A obstrução da privada não é algo recorrente, mas quando acontece traz transtornos e uma série de dores de cabeça. Afinal, quem nunca viveu uma constrangedora situação de dar descarga e se surpreender com o não funcionamento? Para quem mora sozinho, o desafio cresce, porque não há como pedir ajuda: cabe a você resolver o problema.

Para você se safar desse constrangimento de maneira rápida e fácil, confira 10 dicas de como desentupir o vaso sanitário. A maioria das técnicas citadas neste texto necessitam apenas de materiais que você tem na sua casa. 

Navegue pelo conteúdo

1. Como desentupir vaso sanitário com garrafa pet

Na hora de desentupir o vaso com uma garrafa pet, a de 2 litros funciona bem, mas o ideal é utilizar a de 3 litros por conta de seu tamanho. Lembre-se: quanto mais grossa for garrafa, mais fácil será a desobstrução. 

O primeiro passo é abrir a tampa do vaso. Depois disso, coloque a garrafa bem no centro da privada e pressione para baixo com movimentos curtos e rápidos. A ação deve ser repetida até que toda água desça pelo encanamento. Se a água não descer, aperte a descarga, deixe o vaso encher e repita os movimentos. 

2. Método do filme plástico

Antes de mais nada, vale ressaltar que o filme plástico tem o objetivo de emular adesivos desentupidores, que ficaram famosos em vídeos virais. Essa técnica necessita de uma tesoura, uma fita adesiva e, claro, um rolo de filme plástico. 

Em primeiro lugar, seque bem o vaso para facilitar a aplicação. Depois, estique 3 camadas de plástico e aplique na superfície da bacia com a ajuda da fita adesiva. Não se esqueça de cobrir tudo e verificar se está bem vedado, sem saídas de ar. 

Pressione a descarga e empurre o bolsão de ar que se formará na privada. Repita o processo até desentupir todo o vaso sanitário. Essa é uma ótima dica para quem busca entender como desentupir o vaso sanitário com pressão. 

3. Como desentupir vaso sanitário com papel higiênico

Para eliminar papel higiênico da privada, utilize a poderosa mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. A fórmula é simples: basta misturar ½ copo de vinagre com ½ copo bicarbonato. 

Após juntar os dois ingredientes, jogue todo o conteúdo dentro do vaso obstruído, aguarde a mistura agir por pelo menos 10 minutos, e aperte a descarga. Caso necessário, refaça o procedimento ou use a dica a seguir. 

4. Como desentupir vaso sanitário com água quente

Recorrer à água quente também é um jeito eficiente e rápido de desentupimento, ideal para quem busca saber como desentupir o vaso sanitário rápido e fácil. 

Primeiramente, adicione um litro de água quente em um balde. A água pode ser aquecida no chuveiro ou fogão, escolha a opção mais prática. Adicionar detergente à mistura aumenta o poder de ação. 

Em seguida, jogue a água quente no vaso e aguarde, no mínimo, cinco minutos. Por fim, acione a descarga para que o líquido seja despejado no encanamento. E não se esqueça: o método pode ser repetido apenas três vezes, não mais que isso. 

5. Técnica do cabide

Você sabia que um cabide consegue desentupir uma privada? Porém, a técnica é indicada quando alguma coisa cair dentro do vaso e ficar presa no cano, como absorvente íntimo, papel higiênico ou qualquer outro objeto sólido. Ela também é uma boa opção para economizar água quando comparada aos outros métodos.

O primeiro passo consiste em entortar um cabide feito de arame, ele deve ficar com a forma de um cotovelo, similar ao contorno da letra “V”. Com a ferramenta pronta, mergulhe o cabide na água e faça movimentos com o objetivo de retirar o objeto. Vista um par de luvas para pegar o item da água. A desobstrução acontece em questão de minutos. 

6. Técnica do detergente

técnica do detergente para desentupir vaso sanitário: imagem do conteúdo 'como desentupir vaso sanitário'.

O detergente é uma tática simples e eficaz. Primeiramente, aperte a descarga e deixe a água descer. Com o líquido parado no fundo da bacia, jogue cerca de ¼ do frasco de detergente no vaso. Aguarde 40 minutos, derrame um balde cheio d’água e aperte o botão da descarga. Assim, a privada ficará desobstruída. 

7. Método da bola de vinil

Utilize uma bola de vinil, similar às bolas usadas pelo Quico, do famoso seriado Chaves. Pode parecer brincadeira, mas a técnica possui alto nível de eficiência. Ela consiste em vedar a bacia, como no método do filme plástico, mas você terá que usar mais força.

Abra a tampa, coloque a bola sobre o vaso, dê descarga com a mão e pressione a bola para baixo utilizando o joelho. Para criar mais pressão, molhe a parte inferior da bola de vinil. Refaça o procedimento quantas vezes for necessário. 

8. Como desentupir o vaso utilizando papelão?

Essa técnica é pouco conhecida, mas eficiente e barata. O desentupidor de papelão nada mais é do que uma tampa feita com o material. Ela irá vedar o vaso, criando um bolsão de ar na parte interna. 

Para isso, você necessita retirar a tampa da privada, que pode ser facilmente desrosqueada sem a ajuda de ferramentas. Posteriormente, pegue o papelão, coloque sobre o vaso e, com uma caneta, faça um molde no formato da tampa. 

Recorte o papelão, posicione o molde em cima da privada e passe a fita adesiva para vedar todas as saídas de ar. Recoloque a tampa original, pressione as duas tampas com o joelho e aperte a descarga até escutar o barulho de escoamento. 

9. Como desentupir vaso sanitário com água alta?

O desentupidor tipo bomba é facilmente encontrado em lojas de materiais para construção, e é ideal para quando a água estiver alta. Ele funciona como uma espécie de seringa, que puxa tudo o que está no fundo da privada. 

O seu uso é simples, basta mergulhar o desentupidor bem no meio do vaso. Verifique se as ventosas estão posicionadas no centro do vaso e comece a puxar a água. Caso não funcione na primeira vez, continue fazendo a sucção até que a água corra livre e a privada esteja totalmente desobstruída. 

10. Método da soda cáustica

A soda cáustica encerra a lista de dicas de como desentupir vaso sanitário. No entanto, essa estratégia é recomendada apenas em último caso, se todas as outras citadas anteriormente não funcionarem. 

Afinal, trata-se de um componente químico corrosivo que é capaz de estragar o vaso e até mesmo o encanamento. Ou seja, ao invés de desentupir, você pode avariar a privada. Então tome muito cuidado – principalmente se o seu imóvel for alugado! 

Uma das precauções é utilizar óculos de proteção, máscara e luvas descartáveis para manusear a soda cáustica.

Depois de colocar todos os aparatos, insira duas colheres de sopa de soda em um balde com água. Em seguida, adicione duas colheres de sopa de sal. Por último, jogue a mistura no vaso sanitário e pressione a válvula da descarga.  

Em caso de imprevistos, uma coisa já está prevista: a nossa ajuda

Pode ser que, em algum momento, seu imóvel precise de reparos, então que tal já combinarmos como vamos entrar em ação caso isso aconteça? É normal. Com o tempo, alguns problemas estruturais podem aparecer e no caso de um imóvel alugado, poder falar com o proprietário de maneira rápida e prática pode facilitar a vida de todos.

No QuintoAndar, é possível abrir um chat para conversar com o locatário diretamente e resolver pendências como essas e muitas outras. Tudo isso sem sair de casa, de maneira digital!Agora que você já sabe como desentupir um vaso sanitário, aprofunde seus conhecimentos domésticos aprendendo as formas mais práticas de limpar um espelho e mantenha a sua casa sempre em ordem para se sentir melhor ainda onde você mora.

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora