Árvore, Papai Noel, guirlanda… Na hora de enfeitar a casa pro Natal, fica difícil fugir dos símbolos de sempre. No entanto, com criatividade, é possível inovar e fazer uma decoração super diferente e moderna. O MeuLugar reuniu algumas dicas pra você se inspirar e tentar fazer em casa, pra surpreender seus convidados nas festas de fim de ano.

Abuse do rústico

Uma boa dica pra quem vai fazer a própria decoração, de forma artesanal, é seguir a linha rústica. Muito antes de o termo virar sinônimo de requinte na decoração, os enfeites natalinos, com suas fibras, cordas, galhos e pinhas, já tinham essa cara.

Muitos destes elementos você encontra de graça em áreas de mata. Mas quem mora em grandes centros urbanos pode comprá-los facilmente em lojinhas de decoração. E por preços bem justos!

Inove nas árvores de Natal

Ter uma árvore de Natal não significa apenas pegar aquele pinheiro sintético que ficou guardado no armário por um ano inteiro. Há diversas formas de inovar e criar uma peça única pra sua celebração. Exemplos não faltam por aí na internet. E nós reunimos alguns aqui pra você se inspirar. Mas você também pode soltar sua criatividade pra fazer um modelo todo seu.

Veja alguns exemplos:

Árvore natural

Quer uma planta de verdade como árvore de Natal mas sem precisar ter muito trabalho? Que tal usar suculentas? Elas estão na moda e precisam de pouquíssima água. Veja esse modelo sugerido pela revista Casa e Jardim. É só montar uma estrutura, que pode ser de isopor ou de papelão, fixá-las e pronto! Um fio de luz na base é uma dica pra dar um toque especial!

Árvore praiana

Se você mora perto da praia ou vai passar o Natal à beira-mar, que tal montar uma árvore de conchas? Transforme a missão em brincadeira. Chame as crianças pra catar as conchas na areia e pra ajudar a montar a árvore, elas vão adorar!

Árvore do conhecimento

Outra dica vai pra quem ama livros. Escolha os seus favoritos, empilhe-os até uma altura desejada e decore com pisca-piscas. Monte sua árvore literária diretamente no chão ou sobre uma mesa.

Árvore minimalista

Outro caminho que você pode seguir é o minimalismo. Este, então, é o mais barato e menos trabalhoso. Um simples painel montado numa parede, em formato de árvore, já dá um efeito muito bacana pra sua decoração.

Árvore rústica

Na mesma linha da minimalista, usando a parede como base, você pode aproveitar materiais como galhos e folhas, pendurar alguns enfeites típicos de Natal, como bolas e luzes. Pra completar, alguns presentinhos na base.

Faça sua própria guirlanda

Outro ícone de Natal presente em qualquer decoração é a guirlanda. Uma forma de anunciar, pra quem passa diante da sua porta, que o Natal já chegou por aí. E assim como as árvores, você tem um universo de alternativas pra fazer a sua própria versão desse tradicional enfeite natalino.

Guirlanda rústica

Galhos e folhas ao redor de uma armação de arame. Você não precisa de mais nada além disso pra fazer uma bela guirlanda pra sua porta. Procure usar folhas de cores diferentes.

Guirlanda colorida

Se você gosta da alegria das cortes e quer decorar sua casa com algo além do verde e do vermelho, esta guirlanda pode ser uma excelente forma de dar boas-vindas a quem chega na sua casa.

Guirlanda geek

Além de fugir do formato redondo, esse modelo de guirlanda deixa bem claro quem está do outro lado da porta: alguém fanático pela cultura geek.

Dê cara nova às garrafas

Um truque criativo que muita gente já está usando é a transformação das garrafas de vidro em itens de decoração. No Natal elas podem ser muito úteis! Use as peças que você provavelmente você já tem em casa e dê uma nova cara a elas. Pintando ou aplicando tecidos com temas natalinos. Outra dica é colocar um pisca-pisca dentro da garrafa criando uma luminária diferente e sustentável.

Ilumine com cordões de luz

Há quem ame usar luzes na decoração o ano inteiro. Se é o seu caso, aproveite que o Natal é um período iluminado pra abusar desse recurso. Sem medo de parecer exagerado. Você pode usar os cordões de luz nas janelas, em volta da mesa, de uma poltrona, de uma estante, na cabeceira da cama e onde mais imaginar!