Muito além dos monumentos arquitetônicos e reviravoltas do cenário político, Brasília é uma cidade que oferece roteiros e atrativos culturais para todos os gostos, especialmente quando o assunto gira em torno das belezas naturais da capital.

E um deles é um dos grandes cartões-postais da cidade: o Lago Paranoá.

Diretamente do coração do Planalto Central, esse icônico espelho d’àgua oferece uma mistura entre ponto turístico e verdadeiro circuito de lazer, proporcionando diversão, esportes, entretenimento e muito mais para a população da capital federal.

Mas você sabia que esse lago artificial tem uma história que remonta às origens da construção da cidade? Neste artigo, mergulharemos fundo nas águas do Lago Paranoá para te contar mais detalhes sobre sua criação e o que fazer pelos arredores.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

Navegue pelo conteúdo

Sobre o Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial em Brasília idealizado no século XIX e inaugurado em setembro de 1959, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, a partir do represamento das águas do Rio Paraná.

Hoje, o lago corta a capital federal de norte a sul e é uma das principais áreas de lazer dos moradores.

Ocupando uma área de 48 km² e com uma profundidade máxima de 38 m, o Lago Paranoá oferece um amplo espaço para contemplação, atividades físicas e esportes aquáticos, como caminhar pela orla, pedalar pela ciclovia, fazer stand up paddle e caiaque, meditar nos decks de madeira, degustar dos cardápios de bares e restaurantes que estão ao redor e muito mais.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

História do Lago Paranoá

Inicialmente projetado para levar mais umidade à região no Centro-Oeste escolhida para ser a nova capital e sede política do país, que é muito árida e seca, o Lago Paranoá foi idealizado em 1894 pela Missão Cruls, mas o projeto só saiu do papel durante a construção de Brasília.

Leia também: O que fazer em Brasília: guia completo de atividades

Missão Cruls

A Missão Cruls ficou conhecida pelas duas expedições responsáveis por explorar e avaliar o Planalto Central do Brasil para a transferência da capital Rio de Janeiro, conforme previa a Constituição Federal de 1981.

Então, entre os anos de 1894 e 1895, o engenheiro, botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, que integrava a comissão Cruls, teve a ideia de que seria viável a criação de um lago a partir da barragem do Rio Paranoá.

Embora anos depois a Constituição de 1937 tenha deixado a mudança de lado, o intuito era fixar a nova sede do governo do Distrito Federal na região do Planalto Central para ficar longe de portos por questões estratégicas de segurança.

Por conta disso, foi somente com a Constituição de 1946 que a necessidade da transferência da capital federal foi retomada e o estudo de Glaziou trouxe à tona a construção do Lago Paranoá.

Leia também: Parques em Brasília: lazer para todos com toques da beleza do Cerrado pertinho da sua casa

Plano Piloto

Assim, a criação do lago foi incluída no projeto arquitetônico e urbanístico previsto no estudo preliminar da Nova Capital, elaborado pelos urbanistas Raul Penna Firme, Roberto Lacombe e José de Oliveira Reis.

Dessa forma, o responsável pelo Plano Piloto eleito para realizar o planejamento de Brasília, o arquiteto Lúcio Costa, cumpriu a exigência do projeto que demandava a construção de um lago, com cota de água a 1.000 m acima do nível do mar.

Programa de despoluição

Você sabia que o Lago Paranoá tem uma balneabilidade superior a 90%? Pois bem, nem sempre foi assim!

Ao longo dos anos, as águas do Lago Paranoá chegaram a ser consideradas impróprias, mas o cenário mudou completamente desde a implantação do Programa de Despoluição do Lago Paranoá, no início da década de 1990.

As construções das Estações de Tratamento de Esgotos Sul e de Tratamento de Esgotos Norte, bem outras iniciativas do programa, auxiliaram na despoluição do lago, que integra, junto à bacia do rio, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Paranoá.

Então, atualmente, o Lago Paranoá não somente é uma área de lazer para muitos brasilienses, como também auxilia no abastecimento para consumo das águas do DF ao lado dos reservatórios do Descoberto e Santa Maria.

Zoneamento

Por conta de suas inúmeras utilidades, o Lago Paranoá é dividido em oito zonas de uso, conforme o decreto nº 39.555/2018:

  • Preferencial para banho;
  • Preferencial para atividades náuticas não motorizadas;
  • Preferencial para a motonáutica;
  • Diluição de efluentes de estações de tratamento de esgotos;
  • Segurança dos pontos de captação de água para abastecimento público;
  • Segurança da Barragem do Lago Paranoá;
  • Segurança nacional;
  • Restrição ambiental.

Leia também: Morar em Brasília: conheça um pouco mais sobre como é a vida na modernista Capital Federal

O que fazer no Lago Paranoá

Agora que você conhece parte da história e sabe que dá para aproveitar a área para lazer de diversas formas, já pode ficar por dentro do que tem para fazer no Lago Paranoá, certo?

Então, vamos lá!

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul tem entrada livre e é uma das áreas mais tradicionais para lazer ao ar livre em Brasília nos arredores do Lago Paranoá.

Ideal para fazer belos registros do pôr do sol atrás da Ponte JK, o Pontão do Lago Sul é um centro de lazer que oferece diversos restaurantes, quiosques, sorveterias, além do aluguel de caiaques e pranchas de stand up paddle.

O espaço amplo favorece aqueles encontros para um piquenique, além de ser pet-friendly. Apesar disso, vale saber que o Pontão não está em um ponto destinado para banhos no lago.

Veja como chegar no Pontão do Lago Sul clicando na localização abaixo:

Funcionamento do Pontão do Lago Sul

Endereço: SHIS Ql 10, 1/30 – Lago Sul
Horários: De domingo a quinta, das 7h às 00h. Sexta e sábado, das 7h às 1h.
Telefone: (61) 3364-0580
Entrada: Gratuita

Prainha do Lago Norte

A Prainha do Lago Norte está situada entre a Ml 5 e 6, no Setor de Mansões do Lago Norte (SMLN), e é uma das áreas que os brasilienses aproveitam para mergulhar à vontade.

Embora aparentemente pequena, a Prainha oferece uma infraestrutura completa, com quiosques, pista para caminhadas, quadra poliesportiva e playground para os pequenos se divertirem em família.

Assim como sugere o nome, o local simula uma praia fora do litoral e é ideal para se refrescar nos dias mais quentes.

Por lá, também não ficam de fora os passeios em pranchas, o trenzinho motorizado para as crianças, o aluguel de caiaques e pedalinhos para passear pelo lago.

Outras praias do Lago Paranoá
  • Praia do Cerrado
  • Prainha da ML 05
  • Praia da Orla da Ermida Dom Bosco
  • Praia da Península dos Ministros
  • Praia do Anfiteatro Natural do Lago Sul
  • Praia da Praça dos Orixás
  • Praia do Cais da Concha Acústica

Está considerando visitar a Prainha? Para descobrir como chegar, é só acessar o mapa:

Ermida Dom Bosco

Sabe aquela foto instagramável no letreiro “Eu amo Brasília”? Então, você pode fazer o registro às margens do Lago Paranoá, mais especificamente na Ermida Dom Bosco, no Lago Sul.

Um dos pontos turísticos e cartões-postais da cidade, o local também conta com uma capela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde muitos amantes do skate se encontram para deslizar com suas pranchas fazendo downhill.

E é lá também que você pode fazer piqueniques, caminhadas, trilhas e pedalar contemplando o Lago Paranoá.

Encontre o endereço da Ermida Dom Bosco:

Funcionamento do Parque Ecológico Dom Bosco

Endereço: SHIS QI 29 Conjunto A, Área Isolada Estrada Parque Dom Bosco
Telefone: (61) 3367-4965/4505
Horários: Diariamente, das 6h às 20h
Entrada: Gratuita

Orla da Ponte JK

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, tem a cara de Brasília e é um dos monumentos mais fotografados da cidade.

A estrutura liga o Lago Sul, o Paranoá e São Sebastião à parte central da capital, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.

Agora, para além da mobilidade da Ponte JK, a orla dessa região favorece um visual único e um passeio repleto de infraestrutura, com calçadão, parquinho, restaurantes, além do aluguel de pedalinhos, caiaques, pranchas e lanchas.

Confira no mapa a localização da Ponte JK:

Calçadão da Asa Norte

A área de 22 mil m² do Calçadão da Asa Norte, no final da L2 Norte, próxima às quadras SQN 216 e SQN 416, é uma das partes ao redor do Lago Paranoá que cativa moradores e visitantes na região.

O deck de madeira rende boas fotos, além de oferecer um espaço de calmaria para contemplar pescadores, meditar, ler livros e até mesmo acompanhar quem está no lago a bordo de pranchas de stand up paddle, caiaques e pedalinhos.

No lugar, você ainda encontra estacionamento, parque infantil, pista para caminhada, academia pública, praças e ambulantes com suas barraquinhas.

Não esqueça de conferir o mapa de localização do Calçadão da Asa Norte:

Que tal morar na capital federal? Clique aqui para conferir alguns imóveis próximos ao Calçadão da Asa Norte ou veja abaixo algumas opções:

Parque Ecológico Península Sul

O Parque Ecológico Península Sul fica no Setor de Habitações Individuais Sul e é outra excelente opção para contemplar uma das vistas mais belas do Lago Paranoá, inclusive pela trilha que margeia o espaço repleta de ipês.

No lugar, você pode encontrar diversas pessoas praticando esportes náuticos, como o SUP (stand up paddle) e o kitesurf. Isso é possível porque o parque tem acesso à área de zoneamento permitido no lago.

A entrada é feita pelo Parque do Asa Delta, que falaremos a seguir. Perto do gramado, às margens do lago, você pode aproveitar o espaço para tomar sol e pista para caminhar ou pedalar de bike.

Confira abaixo a localização do Parque Ecológico:

Funcionamento do Parque Ecológico Península Sul

Endereço: SHIS QL 12 – Lago Sul
Telefone: (61) 3214-5643
Horários: Diariamente, das 6h às 22h
Entrada: Gratuita

Parque do Asa Delta

O Parque do Asa Delta, que na verdade se chama Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul, fica no mesmo setor do Parque Ecológico Península Sul.

Seu nome acabou se popularizando porque é uma área mais descampada, com um morro artificial de 17 m de altura que faz do ponto o lugar ideal na cidade para aprendizado e prática de voo-livre.

Veja a localização do Parque do Asa Delta no mapa:

Funcionamento do Parque Ecológico do Asa Delta

Endereço: St. de Habitações Individuais Sul – Entre a QL 14 e QL 12 Lago Sul
Telefone: (61) 3214-5643
Horários: Diariamente, das 6h às 18h
Entrada: Gratuita

Parque Ecológico das Garças

Às margens da parte Norte do Lago Paranoá, o Parque Ecológico das Garças é uma Unidade de Conservação que proporciona outro encontro da natureza única do Cerrado à área de lazer ao ar livre na região.

Repleto de beleza natural, o local tem uma extensa faixa de praia que dá acesso ao lago, mas se destaca principalmente pelo contato que proporciona com uma boa variedade de árvores, plantas e animais.

Os ipês-amarelos, típicos do Cerrado, são frequentemente visitados por inúmeras espécies de aves migratórias.

Mas outros visitantes bem recorrentes no Parque das Garças, pelo menos em agosto, quando os ventos são mais constantes no Planalto Central, são os praticantes de kite e windsurf.

Acesse a localização do Parque Ecológico das Garças no mapa abaixo:

Funcionamento do Parque Ecológico das Garças

Endereço: St. de Habitações Individuais Norte QL 15 – Lago Norte
Horários: Diariamente, das 6h às 18h
Telefone: (61) 3214-5643
Entrada: Gratuita

Clique aqui para navegar pelo nosso mapa ou veja abaixo opções de imóveis para alugar em Brasília:

Leia também: Saiba quais são os bairros mais seguros de Brasília para se morar

Localização do Lago Paranoá

Além da Ponte JK, existem outras pontes que se conectam por diferentes regiões pelo Lago Paranoá.

Uma delas é a Ponte Honestino Guimarães, anteriormente chamada de Ponte Costa e Silva, projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1976, que se assemelha a uma garça bicando a água. Ela liga, por exemplo, o Setor de Clubes Sul e o pontão do Lago Sul, desde a QI 10 do Lago Sul à via L4 Sul.

Veja no mapa a localização exata do Lago Paranoá:

Seu novo lar pertinho do Lago Paranoá

Após essas informações sobre o Lago Paranoá, já passa pela sua cabeça uma mudança para a cidade? Pois saiba que no QuintoAndar a gente também pode te ajudar nessa missão! 

Em nossa plataforma, você tem à sua disposição mais de 70 filtros de busca para pesquisar imóveis para alugar ou comprar em Brasília de maneira personalizada. Aproveite as fotos tiradas por profissionais e faça um tour virtual antes de agendar a sua visita. É rápido, prático e totalmente online!

Quer saber como? Na hora de pesquisar pelo seu próximo lar ideal, aproveite os filtros diferentes para refinar a sua pesquisa e encontrar aquele lugar que tenha a sua cara, onde você deseja.

Quer saber mais sobre a cidade ou conhecer outros destinos? Continue navegando aqui no MeuLugar e saiba tudo sobre as principais regiões do Brasil.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.