar a ventilação. 

Tipos de tela de proteção 

Se a ideia é proteger sua casa ou apartamento com telas de proteção para varanda, você deve tomar muito cuidado na hora de escolher o material ideal para o seu caso. Afinal, a opção errada pode deixar você com uma falsa sensação de segurança. 

Conheça os dois tipos mais comuns e as características e especificações de cada uma: 

Tela de proteção de Polietileno

O polietileno é um polímero termoplástico conhecido por sua durabilidade e economia. Devido a sua composição química, oferece muita resistência ao clima e ao tempo e não absorve água. Apesar de ser extremamente leve, possui uma vida útil longa por conta de suas características e, com isso, traz ainda mais segurança para proteger crianças e animais de estimação. 

Tela de proteção de Poliamida

Outra opção de material disponível é a composição de Poliamida. A poliamida também é um polímero termoplástico, porém mais usado para a fabricação de fibras sintéticas – é da mesma família do Nylon e está mais próximo de ser um tecido.

Por conta disso, a tela de proteção de Poliamida é menos indicada para esse tipo de proteção em casa, pois em comparação a de Polietileno, são bem menos resistentes e sua durabilidade também é menor. Portanto, para esse tipo de proteção, prefira sempre aquela que proporciona mais segurança e conforto para a sua família.

Passo a passo de como instalar tela de proteção para varanda

Agora que você já sabe o que é, para o que serve e quais os tipos de tela de proteção para varanda, chegou a hora de conhecer o passo a passo de como fazer a instalação da sua rede. Vamos lá? 

1. Tire as medidas

Antes de tudo, você precisa tirar as medidas do local que irá instalar sua rede de proteção. Lembre-se de medir largura e altura e comprar uns centímetros a mais da tela caso precise fazer algum ajuste na hora da instalação. 

2. Fixe os ganchos

Com as medidas em mãos, utilize uma furadeira para fazer os furos onde serão fixados os ganchos de sustentação. É recomendado que a rede esteja bem esticada, por isso,  faça um novo furo para o gancho a cada 30 cm de tela.

3. Instale a tela de proteção

Com os ganchos devidamente instalados e fixos, comece a colocar a tela em seu devido lugar. Em seguida, encaixe cada canto da tela de proteção de maneira esticada, sem deixá-la frouxa. 

4. Garanta sustentação

Para garantir a sustentação da rede, é recomendado utilizar um cordão naval entrelaçado nos ganchos. Dessa forma, coloque um entre o gancho e outro fora, na sequência, até o fim da rede. E não se esqueça: mantenha a tela bem esticada e fixa para que o objetivo de segurança máxima seja alcançado.  

Lembrando que a instalação pode parecer prática, mas quando se trata de segurança, caso você não esteja 100% seguro do que está fazendo, recomendamos contratar uma empresa especializada. Assim, você tem a garantia de que todo trabalho está sendo feito da forma correta.

Prontinho, agora é só curtir com a família sem preocupação de quedas ou acidentes na varanda. 

Preocupe-se com a segurança de casa, nós te ajudamos a encontrar o lar ideal

Agora que você já aprendeu quais são os benefícios de uma tela de proteção para varanda e até mesmo como instalar a sua, esperamos que consiga aplicar nossas dicas e garantir ainda mais segurança para a sua família. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E se você quer mais dicas de decoração e organização, continue navegando no MeuLugar para acompanhar diversas dicas e ideias para deixar seu lar mais personalizado e funcional.
Agora, se está pensando em se mudar para um novo lar, seja um apartamento ou uma casa – onde, inclusive, você já poderia alugar ou comprar com telas de proteção instaladas – conte com o QuintoAndar. Aproveite os nossos mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar um espaço do jeito que você sempre sonhou!