Antes de alugar ou comprar um imóvel, é importante conhecer tudo sobre a região. Hoje, é a vez de conhecer os melhores bairros de Santo André, uma das melhores cidades do país

A cidade é a 14ª mais desenvolvida do Brasil, segundo a ONU, com 723 mil habitantes, PIB per capita superior à média do país e 97,4% da população escolarizada, de acordo com o IBGE.

Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, acima da Serra do Mar, parte do ABC (que compreende, ainda, os municípios de São Bernardo e São Caetano) e vizinha da capital paulista, sua posição é privilegiada, com acesso às principais rodovias do estado. 

Para conhecer mais sobre os bairros de Santo André, continue a leitura. Aqui, você vai ver:

Qual é o melhor bairro de Santo André?

Com 152 bairros em seus 175,782 km² de área, a cidade conta com ótimas regiões para viver, e você vai conhecer as melhores daqui a pouco.

Antes, que tal uma curiosidade sobre esse município?

O nome remete à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, fundada em 1553, quando jesuítas atuavam na colonização dos povos indígenas. Foi apenas em 1910 que a cidade passou a ser chamada pelo nome atual.


Pronto, agora é o momento de descobrir quais são os melhores bairros de Santo André para morar e desfrutar de toda a qualidade de vida que a cidade tem a oferecer:

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer

Leia também: Melhores cidades do interior de São Paulo: conheça os principais lugares do estado para morar além da capital paulista

Campestre

Tranquilo e ao mesmo tempo estruturado, o bairro surgiu devido a um campo feito para receber trabalhadores das fábricas que se instalaram na região na década de 1920. A movimentação impulsionou o desenvolvimento do bairro.

Abastecido por comércios e serviços como supermercados, farmácias, bancos, bares e restaurantes, Campestre conta ainda com acesso a estações de trem e linhas de ônibus, além das rodovias Imigrantes e Anchieta.

Este bairro é também um polo universitário, pois abriga a Universidade Federal do ABC (UFABC), uma das principais instituições de ensino superior do estado.  

Centro

Ao contrário do que ocorre no centro de muitas cidades brasileiras, os imóveis no Centro de Santo André estão entre os mais valorizados, porém os preços são mais econômicos do que nas demais áreas nobres.

Quem opta por viver no bairro se beneficia da proximidade com o calçadão, onde há lojas e serviços de todos os tipos, inclusive a Agência Central dos Correios, edifício de 1961 com árvores nativas da região. Além disso, nas principais avenidas há linhas de ônibus que facilitam o acesso a outras áreas do município. 

Ainda no Centro, encontram-se duas ótimas opções de cultura e lazer: o Teatro Municipal e o Parque Centenário, onde há anfiteatro, playground, quadras esportivas, pistas de skate e área para caminhadas.

Jardim

Um dos mais desejados de Santo André, o Jardim é um bairro referência em qualidade de vida, onde predominam moradores de classe média alta, com condomínios, casas e apartamentos de alto padrão.

Trata-se de uma região planejada e agradável, com ruas arborizadas, onde é possível desfrutar de tudo a pé.

É também um bairro que possui um centro comercial, pois lá está localizado o Grand Plaza Shopping, além de oferecer uma vida social e noturna, graças ao polo gastronômico nas imediações da Rua das Figueiras. 


O Jardim conta, ainda, com o Parque Celso Daniel, onde está uma figueira centenária, patrimônio cultural da cidade desde 1992. Com 64 mil m² de área verde, o lugar é perfeito para praticar exercícios, brincar com as crianças e relaxar.

Parque Jaçatuba

O Parque Jaçatuba é um bairro em crescimento e vem recebendo uma ampla rede de comércio e serviços, ideal para não precisar se deslocar ao centro da cidade.

Como parte de seu desenvolvimento, o bairro ganhou o Parque Regional da Criança “Palhaço Estremilique” (informalmente chamado de Parque Jaçatuba), localizado na Avenida Itamarati, que tem como diferencial uma escola municipal de iniciação artística.

No bairro estão situados os principais hospitais do município, como o Hospital da Mulher de Santo André – Fundação do ABC, o Centro Médico Santo André, o Centro Hospitalar do Município de Santo André e o Hospital Bartira.

Vila Gilda

Bastante arborizado, conta com uma ótima infraestrutura e acesso rápido e fácil às principais regiões da cidade e a São Bernardo do Campo.

O principal destaque é o Shopping ABC, um dos maiores shoppings da Grande São Paulo. Além de lojas, ele tem área gourmet, salas de cinema e espaços de diversão. O local também conta com posto da Polícia Federal para emissão de passaportes e DETRAN.

A Vila Gilda fica próxima a centros universitários da cidade, razão pela qual está sempre atraindo novos e jovens moradores.

Vila Príncipe de Gales

Você sabia que o bairro tem esse nome por causa da Casa Amarela, que fica na Fundação Santo André?

Essa construção é centenária e recebeu a visita do Príncipe de Gales em 1920, antes de assumir o trono inglês, em 1938, como Rei Jorge V. A Casa Amarela foi tombada como patrimônio cultural do município e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Para atender aos moradores e visitantes, o bairro tem um comércio variado e infraestrutura privilegiada, contando com escolas, supermercados e frota de transporte público. O Parque Escola, no bairro vizinho, é a principal área de lazer da região. 


O que o coloca entre os melhores bairros de Santo André é a segurança que proporciona a seus habitantes.

O que você está procurando?

Se você está em busca dos melhores bairros de Santo André para alugar ou comprar um imóvel, com essa lista detalhada ficou mais fácil descobrir qual região corresponde às suas necessidades. 

Leia também: Cidade de Americana: natureza e infraestrutura no interior de SP 

Para conhecer as opções disponíveis em cada região, acesse o QuintoAndar. Somos uma imobiliária digital, que vai ajudar você a encontrar a moradia perfeita nos melhores bairros de Santo André — ou em outras 40 cidades brasileiras. 

Acesse nosso site ou app, use nossos filtros para facilitar a busca, faça um tour virtual e agende a sua visita. Depois de encontrar o imóvel ideal, nossos consultores ajudarão a tornar o processo de locação ou compra o mais tranquilo possível.


Lembre-se que, aqui no QuintoAndar, além de encontrar o imóvel ideal de onde você estiver, você ainda tem acesso às melhores condições, sem precisar de fiador, seguro fiança ou depósito caução para viver no novo lar.