O Brasil está em processo de envelhecimento moderado. Isso significa que já existe um aumento na população de idosos em relação à proporção de jovens. E é justamente por isso que é importante conhecer qual cidade para idosos no Brasil se destaca entre as opções para investir em bem-estar e acesso à serviços de ponta a partir de uma certa etapa da vida. 

Por isso, neste guia completo, vamos apresentar as melhores cidades para idosos morarem no Brasil, levando aspectos como infraestrutura, longevidade e qualidade de vida em consideração. 

Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais!

Navegue pelo conteúdo

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Leia também: Conheça as 10 cidades mais seguras do Nordeste do Brasil em 2023

Cidade para idosos no Brasil

Independente da idade, é fato que quem deseja viver bem deve se atentar às regiões que oferecem infraestrutura adequada, fácil acesso a serviços e opções de lazer para sair da rotina. Acontece que, para os idosos, ter esses itens à disposição é ainda mais importante! 

Afinal, junto com o processo de envelhecimento, é comum que eles desenvolvam a vontade de aproveitar atividades que não eram possíveis durante os longos anos de dedicação ao trabalho. Por isso, a partir de uma certa idade, fazer bom uso da região onde mora com mais conforto e comodidade passa a ser um dos grandes objetivos desse público. 

Nesse sentido, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2023 pode ser um grande aliado para facilitar essa busca. Isso porque a pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Alegou analisou a estrutura disponível nos municípios brasileiros para acolher pessoas com mais de 60 anos.

Assim, partindo de uma metodologia que se baseou em dimensões como saúde, socioambiental e economia – junto a outros 23 indicadores, foi possível elencar as melhores cidades para quem quer viver mais e melhor no Brasil, de acordo com informações coletadas em 2023. 

Indicadores avaliados

Esses foram os indicadores avaliados no índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), em 2023:

Saúde

  • Estabelecimentos de saúde
  • Leitos hospitalares
  • Profissionais de saúde
  • Cobertura vacinal
  • Procedimentos ambulatoriais
  • Óbitos por doenças infecciosas e parasitárias
  • Óbitos por doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas
  • Óbitos por doenças do aparelho circulatório
  • Óbitos por causas externas

Socioambiental

  • Mortalidade por causas não naturais
  • Carga tributária
  • Engajamento cívico de idosos
  • Relações afetivas
  • Conectividade
  • Aprendizado contínuo entre idosos

Economia

  • Representatividade da população de idosos
  • Longevidade esperada aos 60 anos
  • Produção de riqueza municipal
  • Capacidade de consumo de aposentados
  • Segurança financeira dos idosos
  • Vulnerabilidade social dos idosos
  • Endividamento municipal

Cidade para idosos no Brasil: conheça as 5 melhores

De acordo com os dados coletados pelo índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) 2023, foi possível ranquear 5 municípios brasileiros que se destacaram em infraestrutura, longevidade e bem-estar para a população idosa. Então, quem está procurando uma cidade para idosos no Brasil, vai gostar de conhecer essas regiões:

  1. São Caetano do Sul (SP)
  2. Vitória (ES)
  3. Santos (SP)
  4. Florianópolis (SC)
  5. Curitiba (PR)

Quer saber as características e diferenciais de cada um desses municípios? Veja abaixo!

São Caetano do Sul

Se você está em busca de uma cidade para idosos no Brasil, fique sabendo que São Caetano do Sul foi eleita como a melhor em todo o país para esse público! Localizada a apenas 15 km da capital paulista, na região metropolitana de São Paulo, o local também se destaca por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil: 0.862 de 1.000.

Na pesquisa, a cidade se destacou por ter a 3° maior expectativa de vida aos 60 anos e a 2° maior população de pessoas nessa faixa etária em todo o país. 

Além disso, em números, São Caetano do Sul é a região com o 2° maior número de procedimentos hospitalares, o 5° maior número de profissionais com nível superior e o 8° maior número de leitos hospitalares em território nacional. 

E não só de serviços vive a cidade. A infraestrutura completa também contempla atividades culturais e de lazer, como teatros, parques e museus, por exemplo, para preencher o dia dos moradores!

More na melhor cidade para idosos no Brasil

Que tal aproveitar alguns dos melhores anos da sua vida na melhor cidade para idosos no Brasil? Clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar em São Caetano do Sul ou confira algumas opções para comprar abaixo. 

Saiba mais: Conheça os melhores bairros de São Caetano do Sul para morar bem a poucos quilômetros da capital paulista

Vitória (ES)

Em seguida, a capital do Espírito Santo também chamou a atenção dos avaliadores do Índice de Longevidade. Por isso, Vitória foi eleita a segunda melhor cidade para idosos no Brasil em 2023. 

Afinal, além da infraestrutura de ponta, o município também oferece redes de saúde, praias, comércios completos e atividades culturais e de lazer diversas para aproveitar o dia. 

Quer mais? Então fique sabendo que Vitória também é o 4° município brasileiro com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), avaliado em 0.845 de 1.000.

No índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), Vitória se destacou nos seguintes aspectos:

  • 3° cidade com o menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias;
  • 3° cidade com o menor número de óbitos de idosos por doenças do aparelho circulatório;
  • 4° maior número de profissionais da saúde com nível superior completo
  • 11° maior taxa de participação de idosos nas eleições, o que mostra o engajamento da população.

Leia também: Morar em Vitória: conheça um pouco mais sobre como é a vida na capital capixaba

Santos (SP)

O litoral do estado de São Paulo oferece muito mais que charme à beira-mar em um clima ameno que facilita a rotina dos moradores. Afinal, Santos foi eleita como a 3° melhor cidade para idosos no Brasil, de acordo com o Índice de Longevidade. 

Um dos motivos para a excelente colocação é o IDHM: Santos tem o 6° melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país, em uma faixa de 0.840 de 1.000.

Quanto à pesquisa, esses foram os destaques de Santos no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL):

  • Cidade com o maior número de pessoas com mais de 60 anos
  • 3° menor parcela de idosos beneficiários de BPC (Benefício de Prestação Continuada)
  • 24° maior capacidade de consumo de idosos
  • 19° maior densidade de telefonia móvel

More no litoral paulista

Gostou da ideia de encontrar um lar para chamar de seu do ladinho da praia? Então aproveite as facilidades do QuintoAndar para realizar esse sonho! Clique aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar em Santos ou, se preferir, veja algumas opções selecionadas abaixo. 

Saiba mais: Bairros de Santos: 5 melhores regiões para morar na cidade

Florianópolis (SC)

Em seguida, Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, é uma excelente opção para aproveitar o melhor da união entre moradia e infraestrutura. 

Isso porque além de garantir o 4° lugar no ranking da pesquisa, o município também foi eleito como a cidade com o maior potencial de desenvolvimento tecnológico e urbano do Brasil em 2023 pelo Ranking Connected Smart Cities.

Agora, além de ter o 3° melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do país, Florianópolis também marcou alguns destaques importantes no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). São eles: 

  • 18° menor número de óbitos de idosos por doenças do aparelho circulatório
  • 5° maior taxa de participação eleitoral
  • 2° maior expectativa de vida aos 60 anos
  • 2° maior densidade de telefonia móvel

Florianópolis espera por você

Aproveite todas as vantagens de morar na capital de Santa Catarina e viva o melhor de cada etapa da vida! Para isso, basta clicar aqui e conferir os imóveis disponíveis para comprar em Florianópolis. Você também pode visualizar algumas opções selecionadas para alugar logo abaixo. 

Leia também: Entenda como é o custo de vida em Florianópolis e veja se morar na cidade cabe no seu bolso

Curitiba (PR)

A capital do Paraná foi eleita como a 5° melhor cidade para idosos no Brasil em 2023 pelo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL). Isso sem contar nos outros grandes feitos da região. 

O município também ocupa a 10° colocação entre as cidades brasileiras com o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e é referência em mobilidade urbana, saúde, infraestrutura, sustentabilidade e educação, por exemplo. 

Assim, Curitiba se destacou nos seguintes pontos:

  • 15° maior número de procedimentos hospitalares
  • 22° maior número de profissionais de saúde
  • 49° maior número de estabelecimentos de saúde
  • 6° menor número de óbitos por causas não naturais, como acidentes, por exemplo
  • 46° menor dívida consolidada líquida

Veja como é morar em Curitiba

Agora que você já conhece algumas das principais características de Curitiba, que tal aproveitar para explorar os imóveis disponíveis para alugar na cidade? Clique aqui para conferir as ofertas disponíveis ou veja algumas opções selecionadas abaixo. 

Leia também: Veja 5 bairros bons e baratos para morar em Curitiba

Morar bem é muito mais fácil com o QuintoAndar

Se você estava em busca de uma cidade para idosos no Brasil, com certeza agora ficou mais fácil dar continuidade à busca da casa ou apartamento dos seus sonhos nas regiões com a melhor infraestrutura para o bem-estar dessa parcela da população.

Agora, que tal dar o próximo passo com quem é expert no assunto? O QuintoAndar te ajuda a achar o imóvel dos seus sonhos nas melhores regiões brasileiras. Assim, acessar segurança, infraestrutura, bem-estar e comodidade no dia a dia fica muito mais fácil! 

Acesse o site ou app e aproveite as vantagens da maior imobiliária digital da América Latina! Na plataforma, selecione a modalidade (compra ou aluguel), escolha a cidade e use os mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e facilitar a busca e… pronto! Agora, é só explorar as opções para encontrar seu novo lar. 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.