Quando se fala de decoração rústica a primeira coisa que vem à mente é algo relacionado à casa de campo e natureza.

Mas esse estilo de decoração é mais que isso. Mesmo que aparente ser simples, com o resgate da natureza e até mesmo sem acabamento, todos esses elementos trazem para o lar a ideia de conforto e aconchego.

O que é perfeito quando você não se identifica com decorações românticas ou modernas, por exemplo, e prefere ter na sua casa elementos que lembram a fazenda ou o campo.

Desse modo, para te ajudar a desmistificar esse estilo de decoração e trazer esses elementos para dentro da sua casa, separamos algumas dicas para você se inspirar e colocar em prática!

Vamos lá!

Leia também: Decoração: 26 ideias de itens para casa

Navegue pelo conteúdo

O que é decoração rústica?

casa com decoração rústica interna

Nascida no berço das casas de campos e fazendas, a decoração rústica carrega a ideia do viver simples, de forma leve, sem estresse e com a paz da natureza. 

Por ter um aspecto mais antigo, esse tipo de decoração carrega histórias de gerações e relembra muito o passado. Além disso, a beleza vem do imperfeito e do não acabado, pois lembra o aspecto campestre e as imperfeições e perfeições da natureza.

Assim, peças de madeira, pedras e plantas são muito usadas em decorações rústicas, pois esses elementos carregam simplicidade e aconchego.

Leia também: 16 plantas para jardim capazes de resistir a tudo

7 características de uma decoração rústica que você pode inserir na sua casa

Como falamos acima, a ideia do décor rústico não é transformar a sua casa em uma fazenda. Mas, sim, colocar em evidência alguns elementos desse tipo de local em pontos estratégicos e especiais da sua casa.

Pensando nisso, separamos 7 características rústicas para você se inspirar e acrescentar na sua casa. Confira!

1. Use a madeira como material principal do cômodo

A madeira é a queridinha do décor rústico, pois ela lembra natureza, vida e aconchego. Desse modo, trazer móveis ou elementos de madeira para qualquer cômodo da sua casa é uma forma de construir uma decoração assim.  

E, nesse caso, a madeira deve ser o item de maior destaque no local. Como é um material versátil, ela pode ser usada em uma mesa de centro, mesa de jantar, no piso, no revestimento de uma parede, na cama, no guarda-roupas: as possibilidades são infinitas. 

Além disso, para deixar a madeira in natura, como é a proposta desse tipo de decoração, deixe-a o mais natural possível, sem muitos acabamentos e polimentos.

Vale lembrar também que é preciso ter atenção ao escolher o tipo de madeira e lembrar de impermeabilizá-la antes de levar para casa, já que a madeira em sua forma totalmente natural vai se desgastando com o tempo.  

2. Misture a madeira com outros materiais naturais

cadeira de madeira encostada na parede na qual também há uma grade decorativa

Como falamos acima, a madeira é o principal material de uma decoração rústica. Entretanto, para deixar a sua casa ainda mais dentro desse estilo, é essencial misturar a madeira com outros materiais naturais, como: pedras, bambu, linho e até mesmo paletes. 

Fazendo esse mix, sua casa vai ter uma harmonia de contrastes que fica maravilhosa. Além disso, misturando esses materiais você traz a ideia de uma decoração sensorial, ou seja, as pessoas tendem a tocar as peças ao olhar.

Por isso, é importante pensar em cortinas, tapetes e almofadas de fibras naturais ou material sintético para dar continuidade a essa decoração sensorial.  

3. Aposte em tons terrosos e neutros

cama de casal no centro de um quarto rústico com tons terrosos e neutros

Se você quer apenas trazer as cores de uma decoração rústica para sua casa, então aposte nos tons terrosos e neutros, como: marrom, alaranjado, vermelho mais escuro e rosa queimado, por exemplo, misturados com o branco, preto, bege e cinza.

Essas cores, que são quentes, carregam a ideia de aconchego e de estar próximo a natureza. Além de serem fáceis de combinar com outros móveis que não são de madeira, pedras e afins.

Agora, se você quer fazer uma decoração com esses tons em algum móvel aliado a um revestimento de madeira, prepare-se, pois vai ficar incrível.

4. E o cobre?

Espelho de cobre em ambiente com cores claras e estilo rústico

Sim, nós falamos dos materiais rústicos, mas o cobre, que é um metal, não pode ficar de fora. Perfeito para trazer aquela ideia de antigo, retrô e vintage, o cobre é a opção certa quando falamos de detalhes.

Lembra que nas fazendas, as panelas e tachos eram feitos de cobre ou ferro? Então, traga esses detalhes para sua casa, principalmente para a sua cozinha.

Desse modo, aposte em talheres de cobre ou ferro, panelas, maçanetas das portas, escorredor de prato, puxador de armário: pense onde dar luz à sua cozinha e dê um toque de metal nesse local.

5. Traga as plantas para dentro de casa

ambiente com espelho na parede, poltrona e plantas dentro de casa

O rústico lembra a natureza, então se você quer uma decoração nesse estilo, as plantas devem estar inclusas.

Espalhe flores pela casa e também plantas de porte médio, como babosa, cactos, hibisco, samambaias, espada de São Jorge e suculentas. Elas podem vir na sala, nos quartos e principalmente nos banheiros.

Só pesquise antes o tipo de planta que pode ir nesses locais para oferecer a luz e água que elas precisam para sobreviver.

Leia também: Plantas de sombra: quais as espécies mais indicadas para dentro do apartamento ou casa

6. Não se esqueça das peças de artesanato

cômodo com cadeira de balanço rústica e peças de artesanato decorando a parede

O artesanato é uma forma de relembrar a história e a luta de povos por todo o Brasil. Além de agregar esteticamente, essas peças carregam personalidade e pontos de vista interessantes.

Assim, invista em tapetes, almofadas de crochê, cobertor de fuxico, espelhos com moldura de madeira, vasos de barros e outros itens que valorizem a cultura e que mostre a beleza do rústico.

7. Não procure por peças perfeitas

quarto em tons rosados com peças de decoração rústicas e um espelho redondo

Rústico quer dizer sem lapidação, acabamento. Então, não procure peças perfeitas e bem polidas, pois se elas forem assim, não são rústicas. 

Você pode deixar os móveis em seu estado natural, sem pintura nem nada, as paredes de pedra podem ficar com aspecto de pedra… O ideal é manter tudo, principalmente os móveis, da maneira que você encontrou.

Por serem muitas vezes antigos, eles carregam marcas do passado e isso faz deles bonitos e atraentes. Então, apenas conserve.

Agora, se você for atrás de peças novas, deixe as marcas da sua família nelas, para que daqui uns tempos, elas sejam preservadas também. 

Ou seja, para fazer uma decoração desse estilo não precisa ir atrás de novos elementos, mas sim, de elementos antigos, combinados com detalhes novos.

Como montar esse tipo de decoração em casa?

Agora que você sabe as principais características do estilo rústico, vamos te ajudar a colocá-las em prática e não deixar faltar nada na decoração da sua casa. 

Sala de estar e jantar

poltrona com manta no canto da sala de estar, onde há prateleiras e plantas na parede

Como a sala de estar e jantar são locais movimentados, elas devem passar a ideia de aconchego. 

E uma forma de acrescentar o rústico é fazendo o revestimento em madeira de uma parede ou colocando um papel de parede que lembre o material.

Uma mesa de madeira na sala de jantar cai super bem e uma decoração na paleta de tons terrosos também. O mesmo vale para a sala de estar, com uma mesinha de centro de madeira e almofadas e tapetes em tons neutros e terrosos.

Outra ideia é ter um sofá de couro ou material sintético, assim como colocar algumas plantas também.

Quarto de casal

cama de casal em frente a uma cômoda com espelho redondo em cima

No quarto, aposte em uma cabeceira de madeira, que você mesmo pode fazer com paletes, e encontre um guarda-roupas antigo, também feito de madeira, para dar destaque ao quarto. 

Colocar um espelho em moldura de cobre, plantas e itens de decoração artesanais irá fazer toda a diferença também!

Varanda

Sofás e grades em uma varanda externa

A varanda é o local perfeito para uma grande mesa de madeira para ser o local de piqueniques e almoços em família.

Outra ideia é acrescentar bancos antigos de metal ou madeira, colocar um piso mais rústico na área coberta da varanda e vasos de barro com várias espécies de plantas brasileiras. Além disso, colocar um balanço para as crianças é uma boa ideia.

Agora, se você mora em um apartamento, coloque um banco de metal na sua varanda e invista em almofadas de material sintético, além das plantas, é claro!

Banheiro

banheiro rústico amplo com janelas grandes

Para deixar seu banheiro nesse estilo de decoração, aposte em uma pia feita de pedra e revista uma parede do local com a mesma pedra para deixar o ambiente aconchegante, clean e sofisticado.

Coloque também algumas plantas e em um espelho com iluminação mais amarelada/alaranjada.

Que tal alugar uma casa ou apartamento perto da natureza para fazer uma decoração rústica?

Agora que você já sabe como decorar uma casa no estilo rústico, o próximo passo é encontrar o imóvel perfeito para colocar a mão na massa e criar a sua decoração! 

E caso você esteja buscando pelo combo completo da vida simples e rústica, que tal um imóvel que seja próximo da natureza, como no interior de São Paulo?

No QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina, dá para pesquisar casas e apartamentos em mais de 40 cidades brasileiras, seja para alugar ou comprar. Graças aos mais de 70 filtros de busca, você pode optar por visualizar apenas imóveis que contem com área verde, vista livre e até mesmo janelas grandes — tudo para apreciar a natureza que pode estar ao seu redor.

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora