No mundo de hoje, as cozinhas são super modernas. Os eletrodomésticos são mais avançados e trazem maior praticidade para o dia a dia. No entanto, é possível voltar aos tempos passados com uma decoração de cozinha vintage.

Nada melhor do que relembrar as melhores épocas da sua vida em um ambiente aconchegante e cheio de estilo. 

Se você gosta do estilo vintage, e quer trazer este clima do passado para a cozinha, continue conosco e veja um passo a passo para transformar seu ambiente!

Navegue pelo conteúdo:

O que significa cozinha vintage?

Primeiro, vamos entender o que significa uma cozinha vintage. Nada mais é do que um espaço onde predomina o estilo antigo em móveis e outros objetos.

É perfeito para quem tem aquele móvel antigo da casa dos pais ou avós e quer utilizar no novo lar.

Esses detalhes trazem lembranças e carinho para o ambiente. Por isso, muitas pessoas têm aderido à cozinha vintage, combinando elementos modernos com o antigo.

Se você deseja dar uma repaginada, mas não abre mão da tecnologia, montar uma cozinha vintage moderna é uma ótima opção. 

Você também pode se interessar: Como usar o estilo vintage na decoração da sua casa

5 passos para montar uma cozinha vintage

Uma cozinha vintage deve ter objetos que tragam boas lembranças do tempo que já passou. Além disso, a proposta desse estilo de decoração é trazer vida a todos os espaços do ambiente.

Por isso, separamos um passo a passo para você decorar da melhor forma a sua cozinha e trazer a releitura de épocas passadas para o seu lar. 

1. Comece pela parede

cozinha com parede azul, fogão centralizado entre balcões e uma coifa

A parede da cozinha é a base de toda a decoração. É a cor da parede que vai determinar como você vai decorar o resto do ambiente. Você pode optar por adesivos decorativos, papéis de parede ou azulejos fixos. 

Os adesivos decorativos são um tipo de material que imita azulejos. São práticos para quem não quer ter estresse com construções. Há uma variedade de cores que você pode escolher. Adesivos neutros, brancos, azuis, verdes ou coloridos são ideais para compor o estilo vintage.

Para quem deseja uma decoração a longo prazo, vale a pena investir em uma cozinha com azulejo antigo. A durabilidade é maior e há diversas cores e estilos. No entanto, faça a escolha com cuidado para não errar.

Independentemente do material escolhido, aposte em cores vibrantes, neutras ou estampadas. Isso vai depender do seu gosto pessoal.

2. Escolha os armários

armários escuros em cozinha com piso claro

Após definir as cores das paredes, é hora de escolher os móveis ideais para a sua cozinha e o ideal é começar pela escolha dos armários. 

Os modelos de armário suspensos são uma boa pedida porque, além de trazerem charme e beleza, funcionam bem em ambientes menores. Se preferir, os modelos tradicionais também podem ser usados. O importante é trazer funcionalidade para a cozinha.

Há também a opção de armários abertos ou prateleiras. Se esse for o caso, não tenha medo de ousar e colocar as louças à mostra.

As cores ideais podem ser: azul, vermelho, verde, rosa e tons pastéis. Lembre-se de escolher a cor do seu armário conforme a tonalidade da parede.

Aqui, também reutilizar móveis antigos que a sua família não usa mais, ou até mesmo garimpar em mercados de pulgas.

3. Compre uma mesa vintage

cozinha vintage com armários em L e mesa central

A mesa vintage para cozinha é minimalista e simples. Os tons amadeirados são mais discretos, mas ainda sim combinam bem com o estilo antigo, principalmente quando são mais rústicas. 

Se você gosta de pontos de cores, opte por modelos coloridos e dobráveis, ideais para espaços pequenos. Você pode comprar, também, cadeiras com cores vibrantes ou reaproveitar peças antigas e pintá-las do seu jeito, apostando no “faça você mesmo”.

É um incentivo para soltar a criatividade e colocar a mão na massa.

4. Decore com utensílios antigos

armário de cozinha cheio de utensílios decorativos

Aposte em utensílios vintages como potes, bandejas, travessas, xícaras e talheres antigos. Há diversos itens atuais no mercado que relembram os tempos passados também.

Os materiais devem ser em cerâmica ou metal. Aposte nesses tipos de louças, como em panelas e pratos, por exemplo. Imagine o charme de expor seus itens de cozinha em armários e prateleiras!

5. Invista em um piso vintage

cozinha com piso quadriculado vintage

O piso vintage de cozinha é formado por tons mais vibrantes ou neutros, como tons clássicos de vermelho e marrom. Isso depende da escolha da decoração.

Você pode escolher um piso feito com madeira ou usar a criatividade misturando cores, como preto e branco. A estampa xadrez traz ousadia para a cozinha vintage e é ideal para combinações que usam o vermelho vibrante e o branco em armários e outros objetos domésticos.

Há outras opções de cores que você pode usar no piso. Não tenha medo de ousar! O estilo vintage é vibrante, espetacular e atemporal.

Quer ter uma cozinha vintage em sua nova casa?

Segundo o Censo QuintoAndar, 81% dos brasileiros gostam de cozinhar em casa e a cozinha é o terceiro cômodo preferido dos entrevistados. Se você também se encaixa nessa porcentagem, sabe a importância de ter um ambiente aconchegante e que comporte todos os seus utensílios.

Se o seu lar atual não entrega essa estrutura, ou se você quer mudar de ares, conte com o QuintoAndar para encontrar sua nova casa! São milhares de apartamentos e casas, disponíveis para aluguel ou compra, em mais de 50 cidades brasileiras.

E, com os mais de 70 filtros de busca disponíveis, você pode fazer uma busca inteligente para buscar imóveis que tenham o espaço que você deseja. Além disso, as fotos tiradas por fotógrafos profissionais ajudarão você a já começar a imaginar sua nova cozinha vintage!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar