Investir em plantas em casa, não só traz mais originalidade para os ambientes como também deixa seu cantinho mais alegre e aconchegante. Porém, sabemos que o processo de cuidar e cultivar pode ser complexo e, até mesmo, gerar ansiedade e frustrações por conta das particularidades de cada espécie.  

Afinal, enquanto algumas podem ser simples de cuidar e crescem em poucos dias, outras podem levar anos para ganhar um pouco mais de forma e exigir cuidados mais elaborados. Por isso, neste artigo, vamos listar 6 plantas de crescimento rápido para você ter em casa. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Como fazer uma decoração prática com plantas 

1. Costela de Adão

Uma das plantas queridinhas por arquitetos e decoradores, é a Costela de Adão. Para que ela cresça de forma saudável, basta colocá-la em um ambiente iluminado, mas sem Sol direto. O ideal é investir em locais à meia sombra. 

Mas cuidado: com a falta completa de luz, a planta produz folhas sem os buraquinhos — e perde um dos seus maiores charmes.

No inverno, a irrigação deve ser feita com cuidado ao menos duas vezes na semana. Já no verão, você pode aumentar a frequência.

2. Jibóia

Se você tem dificuldade com plantas e é aquele tipo de pessoa que acha que nunca vai encontrar uma espécie simples de cuidar e que, ao mesmo tempo, traz um charme para a sua casa, nós temos a solução: jiboia é a sua planta. 
Além de ser super fácil de mantê-la linda e saudável, ela cresce rapidamente com os cuidados certos. Da família das plantas pendentes ou trepadeiras, gosta de iluminação, mas sem luz solar direta. No verão, pode regar três vezes por semana, se estiver muito quente. Já no inverno, de uma a duas vezes por semana é o suficiente.

3. Guaimbê

O Guaimbê é uma planta que nunca sai de moda e se dá bem com o clima tropical.  É conhecido pelo formato das suas folhas, que parecem ser recortadas à mão, e por sua coloração verde brilhante. 

Para crescer e se desenvolver rapidamente, essa planta prefere as regiões com boa incidência solar, mas de novo, sem Sol direto. 

4. Filodendro Ondulado

Se você tem um pouco mais de espaço sobrando em casa, a Filodendro é uma ótima opção de planta. Com folhas grandes, sua altura pode chegar de dois a três metros. 

Para que cresça com vigor, deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra para conseguir se desenvolver de forma rápida e saudável. E não esqueça de manter o solo sempre úmido – uma dica é utilizar um palito todos os dias para identificar se precisa de mais água. 

Leia também: Plantas de sombra: quais as espécies mais indicadas para ter em casa 

5. Liriope Verde

A Liriope Verde é uma planta de folhagem estreita que pode chegar até 30 centímetros de altura. Gosta de sol direto, mas também é resistente à sombra e temperaturas mais baixas. 

No verão e outono, surgem flores pequenas em cor de lavanda em formato de espiga reta. Mantenha o solo bem drenado para que ela permaneça saudável e se desenvolva rapidamente.

6. Helicônia rostrata 

Também conhecida como Bananeira-do-brejo, a Helicônia é ideal para áreas externas e pode trazer um toque mais vivo e alegre para a decoração da sua casa. Diferente das outras, essa planta tem folhas verdes brilhantes, mas tem flores multicoloridas. 

Ela gosta do verão, mas pode florescer o ano todo desde que você faça todos os cuidados adequados – desde a irrigação e até uso correto de adubos. 

Leia também: 16 plantas para jardim capazes de resistir a tudo 

Seu lar mais alegre e aconchegante 

Apostar em plantas na decoração deixa qualquer casa mais alegre e aconchegante, não é mesmo? Aqui no MeuLugar, você encontra essa e várias outras ideias para deixar a sua casa com a sua cara, além de dicas de organização, bairros e cidades para morar e decoração, é claro. 

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como


Ah, e se você está buscando um imóvel para ser seu novo cantinho, seja para comprar ou alugar, não deixe de visitar o site ou app do QuintoAndar. Lá você pode encontrar seu lar – e das suas plantinhas – usando mais de 70 filtros na pesquisa, o que torna a sua procura mais ágil e assertiva.