Mudar de endereço, muitas vezes, é uma das alternativas que uma pessoa ou uma família podem aproveitar quando almejam mais qualidade de vida. E para muitos, o cenário de pandemia motivou essa busca. Principalmente para quem ainda prefere morar nas grandes cidades, procurar bairros com uma infraestrutura maior ou até mesmo uma vizinhança mais residencial é uma boa solução. No caso dos paranaenses, a capital do estado oferece regiões para todos os gostos. Por isso, preparamos uma lista de 10 bairros nobres de Curitiba.

Referência em mobilidade

Referência mundial em mobilidade urbana, desde 1974 a Capital Paranaense utiliza a conversão de ruas em eixos de transporte por meio do esquema de ônibus de trânsito rápido (BRT). O modelo, copiado em mais de 170 cidades em todos os continentes, incorpora linhas interbairros, expressos (ligeirinhos) e ônibus convencionais, ligando a cidade de norte a sul. 

Por essas e outras razões, que você verá por aqui, os bairros nobres de Curitiba possuem inúmeras vantagens e diferenciais que tornam o dia a dia dos moradores mais confortável e seguro. E, se você busca tranquilidade e comodidade, este artigo traz dicas de lugares que prometem ficar no seu radar.

Navegue pelos bairros nobres de Curitiba:

Bairros nobres de Curitiba: Batel

Foto que ilustra matéria sobre os bairros nobres de Curitiba mostra o Castelo Batel
Castelo Batel (Foto: Instagram oficial)

Em sua história, conta-se que em 1854 um alfaiate chamado Torquato Paulino montou uma pequena embarcação (também chamada batel) pra celebrar uma festa tradicional da época, a do Espírito Santo. Como o Batel de Torquato impressionou a todos, logo passaram a chamar a região pelo nome. 

O bairro é tão nobre e tradicional, que uma das construções históricas presentes no bairro é o Castelo do Batel (foto), que data de 1924. O espaço é um dos centros de eventos mais desejados da cidade pra celebrar casamentos, formaturas, apresentações, entre outros eventos.

Compras e Lazer no Batel:

O Batel é um dos bairros mais conceituados da cidade e conhecido por suas ruas arborizadas, belas praças e shoppings de alto padrão. Conheça alguns desses lugares:

● Praça do Japão: principal área pública de lazer do bairro e um dos mais conhecidos pontos turísticos de Curitiba, a praça conta com com 14 mil m² de área e é um pedacinho do Japão na cidade, com pequenos lagos e cascatas, cerejeiras e o Memorial da Imigração Japonesa.

● Shopping Crystal: inaugurado em 1996, é uma referência no bairro, tanto por suas lojas quanto por bons restaurantes, como o Paris 6 e o Coco Bambu;

● Pátio Batel: shopping com lojas de grifes como Dolce & Gabbana, Empório Armani, Gucci, Hugo Boss e Prada, além de cinemas e restaurantes como Pobre Juan, La Pasta Gialla, Saj, Ristorantino, Varenne e Jamie’s Italian.

Foto que ilustra matéria sobre os bairros nobres de Curitiba mostra o shopping Pátio Batel
Shopping Pátio Batel (Foto: Instagram oficial)

Segurança no Batel

Por estar bem próximo ao ponto central da cidade, o bairro do Batel é também um dos mais seguros e conta com constante vigilância, tanto por parte do patrulhamento público, como também das empresas privadas contratadas, que prestam apoio junto aos comércios e condomínios da região.

Mobilidade no Batel

Um dos principais endereços do bairro que conecta as atividades e atrações listadas aqui é a Avenida do Batel, que também leva a outras partes atrativas da cidade. Também conhecido como o segundo centro, o bairro é de fácil acesso por transporte público.

Bares e restaurantes no Batel

  • Hard Rock Café: filial da famosa rede internacional de restaurantes;
  • Rua Bispo Dom José: endereço badalado de Curitiba, chamada pelos curitibanos de Avenida Batel, é ponto de encontro de bares e baladas, com bares, restaurantes e cafeterias de diversas especialidades, como:
    • Ronin Oriental Cuisine: ideal pra quem aprecia pratos típicos da culinária japonesa e gosta de um ambiente mais casual;
    • Taco El Pancho: com um ambiente mexicano familiar, o restaurante possui área infantil, paredes coloridas, iluminação descontraída e típica música tradicional;
    • Sheridan’s Irish Pub: como manda a tradição irlandesa, o pub aconchegante conta com comida típica e – claro – cerveja, além de sofás e música ao vivo;
    • Cafeteria One Coffee: um point gastronômico descolado que serve cafés de barista com lanches artesanais deliciosos;
    • Pobre Juan: localizado no Pátio Batel, é ideal pra quem aprecia cortes de carnes nobres com acompanhamentos variados, carta de vinhos, doces e clima elegante;
    • Taj Bar: um sofisticado bar temático com estilo de Bali e clima praiano, que conta com música e cozinha refinada.

Imóveis para alugar no Batel

Veja as opções de imóveis pra alugar no Batel pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Água Verde

Um dos mais tradicionais de Curitiba, o bairro conta com variedade de comércios e serviços, fica próximo ao Centro e tem fácil acesso aos principais pontos da cidade. Parte da história por trás do nome Água Verde surgiu em virtude das algas do rio que, hoje, canalizado, corre em boa parte no subterrâneo.

Mobilidade no Água Verde

O bairro possui mais de 5km de extensão, é arborizado e tem praças e áreas de lazer. Os moradores contam com diversas linhas de ônibus, incluindo expressos biarticulados, que fazem a ligação do eixo Norte-Sul da cidade. É também no bairro nobre da Água Verde que fica o famoso estádio do Athlético Paranaense, palco de grandes atividades esportivas. 

Esportes e Lazer no Água Verde

Conheça algumas das principais opções para quem gosta de esportes ou busca áreas ao ar livre para o lazer:

  • Arena da Baixada: que além de jogos de futebol, o estádio do Athlético Paranaense também recebe shows, eventos e outras competições;
  • Praça Afonso Botelho: conhecida como Praça do Athlético, está localizada ao lado da Arena e conta com espaços esportivos como quadras, salas de ginástica, playground pra crianças, ciclovia e pista de caminhada;
  • Clube Curitibano: fundado em 1881, é um dos mais tradicionais da Capital Paranaense;
  • Clube Sociedade Água Verde: poucos anos mais novo, foi aberto em 1905, por organização de moradores, em sua maioria imigrantes europeus, como alemães, italianos, portugueses e poloneses.
Arena da Baixada (Foto: Shutterstock)

Compras no Água Verde

O bairro tem alguns centros de compras importantes para os seus moradores, sendo que a maior referência é a Avenida República Argentina, uma das principais ruas de comércio na região, que conta com mais de 4km de extensão.

Restaurantes no Água Verde

O bairro conta com uma variedade de serviços gastronômicos que são muito conhecidos por quem mora ou frequenta a região. Que tal conhecer alguns deles?

  • Ibérico Restaurante: um restaurante espanhol rústico e elegante, que serve pratos tradicionais e inovadores servidos em um espaço acolhedor;
  • Baggio Pizzaria e Focacceria: com unidades espalhadas por toda a cidade, é uma típica cantina italiana com clima aconchegante, o espaço conta com duas áreas de refeições, sendo uma em um conservatório que serve comida italiana e vinhos;
  • Sushi Arte: pra quem aprecia a culinária japonesa, o restaurante tem um ambiente informal e despretensioso;
  • Alfredo’s Gallery: conhecido por seu fettuccine ao molho Alfredo, é referência em culinária italiana; 
  • Barolo Trattoria: com ampla carta de vinho, um dos pratos mais pedidos do restaurante é o Conchilia di Gamberi ao molho San Marino;
  • Saanga Grill: com opções de cervejas e carta de vinho combinadas com steaks, é um restaurante bacana pra ir em família;
  • Hermes Bar: em funcionamento desde 1961, o bar é um restaurante que recebe os amantes do Rock, contando com apresentações de bandas aos finais de semana;
  • Restaurante Portenho: pra quem curte um clima mais aconchegante em família, o pequeno restaurante combina pratos variados com carne, sendo um dos mais pedidos o medalhão de mignon com bacon e costela papaná.

Imóveis para alugar no Água Verde

Veja as opções de imóveis pra alugar no Água Verde pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Bigorrilho

Bairro Bigorrilho (Foto: Shutterstock)

Essa é uma ótima opção pra quem busca morar em área verde mas sem perder as facilidades da região central. O Bigorrilho também conta com transporte auxiliado por modais e vias rápidas, além de estar localizado bem pertinho de outras áreas mais badaladas, como o Batel.

O bairro nobre também é conhecido como Champagnat, por conta do padre Marcelino Champagnat, fundador da congregação “Irmãos Marista”. 

Praças e parques no Bigorrilho

Bigorrilho tem a maior concentração de edifícios por metro quadrado da cidade mas, apesar disso, tem amplos espaços de lazer a céu aberto. Destacamos aqui as principais referências:

  • Parque Barigui: inaugurado em 1972, é um dos maiores da cidade e fica na divisa com outros bairros, como Santo Inácio e Barigui – o lugar é uma boa pedida pra quem gosta de atividades físicas ao ar livre, com espaço de sobra pra reunir toda a família e de quebra ainda fazer um lanche no ParkShopping;
  • Praça da Ucrânia: costuma receber feiras gastronômicas e outros eventos que movimentam a região com comidas típicas de diversas origens;
  • Praça da Espanha: com uma bela fonte no centro, costuma abrigar feiras de antiguidades e reuniões de carros antigos nos finais de semana.

Segurança no Bigorrilho

Referência em segurança, o bairro é frequentemente apontado como um dos mais seguros da cidade. Pela grande quantidade de condomínios, o Bigorrilho conta com o constante monitoramento por câmeras, além de vias públicas bem iluminadas.

Mobilidade no Bigorrilho

Como o bairro do Bigorrilho é praticamente todo plano, o transporte por qualquer meio fica bem facilitado. No entanto, por estar próximo aos bairros mais centrais, a região conta com transportes em fluxo abundante pelas vias principais.

Hospitais no Bigorrilho

Outro privilégio de quem mora ou frequenta o bairro é estar bem próximo ao Hospital

Universitário Evangélico Mackenzie. Pela localização, o bairro pode ser também uma opção boa para estudantes da área de saúde que desejam ter um deslocamento menor até o trabalho.

Restaurantes no Bigorrilho

  • Topopos Gastronomia Mexicana: restaurante de cozinha tradicional com buffet à vontade ou à la carte, em ambiente temático;
  • Gianttura Osteria e Emporio: sob o comando do chef Hermes Custodio, o restaurante combina sabores do clássico europeu ao contemporâneo mediterrâneo e brasileiro;
  • Lina – Bistrô de Experiências: o restaurante recebe diferentes chefs que se revezam apresentando cardápios autorais e indicam uma instituição por mês para receber 10% do valor dos pratos vendidos;
  • Território da Pizza: peça para receber em casa ou busque você mesmo, a pizzaria é uma das mais saborosas da cidade.

Imóveis para alugar no Bigorrilho

Veja as opções de imóveis pra alugar no Bigorrilho pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Cabral

Paróquia do Senhor Bom Jesus do Cabral (Foto: Shuttherstock)

Assim como algumas regiões de Curitiba, Cabral é um bairro que mescla tradição e sofisticação. A origem de seu nome se deu em meados do século XIX em homenagem ao sobrenome da família que ajudou na construção da primeira igreja do local – a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Cabral. 

De localização privilegiada, Cabral é um bairro próximo a outras localizações nobres de Curitiba, além de ter uma proximidade com o centro da capital. A infraestrutura conta com um amplo comércio, edifícios de grande porte, ruas residenciais calmas e arborizadas e fácil deslocamento para demais áreas da cidade, características que tornam o bairro único.

Restaurantes no Cabral

Repleto de infraestrutura comercial com todos os tipos de bens e serviços, Cabral é um dos pólos gastronômicos mais conhecidos de Curitiba. As ruas Munhoz da Rocha e Itupava são alguns dos pontos de encontro mais procurados, com várias opções de bares e comidas de rua e no estilo boteco.

  • Armazém Municipal: Aqui você encontra um mercado de frutas, verduras, queijos, cereais, temperos, vinhos, castanhas e especiarias importadas;
  • Babilônia: O restaurante oferece uma diversidade de pratos, desde lanches, massas, carnes, risotos, comida japonesa, saladas, sopas e até comida de boteco;
  • Bobardí: O restaurante sofisticado oferece uma experiência gastronômica internacional com releituras de pratos clássicos;
  • C’est Si Bon/A Casa de Antonia: É um estabelecimento que serve um excelente café e delícias da culinária francesa (C’est Si Bon) e tem anexa a oficina gastronômica A Casa de Antonia, que oferece cursos para adultos e crianças. 
  • Dr. Freeze: A primeira loja de Curitiba a servir sorvetes feitos com nitrogênio líquido, oferece ainda grandes sobremesas grandes e muitas guloseimas;
  • Mercearia Bresser/Freddo: O ponto certo para amantes da culinária italiana, já que no mesmo lugar podem degustar deliciosas pizzas tradicionais e sobremesas típicas, os gelattos. Em homenagem à conhecida rua do bairro paulistano do Brás, a Mercearia serve pizzas tradicionalmente italianas e queijos deliciosos;
  • Jeronimo Track: Em um ambiente hi-tech e digital, com totens de autoatendimento e atmosfera urbana e descolada inspirada nas ruas de Nova Iorque, o restaurante é uma das criações do chef e empresário Junior Durski, do grupo Madero. Serve lanches rápidos com receitas mais artesanais, limonadas frescas e sobremesas deliciosas;
  • Steak Store: Quem aprecia carnes vai gostar dessa opção, afinal a Steak Store é uma boutique de carnes que oferece cortes de Angus com certificação da Associação Brasileira de Angus, mas que também vende acessórios para churrasco.

Lazer no Cabral

Localizado ao redor de diversos bairros, o Cabral oferece opções de lazer e passeios culturais, inclusive ao ar livre, afinal as ruas contam com cerca de 11m² de área verde por habitante:

  • Graciosa Country Club;
  • MON – Museu Oscar Niemeyer;
  • Shopping Mueller;
  • Praça Suíça;
  • Praça São Paulo;
  • Praça Major Aviador;
  • Museu do Holocausto.
Graciosa Country Club (Foto: Website)

Mobilidade no Cabral

Nos anos de 1970 foram implantados o Eixo Estrutural Norte e outros eixos de transporte urbano, que ampliaram o sistema de mobilidade, facilitando o deslocamento da população. Com o desenvolvimento constante, o bairro possui vias principais de acesso e um dos maiores terminais de ônibus da capital. O famoso bioarticulado também passa pelo bairro.

Hospital no Cabral

  • Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier: O hospital atende apenas pelo SUS e oferece tratamentos especializados a portadores de doenças neurológicas, neurocirúrgicas e ortopédicas agudas ou crônicas. 

Educação no Cabral

  • Colégio Nossa Senhora Menina
  • Campus Setor de Ciências Agrárias da UFPR
  • Universidade La Salle
  • Campus da Unespar

Imóveis para alugar no Cabral

Veja as opções de imóveis pra alugar no Cabral pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Juvevê

Do tupi “Yubebã”, o nome do bairro Juvevê significa espinho chato ou rio do fruto espinhoso. Isso porque antigamente a vegetação que crescia em volta de um rio que cortava a região tinha árvores de características espinhosas e frutíferas (“juvevês”).

Apesar dos dias atuais, uma das mais importantes vias da cidade, a Avenida João Gualberto, antigamente ligava o centro de Curitiba pela Estrada da Graciosa, que favorecia ao bairro um lugar propício ao plantio e ao comércio, herança que ainda é parte da infraestrutura do bairro.

Mobilidade no Juvevê

Arborizado, Juvevê possui uma ampla rede de serviços e também está próximo ao centro, a uma distância de cerca de 2 km. Também nos anos de 1970, as canaletas instaladas para corredores exclusivos de ônibus contribuíram muito ao desenvolvimento do bairro, que tem como vizinhos Cabral e Centro Cívico. Bem localizado, o bairro conecta importantes avenidas, como a Av. João Gualberto, Campos Sales, José de Alencar e Augusto Stresser.

Serviços básicos no Juvevê

O bairro conta com diversos comércios na região, como loterias, mercados, academias, mas uma das referências de serviços na região é o Hospital São Lucas, que atende diversos planos e conta com uma infraestrutura médica completa, com atendimento de pronto socorro 24h, laboratório, clínica do coração e mais. Outro destaque no Juvevê é o Centro Paranaense de Medicina Veterinária, que atende aos pets dos moradores da região.

Educação no Juvevê

  • Campus Juvevê da UFPR
  • Colégio Stella Maris
  • Pulsare Escola de Música
  • Paideia Escola de Música

Lazer e gastronomia no Juvevê

A Praça Brigadeiro Eppinghaus é uma das principais atrações da região, localizada entre algumas das ruas principais do Juvevê, bem no coração do bairro. É nela que os moradores fazem suas caminhadas matinais na pista de cooper de 450m de extensão e as crianças aproveitam para brincar no parquinho infantil.

Quem gosta de praticar atividades ao ar livre pode contar com as quadras de basquete, vôlei e futebol, além de uma academia da terceira idade ao ar livre. Recentemente reformada, a praça recebe, aos sábados, uma das maiores feiras livres de Curitiba, com muitas barraquinhas. E é nela também que costuma acontecer a Feira Gastronômica Alto Juvevê, com mesas longas e diversos comerciantes oferecendo lanches e petiscos tradicionais.

Mas, além da Praça Eppinghauss, outras áreas verdes menores também fazem parte do entorno, como:

  • Jardinete Jornalista Samuel Guimarães da Costa
  • Praça Isaac Milder
  • Jardim Guilherme Ronconi

Falando ainda da gastronomia do bairro, que também é um pólo curitibano em constante crescimento, que tal pegar algumas dicas de estabelecimentos? Conheça:

  • Bar Baroneza: O restaurante oferece pratos executivos, petiscos, bebidas e sobremesas, além da tradicional feijoada que é servida aos sábados;
  • Bocca Lupo: O bistrô serve desde o café da manhã até opções para o jantar, incluindo pizzas de massa artesanal, sobremesas e drinks. Aos fins de semana, o local também serve brunch;
  • Green Dog: A lanchonete de cachorro-quente do chef Phelipe Rangel, que já conquistou premiações da Veja Curitiba Comer & Beber,  conta com cardápio variado, incluindo versões vegetarianas;
  • Italy Caffé: O restaurante tem clima bem rústico e oferece pratos italianos tradicionais, incluindo suas pizzas diferenciadas como a carbonara, por exemplo;
  • Mangiare Felice: Típica cantina italiana com mais de dez anos de tradição, serve uma grande variedade de massas, carnes e frutos do mar. Além de vinhos delicadamente selecionados para acompanhar pratos e sobremesas;
  • Tasty Salad Shop: O pequeno restaurante possui estilo contemporâneo e é voltado para a alimentação saudável, com muitas opções de sucos, saladas, sanduíches, cervejas e sobremesas, inclusive para veganos;
  • Pantucci Tratoria: O restaurante conta com um cardápio de massas, risotos, filés e pescados, além de vinhos, em espaço aconchegante com deck e jardim;
  • Rock’a Birra: Cervejaria de rótulos especiais e artesanais, nacionais e importados, com bebidas que harmonizam deliciosamente aos petiscos. Além disso, a casa oferece presentes e produtos exclusivos, feitos de ingredientes das cervejas, como o pudim artesanal feito com cerveja avelã porter;
  • The Blackbird Pub: Pub musical aconchegante repleto de temas de épocas e modas diversas, com shows de rock alternativo e cover;
  • Tierra Del Fuego: Oferece carnes assadas em grelhas argentinas, além de massas, sobremesas e vinhos, em espaço tranquilo e aconchegante;
  • Vindouro: Restaurante contemporâneo francês com carta de vinhos e ambiente romântico, oferece pratos e refeições para todas as horas.

Segurança no Juvevê

Com o fluxo comercial do comércio local e a presença de condomínios de alto padrão, a região possui constante vigilância contratada pelos moradores, além da segurança pública que ronda o Juvevê.

Imóveis para alugar no Juvevê

Veja as opções de imóveis pra alugar no Juvevê pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Vila Izabel

Quem tem preferência por regiões menores e menos agitadas certamente vai se identificar com essa. De localização estratégica entre os bairros do Batel e Água Verde, a Vila Izabel tem uma área total de pouco mais de 1 km².

Predominantemente residencial, o bairro tem uma infraestrutura mais desenvolvida para atender as necessidades básicas dos moradores locais, como supermercados de grande rede, padarias e bancos. Mas a proximidade com os bairros vizinhos oferece toda a diversidade possível de serviços, como o Pátio Batel, por exemplo.

Mobilidade na Vila Izabel

Por ser uma região menor, Vila Izabel não conta com terminais rodoviários de integração, embora seja de fácil acesso por vias de circulação importantes, como as Avenidas Presidente Getúlio Vargas e República Argentina. Assim, linhas de expresso biarticulado e ônibus rápidos garantem a locomoção até os terminais do Portão e do Campina do Siqueira, no Bigorrilho.

Lazer ao ar livre na Vila Izabel

Apesar de seu tamanho, Vila Izabel oferece opções de lazer e cultura, como a Praça Abibe Isfer: Com uma quadra poliesportiva de uso comunitário, a praça que fica situada em direção ao bairro da Água Verde, possui ainda lanchonete, banca de revistas e parquinho com brinquedos para as crianças.

É o ponto de encontro das famílias da região que, frequentemente, se reúnem para atividades de lazer e educativas para os mais novos. Mas além dela, o bairro possui outras áreas de lazer ao ar livre: 

  • Parque da Vila Izabel;
  • Largo Luiz Cavichiollo II;
  • Quadras de basquete, tênis e futevôlei na Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes.

Gastronomia e serviços na Vila Izabel

Por se tratar de um bairro mais residencial, a gastronomia e a vida noturna na Vila Izabel são bastante restritas. No entanto, existem boas opções no bairro como:

  • Tiki Liki: Com pratos típicos da cozinha asiática, incluindo receitas da Índia, Tailândia, Coreia e Japão;
  • Choripan: Gastrobar com charcutaria própria inspirado em Caminito de Buenos Aires, cordéis brasileiros, filetes portenhos e na arte de mestres como Miró. O carro-chefe da casa é o sanduíche latino que leva o nome, Choripan;
  • Jabuti Bar: Entre os bairros Água Verde e Vila Izabel, o Jabuti Bar oferece petiscos e cerveja gelada, com destaque para o pastel de pernil.

Além destes, é na Av. Iguaçu que está localizado o Souq, um espaço gastronômico que reúne diversas lojas com propostas variadas de refeições para todos os gostos, com áreas internas e externas para o público. Mas caso o intuito seja o de preparar um suculento steak de carne em casa mesmo, o KF Carnes recebe encomendas e realiza entregas. Ainda, é possível adquirir produtos de rotisseria.

Segurança na Vila Izabel

O bairro conta com patrulhamento público, apesar de contar também com o monitoramento e da vigilância contratada tanto pelos condomínios residenciais quanto pelo comércio local. Inclusive, é na divisa com o bairro do Portão que estão situadas a Secretaria de Estado da Segurança Pública, bem como a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos.

Saúde e Educação na Vila Izabel

Em ambos os quesitos, os moradores recorrem a bairros vizinhos, como o da Água Verde e do Batel, que possuem instituições de ensino e a hospitais a poucos quilômetros. Entretanto, a região tem algumas creches e pré-escolas que, além das aulas normais, oferecem colônia de férias às crianças.

Dentre as escolas e faculdades próximas, vale destacar o Colégio da Polícia Militar do Paraná e a Faculdade Paranaense. Já o Hospital Dr. Muricy e Hospital e Maternidade Santa Brígida também ficam localizados nas divisas do bairro.

Imóveis para alugar em Vila Izabel

Veja as opções de imóveis pra alugar em Vila Izabel pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Portão

Localizado na Zona Oeste de Curitiba, Portão é conhecido por ser um bairro residencial mas de comércio bem variado, além de fácil acesso e por oferecer diversas atrações culturais. A localização fica próxima de alguns bairros que listamos aqui, como Água Verde e Vila Izabel.

Mobilidade no Portão

Para quem utiliza o transporte público  frequentemente, o bairro conta com dois terminais que facilitam o deslocamento, o do Capão Raso e o do próprio Portão. Saindo do Terminal do Portão, é possível chegar ao terminal do Hauer, Carmo, Boqueirão, Sítio Cercado, Pinheirinho e Capão Raso. 

Além disso, a linha Santa Cândida – Capão Raso passa por 32 tubos, sendo alguns deles outros bairros principais, como Batel, Centro e Juvevê. Uma opção muito recorrente aos estudantes é a linha Interbairros V, que passa tanto pela pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) quanto pelo campus do Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná.

Além disso, o Portão é recheado de vias principais que conectam bairros e regiões da capital. De carro, algumas das principais alternativas podem ser:

  • Via Rápida – sentido Centro de Curitiba;
  • Av. República Argentina;
  • Av. Pres. Venceslau Bráz.
  • Av. Pres. Kennedy;
  • Av. João Betega;
  • Av. Arthur Bernardes.

Bens e serviços no Portão

Em uma das principais ruas do bairro, como na rua República Argentina, é possível encontrar lojas de departamentos. É bacana ressaltar que o Portão também sedia as populares feiras livres, seja de alimentos ou produtos manufaturados. Um dos destaques na região é o supermercado Big Portão.

Educação no Portão

O bairro conta com algumas das instituições mais conhecidas de Curitiba. São elas:

  • Colégio Sesi;
  • Colégio Martinus;
  • Faculdade Padre João Bagozzi;
  • Escola Municipal João XXIII;
  • Faculdade de Tecnologia Radial Curitiba;
  • Faculdade de Tecnologia ENSITEC.

Cultura e lazer no Portão

O Portão tem uma variedade de opções de lazer, como shoppings, museus, teatros e arenas de shows, mas uma das principais fontes de cultura do bairro é o Portão Cultural. Trata-se de um complexo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba onde está situado o MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba, a Casa da Leitura Wilson Bueno, o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide e um Centro de Arte Digital.

Algumas das outras diversas opções de lazer do Portão são:

  • Shopping Palladium: Possui 350 lojas, 60 quiosques, 12 restaurantes, distribuídos em terreno de 154.600 m 2;
  • Shopping Ventura: Com mais de 77 mil m², são diversas lojas além da praça de alimentação, cinema e espaço para lazer;
  • Sesc Portão: Mantido pelo Fecomércio, são ofertados cursos de música, dança, teatro e interpretação e possui uma academia;
  • Mercado Sal: Espaço gastronômico, divididos em praça interna, externa, programação musical ao vivo e estacionamento;
  • LIVE Curitiba: Casa de shows tradicional (antiga Curitiba Master Hall), responsável por diversos shows de bandas nacionais e internacionais;
  • Bosque Fazendinha: O espaço possui 73.000 m² de área verde onde estão instaladas canchas esportivas, playground, palco ao ar livre, churrasqueiras, trilhas, etc;
  • Bom Scotch Bar: Em homenagem ao falecido vocalista do AC/DC, Bon Scott, vale dizer que o estilo da casa é predominantemente roqueiro. Aqui, são servidos petiscos e comidas de boteco em um ambiente bem temático;
  • Drive-In Burger: O carro chefe da casa são os hambúrgueres, que podem ser degustados em meio a uma decoração estilo americana;
  • Kyo Japanese Food: Localizado no Shopping Palladium, oferece um cardápio de variedades da culinária oriental;
  • Tex Country Bar: Para quem gosta de sertanejo, a balada possui dois andares, dois bares e uma pista de dança bem convidativa, além da decoração rústica.

Segurança do Portão

Por se tratar de um bairro com muito movimento, a região recebe patrulhamento e vigilância constantes, em especial por conta do comércio local.

Imóveis para alugar no Portão

Veja as opções de imóveis pra alugar no Portão pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Cristo Rei

De localização privilegiada e bastante residencial, Cristo Rei faz divisa com os bairros Alto da XV, Jardim Social e fica próximo às saídas das praias do litoral. A região chegou a ocupar uma parte do território do bairro Cajuru até o início dos anos de 1950. Uma área tranquila, o bairro conta com boa infraestrutura e o destaque são as atividades ao ar livre.

Apesar da tranquilidade, o Cristo Rei oferece toda funcionalidade urbana, contando com diversos comércios, supermercados, hospitais, clínicas veterinárias, pet shops, restaurantes, bares e confeitarias. Vamos conhecer um pouco mais sobre o bairro?

Lazer e serviços no Cristo Rei

Repleto de praças e jardins, como a Praça da Polônia e a Praça Carlos Filizola, o bairro oferece a proposta ideal para quem deseja aproveitar um tempo agradável ao ar livre. Além disso, um dos principais cartões postais da capital fica bem próximo: o Jardim Botânico.

É também próximo a outro bairro vizinho, Tarumã, que acontece a Feira Gastronômica, exclusivamente reservada para refeições, oferecendo diversas comidas típicas baianas, mineiras, japonesas, francesas, polonesas, ucranianas, belgas, italianas, portuguesas, chilenas, etc.

Diversos estabelecimentos comerciais facilitam o dia a dia dos moradores do bairro do Cristo Rei, dentre eles estão vários supermercados, bancos, farmácias, pet shops e clínicas veterinárias distribuídas pela região. Mas algumas sugestões podem ser:

  • Academia das Cervejas: Carta de chopes e cervejas artesanais variadas, ambiente simples e despojado;
  • Peruano Gastronomia e Cultura: Gastronomia peruana tradicional e moderna, com fusão japonesa, chinesa e cantonesa contemporânea;
  • São Bento Armazém: Próximo ao Jardim Botânico, reúne em um só lugar Horti Fruti, produtos naturais, a granel, cereais, pães, doces, bebidas selecionadas, rotisseria e cafeteria.

Educação no Cristo Rei

  • Colégio Bom Jesus N. Srª de Lourde
  • Faculdade Estácio de Sá.

Saúde no Cristo Rei

  • Hospital Universitário Cajuru 
  • Hospital Marcelino Champagnat

Imóveis para alugar no Cristo Rei

Veja as opções de imóveis pra alugar no Cristo Rei pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Ecoville (Mossunguê)

Ecoville (Foto: Shuttherstock)

Localizado na Região Oeste da cidade, o Ecoville, também chamado Mossunguê, está em constante desenvolvimento nos últimos anos e é um dos principais bairros nobres de Curitiba. A região é marcada por diversos condomínios fechados de alto padrão e condomínios verticais, além de estar apenas 20 minutos do centro da capital paranaense.

Mobilidade no Ecoville

O bairro conta com uma infraestrutura de transporte público ampla e eficiente, com linhas que levam rapidamente tanto ao Centro, quanto aos principais terminais da região. A região conta com vias de acesso como Rodovia do Café, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza e Rua Dep. Heitor Alencar Furtado. Além disso, a oferta de várias opções de linhas de ônibus contempla dois dos principais terminais rodoviários, o Terminal do Campo Comprido e o Campina do Siqueira.

Lazer e estudos no Ecoville

● Universidade Positivo: uma das principais da cidade, com diversos cursos e mais de 400 mil m² em seu campus principal;

● Teatro Positivo: localizado dentro do complexo da universidade, é palco de peças de teatro, shows, gravações e outros diversos eventos;

● Uniandrade: centro universitário privado com cursos variados tanto para graduação quanto demais qualificações;

Sede Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Localizada na região próxima, na Cidade Industrial, é voltada para cursos acadêmicos de Construção Civil, Matemática, Química, Biologia, Física e Mecânica.

Saúde no Ecoville 

Os moradores ou frequentadores do bairro, que fica numa região um pouco mais afastada do centro, podem contar com a Unidade de Saúde Vila Sandra para atendimentos de rotina e campanhas de vacinação, bem como a outra Unidade de Saúde São Miguel.

Imóveis para alugar no Ecoville

Veja as opções de imóveis pra alugar no Ecoville pelo QuintoAndar:

Bairros nobres de Curitiba: Centro Cívico

Um dos bairros mais caros e também sede do governo de Curitiba, a região do Centro Cívico foi implementada pelo Plano Agache, projeto urbanístico feito para cidade ainda na década de 1940 pela equipe do arquiteto e urbanista Alfred Agache.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o plano ficou conhecido também como “Plano das Avenidas”, pois previa a implantação de grandes avenidas circulares, a partir do centro, tendo como principal delas a Avenida Cândido de Abreu.

Sede do governo no Centro Cívico

O planejamento previa ainda a setorização da cidade, propondo a criação de centros funcionais como, por exemplo, a Cidade Universitária. Em 1961 a região inaugurou o Centro Politécnico, um dos campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desta forma, além da sede do governo do estado do Paraná (Palácio Iguaçu), podemos encontrar no Centro Cívico:

● Assembleia Legislativa: sede do poder legislativo do estado;

● Tribunal de Justiça: órgão do poder judiciário do Paraná;

● sede paranaense do Banco Central: arquitetura imponente que vale um registro;

● Palácio das Araucárias: sede da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap);

Prefeitura de Curitiba: sede do principal órgão municipal da cidade.

Segurança no Centro Cívico

Como região das principais atividades do governo paranaense, o Centro Cívico conta não só com a presença da Secretaria de Estado da Segurança Pública, como também possui um efetivo policial constante nas ruas. Além disso, por também ser a principal área comercial da cidade de Curitiba, conta com serviços de monitoramento privado e câmeras de vigilância em diversos pontos estratégicos.

Lazer no Centro Cívico

Por ser uma das regiões mais movimentadas da cidade, o Centro Cívico conta com uma grande diversidade de atividades culturais. Contemplando estilos de vida variados, as opções vão desde passeios culturais, ao ar livre ou como também atividades mais cosmopolitas.

● Memorial Árabe: inaugurado em 1996, conta com uma arquitetura marcante e homenagem aos povos do Oriente Médio;

● Shopping Mueller: inaugurado em 1983, ocupa as antigas instalações da Metalúrgica Muller, um prédio histórico do final do século XIX;

Bosque do Papa João Paulo II: um dos mais importantes parques da cidade com uma reserva de mais de trezentas araucárias, além do Memorial da Imigração Polonesa;

Praça 19 de Dezembro: também conhecida como Praça do Homem Nu, fica localizada em frente ao Shopping Mueller, foi inaugurada na data que leva seu nome, no ano de 1953, em homenagem ao centenário da emancipação política do estado do Paraná. O intuito dos escultores era a retratação do homem paranaense olhando em direção ao futuro;

● Painel Rio Iguaçu: painel de 50 metros feito em azulejos pelo artista paranaense Rogério Dias, situado próximo ao Palácio Iguaçu, representa a expedição de D. Alvar Nuñez Cabeza de Vaca em 1542, que descobriu as Cataratas do Iguaçu;

● Museu Oscar Niemeyer: o “MON” ou “Museu do Olho Latino”, localizado na Avenida Cândido de Abreu, com acervo, exposições de gravuras de diversos artistas brasileiros e catálogo digital.

Museu Oscar Niemeyer (Foto: Shuttherstock)

Restaurantes no Centro Cívico

Confira algumas das opções para aproveitar a região central:

  • Zapata Mexican Bar: com mais de 15 tipos de tequilas, o bar e restaurante típico mexicano conta com um menu pra lá de caprichado entre burritos, quesadillas e tortilhas coloridas;
  • Kurytyba Gastronomia: com clima despojado, o restaurante tem pratos que contam a história da cidade, incluindo o pinhão em diversos pratos;
  • Sorella: a opção vegetariana som self-service, pães, sucos e uma lojinha exclusiva;
  • Calabouço Restaurante e Pizzaria: inspirado no período medieval, tem um ambiente regado a luz de velas com pizzas e massas no menu;
  • Hop’n Roll Beer Club: um dos primeiros restaurantes a incorporar cervejas artesanais brasileiras, oferece ao cliente a oportunidade de fazer a própria cerveja personalizada (e acompanhar o processo de degustação após duas semanas de preparo – sendo necessário o agendamento prévio);
  • John Bull Pub: lugar cativo para fãs de Beatles, o pub inspirado nas tradições londrinas conta com uma coleção particular da banda, com fotos e pôsteres de ícones do rock;
  • Café do Viajante: inspirado pelas temáticas de viagens e café, o lugar tem clima aconchegante ideal pra uma pausa durante as atividades do dia a dia.

Mobilidade no Centro Cívico

Além da média de veículos ser uma das mais baixas da cidade, o Centro Cívico tem farto acesso por transporte público. Uma das diversas linhas que ligam a cidade de um lado ao outro, o Ligeirinho Aeroporto, conecta ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Inúmeros comércios e serviços variados estão disponíveis pela região.

Esses são alguns dos principais bairros nobres de Curitiba, cidade que não conta com metrôs e tem uma infraestrutura de mobilidade urbana pioneira no mundo.

Imóveis para alugar no Centro Cívico

Veja as opções de imóveis pra alugar no Centro Cívico pelo QuintoAndar:

Encontre imóveis para alugar em bairros nobres de Curitiba pelo QuintoAndar

Agora que vimos alguns pontos mais conhecidos, já sabe com qual bairro você se identifica? Líder do mercado de aluguel residencial no Brasil, o QuintoAndar tem muitas ofertas de imóveis para locação nos bairros nobres de Curitiba. 

A Imobiliária digital, que em maio se consolidou como a maior proptech da América Latina, com valor de mercado de US$ 4 bilhões, está presente em mais de 30 cidades pelo Brasil.

Para buscar imóveis nos bairros nobres de Curitiba da forma mais rápida e prática possível, você pode usar os mais de 60 filtros oferecidos pelo QuintoAndar em sua pesquisa.