Existem muitas formas de deixar a decoração de casa ainda mais chique. Uma delas é explorando o estilo atemporal capitonê, que pode ser facilmente aproveitado em basicamente todos os cômodos, proporcionando conforto, elegância e personalidade.

Saiba mais sobre essa técnica de estofado e veja inspirações para você deixar seu lar mais chique e do seu jeitinho!

Navegue pelo conteúdo:

O que é capitonê?

Utilizado desde o século XIX em residências inglesas luxuosas, o capitonê é feito a partir de técnicas de confecção de estofados acolchoados em tecido ou couro, formando relevos geométricos com divisões e aprofundamentos distribuídos por toda a superfície.

Qual a diferença entre capitonê e botonê?

Embora as técnicas de confecção sejam praticamente as mesmas, a diferença sutil entre ambas as costuras fica por conta do acabamento.

No caso do botonê, como o próprio nome se refere, são utilizados botões para fazer os aprofundamentos dos acolchoados, enquanto o capitonê utiliza cordões ou fios grossos para acentuar as divisões, podendo ou não ter um acabamento com botões.

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Ideias de decoração

Com a popularização e o estilo atemporal do capitonê, você encontra facilmente inúmeras formas de aplicação e diferentes ideias de decoração para deixar sua casa ainda mais sofisticada. Alguns ambientes que você pode incrementar com os aspectos desta técnica são:

  • Sala de estar
  • Sala de jantar
  • Escritório
  • Hall
  • Cozinha
  • Banheiro ou lavabo
  • Quarto
  • Quarto de casal
  • Quarto de criança

Leia também: Conheça os 12 principais estilos de decoração e veja qual combina com sua casa

Como utilizar

Com detalhes que remetem ao período vitoriano, na Inglaterra, o estofamento oferece uma proposta de sofisticação e elegância que pode ser aplicada em diversos mobiliários e revestimentos, de tecido ou sintético.

Selecionamos algumas das maneiras mais utilizadas para você ter uma ideia de como é possível explorar esse estilo e deixar a decoração do seu lar ainda mais requintada.

Sofá

Utilizando a técnica de afundamento em couro ou tecido, o sofá Chesterfield, como é tradicionalmente chamado esse estilo de mobiliário, tem braços enrolados e encosto na mesma altura. Como este abaixo feito em couro, à venda na Westwing.

Exemplo de sofá com acabamento em capitonê

Conferindo ares de requinte ao ambiente e proporcionando muito conforto, este sofá pode compor uma sala com diferentes estilos de combinações, mesclando uma decoração vitoriana, clean ou contemporânea.

Mas a técnica do capitonê também aparece em modelos de estilo contemporâneo, como este à venda na Mobly.

Sofá de estilo contemporâneo com acabamento em capitonê

Poltrona

A poltrona capitonê pode ter um design semelhante a um trono ou mesmo a uma versão menor do sofá Chesterfield.

Você pode explorar esse estilo de poltrona de diversas maneiras e em ambientes variados, combinando ou não com o mesmo estilo de sofá na sala, como também utilizando em escritórios e outros cômodos mais amplos.

Veja algumas inspirações:

Modelo de poltrona à venda na Mobly com revestimento de veludo azul e detalhes em capitonê no encosto.

Poltrona azul com encosto em capitonê

Luxuosa poltrona à venda na loja Soberati, feita com madeira maciça de caixeta, tem revestimento de veludo rosê e a técnica do capitonê aplicada no encosto e nos braços.

Capitonê de luxo

O modelo Chesterfield que já vimos nos sofás aparece novamente nesta poltrona com revestimento de corino marrom, à venda na Mobly.

Chesterfield com capitonê em corino marrom

a loja Desmobília tem em seu estoque essa estilosa poltrona de balanço revestida em couro com acabamento em capitonê.

Poltrona de balanço

Almofada

Em capitonê, a almofada pode ser utilizada para enfeitar tanto a cama do quarto, como sofás e poltronas de casa. O bacana é que você pode aproveitar para combinar com outros formatos, estilos e até cores de almofadas diferentes.

Cadeira

Com as cadeiras em capitonê e botonê, você pode fazer combinações, tanto na sala de estar como na de jantar, explorando as possibilidades de cores e formatos com sofisticação, dando a sua personalidade aos ambientes.

A cadeira abaixo, por exemplo, à venda na Camicado, pode tanto cumprir a mesma função de uma poltrona em uma sala de estar ou ser aproveitada em um home office. 

Já esse modelo não giratório, à venda na Mobly, é pensado para acompanhar uma bela mesa de jantar.

Cadeira para mesa de jantar

Cabeceira

Seja para dar um clima mais aconchegante, confortável ou mesmo ter um quarto vintage, cabeceiras em capitonê ou botonê proporcionam um visual elegante e delicado, podendo variar conforme formato, estilo, cor e até mesmo sua extensão.

Cabeceira de cama em capitonê

Por sinal, faça um exercício: pesquise por cabeceiras estofadas para comprar no Google. Você verá que as do estilo capitonê costumam estar sempre entre as mais populares, pois combinam muito com as camas do tipo box e dão um toque de aconchego ao quarto.

Banco

Na sala ou no quarto, bancos de diferentes estilos com acabamento em capitonê podem complementar os ambientes, deixando a decoração com mais sofisticação e conforto. E dando ainda mais personalidade a qualquer espaço.

Veja abaixo esse exemplo, com acabamento em capitonê, à venda na Mobly, que ficaria muito bem em uma sala de estar.

Banco com assento em capitonê
Pufe

Os bancos do tipo pufe em capitonê podem ser aproveitados para a decoração de ambientes diferentes, como na sala, no escritório ou mesmo no quarto, utilizados junto a penteadeiras, por exemplo.

Veja alguns exemplos:

Um banco do tipo pufe com pés curvos de madeira maciça à venda na Soberati.

O kit abaixo com dois pufes, à venda no Mercado Livre, é feito com veludo liso e conta com diferentes opções de cores.

Baú

Um mobiliário versátil e que pode ter muita utilidade em casa, uma vez que também pode servir de assento, é o baú. No estilo capitonê, além de conferir mais requinte ao ambiente, ele pode ser utilizado no quarto, na sala de estar, no escritório ou até mesmo deixando o hall de entrada ainda mais sofisticado.

Os baús podem ser usados, por exemplo, como pufes ou como recamiers/calçadeiras aos pés de uma cama. 

Veja alguns exemplos:

Pufe com baú interno e estofado com detalhes em capitonê na cor bordô, à venda na Mobly.

Ou um recamier baú com revestimento em linho e com a técnica do capitonê aplicada em seu assento à venda na Westwing.

Papel de parede

O capitonê na sua decoração também pode ser uma ilusão de ótica, com a aplicação de papel de parede em 3D que simula o aspecto acolchoado e pode ser aplicado para revestir diferentes cantinhos de casa.

Você encontra facilmente diferentes estampas. Sendo que os modelos vinílicos (PVC), que são práticos por serem laváveis, vão muito bem em cômodos com mais umidade, como banheiros, lavabos e cozinhas. 

Veja esse exemplo, à venda na Americanas, de um papel de parede em 3D que simula um estofado em capitonê aplicado na parede de um home office. 

Leia também: Como colocar papel de parede: passo a passo para renovar seu ambiente

Encontre o imóvel ideal para explorar sua decoração com capitonê

Agora que você já sabe que o capitonê pode ser utilizado de diversas formas na decoração, que tal buscar o imóvel ideal para explorar a técnica e deixar sua casa com a sofisticação do seu jeitinho?

O QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um novo lar para aproveitar todos os cômodos com aquela sensação de requinte e aconchego. Com os nossos mais de 70 filtros de busca disponíveis, você visualiza apenas os imóveis que sejam como os que você sempre sonhou morar.

Além disso, pode fazer ainda um tour virtual e conferir todos os detalhes de cada cômodo. E o melhor: tudo isso sem sair da sua casa!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.