Uma das principais dificuldades entre as pessoas que estão estudando como vender um imóvel tem a ver com documentação. Por isso, se você tem uma casa ou um apartamento e está em fase de se organizar para começar a anunciá-lo, dá uma olhada neste artigo com tudo que você precisa saber sobre documentos para venda de imóvel.

Navegue pelo conteúdo:

Fique em dia com os documentos para venda de imóvel

Uma das principais fases num processo de compra e venda de imóveis é a análise documental. Ela é feita para evitar dores de cabeça e até mesmo a perda do bem pelo comprador, por conta de problemas jurídicos ou financeiros relacionados ao vendedor ou ao imóvel.

Por isso, ao reunir os documentos para venda de imóvel, é importante que você esteja em dia e sem qualquer tipo de pendência judicial ou financeira. Pois caso as tenha, você corre o risco não apenas de atrasar todo o seu processo. Mas talvez até de ter que lidar com a impossibilidade de vender o imóvel.

Problemas na documentação podem atrapalhar sua venda

Você tem um imóvel no Rio de Janeiro que deseja vender. Porém, muitos anos atrás, constituiu uma empresa em São Paulo, faliu e foi processado por seus ex-funcionários. Na realização da análise documental, esse tipo de problema poderá aparecer e você poderá ter problemas para realizar a venda.

Da mesma forma que você, como pessoa física ou jurídica, precisa estar livre de qualquer tipo de impeditivo, o imóvel também deve estar. Portanto, é preciso verificar:

  • Que a escritura de imóvel e o registro de imóvel estejam devidamente registrados na matrícula de imóvel
  • O imóvel não pode estar envolvido em hipotecas, alienação fiduciária ou em penhoras;
  • Ele precisa ter a certidão negativa de débitos municipais. Ou seja, não estar em dívida com tributos públicos, como o IPTU
  • As taxas condominiais – para apartamentos ou casas de condomínio – devem estar todas quitadas.
  • Não pode haver dívidas com contas de consumo (água, luz ou gás).

Quinto Andar

Anuncie seu imóvel para alugar ou vender com a gente: é grátis e sem burocracia! Anunciar

Lista de documentos para venda de imóvel:

Para vender um imóvel, você precisa reunir a seguinte documentação:

Documentação da pessoa que está vendendo:

  • Documento de identidade onde conste o CPF;
  • Certidão de Estado Civil: para pessoas solteiras, vale a Certidão de Nascimento. Para casados após 1977, vale a Certidão de Casamento e a Escritura Pública de Pacto Antenupcial;
  • Comprovante de Endereço atualizado, com menos de 30 dias;

Se você possui alguma empresa em seu nome tem alguma participação como sócio, é preciso que apresente, também:

  • Cartão CNPJ;
  • Cópia do Estatuto ou Contrato Social;
  • Alterações contratuais ou estatutárias;
  • Carta com a data da última modificação do estatuto ou do contrato do negócio.

Documentação do imóvel:

  • Número da  matrícula de imóvel e número do Cartório de Registro do Imóvel: são documentos importantes para a comprovação da situação civil do vendedor e da regularidade do imóvel. Lembrando que o banco que irá conceder o crédito imobiliário ao comprador, no caso de um financiamento, ou Cartório de Notas da sua região, no caso de compra à vista, poderão solicitar outros documentos durante o processo
  • Em caso de o imóvel ser um apartamento ou uma casa de condomínio, é preciso ter uma declaração de quitação de débitos condominiais, assinada pelo síndico com com a chancela da administradora de condomínio responsável;
  • Ata de eleição do síndico;
  • Capa do IPTU com código de contribuinte, caso não conste da matrícula.

Documentação para quem compra

As exigências para a pessoa que compra também fazem parte da papelada envolvida numa transação imobiliária. E é sempre bom que você, ao vender um imóvel, tenha conhecimento de tudo que a pessoa interessada na sua casa ou apartamento precisará levantar. 

Por isso, clique no link para ficar por dentro de todos os documentos para compra de imóvel.

Conte com uma consultoria imobiliária

O QuintoAndar se tornou recentemente a maior proptech da América Latina. Ou seja, a principal empresa de tecnologia voltada para o mercado imobiliário da região. 

Imobiliária digital fundada em 2013, a empresa revolucionou o mercado de aluguéis residenciais, do qual é líder, e desde o início de 2020 começa a fazer o mesmo no mercado de compra e venda de imóveis.

Com um time de consultoria imobiliária composto de profissionais especialistas em todo tipo de transações envolvendo imóveis, o QuintoAndar ajuda seus clientes que vendem imóveis em todos os processos da negociação. 

A usar a plataforma digital do QuintoAndar para vender um imóvel, você terá, além desse acompanhamento, as seguintes vantagens:

  • Anunciar imóvel grátis;
  • Sessão de fotos profissional também gratuita;
  • Não precisará sair de casa para nada. Até para assinar documentos o QuintoAndar manda um motoboy com a papelada ao seu encontro.