Cada vez mais, procuramos uma forma de recuperar os truques que as nossas avós usavam e que funcionavam igual – ou melhor – do que os que temos hoje. Um exemplo disso é a habilidade de fazer misturinhas mágicas para tirar manchas, limpar superfícies e até mesmo lavar a roupa. Além de serem mais baratas, são também mais ecológicas que os produtos industrializados. Nesse artigo, vamos te ensinar como fazer detergente caseiro com 5 receitas simples e práticas para você fazer hoje mesmo!

Navegue pelo conteúdo:

Vantagens do detergente caseiro

Preparar o próprio detergente caseiro tem algumas vantagens que queremos destacar:

Economia no bolso: É uma receita preparada com ingredientes muito baratos que temos em casa.

Simples: Não requer conhecimentos específicos, pois as receitas são simples e os ingredientes são muito fáceis de encontrar.

Ecológico: É importante não abusar dos produtos que prejudicam o meio ambiente e usar apenas os essenciais.

Antialérgico: Este tipo de detergente não contém substâncias agressivas, o que é uma vantagem especialmente para pessoas com pele sensível.

Leia também: Aprenda 6 receitas de como fazer amaciante caseiro

Agora que você já conhece algumas das vantagens, vamos às receitas!

Como fazer detergente caseiro com bicarbonato de sódio

A nossa primeira receita é de um detergente caseiro de bicarbonato de sódio com alguns ingredientes. De forma simples e sem dificuldades, é possível fazer o seu próprio detergente e deixar a sua louça sempre em dia. Veja abaixo como fazer

Ingredientes para fazer detergente caseiro com bicarbonato de sódio

  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 litro de água
  • 4 colheres de sopa de sabão ralado 
  • 2 colheres de sal grosso

Como preparar detergente caseiro com bicarbonato de sódio

Rale o sabão e ferva a água em uma panela grande. Quando a água começar a ferver, adicione as lascas de sabão e abaixe o fogo para potência média ou baixa e mexa. Misture bem até ficar o mais diluído possível e deixe em fogo baixo. Adicione o sal grosso e o bicarbonato de sódio enquanto continua a mexer, até que fique uma mistura homogênea. Desligue o fogo e retire a panela do fogo para deixar o detergente caseiro esfriar completamente. 

Quando estiver em temperatura ambiente, despeje o detergente na garrafa que for mais prática para você. Você pode adicionar, no final, cerca de 10 gotas de um óleo essencial que você gosta para dar um aroma agradável e também um que possui ação desinfetante, como limão, laranja, hortelã ou lavanda.

Como fazer detergente caseiro com limão

A segunda receita é com limão, uma fruta considerada desinfetante, já que o limoneno presente nele tem propriedades desengordurantes, bactericidas, fungicidas e inseticidas. Então, que tal utilizar o limão como detergente natural? Confira!

Ingredientes para fazer detergente caseiro com limão

  • 5 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora
  • 3 xícaras de água
  • 4 colheres de sopa de sabão ralado ou 1 xícara de pó de saponária
  • 1 xícara de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo do detergente caseiro com limão 

Coloque a água e o vinagre em uma panela em fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo, de 2 a 3 minutos. Aumente o fogo novamente para um ponto médio e adicione a saponária em pó ou sabão ralado, o suco de limão e o fermento, tudo sem parar de mexer. Continue misturando até que todos os ingredientes estejam completamente dissolvidos, em uma mistura homogênea. Desligue o fogo e retire a panela para deixar esfriar.

Quando estiver em temperatura ambiente, você pode armazená-lo na garrafa ou recipiente que desejar.

Leia também: Aprenda como limpar sofá de tecido passo a passo

Como fazer detergente caseiro com óleo

A próxima dica é de um detergente caseiro com óleo, mais uma opção simples de fazer e totalmente natural. Você pode estar pensando “mas como o óleo, que suja tanta coisa, vai me ajudar a limpar?” 

Ingredientes para fazer detergente caseiro com óleo 

  • 7 colheres de sopa de azeite, óleo de girassol ou similar, usado ou não, mas sem queimar
  • 1 xícara e meia de água
  • 1 xícara de saponária em pó ou suas flores e folhas secas, ou 4 colheres de sopa de sabão neutro ralado

Como preparar o detergente caseiro com óleo

Coloque a água para ferver e, quando começar a ferver, deixe em fogo baixo. Adicione a saponária ou sabão e misture. Mexa até que esteja bem dissolvido e o mais integrado possível. Adicione, então, o óleo enquanto continua a mexer. Desligue o fogo quando a mistura ficar homogênea e retire a panela do fogão para esfriar mais rápido.

Quando estiver em temperatura ambiente, despeje o seu novo detergente em um frasco ou garrafa para armazenamento. Se você quiser ter certeza de que está bem líquido e quiser dar mais poder desinfetante, pode adicionar mais água e também meia colher de sopa de álcool 70.

Como fazer detergente caseiro com Aloe Vera

Outra boa opção para lavar a louça sem prejudicar a pele da mão é preparar um detergente caseiro com Aloe Vera. Essa é, sem dúvidas, a melhor escolha para quem tem pele sensível e está em busca de um produto que não agrida a região das mãos. Veja como preparar!

Como preparar detergente caseiro com Aloe Vera

  • 3 colheres de sopa de sabão ralado
  • Gel de 2 folhas pequenas ou 1 média de Aloe Vera. Se você usar comprado na loja, será entre 1 e 2 xícaras de café grandes de gel de Aloe Vera
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 3 xícaras de água

Passo a passo para fazer detergente caseiro com Aloe Vera

Pegue o gel das folhas de Aloe Vera e reserve em uma tigela. Coloque a água para ferver e, assim que atingir o ponto de ebulição, abaixe o fogo ao mínimo e adicione o sabão ralado. Misture até dissolver bem. Sem parar de mexer, adicione o bicarbonato de sódio e continue mexendo. Quando tudo estiver bem homogêneo, desligue o fogo e retire a panela do fogão. Adicione o gel de Aloe Vera e mexa novamente até ver tudo integrado. Deixe sua mistura caseira de Aloe Vera para lavar louça terminar de esfriar e despeje o detergente frio na garrafa de sua preferência.

Como fazer detergente caseiro com vinagre branco

Você está se perguntando se é possível fazer um detergente caseiro com vinagre? Afinal, sempre usamos vinagre quando o assunto é limpeza, não é mesmo? Pois é, temos uma receita sim! Com essa opção, você pode obter um ótimo detergente para lavar sua louça. Anote o que você precisa e como fazer detergente com vinagre branco.

Ingredientes para fazer detergente caseiro com vinagre branco

  • 10 colheres grandes de vinagre branco
  • 1 litro de água quente
  • 4 colheres grandes de sabão ralado
  • 10 gotas de óleo essencial de limão ou hortelã. Você também pode usar um pouco de limão espremido na hora.

Modo de preparo do detergente caseiro com vinagre branco

Rale o sabão e aqueça a água no fogo. Despeje o sabão na água já quente, em fogo baixo, e mexa por 5 minutos sem deixar a mistura ferver. Desligue o fogo e retire a panela do fogão. Adicione o vinagre branco e o óleo essencial de sua escolha. Misture tudo bem novamente até ver que está homogêneo. Após esfriar completamente, despeje a mistura na garrafa em que você vai armazená-lo.

Além dessa receita para lavar louça, você também pode aproveitar o vinagre branco para deixar de molho os utensílios mais difíceis de limpar devido à gordura acumulada. O ideal é que fique por uma hora. Na sequência, pode fazer a lavagem completa com o detergente caseiro. 

Já pensou em lavar a sua louça numa cozinha nova?

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer detergente caseiro, já pode colocar a mão na massa e fazer o seu próprio detergente para lavar sua louça. 

E o que você acha da ideia de lavar a sua louça em uma cozinha nova? 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Se chegou a hora de começar algo novo em uma casa nova, conte com o QuintoAndar para realizar o seu sonho.