Viver o presente, sem esquecer o que o passado trouxe de bom. Isso parece frase motivacional mas pode ser também um resumo de como é a decoração retrô. 

Feito a partir da releitura de tempos anteriores, o estilo retrô sabe aproveitar o que há de melhor do design de todas as épocas tanto quanto usar os recursos e materiais que temos disponíveis hoje. 

Para saber como fazer essa mistura entre o melhor dos tempos, confira a seguir dicas para montar uma decoração retrô no seu lar.

Navegue pelo conteúdo:

O que é decoração retrô

A decoração retrô é uma releitura do passado – principalmente das cores e formas das décadas de 50, 60, 70 e 80, agregando mais praticidade e conforto. Ou seja, une o melhor do que já foi feito por meio das suas referências (principalmente estéticas) ao que temos hoje, inclusive novos materiais e tecnologias. É por isso que a decoração retrô tem se tornado uma das mais desejadas. 

Dessa forma, a decoração retrô nos desperta uma nostalgia boa, trazendo a sensação de aconchego. Mas, o que é melhor: isso vem bem acompanhado de praticidade e muita personalidade. Tanto nas novas funcionalidades agregadas, como pelas cores e estilos marcantes. Com essa mistura mágica, tem como não se encantar? 

Decoração retrô e vintage: qual a diferença?

Decoração retrô e vintage podem ser parecidas, afinal, bebem da mesma fonte: os clássicos do passado. Porém, a semelhança acaba por aí mesmo. 

Isso porque a decoração vintage traz peças originais feitas em tempos anteriores. Já a decoração retrô usa o passado apenas como referência para criar o novo. 

Na prática, é assim: uma poltrona vintage vai ser igualzinha àquela que sua avó costumava usar. Feita exatamente com os mesmos materiais e da mesma forma. Podendo ser, inclusive, fabricada naquela época. 

Já uma poltrona retrô vai fazer uma referência à poltrona que sua avó usava, mas aqui ela aparece renovada, tendo sido feita aproveitando todas as tecnologias e materiais que temos hoje. Ou seja, é capaz de ela ter algum recurso que o móvel da sua avó não tinha.

Assim, o vintage usa a força dos objetos originais de épocas distantes. E o retrô inova, cria, incrementa com base no que já foi feito na decoração.

Vamos de exemplo? Nas imagens abaixo você conhece uma vitrola vintage e uma vitrola retrô.

Leia também: 

Como usar o estilo vintage na decoração da sua casa

Como fazer uma cozinha vintage em 5 passos 

O que não pode faltar em uma decoração retrô

Agora que você já sabe a parte mais conceitual dessa história, é hora de começar a pensar como vai ser a decoração retrô na sua casa. Para te ajudar nessa jornada, listamos os principais itens decorativos desse estilo:

1. Placas decorativas

Se você não sabe por onde começar uma decoração retrô ou quer saber se realmente gosta do estilo, opte pelas placas decorativas e também pelos quadros – como mostra a foto abaixo. Por serem muito versáteis, esses itens podem ser usados em diferentes ambientes, basta escolher um e dar o primeiro passo: quarto, cozinha, home office (escritório), quarto infantil ou até mesmo no banheiro.

A foto mostra um exemplo de decoração retrô com diferentes placas decorativas e quadros na parede. Há também um chapéu de caubói pendurado.
Placas e quadros são fáceis de combinar com o ambiente e, mesmo assim, agregam um toque retrô.

2. Móveis com pés de palito

No sofá, no rack, na cama, na mesa de centro, no puff ou até nas poltronas (como mostra a foto a seguir). Os pés redondinhos, feitos em madeira, são muito característicos da decoração retrô. 

A foto mostra um exemplo de decoração retrô com duas poltronas bem coloridas e uma mesa de centro. As poltronas possuem pés palito.
Coloridas e com pés palito, as poltronas são um ótimo exemplo de móvel no estilo retrô.

3. Cores vibrantes 

Principalmente em objetos decorativos e também nos móveis, o estilo retrô sempre traz um toque a mais de cor forte aos ambientes. Aproveite bem deles na cozinha, onde agregam um toque bem especial, como vemos na foto abaixo.

A foto mostra um exemplo de decoração retrô com eletrodomésticos e armários nesse estilo de decoração.
Os tons vibrantes podem estar nos armários da sua cozinha retrô.

4. Papel de parede floral ou geométrico

As texturas florais e geométricas – especialmente o xadrez – também são muito utilizadas nesse tipo de decoração. Trazê-las usando um papel de parede vai ser lindo e também muito prático, afinal é fácil de colocar, assim como de limpar. 

Outra boa opção é usar essas texturas em almofadas e tapetes. 

Abaixo um exemplo de como um papel de parede floral pode dar um toque de personalidade a um ambiente com decoração retrô. 

A foto mostra um exemplo de decoração retrô com papel de parede floral. Há na imagem também uma poltrona.
O papel de parede floral combina muito com a decoração retrô. Imagem: Mobly.

5. Luminária de chão

Mais um exemplo de objeto que foi repaginado pelo estilo retrô, a luminária de chão agrega muito conforto visual no quarto ou na sala, como mostra a foto abaixo.

A foto mostra um exemplo de decoração retrô com luminária de chão. Ela tem pés de palito, assim como o sofá que está ao seu lado. Há também uma prateleira com livros acima do sofá.
Uma boa luminária de chão pode ser o que falta na sua decoração retrô da sala. Imagem: Mobly.

6. Varal de luzes

Outra iluminação típica da decoração retrô é o varal de luzes. Muito usadas na sala de estar, no quarto, no home office e até no quintal – como no exemplo da imagem abaixo, elas são puro charme!

A foto mostra um exemplo de decoração retrô com varal de luzes em um quintal. No chão, há uma criança e um adulto pintando. Ao redor deles, muitas plantas.
Fácil de colocar nos ambientes e super versátil, o varal de luzes é uma boa escolha na decoração retrô.

7. Itens de memória afetiva

Esse é o lugar que o retrô pode, sim, encontrar o vintage. Afinal, trazer memórias e objetos que são importantes para a sua história ajudam a criar uma esfera nostálgica na casa. 

Mas para ficar retrô é importante dosar bem os elementos. Seja por meio de fotos antigas, quadros decorativos – que estão presentes na foto abaixo, brinquedos ou itens que usou em tempos passados. 

Aqui vale também objetos maiores herdados de pessoas queridas, afinal, um toque de memória afetiva vai agregar um aconchego a mais ao seu lar, além de muita personalidade. Aproveite!

A foto mostra um exemplo de decoração retrô que usa quadros de memórias afetivas na parede. Há também: uma mesa lateral, um homem sentado na poltrona com um notebook, tapete e cortina.
Resgatar boas lembranças agrega personalidade à decoração retrô.

Inspirações e ideias para sua decoração retrô em 20 fotos

Separamos 20 fotos de ideias de ambientes com decoração retrô para te inspirar. Confira a seguir.

A foto mostra um exemplo de decoração retrô no quarto com um sofá em curvas, mesa com pés de palito, almofadas coloridas e quadro decorativo.
A decoração retrô no quarto pode ser simples como uma mesa com pés de palito e almofadas coloridas.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô na cozinha. Nela há: bancada com pia e fogão; rack com TV em cima; mesa redonda com duas cadeiras.
Inspiração para quem busca montar uma cozinha retrô.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô no cantinho de leitura com duas poltronas azuis, uma luminária de chão e uma estante de livros.
O cantinho da leitura também pode ter um toque retrô.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô em uma casa com ambientes integrados: sala de estar (com duas poltronas e tapete coloridos) e sala de jantar (com mesa retangular e 6 cadeiras).
A decoração retrô funciona muito bem em um lar com ambientes integrados.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô na sala de jantar com mesa retangular, 4 cadeiras, 2 poltronas, uma bancada com TV e quadros decorativos.
O charme de uma sala de jantar com cadeiras no estilo retrô.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô na cozinha integrada com a sala de estar. Na cozinha há uma geladeira, mesa com cadeiras e armários. Na sala há dois sofás e uma mesa de centro.
Até mesmo a porta de correr pode ser no estilo retrô para ornar com a decoração e, ao mesmo tempo, integrar os ambientes.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô no banheiro com uma bancada vermelha, espelho oval, parede amarela e box de vidro.
A decoração retrô pode ser o toque de ousadia que o seu banheiro precisa.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô de uma sala de estar com TV, mesa com cadeira, sofá amarelo e luminária de teto estilosa.
A escolha certa da cor dos móveis é fundamental para montar uma decoração retrô.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô em um lar de conceito aberto com: poltrona, mesa de centro, rack, TV, bancada, armários de cozinha e muitos elementos decorativos.
Roxo e verde é uma combinação de cores que é a cara do estilo retrô.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô na sala de estar com sofá verde, estante rosa, armário branco e plantas decorativas.
Outra harmonização de cores fortes no estilo retrô: rosa e verde.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô em um studio com bancada de cozinha, sofá laranja, mesa retangular com duas cadeiras, rack e TV.
Apartamento studio ou kitnet também combinam com a decoração retrô.
 A foto mostra um exemplo de decoração retrô com duas poltronas, uma azul e outra rosa. Nelas há almofadas coloridas. Há também uma bancada na imagem.
Poltronas estilo retrô são confortáveis e divertidas.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô na sala de estar com um sofá grande repleto de almofadas coloridas. Há também duas poltronas, luminária de chão, duas mesas de centro e um tapete.
Meio moderna, meio retrô. Essa pode ser a harmonia perfeita para a sua sala de estar.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô em uma kitnet com uma mesa com 4 cadeiras, estante e luminária de chão.
Tons terrosos e uma boa iluminação ornam perfeitamente nessa decoração retrô.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô na sala de estar com um sofá em L, mesa de centro, poltrona, luminária de chão e quadro decorativo.
Ornar as cores é fundamental em qualquer decoração, mas especialmente no estilo retrô.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô em uma poltrona preta com design conceitual. Há também um sofá com almofada vermelha.
Recorrer aos móveis com design conceituados é uma boa ideia para a decoração retrô.
 A foto mostra um exemplo de decoração retrô em uma sala de estar com duas poltronas laranjas, uma mesa de centro, um tapete colorido e uma parede verde.
Uma das características da decoração retrô é a ousadia, como na sala de estar da foto.
A foto mostra um exemplo de decoração retrô no quarto com cama de casal, almofadas, quadros decorativos e parede colorida.
Um dos trunfos da decoração retrô é poder brincar com cores e texturas. Imagem: Mobly
A foto mostra um exemplo de decoração retrô com poltrona clássica, uma mesa de apoio e um papel de parede quadriculado.
A estampa xadrez é típica da decoração retrô. Imagem: Mobly
A foto mostra um exemplo de decoração retrô no quarto de casal com poltrona, estante e cama repleta de almofadas.
Uma parede floral ajuda a dar um toque ao mesmo tempo retrô e romântico ao quarto de casal. Imagem: Mobly

Conheça o seu novo lar para decoração retrô sem sair de casa

Optar por um estilo de decoração requer adaptar os ambientes. O que pode dar muito certo no lugar que estamos, mas, às vezes, não funciona muito bem. 

Por isso, se você percebeu que vai precisar de um novo lar para a sua decoração retrô, saiba que pode contar com a facilidade de conhecê-lo totalmente online, sem sair de casa, pelo QuintoAndar

Isso porque um dos recursos disponíveis na maior plataforma de moradia do Brasil é o do tour virtual. Nele você vê como é o imóvel via vídeo, conhecendo o seu futuro lar e já pensando onde vai colocar aquele toque retrô nos ambientes. 

Mas não é só isso: já nos primeiros cliques, o QuintoAndar facilita a sua busca contando com mais de 70 filtros e também fotos profissionais dos ambientes. Tudo para que você tenha praticidade e conforto para encontrar um novo lugar para a sua decoração retrô.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.