Mar, praia, sol, verão e aquela sensação de conforto e clima de férias eternas. Esses devem ser os motivos suficientes para você fazer as malas e se mudar para uma casa perto da praia. E praia é o que não falta no Brasil! 

Porém, nem sempre é possível morar perto de uma, porém, você pode ter um cantinho para chamar de seu para frequentar aos finais de semana, feriados e férias!

Se você está com intenção de ter um lar à beira-mar, ou se já tem um, fique conosco e veja as melhores dicas de como montar uma decoração de casa de praia e ter um ambiente aconchegante!

Navegue pelo conteúdo

1. Lembre-se da maresia

A maresia é um fenômeno natural presente em cidades litorâneas. Com característica de névoa fina e úmida, a maresia acelera o processo de corrosão e deterioração de materiais metálicos, por exemplo, no decorrer do tempo.

Desse modo, é importante não colocar móveis e itens feitos de metal em uma decoração de casa de praia, a não ser que você pense em trocá-los anualmente. 

Então, para fugir dos efeitos da maresia, você pode optar por mobiliar a casa com móveis de madeira, material impermeabilizado e dobradiças de aço ou alumínio, por exemplo.

Assim, na sala, escolha sofás, poltronas e bancos com tecidos impermeabilizados e mesas de centro de madeira ou aço. Evite a todo custo móveis com couro, material sintético  e emborrachados, pois eles podem estragar com maior frequência – e, no calor do verão, não são opções confortáveis para relaxar.

Já na cozinha, opte por dobradiças de aço ou alumínio nos armários. E, no quarto, escolha móveis mais resistentes e que não sofram com a ação da maresia. 

Lembrando que, caso escolha a madeira como material de qualquer móvel ou peça de decoração, é necessário envernizar o móvel com verniz impermeável, e assim, garantir mais durabilidade à sua peça.

2. Aposte em cores claras e alegres

sala integrada com cozinha decorada em tons claros e alegres

Praia combina com cores que dão a sensação de conforto e sossego. Desse modo, que tal usar tons que lembram o mar para trazer aquela calmaria, energia e transformação?

Nesse sentido, aposte em paredes e peças azuis e verdes, que são cores relaxantes e calmas, e combine-as o branco para gerar uma cromoterapia. 

Conhecida como terapia das cores, a cromoterapia usa as cores do arco-íris e suas variações como meio terapêutico. Ou seja, todas as cores trazem um significado.

O azul e o verde, por exemplo, são conhecidos por trazer uma atmosfera de calma, tranquilidade e relaxamento. Assim, combinadas com o branco, que é leve, agradável e trás a sensação de amplitude aos espaços, é possível criar uma decoração clean, aconchegante e que gera pertencimento. 

Dessa forma, siga esse padrão de azul e verde em todos os cômodos da casa – independente se ela for pequena ou grande – ou brinque com as cores primárias em cada cômodo combinadas com o branco.

Só preste atenção de onde vem a iluminação natural da casa e aproveite para pintar as paredes de acordo com a luz, escolher a disposição dos móveis ou colocar acessórios pendurados e um papel de parede, por exemplo. 

3. Invista em conforto

ambiente de uma casa com vista para o mar, as janelas são de vidro e há duas poltronas voltadas para o exterior

Conforto combina com qualquer tipo de casa, seja ela na cidade, no campo ou na praia. Entretanto, o que se espera de uma casa de praia é que ela seja superconfortável! 

Por isso, quando for decorar pense sempre no conforto e não somente na elegância.

Por exemplo, prefira sofás mais rústicos que sejam perfeitos para um cochilo – e, quem sabe, uma rede de descanso –, se possível invista em uma banheira e busque uma decoração simples, usual e funcional, mas que tenha a sua personalidade. 

4. Faça uma decoração criativa

ambiente externo de uma casa de praia com decoração criativa, tecidos e plantas

O clima de praia pede uma decoração tropical e bem criativa. Por isso, a ideia é pensar em cada local como um cantinho de descanso e também de alegria.

Desse modo, aposte nos detalhes, como: almofadas, tapetes, luminárias, espelhos, cortinas e quadros.

Outra dica é reaproveitar alguns móveis, seja pintando-os de uma nova cor ou dando um novo sentido a peças comuns, como fazendo luminárias a partir de  baldes de alumínio ou panelas antigas na sua cozinha, por exemplo. 

Usar pallets e caixotes de madeira também é uma ótima opção de decoração de casa de praia. Eles deixam o ambiente mais descontraído e dão aquela sensação de naturalidade.

Leia também: Sofá de palete: principais modelos e como fazer

5. Não se esqueça da decoração da varanda

varanda de uma casa de praia, com vista para o mar no horizonte, cadeiras ao redor de uma mesa retangular, e um ambiente com lareira mais ao canto

A varanda ou jardim, se tiver vista para o mar, será o cômodo mais especial da sua casa! Sentar ali, sentir a brisa e assistir o pôr ou nascer do sol será mágico e energizante.

Por isso, esse espaço não pode ser esquecido, e merece uma decoração especial. E, como a ideia aqui é sentir aquela paz de espírito, escolha um sofá, uma mesinha de centro ou uma rede para ser a peça principal da varanda. 

Ali você também pode tomar um café, ler um livro ou apenas contemplar a natureza, então simplicidade é a palavra-chave. 

Se esse espaço for grande, por que não montar um espaço para receber os amigos e a família? Invista em uma bela mesa de jantar grande, com cadeiras ou banquetas e, quem sabe, uma churrasqueira!

Por fim, lembre-se que, assim como os móveis internos, os da varanda ou jardim também devem ser de materiais que não vão corroer por causa da maresia. Por isso, invista em peças feitas de fibra sintética ou pedra.

6. Pense nas plantas e flores

área com cadeiras brancas com acolchoado verde, cerca, e plantas e flores em frente à janela

Quem curte praia, curte natureza e nada melhor do que trazer as plantas para a rotina quando o assunto é decoração de uma casa de praia.

As plantas são perfeitas para arejar o local, purificar o ar, transmitem a sensação de calmaria e também de proximidade com a natureza.

No entanto, caso você não esteja ali no dia a dia para cuidar adequadamente das suas plantinhas, o ideal é escolher espécies que consigam sobreviver por mais tempo sem a sua supervisão.

Desse modo, aposte em plantas vistosas como: babosa, cactos, hibisco, samambaias, espada de São Jorge e suculentas na parte interna da casa

E, na parte externa, escolha plantas como: palmeiras, coqueiros, fênix, estrelícia, flor de jade e outras.

Só não se esqueça de que as plantas precisam de cuidados. Assim, quando for comprar, aprenda como cuidar de cada espécie.

7. Dê personalidade a sua decoração com itens de artesanato local

boia pendurada na parede, na qual há um móvel recostado com planta e itens decorativos

Toda casa na praia deve ter itens de decoração típicos da região como: conchinhas, barcos, âncoras, pranchas de surf e chapéus, por exemplo. 

E, por mais que você ache que eles não combinam com o seu estilo, levar a tradição para a sua casa pode ser uma forma de conquistar a sensação de pertencimento.

Como trabalhos manuais são famosos nas regiões litorâneas, você irá encontrar várias feiras e artistas pelas ruas e pelo centro da cidade. Desse modo, visite esses locais, procure itens que você acredite que combinem com a sua decoração e dê personalidade ao seu novo lar. 

Decore sua nova casa na praia

Bom, agora que você já sabe como montar uma decoração de casa de praia, o próximo passo é encontrar o imóvel perfeito para colocar a mão na massa e criar a sua! 

No QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina, dá para pesquisar casas e apartamentos próximos de regiões litorâneas para alugar ou comprar! 

Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos, em cerca de 40 cidades brasileiras. Clique aqui e encontre seu próximo lar na praia e realize esse sonho de viver próximo ao mar!

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais