Como é morar no tradicional bairro do Bixiga?

Você sabia que o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, localizado no distrito da Bela Vista, não é oficialmente um bairro?

Pelo menos não de acordo com a divisão administrativa do município.

Bexiga ou Bixiga?

A primeira vem da denominação que recebeu o loteamento da antiga Chácara do Bexiga, em 1890, chamada desta maneira porque seu dono era conhecido como Antônio Bexiga.

Já Bixiga se refere ao matadouro público que vendia bexigas de boi, construído em 1774. Em 1878, um jornal da cidade anunciou a comercialização da área das “matas do Bixiga”, dando início ao processo de loteamento e formação do bairro.

Bexiga ou Bixiga, o que importa é que o bairro é um dos mais adorados pelos paulistanos.

Os italianos eram maioria no Bixiga no final do século XIX. Mas, com o passar dos anos o bairro foi recebendo negros e outros imigrantes que também contribuíram culturalmente na formação da região.

A principal herança deixada pelos italianos e, hoje, conservada pelos seus descendentes é a tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita.

A festa dura todo o mês de agosto e é localizada na Rua Treze de Maio, onde está a Paróquia Nossa Senhora Achiropita.

A comunidade negra, que no início da sua imigração para a região se concentrava próxima à Avenida Nove de Julho, também contribui com um dos estilos musicais mais brasileiros: o samba.

Em 1930, foi fundada a escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais do carnaval brasileiro. O Bixiga, então, virou um reduto do samba paulistano e de cantores famosos, como Adoniram Barbosa, que não nasceu no bairro, mas virou frequentador assíduo e até homenageou a região com a canção “Samba no Bixiga”.

No coração do Bixiga está a Rua Treze de Maio, que abriga o melhor da gastronomia e atrações culturais da região. O bairro também faz divisa com Avenida Paulista, Rua da Consolação e o distrito da Sé, no Centro de São Paulo.

Além disso, o Bixiga é de fácil acesso para quem necessita de transporte público, com quatro estações de metrô: Brigadeiro e Trianon-Masp da Linha Verde, e Vergueiro e São Joaquim da Linha Azul, e rede de ônibus que conecta a região com toda a cidade.

A diversidade no tamanho e estilo de imóveis também agrada os moradores em potencial do bairro. Desde aqueles que preferem um imóvel mais moderno, aos que são fãs dos mais clássicos nos prédios históricos da região.

Está pensando em se mudar para o Bixiga? Veja mais informações sobre o bairro