Morar em Recife é estar em uma das melhores cidades do Nordeste para viver. Localizada em Pernambuco, a capital do estado é um dos municípios mais antigos do Brasil, tendo sido fundada em 1537.

Segundo dados do IBGE, há mais de 1,6 milhão de pessoas que moram na cidade com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Nordeste. Cheia de cultura e história, também agrega a contemporaneidade.

Por isso, é possível que você queira morar na Veneza Brasileira, como também é conhecida. Afinal, quem não gostaria de ver um dos nasceres do sol mais bonitos do país? Saiba mais sobre como é morar em Recife!

Navegue pelo conteúdo:

Como é morar em Recife?

Carolina Peres

Head de Marketing, natural de Recife

“Das ruas de paralelepípedo do Recife Antigo, passando pelo mangue e mergulhando em Boa Viagem: morar em Recife é como viver em um paraíso. Recife é sol, frevo, carnaval. Parece que lá, a vida por mais sofrida que seja, tem um quê de poesia que te faz sentir esperança de que vai dar certo. Recife tem encantos mil, como dizia o saudoso Reginaldo Rossi. E não há quem não se encante por uma cidade efervescente, berço do carnaval, do Maracatu, do Frevo e do orgulho de ser Nordestino”.

Morar em Recife é estar rodeado de história, cultura e beleza. Com paisagens incríveis, lindas praias e excelentes opções de lazer, é uma cidade única para quem deseja viver perto do mar, ter acesso a todo comércio e infraestrutura necessária e ainda estar em uma região com bastante emprego.

Recife está no litoral de Pernambuco. Faz limite com:

  • Jaboatão dos Guararapes;
  • São Lourenço da Mata;
  • Camaragibe;
  • Paulista;
  • Olinda.

Além da colonização portuguesa, Recife também tem muita influência holandesa, já que esse povo ocupou as terras entre 1630 e 1654. Isso é perceptível nos museus e em outros outros locais.

Além disso, existem vários locais para morar em Recife. Para definir o melhor lugar para se viver, é preciso considerar as suas condições financeiras e necessidades atuais. Isso porque há bairros mais caros — especialmente, aqueles próximos à orla —, enquanto outros são mais baratos.

De toda forma, você terá boas oportunidades de emprego, qualidade de vida e cultura. Inclusive, muitos passeios podem ser feitos de forma gratuita.

Quais são as vantagens e desvantagens de morar em Recife?

As principais vantagens e desvantagens de morar em Recife são as que listamos em seguida. Confira:

Vantagens
  • Economia próspera, com bons empregos em empresas de TI.
  • Diversidade de passeios, tanto na cidade quanto em locais próximos, como Porto de Galinhas, Boa Viagem e Recife Antiga.
  • Boa infraestrutura, com boa variedade de hotéis e restaurantes.
  • Muitas opções de museus, cinemas, teatros, centros de convenções, shopping centers e galerias de arte.
  • Carnaval bastante conhecido, com uma grande festa de rua.
  • Vida noturna agitada, com vários bares e boates.
  • Temperatura agradável durante todo o ano, que permite aproveitar as praias o ano todo.

Veja aqui as melhores dicas do que fazer em Recife

Desvantagens

A recifense Carolina Peres pontua algumas ressalvas da cidade, que devem ser levadas em consideração: “Algumas regiões do Recife são mais evitáveis. Isso porque existe uma quantidade significativa de assaltos, principalmente por causa dos turistas. Então, evite o bairro do Pina, por exemplo. E, como em toda cidade grande, sempre fique de olho em seus pertences”. 

Já para a Account Manager em Game Development, Andreza Rocha, que mora em Recife há 14 anos, um dos grandes pontos de atenção da cidade são os ataques de tubarões: “A praia, infelizmente, não pode ser utilizada para banho, porque, de fato, tem tubarão. Dá para tomar banho de praia se a maré estiver baixinha. Existem alguns pontos com coral, que se tornam piscinas naturais, mais tranquilas de nadar e com menos risco”.

Leia também: Conheça as 8 melhores faculdades em Recife

Qual é o custo de vida em Recife?

Segundo o ranking da Expatistan, morar em Recife tem custo de vida mensal por pessoa de R$ 4.051. Para uma família de 4 pessoas, é de R$ 9.985. Esses valores consideram vários fatores, como moradia, alimentação, transporte etc. e representam uma média.

Para ter mais informações sobre o custo de vida em Recife, confira nosso artigo completo sobre o tema.

Como é a qualidade de vida em Recife?

Rua da Aurora e seu reflexo no Rio Capibaribe, em Refice.
Rua da Aurora e seu reflexo no Rio Capibaribe, em Recife.

A qualidade de vida em Recife é boa. Além das praias, da gastronomia e da cultura da cidade, o IDH da cidade é de 0,772 — considerado alto. 

A cidade tem boas opções de comércio e indústria, o que permite conseguir tudo o que é necessário na própria capital pernambucana.

Morar em Recife é bom, principalmente, para quem gosta de praia. A cidade litorânea tem várias praias e oferece várias oportunidades de passeios e esportes aquáticos.  

Além disso, a cidade tem bairros de diferentes estilos e classes sociais. O transporte público tem um sistema eficiente e a infraestrutura é excelente.

Como são lazer, cultura e esportes em Recife?

Há diferentes opções de lazer, cultura e esportes em Recife. Veja algumas opções de atrativos em cada categoria.

Lazer

Pôr do sol na praia de Boa Viagem.
Pôr do sol na praia de Boa Viagem.

Em Recife, você encontra várias praias e parques imperdíveis. Veja quais são os principais:

  • Parque Dona Lindu: é ideal para relaxar e fazer atividades físicas. Tem uma área para os pets, o ParCão;
  • Parque Urbano da Macaxeira: é o maior de Recife e tem pistas, quadras e equipamentos de ginástica. É ideal para passar com a família, porque tem até uma praça de alimentação;
  • Jardim Botânico do Recife: é o único lugar com partes da Mata Atlântica na cidade. As visitas devem ser agendadas e você encontra várias espécies de plantas;
  • Parque da Jaqueira: é bastante visitado pela população. Tem um jardim projetado pelo paisagista Burle Marx, tem parquinho infantil e equipamentos de atividade física;
  • Parque Santana Ariano Suassuna: com espaços de convivência e quiosques, é um bom lugar para passar o dia. Ainda tem pistas, quadras e ciclovia;
  • Parque Santos Dumont: é um complexo esportivo com piscinas, pistas de atletismo, campos de futebol, quadras e parquinho infantil;
  • Praia de Boa Viagem: é a mais conhecida e a melhor praia urbana. Bastante procurada por moradores e turistas;
  • Praia de Pina: está perto de algumas das principais atrações de Recife;
  • Praia de Setúbal: é uma extensão da Praia de Boa Viagem e também é bastante procurada;
  • Feirinha de Boa Viagem: a mais antiga feira típica do Brasil, funciona à beira-mar, na Praça de Boa Viagem, e oferece opções de artesanato, vestuário e gastronomia;

Confira aqui uma lista detalhada com 7 parques de Recife que você deve conhecer! 

Cultura

Praça Marco Zero, em Recife.
Praça Marco Zero, em Recife.

A recifense Carolina Peres destaca a rica cultura da cidade, representada por passeios e pontos turísticos: “É comum ir passear à noite pelas ruas do Recife Antigo e se deparar com uma banda de frevo. É comum ver a cidade ferver durante 365 dias do ano, porque sempre tem motivo para festas. Não deixe de visitar o Marco Zero para ter uma sensação enorme de recomeço. Não deixe de caminhar a noitinha pelas ruas do Recife Antigo e consumir uma cultura bucólica e ao mesmo tempo contemporânea”.

Assim, confira alguns locais para visitar e aproveitar os atrativos citados:

  • Instituto Ricardo Brennand: é um espaço cultural e museu, que abriga o Castelo Museu São João. A arquitetura medieval é de encantar qualquer um;
  • Praça do Marco Zero: é onde começou a história de Recife e fica no Centro Histórico. Além de ver a placa que simboliza o centro geográfico, esse é o epicentro cultural;
  • Caixa Cultural Recife: é um prédio histórico em estilo neoclássico. Tem galerias de arte e salas para oficina de arte e multimídia;
  • Associação Comercial de Pernambuco: é um prédio de arquitetura clássica tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN);
  • Centro de Artesanato de Pernambuco: tem mais de 25 mil peças à venda de 1.800 artesãos do estado. Ainda tem uma vista do mar incrível;
  • Museu Cais do Sertão: tem exposições temporárias e permanentes que garantem uma experiência sensorial e interativa;
  • Paço do Frevo: está localizado no Centro Histórico e é tombado pelo IPHAN. É um centro cultural com várias atividades educativas.

A moradora Andreza Rocha ressalta: “De programas culturais a gente tem o Recife Antigo, que abriga vários museus, como o Museu do Cais do Sertão. Ele é um dos museus mais imponentes aqui do Nordeste, tem muito a cultura do sertão. A gente não pode esquecer de mencionar também o Instituto Ricardo Brennand, que tem uma das maiores coleções de armas brancas do mundo. São armas antiquíssimas, de coleções raríssimas”. 

Leia mais: Conheça as melhores opções de museus em Recife

Esportes

As atividades esportivas são bastante incentivadas na cidade. A moradora Andreza Rocha dá a dica de praticar esportes ao ar livre, aos domingos, na praia de Boa Viagem.

“Um ponto super positivo de Recife é que é uma cidade plana. A melhor ciclovia que temos é a beira-mar de Boa Viagem. Aos domingos, eles fecham o segundo jardim de Boa Viagem para as pessoas aproveitarem. Tem uma feirinha de artesanato, dá para andar de skate, patins e bike”, conta. 

Você também pode se exercitar em locais como:

  • Parque Santana;
  • Centro de Esporte, Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont;
  • Lagoa do Araçá;
  • Parque aquático do Núcleo de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Como é o comércio e a infraestrutura em Recife?

Vista panorâmica de Recife.
Vista panorâmica de Recife.

O comércio é uma das principais atividades econômicas de Recife, enquanto a infraestrutura oferece muita qualidade de vida aos moradores. Veja mais detalhes:

Comércio

Oferece muita variedade aos moradores, tanto em lojas de rua quanto em shoppings. Você pode andar pelo Centro Histórico e ver muitos estabelecimentos abertos durante o dia, além de restaurantes e bares à noite.

Ainda há opções nos bairros Boa Viagem e Jaqueira, que oferecem boas estruturas de comércio e serviços. Confira alguns dos melhores lugares para fazer compras na cidade:

  • RioMar Recife Mall;
  • Shopping Recife;
  • Paço Alfândega Recife;
  • Mercado da Encruzilhada;
  • Centro de Artesanato de Pernambuco;
  • Shopping ETC;
  • Feirinha de Boa Viagem;
  • Mercado São José.

Transporte

O sistema de ônibus urbano é integrado com o de metrô, com tarifas que variam de R$2,70 a R$5,60 para o ônibus e R$4,25 para o metrô . Por isso, permite que você se desloque para vários pontos da cidade pagando apenas uma passagem. Ainda tem várias opções de táxi e motoristas de aplicativo.

Apesar disso, você pode encontrar problemas de mobilidade, já que é uma cidade de grande porte.

Hospitais

Na área da saúde, Recife tem mais de 250 instituições públicas e privadas, como policlínicas, Unidades Básicas (UBS), centros de saúde e mais. Acompanhe a lista dos principais:

  • Hospital Correia Picanço;
  • Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra;
  • Hospital Otávio de Freitas;
  • Hospital Albert Sabin;
  • Hospital de Boa Viagem;
  • Hospital Santa Joana Recife.

Escolas

Por ser uma capital, Recife tem várias instituições de ensino qualificadas. Inclusive, algumas reconhecidas no país. Algumas das melhores escolas, segundo os índices de avaliação da School Advisor, são:

  • Colégio Damas;
  • Escola Americana do Recife;
  • Colégio Agnes;
  • Colégio Motivo – Boa Viagem;
  • Colégio Vera Cruz Recife;
  • Colégio Lubienska;
  • Colégio Fazer Crescer;
  • Colégio Cognitivo – Boa Viagem;
  • Colégio Marista São Luís;
  • Instituto Profissional Maria Auxiliadora;
  • Colégio Equipe;
  • Colégio Núcleo – Boa Viagem;
  • Colégio GGE – Boa Viagem;
  • Colégio Núcleo – Jaqueira;
  • Colégio 17 de Agosto;
  • Colégio Eximius.

Leia mais: Conheça as 10 principais escolas em Recife e seus diferenciais

Universidades

Além das escolas, morar em Recife significa ter acesso a várias universidades públicas e privadas, como:

  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
  • Universidade de Pernambuco (UPE).
  • Faculdade do Recife (FAREC).
  • Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE).
  • Universidade Católica de Pernambuco.
  • Universidade de Tecnologia IBRATEC.
  • Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE).

Qual o melhor lugar para se morar em Recife?

O melhor lugar para se morar em Recife depende do que você busca. Confira alguns dos principais bairros:

  • Boa Viagem: tem amplo comércio e boa infraestrutura de transportes e serviços;
  • Setúbal: é uma região valorizada e é considerada uma continuação do Boa Viagem. Tem foco residencial;
  • Jaqueira: fica na Zona Norte e é uma região muito arborizada. Também tem amplo comércio e variedade de serviços;
  • Jardim São Paulo: está em franco crescimento, inclusive no que se refere a produtos e serviços;
  • Casa Forte: é um bairro nobre da Zona Norte e se caracteriza pela tranquilidade;
  • Casa Amarela: tem um excelente centro comercial. Fica na Zona Norte;
  • Várzea: é um dos maiores por contar com a UFPE. Por isso, concentra muitos universitários, vida noturna e empreendimentos.
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.