O Zoológico de São José do Rio Preto é uma das boas opções de lazer para quem mora nesta que é uma das melhores cidades do interior de SP para se viver.

Mas você sabia que, além de um local de lazer e visitação, o zoológico também é um espaço que recebe animais resgatados e conta ainda com um centro de educação socioambiental voltado para a conscientização da população?

Pois bem, caso ainda não saiba sobre o lugar e esteja em busca de mais informações, neste artigo te contamos como funciona a estrutura do Zoológico de São José do Rio Preto, o que encontrar por lá e como chegar ao espaço.

Navegue pelo conteúdo:

História

O Zoológico e Bosque Municipal de São José do Rio Preto foi fundado em 1973, em uma área de mata nativa da região.

Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o zoo está desde 2017 passando por mudanças conceituais internas, que envolvem o processo de revitalização do espaço enquanto centro de preservação e manutenção de espécies e de educação socioambiental.

+ Leia também:
Parque da Represa Municipal: conheça um dos cartões postais de São José do Rio Preto
Teatro Municipal Paulo Moura: conheça um dos principais palcos de eventos e espetáculos de São José do Rio Preto

Cooperação e parcerias

O Zoológico de São José do Rio Preto integra a Associação de Zoológicos e a Aquários do Brasil (Azab) que, em 2018, assinou junto ao Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) um Acordo de Cooperação Técnica.

Válido por cinco anos, o acordo previa elaboração, implementação, manutenção e coordenação dos programas de manejo de espécies ameaçadas em zoológicos e aquários brasileiros, além de outras parcerias de conservação.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Zoobotânico de Rio Preto

No final de 2022, por conta da nova proposta, o local passou a ser chamado de Zoobotânico. E em 2023 comemora os 50 anos de sua criação.

O programa de conservação das espécies do Zoobotânico conta com o apoio de instituições socioambientais, além de técnicos e pesquisadores.

Visitação ao Zoológico de São José do Rio Preto

O zoo conta com uma visitação anual de aproximadamente 200 mil pessoas, sendo cerca de 2 a 3 mil por semana e, em épocas de feriados e férias, a média de visitas chega a dobrar.

Aos finais de semana, esse público conta com muitas famílias e, em dias úteis, os que mais fazem visitas são alunos das escolas de São José do Rio Preto e região.

Estrutura

A estrutura do Zoobotânico conta com aproximadamente 300 animais, divididos entre 75 espécies, ocupando uma área de 14 hectares de um fragmento isolado de floresta.

Durante o passeio, os visitantes podem ver animais, como:

  • Anta
  • Arara canindé
  • Babuíno amarelo
  • Cachorro-do-mato
  • Carcará
  • Casuar-de-capacete
  • Coruja suindara
  • Ema
  • Gato mourisco
  • Hipopótamo
  • Jabuti
  • Jacaré-do-papo-amarelo
  • Jiboia
  • Leão
  • Lobo-guará
  • Macaco-aranha de cara preta
  • Macaco-prego
  • Onça-parda
  • Onça-pintada
  • Papagaio do mangue
  • Pavão azul e verde
  • Quati
  • Sagui de cara branca
  • Tigre
  • Tucano toco

Sanitários, mesas e bancos fazem do espaço um lugar ideal para as famílias e crianças aproveitarem as pausas no passeio para fazer piqueniques e lanches.

Museu do Bosque Municipal

No complexo do Zoobotânico tem ainda o Museu do Bosque Municipal, área em que o público conhece uma exposição de animais empalhados (taxidermizados) da fauna brasileira.

Atendimento aos animais

Foto que ilustra matéria sobre o Zoológico de São José do Rio Preto mostra funcionários empurrando uma maca com uma onça-parda em cima.
Onça-parda resgatada (Foto: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto)

Sabe aqueles animais que são vítimas de atropelamentos, queimadas, maus tratos, tráfico ou estão órfãos? Pois bem, o Zoobotânico realiza o atendimento desses animais silvestres, geralmente encaminhados pela Polícia Militar Ambiental, pelo Ibama e Corpo de Bombeiros.

Atendendo cerca de 110 municípios da Região Noroeste de São Paulo, os animais passam pelo zoo para receber tratamentos e serem devolvidos à natureza sempre que possível.

Agora, quando o retorno aos seus habitats não é viável, os bichinhos passam a fazer parte do plantel ou são encaminhados a outras instituições de proteção.

Educação ambiental

O Zoobotânico também conta com o Centro de Educação Ambiental (CEA), que é uma área voltada para a conscientização do impacto ambiental causado pelo nosso consumo e outros conhecimentos socioambientais.

Então, são desenvolvidas diversas atividades lúdicas em grupos, desde a exibição de filmes e visitas ao Museu de Biologia de Animais Taxidermizados e à Biblioteca, onde estão vários livros de temáticas ambientais.

Nesse caso, as visitas são realizadas a partir de um agendamento prévio e tem monitoramento dos técnicos do zoo, que contam curiosidades e compartilham diversos conhecimentos sobre os animais.

Visitas técnicas

Os estudantes de cursos superiores como, Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia, também podem agendar visitas técnicas para conhecer a rotina e atividades exercidas no Zoobotânico.

Assim, o técnico do zoo apresenta as instalações administrativas e operacionais, mostra como são preparados os alimentos, além de explicar mais sobre a rotina de exames periódicos e os atendimentos dos animais.

Como chegar

O Zoobotânico está próximo ao campus da Unesp/Ibilce, a poucos metros da Rodovia Transbrasiliana, no bairro Jardim Nazareth.

Informações sobre o funcionamento

Endereço: Rua José Deguer, s/nº – Jardim Nazareth 
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Telefone: (17) 3225-3930

Para visitas monitoradas de escolas, que tem duração de aproximadamente 1h30, o agendamento deve ser feito previamente, já que são acompanhadas por estudantes de biologia e técnicos do Zoológico.

Veja no mapa a localização exata do Zoológico de São José do Rio Preto:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.