Existem vários bairros com alta qualidade de vida nas diferentes zonas de São Paulo. Ao morar na Mooca, você vai entender exatamente esse conceito. Afinal, é um local acolhedor e autêntico, recheado de opções de lazer.

Aliás, o bairro vem atraindo muitas pessoas por oferecer elevado nível de segurança e combinar tradição e modernidade. Isso porque a história da Mooca é marcante, fazendo com que a área ainda seja bastante residencial, mas tenha empreendimentos de alto padrão e algumas indústrias.

Descubra como é morar na Mooca.

Confira o que você vai ler aqui:

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

O que faz da Mooca um bairro tão especial para se morar?

O bairro da Mooca fica na Zona Leste de SP, mais especificamente no centro expandido da cidade. Os distritos que fazem limite são Brás, Belém, Água Rasa, Vila Prudente, Ipiranga e Cambuci.

Tem cerca de 7,7 km² e é considerado o bairro mais seguro da capital paulista, sendo de classe média alta. Recebeu vários imigrantes italianos, mas também tem influência portuguesa, lituana e croata. Também oferece fácil acesso a diferentes regiões da cidade.

Ao morar na Mooca, você pode usar a Marginal Tietê e as Avenidas do Estado, 23 de Maio, Radial Leste, Paes de Barros e Presidente Wilson. Assim, há várias linhas de ônibus, além de 1 estação de trem e 2 de metrô. 

O tempo médio de deslocamento da Mooca para o centro da cidade é de apenas 20 minutos de metrô.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o centro expandido de São Paulo

Por que morar na Mooca?

A Mooca se destaca como um dos bairros mais desejados de São Paulo para se viver. Com infraestrutura completa, segurança e localização estratégica, a região oferece aos seus moradores uma excelente qualidade de vida.

O bairro tem acesso a universidades, hipermercados, escolas, hospitais, padarias e lojas. Tudo isso em uma região charmosa, que preserva sua história. Além disso, tem restaurantes com várias comidas típicas, que, inclusive, estão entre os melhores da cidade.

Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,909, morar na Mooca significa ter qualidade de vida. O resultado é considerado muito alto e vários fatores contribuem para isso, como a longevidade, o índice de educação, a segurança e o acesso a serviços de saúde e educação completos.

O que a Mooca oferece?

A Mooca oferece várias áreas de lazer, além de um comércio variado e diferentes opções de serviços. Essa é uma região altamente residencial e é um dos bairros bons e baratos para morar em SP. Saiba mais sobre as opções disponíveis na área.

Lazer na Mooca

O lazer na Mooca é bastante diversificado. Além dos locais comuns, um destaque é o clube do Juventus, bastante tradicional e que traz histórias de craques e grandes jogos.

Para curtir atividades ao ar livre, uma dica é o Parque Sabesp, que tem mais de 200 árvores. Também oferece playground, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, ambiente para a prática de esportes e espaço para descansar, fazer um piquenique e passar um tempo com a família e os amigos.

Gastronomia na Mooca

A gastronomia na Mooca é ampla, com hamburguerias, pizzarias, restaurantes italianos, docerias e mais. Um destaque é a padaria e confeitaria Di Cunto, que funciona há mais de 120 anos, tem doces refinados e saborosos, e trouxe o panetone ao Brasil.

Já o restaurante Hospedaria é a dica para quem quer conhecer a gastronomia dos imigrantes que criaram a Mooca e toda a cidade de São Paulo. Também lembre de conhecer a Esfiharia Juventus, que foca a culinária árabe e é bastante conhecida no bairro.

Outros lugares que vale a pena conhecer são:

  • Pizza da Mooca, que tem a tradicional pizza napolitana;
  • Pizza Onesttà, bem tradicional e que oferece massa fina e crocante, com muita cobertura;
  • Borgo Mooca, que combina o tradicional com o contemporâneo;
  • Cadillac BBQ, inspirado no churrasco americano;
  • Don Carlini, bem tradicional e com pratos reconhecidos, como o cabrito assado;
  • Hot Rod Dog, com cachorros quentes diferentes com salsicha do tipo frankfurt.
  • Round2 Arcade Bar, que foca os games dos anos 1980 e 1990;
  • Acabar, conhecido pelo bolinho de feijoada e choripan.

Cultura na Mooca

A cultura na Mooca foca muito a parte histórica do bairro. Um exemplo é o passeio de Maria Fumaça, que acontece nos finais de semana. Assim, você passeia em uma locomotiva de 1922 por 3 km e passa por uma vila ferroviária e os trens antigos da SP Railway.

Outros locais interessantes são o Museu do Imigrante, que traz a história principalmente dos italianos que chegaram ao bairro, e o Espaço Cultural nos Trilhos, que conta a história da ferrovia por meio de trens centenários. Nesse segundo ambiente, também são realizados eventos e exposições.

Leia também: 10 centros culturais em SP para visitar

Comércio na Mooca

O comércio na Mooca ocorre, principalmente, no Mooca Plaza Shopping. O local tem uma grande variedade de lojas, restaurantes, serviços e locais de entretenimento. Também tem um cinema e é totalmente pet friendly. Entre as marcas presentes são Aramis, Adidas, Bacio di Latte, Brooksfield etc.

Por sua vez, na Avenida Paes de Barros, há diferentes opções de lojas, bancos e outros tipos de comércios. Ou seja, você encontra tudo o que precisa no bairro.

Educação na Mooca

A educação na Mooca é forte, com escolas e instituições de ensino superior. Entre as faculdades, os destaques são as universidades Anhembi Morumbi e São Judas Tadeu. Mas também tem outras opções, como a Faculdade das Américas, e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, há várias escolas públicas e privadas. Algumas delas são:

  • Colégio São Judas Tadeu;
  • Colégio Elim;
  • Colégio Carpe Diem Objetivo;
  • Colégio Alumie;
  • Evolução Instituto de Ensino;
  • Colégio Santa Catarina.

Saúde na Mooca

A saúde na Mooca é outro fator relevante, já que há vários hospitais na região. Os principais são:

  • Villa-Lobos;
  • Salvalus;
  • São Cristóvão;
  • Cema;
  • Dr. Ignácio Proença de Gouvêa;
  • Notre Dame;
  • Sancta Maggiore;
  • São Camilo.

Morar na Mooca também significa ter acesso a várias clínicas e consultórios médicos e odontológicos. Dessa forma, você consegue ter atendimento em qualquer circunstância de que precise, seja no bairro, seja nos arredores.

Quanto custa para morar na Mooca?

O custo para morar na Mooca é de cerca de R$ 3 mil, considerando apenas o valor médio do aluguel. Por sua vez, se você quer comprar um imóvel, terá que desembolsar, em média, R$ 817 mil. Isso significa que o bairro tende a ser mais barato do que locais de outras regiões da cidade.

Vale a pena destacar que uma das vantagens de morar na Mooca é o custo de vida acessível e a diversidade de imóveis. Você encontra desde apartamentos simples e pequenos até os de alto padrão, passando por casas confortáveis.

Leia também: Conheça um dos bairros mais tradicionais de São Paulo com a Drag Queen Lorelay Fox

Quer encontrar o lar ideal na Mooca?

Agora que você sabe mais sobre como é morar na Mooca, que tal aproveitar o bairro? Se você pretende se mudar para essa região, conte com a ajuda do QuintoAndar.

É só usar os nossos filtros de pesquisa e verificar todas as características desejadas. Além disso, você poderá contar com os nossos consultores, que conseguirão encontrar o lugar certo para você.

Veja, a seguir, alguns imóveis disponíveis para alugar na Mooca ou clique aqui para ver a lista completa.

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.