Com mais de 50 anos de história e memórias afetivas para os belo-horizontinos, a Feira Hippie de BH é um dos principais programas culturais da cidade. Maior feira de artesanato da América Latina, ela atrai milhares de pessoas, de todos os cantos da Capital Mineira, à Avenida Afonso Pena, no Centro, nas manhãs de domingo.

Leia também: O que fazer em Belo Horizonte: saiba o que a Capital Mineira tem de melhor a oferecer

Neste artigo, vamos te contar um pouco da história, dicas e depoimentos de quem frequenta e o que você pode encontra na Feira Hippie de BH.

Navegue pelo conteúdo:

Início na Praça da Liberdade

O local onde acontece a feira hoje não é o mesmo onde ela surgiu. Idealizada e criada em 1969 por um grupo de artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades, que expunham e vendiam seus trabalhos, a Feira Hippie de BH nasceu na Praça da Liberdade, na região da Savassi, um dos lugares mais icônicos da cidade e que, à época, ainda abrigava nos prédios históricos de seu entorno, que datam da fundação da Capital Mineira, o centro administrativo do Governo do Estado.

Centro de BH

Após alguns anos de informalidade, em 1973 a Feira Hippie foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte. E não parou mais de crescer. Até que, em 1991, após uma união com outras feiras que aconteciam na cidade, foi transferida para o local onde está até hoje: a Avenida Afonso Pena, uma das mais importantes da Capital Mineira, bem no coração do Centro.

Boa parte da área coberta pela feira está diante da bela área verde do Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Foto que ilustra matéria sobre a Feira Hippie de BH mostra pessoas olhando os produtos em barracas de coberturas amarelas. Ao fundo, as árvores do Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Programa para adultos e crianças (Foto: Shutterstock)

No novo espaço, a nova grande feira ganhou o nome oficial de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena, mas não deixou de ser chamada de Feira Hippie pelos belo-horizontinos. Nem mesmo após o dia 31 de dezembro de 2010, data da publicação do Decreto 14.246/2010, Regimento Interno da Feira de Artesanato, que entre outras coisas muda o nome oficial para Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte.

Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias
Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias Anunciar imóvel

A feira por quem frequenta

Moradora de um apartamento no Centro, de onde vê o Mercado Central de Belo Horizonte de sua janela, a atriz Lili Diniz também é assídua frequentadora da Feira Hippie, que fica a apenas três quarteirões de seu prédio.

Lili Diniz

Atriz e moradora do Centro de Belo Horizonte

“Ter a Feira Hippie de BH por perto é ter acesso a um grande comércio a céu aberto, onde se encontra diversos tipos de produtos artesanais de vários segmentos, além de muitas barraquinhas de comidas, tanto as típicas mineiras quanto de outras partes do Brasil. Sem contar que a feira é um ponto de encontro para quem gosta de tomar uma cerveja com uma boa roda de samba e pagode e outros ritmos”.

De acordo com a moradora, os feirantes começam a montar suas barracas logo nas primeiras horas da madrugada, quando a faixa da Avenida Afonso Pena onde a feira acontece é interditada. E apesar de o horário oficial do início ser às 7h, Lili Diniz conta que gosta de chegar um pouco mais cedo para já passear, olhar o que vai comprar e evitar os horários de pico.

Lili Diniz

Atriz e moradora do Centro de Belo Horizonte

“O ideal, para quem não gosta ou ainda está evitando aglomerações, é chegar até um pouco antes das sete horas da manhã. Eu gosto de chegar por volta de seis e meia, para poder andar tranquilamente. Depois das nove horas, o número de frequentadores começa a aumentar muito.

Quando perguntada sobre o que mais gosta da feira, Lili conta que adora “observar o vai e vem dos frequentadores, que buscam itens diversos como roupas, sapatos, bolsas, plantas, brinquedos, bijuterias, entre outras coisas”. Segundo ela, a coisa mais diferente que já comprou na Feira Hippie em BH foi uma placa que mandou fazer em um azulejo.

Leia também: Onde comprar roupas baratas em Belo Horizonte

Lili Diniz

Atriz e moradora do Centro de Belo Horizonte

“Eu sou a vovó Lili para a minha neta. Mas quando ela era pequenininha e ainda não falava direito, ela me chamava de ‘vovó ii’. Então, eu fui na feira e mandei fazer uma placa com os dizeres ‘casa da vovó ii’, que decora uma das minhas paredes”.

Foto que ilustra matéria sobre a Feira Hippie BH mostra uma placa de azulejo com desenhos e os dizeres 'casa da vovó ii'
Placa artesanal comprada por Lili Diniz na Feira Hippie (Foto: arquivo pessoal)

Como ter uma barraca na Feira Hippie de BH

No dia 24 de junho de 2022, a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) abriu inscrições para receber as solicitações de participação na Feira Hippie de Bh. Para ter uma barraca, é preciso que o produtor ou comerciante obtenha uma prévia habilitação em processo licitatório.

A pessoa interessada deve acessar este link, localizar um dos serviços relacionados à Feira da Afonso Pena e clicar em “Solicitar”. Em seguida, deve efetuar a autenticação no login único gov.br para acessar o serviço. Caso não possua cadastro na conta gov.br, a Prefeitura de BH publicou um tutorial para orientar a entrada.

Depois, a pessoa interessada deve inserir as informações, anexar a documentação necessária e clicar no botão para enviar a solicitação. Após esse envio, o sistema gera automaticamente o número do protocolo por e-mail para a pessoa requerente. O andamento do processo pode ser visto ao clicar no botão “Acompanhe sua Solicitação”, disponível na página do Portal de Serviços.

Funcionamento da Feira Hippie em BH

Afinal, a Feira Hippie em BH acontece todos os domingos e conta com a seguinte estrutura:

  • 16 setores, sendo 3 áreas de alimentação
  • Mais de 2 mil expositores
  • 10 mil trabalhadores diretos e indiretos
  • 60 mil visitantes em média por domingo
  • 10 mil visitantes em horários de pico
  • 45 mil m² de área coberta pelas barracas na Avenida Afonso Pena.

Endereço: Avenida Afonso Pena, S/N – Centro
Funcionamento: Domingo, das 7h às 14h

Que tal morar próximo de onde a feira acontece?

Já pensou acordar todo domingo e poder ir a pé para a Feira Hippie em BH? Então que tal morar na região?

O QuintoAndar conta com diversas opções de imóveis para aluguel e compra no Centro de Belo Horizonte. Acesse nossa plataforma de moradia, pelo app ou pelo site, e navegue pelo mapa para encontrar o seu lar ideal. E para facilitar a sua procura, use os nossos mais de 70 filtros de busca, que refinam a pesquisa e fazem você achar algo que tenha a sua cara com ainda mais agilidade.

 Clique aqui e veja as principais opções de imóveis para compra nos arredores da Feira Hippie em BH ou veja abaixo alternativas para alugar no Centro da cidade:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.