Antigamente, quando as televisões eram pesadas, maiores e não eram ultrafinas ou tinham imagem HD, os racks tiveram sua era de ouro quando o assunto era decoração. Pois, uma TV + rack + sofá era o trio principal da decoração de uma sala.

Entretanto, mesmo que agora as TVs não precisem do rack para se sustentar e apoiar, esse móvel ainda faz a diferença. Isso porque, mesmo que a sua principal funcionalidade tenha entrado em desuso (as televisões são planas e podem ser fixadas na parede), os racks se reinventaram e agora eles servem para dar um toque especial na sala, levando em consideração a decoração do ambiente.

Ou seja, eles são itens complementares que servem de apoio para porta-retratos, livros, plantas e outros. 

Além disso, há vários modelos no mercado e você pode escolher o tipo de material, tamanho, com painel embutido e de inúmeras cores.

Para te ajudar a encontrar o móvel perfeito, abaixo separamos 11 ideias de rack para sala para você se inspirar. Confira! 

Quais as vantagens de ter um rack na sala?

Como falamos acima, a funcionalidade dos racks hoje em dia vai além de dar apoio à televisão. Ou seja, o móvel funciona mais como um item decorativo e como espaço para guardar lembranças, além de dar um destaque para a TV e complementar a decoração da sua casa.

Dessa forma, salas menores combinam com racks baixos sem muita informação visual ou detalhes para não deixar o ambiente carregado, enquanto nas salas maiores, para completar o espaço, os racks compridos, altos ou com painel caem bem. 

9 ideias de rack para sala

Abaixo separamos os principais modelos para você se inspirar e decidir qual o melhor para sua sala. Olha só!

1. Rack com portas de correr

Esse modelo de rack é um dos mais tradicionais no mercado, pois como suas portas são de correr, você pode guardar itens aleatórios dentro, além de eletrônicos, como home teather, aparelho da TV a cabo e outros.

Outro fator a favor desse modelo é que as portas podem ser personalizadas ou coloridas. Dessa maneira, trazem uma cor para sua sala, que pode ser replicada no tapete, cortinas e almofadas. 

2. Rack de madeira

Rack de madeira

A madeira traz a ideia de elegância, modernidade e dá um toque rústico à sua sala. Apenas lembre-se de considerar o tipo de madeira usada, se ela está impermeabilizada e se o rack nesse material vai combinar com o restante da sua casa. 

3. Rack suspenso

Rack suspenso

Dois em um. Esse é o ponto principal do rack suspenso, pois ele não fica no chão, mas sim abaixo do painel da TV. Ou seja, ele meio que funciona como uma extensão do painel. 

Indicado para salas pequenas, esse tipo de móvel tem um ótimo custo-benefício e serve de apoio para eletrônicos e itens pessoais.  

4. Rack de aço

Para quem procura um móvel durável e diferente, os racks de aço são a opção perfeita. Esse tipo de material deve ser feito por encomenda e você pode personalizá-lo como quiser.

O aço é bastante durável, de fácil limpeza e fica lindo em uma decoração minimalista e monocromática.  

5. Rack grande

Rack grande

Como falamos acima, se a sua sala é grande, aposte em um rack espaçoso e que percorra toda a parede ou mais de uma parede da sua sala. Assim, dá para guardar itens dentro dele e inserir objetos decorativos em cima para dar um toque especial e aconchegante para sua sala. 

Como esse móvel é maior, não aposte em cores chamativas, prefira no preto, branco ou tons pastéis para tornar o ambiente mais clean.

6. Rack pequeno

Rack pequeno

O rack pequeno é ideal para salas menores para não atrapalhar a circulação das pessoas. Desse modo, antes de comprar, meça o local onde deseja incluir o móvel e prefira opções com menor profundidade.

7. Rack sem painel

Rack sem painel

Você sabia que o painel não é um item obrigatório para quem quer ter um rack? Isso mesmo, existe a opção de ter apenas o rack e deixar a TV apenas fixada na parede ou em cima do móvel mesmo. Essa costuma ser uma opção bastante utilizada em decorações minimalistas, e até por quem não gosta da ideia dos painéis ou não possui televisão.

8. Rack minimalista

Rack sem painel

A decoração minimalista cai muito bem em racks, pois como os móveis são um complemento da ornamentação, escolher por itens mais simples pode fazer toda a diferença. Desse modo, aposte em itens pequenos e delicados para colocar no rack ou em plantas para dar um charme e trazer a natureza para sua sala.

9. Rack tipo bar

Outra sensação do momento é preencher o rack com bebidas, tornando o móvel um bar decorativo. Ou seja, pegue suas garrafas mais bonitas de vinho, espumante e destilados e deixe-as à mostra. 

Só tome cuidado com as crianças e adolescentes. Para prevenir que eles não façam a ingestão das bebidas, escolha um rack que tenha tranca nas prateleiras e guarde a chave em um local seguro.

Qual a melhor cor de rack para sala?

A melhor cor de rack varia de acordo com o estilo do seu cômodo. Se você curte uma decoração mais fun e animada, optar por cores como amarelo, verde musgo e até mesmo o azul pode ser bacana. Já se você deseja uma decoração mais sóbria, mas sem perder a cor, opte por tons como azul petróleo e verde militar. Para uma decoração minimalista, tons únicos e claros são as melhores opções, como o off white e cinza.

Passo a passo para escolher o melhor rack para sua sala

Bom, agora que você tem uma noção de qual modelo de rack escolher para sua sala, abaixo separamos um passo a passo para você ver se a sua escolha vai ser um match perfeito!

Defina o local

Antes de escolher o modelo do rack, é muito importante definir o local que o móvel e a televisão vão ficar. Desse modo, observe bem sua sala e pense em alternativas fora do convencional. Fazer esse exercício pode aguçar sua imaginação e te ajudar a ver novas possibilidades. Avalie também a distância entre a TV e o sofá para não causar problemas de visão.

Verifique a altura da TV

Local decidido, agora é hora de pensar no tamanho. Então, meça essa área e tenha uma noção da altura ideal do rack.

Escolha o que vai na parede

Defina o que você irá fazer na parede que ficará atrás da TV e do rack. Pode ser uma pintura, um papel de parede ou colocar apenas o painel. Escolha o que você quer fazer e planeje para não ter contratempos. 

Encontre o modelo de rack ideal

Agora é a hora de levar em consideração as dicas que demos acima, ver qual combina com a realidade da sua sala e fazer uma pesquisa de mercado para conseguir o melhor preço! 

Dúvidas frequentes

Para cômodos menores, é sempre indicado utilizar móveis na mesma proporção. Uma ideia de rack para sala pequena é buscar por modelos mais curtos, que sigam o tamanho do seu sofá, por exemplo. 

Para não ocupar o espaço de circulação, também recomenda-se que você opte por móveis com menor profundidade.

Os racks mais baixos estão super em alta no momento. Além disso, modelos rústicos também vêm fazendo sucesso há alguns anos.

Você pode colocar objetos decorativos, porta-retratos, vasos de plantas, livros… Deixe a imaginação te levar, mas lembre-se de adequar ao estilo de decoração do restante do ambiente.

Torne a sala o seu lugar favorito da casa com o QuintoAndar

Se você ama passar o tempo na sala de estar da sua casa, mas pensa que ela não está da maneira que você gostaria, saiba que investir nesse cômodo não é bobeira.

De acordo com o Censo QuintoAndar, cerca de 26% dos brasileiros disseram que a sala de estar é o cômodo favorito deles. 

Ou seja, ter a sala dos seus sonhos é um investimento e o QuintoAndar pode contribuir nesta missão! 

Com mais de 70 opções de filtros de busca, é possível escolher um imóvel, tanto para alugar, quanto para comprar, com uma sala ideal em que você possa decorar do jeito que você quiser e, assim, planejar o modelo de rack perfeito para a nova sala.

Aproveite também para ver as fotos profissionais e até fazer um tour virtual pelo imóvel. Assim, fica bem mais fácil planejar a decoração!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar