Você com certeza já ouviu falar no ABC Paulista, área que integra alguns municípios da Grande São Paulo em uma única região. 

Tradicionalmente industrial e com uma identidade própria, o local é formado pela união de sete municípios. Além disso, é responsável por uma parcela significativa da produção industrial brasileira, já que é um importante polo automotivo, metalúrgico, químico e tecnológico.

Por lá, moram 2.696.530 habitantes, de acordo com informações do IBGE de 2022, que garantem qualidade de vida ao acessar uma infraestrutura completa com escolas, universidades, hospitais, comércios, opções de lazer e, é claro, transporte público e mobilidade urbana. 

Se você quer saber quais são as cidades do ABC Paulista e explorar os diferenciais de cada uma delas para escolher um novo lar, então continue a leitura deste artigo!

Navegue pelo conteúdo

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Leia também: Conheça os bairros mais seguros do ABC Paulista

O que significa ABC Paulista?

Em primeiro lugar, a região conhecida como ABC Paulista ganhou esse nome porque era formada, inicialmente, por três municípios da Região Metropolitana de São Paulo que passaram a integrar um só: Santo André (A), São Bernardo do Campo (B) e São Caetano do Sul (C).

Altamente desenvolvido, especialmente pela presença de grandes indústrias, o ABC Paulista fica no sudeste da Grande São Paulo em uma localização pra lá de privilegiada. 

Isso porque além de ficar próximo ao Porto de Santos, que é o maior complexo portuário de movimentação de contêineres do Brasil, quem mora na região também garante fácil acesso à capital do estado, São Paulo.

Quais são as cidades do ABC Paulista?

Desde sua formação, o ABC Paulista cresceu em área, número de habitantes e em desenvolvimento humano e financeiro. Assim, o local proporciona geração de emprego e excelentes índices de qualidade de vida aos moradores. 

Além disso, com a inclusão de Diadema ao conjunto que forma a famosa região, hoje já se fala em alterar a sigla para ABCD Paulista. 

Nesse sentido, hoje a região metropolitana do ABC Paulista é formada por essas cidades:

  • Santo André (A)
  • São Bernardo do Campo (B)
  • São Caetano do Sul (C)
  • Diadema (D)
  • Mauá 
  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra

Conheça o ABC Paulista

Se você quer saber como é a vida dos habitantes do ABC Paulista, as informações elaboradas pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, Pnud Brasil, Ipea e FJP em 2022, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que as cidades da região estão entre os melhores municípios para morar no Brasil!

A pesquisa atribui um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) com base em longevidade, educação e renda para elencar os locais do país com as maiores faixas de desenvolvimento humano. 

Conheça as faixas de desenvolvimento humano:

  • 0,800 – 1,000: Muito alto
  • 0,700 – 0,799: Alto
  • 0,600 – 0,699: Médio
  • 0,500 – 0,599: Baixo
  • 0,000 – 0,499: Muito baixo

São Caetano do Sul, por exemplo, é o melhor município de todo o Brasil em termos de desenvolvimento humano.

Agora, confira abaixo como fica o ranking regional das cidades que compõem o ABC:

Posição na região do ABC PaulistaMunicípioIDHMFaixa de Desenvolvimento Humano
São Caetano do Sul0.862Muito alto
Santo André0.815Muito alto
São Bernardo do Campo0.805Muito alto
Ribeirão Pires0.800Muito alto
Mauá0.766Alto
Diadema0.757Alto
Rio Grande da Serra0.749Alto
Fonte: Atlas Brasil, Pnud Brasil, Ipea e FJP com base em dados do IBGE

Em seguida, conheça as características e vantagens de cada uma dessas cidades!

1. Santo André

Em primeiro lugar, Santo André é uma das regiões mais verdes e arborizadas da região metropolitana de São Paulo. Afinal, além de estar inserido em uma área de Mata Atlântica, alguns parques contam com remanescentes da floresta. 

Com um índice de desenvolvimento humano de 0.815, considerado muito alto e o 14° melhor entre os municípios do Brasil, o local é ideal para quem gosta de lazer ao ar livre

Aos finais de semana, feriados ou até mesmo naquele tempinho extra que surge durante os afazeres da semana, os mais de 748 mil habitantes da cidade podem aproveitar os parques disponíveis em Santo André para fazer trilhas, piqueniques e caminhadas em pistas de corrida, por exemplo. 

Além disso, outra vantagem importante é o ótimo custo-benefício: em Santo André, é possível morar bem e garantir bem-estar, lazer e acesso à serviços com um custo de vida inferior àquele necessário para se manter na capital do estado.

Encontre seu novo lar em Santo André

Se você quer morar em uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, aproveite para explorar as casas e apartamentos disponíveis para alugar em Santo André. Se preferir, confira algumas opções selecionadas abaixo.

Leia também: 6 melhores bairros de Santo André para morar

2. São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo é a cidade mais populosa do ABC Paulista, com um total de 810.729 moradores, de acordo com informações divulgadas pelo IBGE em 2022.

Além disso, o local também ganha visibilidade pelo excelente índice de desenvolvimento humano municipal: 0.805, considerado muito alto e o 28° melhor entre os municípios do Brasil. 

Um dos motivos para essa excelente pontuação é o desenvolvimento econômico acima da média nacional, já que abriga algumas das maiores fábricas e montadoras de veículos do país. 

Outro motivo é a quantidade de parques e áreas verdes para quem prioriza atividades ao ar livre, bem como outras opções de lazer, como shoppings, parque de diversões, barzinhos e restaurantes. 

São Bernardo do Campo tem o que você precisa

Já parou para pensar que o seu próximo lar pode estar em São Bernardo do Campo? Clique aqui para navegar pelos imóveis disponíveis para alugar na cidade ou, se preferir, confira algumas opções selecionadas abaixo.

Leia também: Veja como é morar em São Bernardo do Campo 

3. São Caetano do Sul

Em seguida, temos o melhor município para morar no Brasil: São Caetano do Sul. Avaliado com um IDHM de 0.862, o local garantiu a primeira posição no ranking de desenvolvimento humano e qualidade de vida. 

Assim, pouco mais de 165 mil moradores aproveitam vantagens únicas no dia a dia, como um excelente padrão de qualidade de vida, infraestrutura completa e oportunidades de emprego tanto na indústria quanto em outros setores. 

Ou seja, morar na cidade é sinônimo de segurança, mobilidade urbana e acesso a boas escolas, universidades, parques, comércios e serviços: todo o necessário para que a rotina funcione com tranquilidade!

São Caetano do Sul também é a cidade mais rica do ABC Paulista, com uma renda per capita de R$ 86,200,01, de acordo com dados divulgados pelo IBGE em 2020. 

Qualidade de vida para quem quer morar bem

Se você quer tranquilidade no dia a dia mas não abre mão de morar em um local altamente desenvolvido, fique sabendo que sua nova casa te espera em São Caetano do Sul! Clique aqui para explorar os imóveis disponíveis para alugar na região ou veja algumas opções selecionadas abaixo:

Leia também: Bairros de São Caetano do Sul: onde morar com qualidade de vida a poucos quilômetros da Capital Paulista

4. Diadema

Com uma população de 393.237 habitantes, Diadema é conhecida por ser culturalmente diversa e proporcionar uma localização privilegiada aos moradores. 

Afinal, o local está a poucos quilômetros da capital paulista, o que facilita o acesso a quem precisa se locomover até São Paulo diariamente. 

Nesse sentido, com um IDHM de 0.757 – valor considerado alto – uma das grandes vantagens de morar em Diadema é a mobilidade urbana. Isso acontece porque o transporte público liga a cidade a diversos pontos importantes.  

More em uma das melhores localizações do ABC Paulista

Que tal morar em uma cidade que não para de crescer? Clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar em Diadema ou acesse algumas opções abaixo.

Leia também: Quais os melhores bairros de Diadema para se morar?

5. Mauá

Com uma população estimada em 418 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Mauá é conhecida por uma economia industrial forte e pulsante, com diversas empresas instaladas na cidade.

Em seguida, se o assunto é qualidade de vida, a cidade também se garante com um IDHM alto de 0.766, o que a torna um excelente destino para quem procura um lugar tranquilo e com ótimas possibilidades para morar bem. 

Além de três parques principais para moradores que priorizam atividades ao ar livre, a cidade conta com atrativos e diversas programações para sair da rotina, como shoppings, opções culturais, bares e restaurantes, por exemplo.

Infraestrutura completa para morar bem

Quem deseja infraestrutura completa para investir em qualidade de vida, mas ainda ficar pertinho da capital paulista, pode gostar de conhecer os imóveis disponíveis para alugar em Mauá. Clique aqui para conferir todas as possibilidades ou veja algumas opções selecionadas abaixo.

Leia também: Bairros de Mauá: boas opções de moradia perto da Capital Paulista e das cidades do ABC

6. Ribeirão Pires

A uma distância de aproximadamente 40km de São Paulo, a capital do estado, Ribeirão Pires tem um IDHM muito alto, de 0.800, e 115.559 moradores.

A cidade valoriza as heranças culturais que remontam ao período colonial, o que proporciona um Centro Histórico agradável aos moradores. Assim, é possível aproveitar atividades culturais, belezas naturais, trilhas ecológicas, comércios e serviços na região. 

Leia também: O que fazer em Ribeirão Pires: 9 atrações que estão entre as preferidas dos moradores

7. Rio Grande da Serra

Por fim, com pouco mais de 44 mil habitantes e um IDH de 0.749, Rio Grande da Serra é o último município que integra o ABC Paulista. 

O local é cercado pela Serra do Mar e faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Nesse sentido, além de uma natureza preservada que oferece aos moradores um ambiente agradável, a localização privilegiada também facilita o acesso a empregos na capital paulista.

Quais são as vantagens de morar no ABC Paulista?

Cada uma das sete cidades do ABC Paulista conta com características e vantagens próprias para quem busca um bom lugar para morar. Nesse sentido, a escolha da cidade certa depende das preferências pessoais de cada morador. 

Contudo, uma coisa é certa: para quem prioriza infraestrutura, oportunidades de trabalho e possibilidades que impulsionam qualidade de vida, o ABC Paulista é uma excelente opção. 

Confira alguns diferenciais:

  • Infraestrutura completa: os moradores contam com centros comerciais, escolas de qualidade e uma rede de saúde bem estruturada, o que permite acesso a serviços essenciais sem precisar se deslocar para longe.
  • Opções de lazer e cultura: a região é rica em opções de lazer e cultura. Parques bem cuidados com espaços para a prática de esportes e a agenda cultural proporcionam atividades para todos os gostos e idades.
  • Dinamismo econômico: com uma base industrial sólida e a presença de grandes empresas, o ABC Paulista é conhecido pelas oportunidades de emprego e por um forte desenvolvimento econômico.

Encontre um lar para chamar de seu no ABC Paulista

Agora que você já sabe tudo sobre o ABC Paulista, conheceu as cidades que compõem a região e conferiu as vantagens de cada uma delas, que tal dar o próximo passo e morar em um dos melhores bairros do local? 

Para isso, você só precisa contar com a ajuda do QuintoAndar para encontrar o imóvel que você sempre sonhou pertinho da capital do estado e com a qualidade de vida que você e sua família precisam. 

Acesse nosso site ou app, escolha sua localização favorita e conte com nossos consultores especializados no mercado imobiliário para encontrar sua nova casa ou apartamento. Seja para comprar ou alugar, o QuintoAndar garante um processo rápido, fácil e transparente. Aproveite! 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.