O que é que a Bahia tem para atrair tantos moradores e visitantes que não se limitam apenas à Capital Baiana? Pois bem, tem dendê, acarajé, vatapá, Carnaval, Pelourinho, Lauro de Freitas e também as trilhas em Salvador!

Sem dúvidas e com uma lista longa de atrativos, não falta o que fazer em Salvador e nos municípios que se avizinham a menos de 2h de distância. A região oferece uma vasta natureza para explorar trilhas em parques, estradas de terra, com cachoeiras e praias próximas e muito mais.

Então, acompanhe a leitura conosco para conhecer um roteiro de tirar o fôlego, repleto de opções para aventureiros de todos os gostos e idades!

Navegue pelo conteúdo:

Trilhas em Salvador

A Capital Baiana é popularmente conhecida por sua riqueza cultural e natural, mas além dos pontos turísticos urbanos, a região abriga tesouros naturais em forma de trilhas desafiadoras e cachoeiras exuberantes.

Então, vamos explorar algumas opções de trilhas nas proximidades de Salvador?

Natureza deslumbrante próxima a Salvador

As trilhas que compõem a natureza deslumbrante nas proximidades de Salvador e seus municípios vizinhos são como verdadeiros convites à aventura, descoberta e contemplação à beleza da região.

Em meio à exuberante Mata Atlântica, esses caminhos serpenteiam por paisagens diversificadas, revelando cachoeiras majestosas, poços de águas cristalinas e uma rica biodiversidade.

Com níveis distintos de dificuldade, cada trilha oferece uma experiência única, desde percursos mais desafiadores, ideais para os amantes do ecoturismo, até caminhos acessíveis para toda a família.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Veja a seguir alguns dos pontos mais conhecidos da região para explorar por trilhas:

1. Parque São Bartolomeu

Dentre os parques em Salvador, o Parque São Bartolomeu está localizado a aproximadamente 20 km do Centro, a poucos minutos de um dos cartões postais mais famosos da Bahia, o Elevador Lacerda.

Além de se tratar de uma área de proteção ambiental, o parque é conhecido por ser um espaço de culto às religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda.

A trilha, com duração média de 2h30, leva os visitantes a explorar cinco cachoeiras, sendo a Cachoeira de Oxumarê a única adequada para banho.

Para visitar as cachoeiras do parque é recomendado participar das trilhas coletivas, organizadas por grupos locais, para garantir uma experiência mais segura.

  • Localização: Aproximadamente 20 km do centro de Salvador, na Rua Oito de Novembro, 78 – Pirajá
  • Extensão: A trilha principal tem cerca de 2,5 km (ida e volta)
  • Tempo estimado: Aproximadamente 2h30, considerando um ritmo tranquilo com paradas para apreciar as cachoeiras

2. Cachoeira dos Índios

A aproximadamente 1h30 de Salvador, no município de Esplanada, a Cachoeira dos Índios está localizada às margens do Rio Subaúma, e é considerada uma das mais bonitas da Bahia.

A estrada de terra que dá acesso à cachoeira leva a uma trilha de nível considerado fácil, sendo uma opção mais acessível a todos os amantes da natureza.

Nela, uma queda d’água de 5 metros forma um poço atraente, cercado pela Mata Atlântica que, depois da caminhada, oferece um refrescante banho.

E se bater aquela sede ou vontade de comer algo, há ainda uma pequena estrutura local para petiscar porções e bebidas nas imediações da cachoeira.

  • Localização: Aproximadamente 1h30 de Salvador, no município de Esplanada
  • Extensão: Trilha curta, cujo acesso inclui estrada de terra
  • Tempo estimado: Cerca de 30 minutos a pé até a cachoeira

3. Cachoeira do Urubu

A Cachoeira do Urubu, também conhecida como Mãe D’Água, oferece uma experiência em meio à natureza preservada em Santo Amaro, município a cerca de 1h30 de Salvador.

A trilha de 9 km, ida e volta, tem um nível mediano de dificuldade, proporcionando vistas espetaculares, incluindo no roteiro também a Cachoeira Véu de Noiva e os cânions do Rio Sergi.

Os passeios até a Cachoeira do Urubu frequentemente incluem o Vale do Rio Sergi e a Ponte Férrea, que são alguns dos pontos turísticos mais legais para tirar fotos.

É recomendado o uso de tênis, já que em muitas partes a trilha pode estar um tanto escorregadia,  além de levar repelente, protetor solar e garrafas de água.

  • Localização: Aproximadamente 1h30 de Salvador, em Santo Amaro, povoado de Oliveira dos Campinhos
  • Extensão: 9 km (ida e volta)
  • Tempo estimado: Média de 4 a 5 horas, considerando um ritmo moderado

4. Cachoeira de Dona Zilda

A Cachoeira de Dona Zilda é um tesouro escondido a cerca de 1h20 de Salvador, próximo à Praia de Imbassaí, no município de Mata de São João.

Essa cachoeira oferece uma queda d’água encantadora entre pequenas pedras, com um poço propício para banho, ideal para quem busca uma experiência mais intimista com a  natureza, já que se trata de uma localidade menos movimentada.

Isso porque ela tem acesso por meio de uma propriedade privada próxima à praia, com acesso por uma estrada de terra, sendo fundamental confirmar os horários de funcionamento com antecedência.

Como não há vendas de alimentos no local, é melhor optar por levar alimentos práticos, água e repelente, garantindo uma jornada tranquila e refrescante.

  • Localização: Próxima à Praia do Imbassaí, em Mata de São João
  • Extensão: Não há uma trilha significativa, apenas um caminho de terra para acessar a cachoeira
  • Tempo estimado: Pode variar algumas horas, dependendo do tempo que deseja aproveitar o local

5. Cachoeira do Lobão

Já para os aventureiros que gostam de fazer trilhas com bike, a Cachoeira do Lobão fica a aproximadamente 30 km de Salvador, na cidade de Lauro de Freitas, próxima ao aeroporto da cidade.

Na Via Parafuso no sentido Salvador, a cachoeira é cercada pela Mata Atlântica, com ponto de partida no Portão, em Lauro, oferecendo uma pequena queda d’água e um poço ideal para momentos de relaxamento em meio à natureza.

De bicicleta, o acesso à Cachoeira do Lobão envolve uma trilha de intensidade moderada, de aproximadamente 60 km no total (ida e volta), com um banho recompensador em águas cristalinas.

  • Localização: Aproximadamente 30 km de Salvador, na cidade de Lauro de Freitas
  • Extensão: Trilha de aproximadamente 60 km (ida e volta) para ciclistas
  • Tempo estimado: Em média, 2h de pedalada, considerando um ritmo moderado

Mais parques com trilhas em Salvador

  • 6. Parque das Dunas: Maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil, com mais de 6 milhões de m² e espaços educativos e trilhas. A visitação custa R$ 20 e ocorre de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, e sábado das 8h às 12h.
  • 7. Parque de Pituaçu: Considerada a maior reserva ecológica da cidade, com 425 hectares, possui trilhas ecológicas, ciclovia de 15 km e áreas de lazer. Vale fazer um agendamento prévio para passeios e trilhas. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h. Entrada gratuita.
  • 8. Parque da Cidade: Com 724 mil m², preserva a Mata Atlântica e oferece trilhas para caminhadas. Funciona das 5h às 22h, e a entrada é gratuita. Para grupos, o ideal é contatar previamente para mais informações sobre as trilhas.
  • 9. Jardim Botânico: Área de conservação com 160 mil m², aberta à visitação pública, com trilhas em diferentes níveis de dificuldade. Funciona de terça a sexta, das 8h às 16h30. Entrada gratuita.

Comheça trilhas de Salvador para encontrar o seu novo lar

Gostou de conhecer as opções de trilhas, entre parques, cachoeiras e a bela Mata Atlântica nas imediações da Capital Baiana? Pois imagine contar com a natureza da Bahia para aproveitar os momentos de lazer mais perto de casa?

É simples! Se você mora em Salvador ou está pensando em fazer uma mudança para a cidade, conte com o QuintoAndar para encontrar o seu lar, do jeitinho que você deseja!

Você encontra as melhores opções de imóveis, para comprar ou alugar, tudo com o mínimo de burocracia, e ainda pode usar os filtros inteligentes para deixar sua busca com as características que atendam melhor às suas necessidades.

Clique aqui para navegar em nosso mapa e encontrar imóveis para alugar em Salvador ou veja abaixo outras opções.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.