De acordo com o Censo QuintoAndar – um estudo realizado em parceria com o Datafolha –, a sala é o segundo cômodo favorito dos brasileiros. E quem não gosta de deixar ela bonita e cheia de estilo para receber amigos e familiares, não é mesmo?

Se você está pensando em incrementar a decoração da sua sala de estar, colocar um tapete que tenha a sua cara pode ser a solução que você está buscando. Além de deixar o ambiente mais confortável e aconchegante, ele leva alegria e personalidade sem precisar de muitos recursos. 

Pensando nisso, separamos neste 5 dicas de como escolher o tapete para a sala para você não errar e optar por aquele que esteja em harmonia com a decoração do ambiente. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: Como escolher um tapete pra sua casa: dicas essenciais pra você não errar 

1. Como escolher tapete para sala: tamanho

O primeiro item a ser considerado para escolher o seu tapete da sala é o tamanho do ambiente que você deseja colocá-lo. Se quiser fazer um investimento, você pode contratar empresas do ramo que vão até a sua casa e fazem tapetes sob medida. 

Leia também: Entenda como calcular metro quadrado

O que muitos especialistas indicam é que ele seja maior que o tamanho do sofá e que os móveis fiquem em cima do tapete, pois assim se delimita e ganha espaço. Além disso, o ideal é formar uma moldura entre os móveis e outros objetos como cadeiras, poltronas, mesas de centro etc.

2. Como escolher tapete para sala: cor, estampa e estilo

Além da criatividade, é importante levar em consideração o estilo da decoração da sua casa e o tamanho da sua sala na hora de escolher o seu tapete. Os tons escuros refletem a impressão de que o ambiente é menor, por isso, invista neles caso tenha uma sala ampla e moderna. 

Já os coloridos combinam com uma decoração mais neutra para destoar bem na composição. As cores neutras, como bege, branco e cinza, fazem o trio perfeito para qualquer tipo de sala de estar e podem ajudar a deixar um ambiente mais colorido menos poluído. 

Se você quer que o tapete seja protagonista na sua sala, as estampas podem ser o ponto-chave na decoração. Sejam geométricas, florais ou com listras, em uma sala moderna, ousar nas cores e nas estampas está liberado. 

3. Como escolher tapete para sala: material

O material e textura do tapete vai interferir no efeito que você deseja que ele tenha na sua sala. Além disso, outro ponto importante que você deve levar em consideração é sobre a limpeza. Aqueles tapetes com pelos altos ou que acumulam muita sujeira e pelos de pets precisam de uma manutenção periódica para garantir sua durabilidade em perfeito estado. 

Leia também: Dicas práticas de como limpar carpete em casa

Você pode optar por tapetes com fibras naturais, em algodão ou sisal, sintéticos ou mistos – que misturam um pouco dos dois. Os tapetes sintéticos são mais resistentes e fáceis de limpar, por isso, para escolher o modelo ideal entenda qual é a sua prioridade e disposição para cuidados. 

Por fim, lembre-se que o tapete faz parte da decoração da sua casa, mas também precisa ser funcional e proporcionar uma sensação de aconchego no ambiente. 

4. Como escolher tapete para sala: formatos

Existem diversos formatos de tapetes para sala para você escolher: quadrados, ovais, redondos ou retangulares. Os mais clássicos e convencionais são os modelos quadrados ou retangulares. Já para salas mais modernas, apostar em tapetes redondos pode ser uma boa ideia para mostrar dinamismo e personalidade através de itens curvos.

Leia também: Sofá curvo: as melhores ideias de como usar 

5. Como escolher tapete para sala: espessura 

Antes de comprar um tapete para a sua sala, é importante considerar a espessura que vai se adaptar melhor ao ambiente. Em locais que buscamos mais conforto e aconchego, a melhor alternativa é investir em tapetes com a gramatura maior, como em salas de estar e quartos. Mas, antes de decidir, pesquise o material e também verifique como deve ser feita a limpeza e manutenção deste item. 

Um novo tapete para um novo lar 

Além de agregar no visual do ambiente, os tapetes devem ser funcionais para o dia a dia. Por isso, antes de comprar apenas pela beleza, considere nossas dicas e escolha aquele que se encaixe, perfeitamente, com o que precisa. 

Esperamos que nossas dicas de como escolher tapete para sala tenha te ajudado a organizar suas ideias sobre esse item e que as inspirações te encham de criatividade! Continue navegando no MeuLugar para encontrar mais informações para decoração e manutenção do seu lar. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E se você estiver buscando um novo lugar para decorar com seu novo tapete, aproveite os mais de 70 filtros do QuintoAndar para encontrar o seu lar ideal. Por lá, você consegue visualizar imagens em 360°, além de fotos e vídeos profissionais. Assim, já dá para imaginar como vai ficar o seu tapete para sala!