Efervescente, multicultural e repleta de opções para todos os públicos e gostos. A qualquer dia e hora, os atrativos da maior metrópole da América do Sul pulsam para abastecer de todas as formas seus moradores e visitantes. Entre museus, teatros, parques, cinemas, restaurantes, bares, baladas, jogos de futebol e muitas outras programações, fica difícil não encontrar o que fazer em SP!

Certos de que não iremos nem chegar perto de cobrir tudo o que a cidade oferece, listamos a seguir algumas alternativas, caso você esteja planejando uma mudança para a Capital Paulista ou apenas em busca de novos ares para explorar essa grande cidade. Dá só uma olhada!

Navegue pelo conteúdo:

O que fazer em SP: na visão de quem mora

São Paulo é uma cidade que, para muitos de seus moradores e visitantes, parece “não dormir”. E os motivos para tal fama não são poucos, afinal, essa grande metrópole na Região Sudeste tem muito a oferecer com sua efervescência.

Na visão de quem mora, o MeuLugar conversa com o publicitário Victor Hugo Barbosa, nascido e criado em São Paulo, que não perde a oportunidade de explorar ao máximo a cidade que funciona 24h por dia.

Victor Hugo Barbosa

Publicitário, nascido e criado em São Paulo

“Sempre tem alguma coisa acontecendo em São Paulo, seja um lugar novo para ir ou um restaurante novo para descobrir, e isso é o que eu mais gosto na cidade, a multiplicidade de opções para fazer algo”.

Quer saber o que de melhor a Capital Paulista tem para oferecer? Te contamos mais a seguir!

O que fazer em SP ao ar livre

O roteiro para explorar São Paulo ao ar livre é repleto de opções para todos os gostos. E para Victor, que é fã de esportes, a cidade não deixa a desejar nesse quesito.

Victor Hugo Barbosa

Publicitário, nascido e criado em São Paulo

“Atualmente tenho focado bastante na corrida e na pedalada. Para correr existem vários parques, como Villa Lobos, Ibirapuera, Augusta, Bruno Covas, mas particularmente prefiro as ruas do Centro para descobrir o bairro mudando minhas rotas. Acho que é uma forma de ver gente, as coisas acontecendo e conhecer mais a região”.

Aos finais de semana, o publicitário sugere alguns pontos da cidade que podem ser muito proveitosos para quem busca um trajeto para pedalar.

“Gosto de correr e pedalar no Minhocão (Elevado Presidente João Goulart), que aos domingos fecha para os carros, e pedalo bastante também na ciclovia da Marginal Pinheiros, que é um lugar que você só consegue chegar de bicicleta, feito para os ciclistas, seguro de pedalar”, conta Victor. 

+ Leia também:
Ciclovia em SP: saiba como e por onde se movimentar melhor em duas rodas na cidade

Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias
Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias Anunciar imóvel

Parque Ibirapuera

Gerido pela Urbia Parques em concessão com a Prefeitura Municipal, o Parque Ibirapuera foi inaugurado em 1954 e é uma das áreas verdes mais tradicionais da cidade. Com mais de 1,5 milhão de metros quadrados, o espaço guarda muitas opções para lazer, cultura e gastronomia, com cafés, restaurantes, lanchonetes e carrinhos.

Abrangendo os bairros da Zona Sul de São Paulo, como Moema, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Jardim Paulista, Jardim Luzitânia e Paraíso, o Ibirapuera tem exuberantes jardins projetados pelos paisagistas Otávio Augusto Teixeira Mendes e o ilustre Roberto Burle Marx.

Pelos jardins, você encontra aparelhos de ginástica, quadras, playground, quiosques, ciclovia, lagos, além de ser uma boa oportunidade para fazer observação de aves e curtir os equipamentos culturais de parte da cidade.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em SP mostra um homem de costas, agachado, com sua bicicleta deitada no chão ao lado enquanto ele contempla um grande lago
Um dos lagos do Parque do Ibirapuera (Foto: Shutterstock)

Neste lugar, não há quem resista aos bons momentos para fazer piqueniques, encontrar amigos, praticar esportes, se reunir com familiares e deixar as crianças brincando ao ar livre. Veja um pouquinho do que encontrar no parque:

Áreas externas do Parque Ibirapuera

  • Bosque das Araucárias: Entre os prédios do Museu de Arte Moderna (MAM) e a Bienal, atrai skatistas da modalidade longboard, perto de uma obra de arte cilíndrica (uma caixa d’água) e permanente chamada Mantra Dinamus Estelar.
  • Bosque dos Cachorros: Ideal para deixar o pet à vontade, é um espaço amplo com alguns obstáculos para os bichinhos se exercitarem, entre os portões 6 e 7.
  • Jardim das Esculturas: Entre o MAM, Bienal e Oca, há uma exposição permanente de esculturas e paisagismo de Burle Marx em uma área de 6 mil m², que reúne 30 obras de artistas da segunda metade do século XX.
  • Margens do Lago: Monumento às Bandeiras, Monumentos Pedro Álvares Cabral, Obelisco e Fonte compõem parte da área de contemplação do parque.
  • Pavilhão Japonês: Cuidado há décadas pela organização Bunkyo, é um recanto que celebra a colônia japonesa na cidade, além do bairro da Liberdade, que conta com exposição, construções e memórias, de acesso pelos portões 3 e 10.
  • Praça Burle Marx: Espaço de uma antiga serraria que costuma ser usado para práticas de yoga e meditação, recebendo turmas destas modalidades quase diariamente.
  • Praça da Paz: Ampla área verde com espécies da flora, como pau-brasil, dendezeiros africanos, álamos da Europa, flores de abril, da Índia, e melaleucas da Austrália.
  • Praça do Porquinho: Próximo ao portão 6, reúne os praticantes de esportes em uma ampla área verde.
  • Viveiro Manequinho Lopes: Um viveiro municipal aberto diariamente que produz mudas de plantas destinadas aos plantios das áreas públicas da cidade.

+ Leia também:
Feira da Liberdade: uma tradição japonesa de mais de 40 anos no coração de São Paulo

Equipamentos culturais do Parque Ibirapuera

  • Auditório do Ibirapuera: Com capacidade interna para 800 pessoas, abre os fundos do seu palco e chega a ampliar para quase 15 mil, sendo mais utilizado para atividades culturais, como espetáculos musicais. Acesso pelo Portão 3.
  • Marquise: Funciona como ligação entre Museu Afro Brasil, Oca, Pavilhão das Culturas, Bienal e Auditório. Com seus quase 620 m de extensão coberta, a Marquise do Ibirapuera de uso livre atrai muitos skatistas. Também tem acesso pelo Portão 3.
  • Ginásio do Ibirapuera: Parte do Complexo Esportivo, o ginásio tem capacidade para 11 mil pessoas para espetáculos culturais, esportivos e de lazer.
  • Museu Afro Brasil (MAB): No Pavilhão Manoel da Nóbrega, o MAB reúne um acervo de mais de 6 mil obras com 11 mil m2 dos mais diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.
  • Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP): Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tem acesso por uma passarela, com dois edifícios anexos que totalizam 30 mil m², com obras de artistas renomados, como Picasso, Matisse,Kandinsky, Tarsila do Amaral, Volpi e outros.
  • Oca: O espaço expositivo tem mais de 10 mil m² e recebe diversas exposições em seus diferentes pavimentos.
  • Pavilhão das Culturas Brasileiras: Integrando o conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer, o espaço, que já recebeu a Bienal em 1953, desde 2006 retomou sua vocação cultural.
  • Prédio da Bienal: O icônico símbolo de arte moderna, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, recebe a Bienal de Artes de São Paulo, promovida pela Fundação Bienal de São Paulo, que funciona e conserva a área.
  • Planetário Professor Aristóteles Orsini e Escola Municipal de Astrofísica (EMA): Considerado o primeiro do Brasil, o popular Planetário do Ibirapuera foi inaugurado em 1957 e é administrado pela Prefeitura de São Paulo, através da Universidade Aberta do Meio Ambiente. Pelo Portão 3, você embarca numa aventura científica que ultrapassa a atmosfera sem sair do lugar. Já o EMA, é um espaço dedicado a cursos gratuitos e subsidiados de astronomia, voltado para estudantes do ensino básico, astrônomos amadores, professores e interessados em geral, que fica coladinho no Planetário.

Agora, se você pensa que acabou por aqui, saiba que existem ainda outras opções para aproveitar o Ibirapuera, como a Universidade Aberta, a Biblioteca Sapucaia, o Bosque da Leitura, além de muita área para praticar atividades físicas.

Acesso ao Parque Ibirapuera

Para quem não está de carro, o Parque Ibirapuera fica a praticamente 14 minutos a pé da Estação Estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás, perto do Portão 5. De carro, o acesso ao estacionamento pode ser feito pelo Portão 3.

Outros portões, como 1 e 2 pelo acesso do Obelisco, ficam próximos de pontos de ônibus, e servem de saída do estacionamento.

Funcionamento do Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral S/N – Vila Mariana
Telefone: (11) 5574-5045
Horários: Diariamente, das 5h às 0h

Que tal morar perto do Parque Ibirapuera?

Você já se imaginou morando próximo do principal parque da cidade de São Paulo? Pois veja abaixo as opções de imóveis para alugar na região ou clique aqui e navegue pelo nosso mapa para ter acesso a casas e apartamentos à venda os arredores.

Outras opções ao ar livre

  • Parque Minhocão – Elevado Pres. João Goulart
  • Parque Trianon
  • Parque Augusta
  • Parque da Água Branca
  • Parque Villa Lobos
  • Parque Burle Marx
  • Parque Alfredo Volpi
  • Parque do Povo
  • Parque da Juventude
  • Parque Buenos Aires
  • Parque Aclimação
  • Parque Estadual Cantareira – Núcleo Pedra Grande
  • Parque Ecológico do Tietê
  • Parque Prefeito Mário Covas
  • Parque Dom Pedro II
  • Parque Cidade de Toronto
  • Parque Piqueri
  • Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal
  • Jardim Botânico de São Paulo

Cultura e lazer

De acordo com o paulistano Victor Hugo Barbosa, a cena cultural da cidade é muito vasta. Consequentemente, para o publicitário, sempre tem o que fazer em SP. 

Victor Hugo Barbosa

Publicitário, nascido e criado em São Paulo

“Você pode ir a exposições no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), no Instituto Moreira Salles (IMS), Itaú Cultural, ou mesmo consumir artes que rolam à céu aberto pelas ruas. Sempre tem alguma feira ou um festival rolando”.

Pinacoteca de São Paulo

Mesmo com um roteiro bem amplo pela cidade, a Pinacoteca de São Paulo, ou Pina, como também é conhecida, se sobressai como um dos principais museus de arte do Brasil, localizado na Região Central.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em SP mostra a fachada do prédio onde funciona a Pinacoteca de São Paulo.
Pinacoteca de São Paulo (Foto: Shutterstock)

Com 116 anos desde sua fundação, o espaço de 8 mil m², dividido em três prédios, tem acesso por transporte público pela Estação Luz da CPTM e do metrô, da Linha 3 – Vermelha.

Seu acervo atualmente tem cerca de 10 mil peças, entre pinturas, esculturas e outras obras de célebres artistas, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. O tour virtual pelo site da Pina oferece uma imersão digital com exposições antigas e até mesmo jogos.

Agora, além das exposições em cartaz, a Pina conta com cursos e atividades voltadas para quem quer explorar o que há de arte contemporânea.

Funcionamento da Pinacoteca de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, 2 – Centro
Telefone: (11) 3324-1000
Horários: De segunda a domingo das 10h às 18h, sendo fechado às terças-feiras.
Entradas: Inteira R$ 20 e meia R$ 10, para estudantes, professores, e para maiores de 60 anos com entrada gratuita diariamente. Às quintas-feiras, entre 18h e 20h, a entrada é gratuita, e aos sábados durante todo seu período de funcionamento.

Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como Mercadão, é um dos pontos mais famosos quando se está procurando o que fazer em São Paulo. Localizado na região central, o mercado é uma verdadeira experiência gastronômica para quem o visita.

Inaugurado em 1933, o Mercadão é um dos mercados municipais mais antigos do Brasil e conta com uma área de mais de 12 mil metros quadrados. O prédio foi projetado pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo e é famoso por sua estrutura em ferro e vidro, que permite a entrada de luz natural e cria um ambiente agradável e vibrante.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em SP mostra a entrada do Mercado Municipal de SP.
Fachada do Mercado Municipal de São Paulo

No Mercadão, é possível encontrar uma grande variedade de produtos, desde frutas, verduras e legumes frescos até carnes, peixes, queijos, vinhos e temperos. Além disso, o mercado é famoso pelos seus sanduíches de mortadela, que são uma verdadeira instituição paulistana.

Outra atração do Mercadão são as barracas de produtos típicos de várias regiões do Brasil e do mundo. É possível encontrar desde doces e queijos artesanais até temperos e condimentos exóticos.

O mercado é muito movimentado e costuma ficar lotado aos sábados e domingos, quando muitos turistas e paulistanos visitam o local em busca de produtos frescos e de qualidade, vale a pena dar uma passadinha pelo local!

Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
Horários: Segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos e feriados, das 6h às 16h

Veja o mapa de localização do Mercadão de São Paulo:

Theatro Municipal de São Paulo

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em SP mostra a fachada frontal do Theatro Municipal de São Paulo toda iluminada à noite.
Theatro Municipal de São Paulo (Foto: Shutterstock)

Situado na Praça Ramos de Azevedo, o icônico Theatro Municipal de São Paulo está entre um dos pontos mais tradicionais da capital. Inaugurado em 1911, o lugar foi berço da famosa Semana de Arte Moderna, em 1922. Veja o que aproveitar no Theatro Municipal:

  • Orquestra Sinfônica Experimental
  • Orquestra Experimental de Repertório
  • Coral Lírico
  • Coral Paulistano
  • Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
  • Balé da Cidade de São Paulo

No espaço, acontecem ainda as aulas das Escolas de Dança e de Música de São Paulo e do Museu do Teatro. Agora, o que nem todo mundo imagina, é que em seu cofre subterrâneo é possível degustar deliciosos coquetéis e petiscos.

Bar dos Arcos

É no Salão Dourado que fica o Bar dos Arcos, com entrada pela lateral esquerda do Theatro, em frente ao Vale do Anhangabaú. Sofisticado e com um clima super intimista, as mesas iluminadas dão um charme a mais à noite.

De dia, durante a semana, você ainda aproveita o bar para almoços e comidinhas. Já aos finais de semana, vale degustar o brunch.

Visitas educativas

Para quem pretende conhecer um pouco mais dessa incrível casa de espetáculos, uma possibilidade são as visitas educativas, que ocorrem de terça a sábado em diversos horários, com ingressos distribuídos no dia anterior às 10h, e somente pelo site.

Funcionamento do Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Telefone: (11) 3053-2080
Horários: De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Entrada: Os ingressos podem variar conforme a programação. Para maiores informações, acesse o site com a agenda do Theatro.

Alugue ou compre um imóvel perto da Pinacoteca e do Theatro Municipal

Que tal morar no Centro da cidade, bem pertinho da Pinacoteca e do Theatro Municipal? Clique aqui e navegue pelo nosso mapa para encontrar as melhores opções de imóveis para alugar ou veja abaixo outros para compra na região.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

O Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP, é um dos principais museus de arte do Brasil e da América Latina. Fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand, o MASP é famoso por sua coleção de arte europeia, que abrange desde o século XIV até a contemporaneidade.

O prédio do MASP, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, é uma obra de arte em si. Localizado na Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo, o museu é uma construção em concreto suspenso por quatro grandes pilares vermelhos, o que lhe confere uma aparência moderna e arrojada.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em SP mostra o MASP.
Entrada do MASP na Avenida Paulista

A coleção do MASP é composta por mais de 8 mil obras, que incluem pinturas, esculturas, fotografias e objetos decorativos. Dentre as principais obras de arte do museu, destacam-se o “Retrato de Suzanne Bloch”, de Pablo Picasso, e “O Abaporu”, de Tarsila do Amaral, que é considerada uma das obras mais importantes da arte moderna brasileira.

Além da coleção permanente, o MASP também realiza diversas exposições temporárias ao longo do ano, que abrangem desde a arte contemporânea até exposições temáticas e retrospectivas de artistas consagrados.

O Museu de Arte de São Paulo é uma atração imperdível para quem visita a cidade e uma importante referência para a arte e a cultura brasileira. Com sua coleção diversificada e suas atividades culturais, o MASP é um espaço de encontro e de diálogo entre a arte, a história e o público, não deixe de incluir na sua lista de o que fazer em São Paulo.

Endereço: Avenida Paulista,1578 – Bela Vista
Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, o MASP tem horário estendido, funcionando até as 20h.

Entrada: O valor da entrada varia de acordo com a época do ano e a exposição em cartaz. O ingresso inteiro custa R$ 45,00 e a meia-entrada é R$ 22,50. Crianças até 10 anos e adultos com mais de 60 anos não pagam entrada. Além disso, o MASP oferece entrada gratuita para todos às terças-feiras

Veja o mapa de localização do MASP:

Sampa Sky

O Sampa Sky é um mirante localizado na cobertura do Edifício Mirante do Vale, um dos marcos arquitetônicos do centro histórico de São Paulo. Com uma vista panorâmica de 360 graus da cidade, o Sampa Sky é um dos pontos turísticos mais procurados da capital paulista.

Atualmente, o prédio abriga escritórios comerciais e a sede do Instituto Moreira Salles, além do mirante do Sampa Sky. Para chegar ao mirante, os visitantes devem pegar um elevador até o 26º andar do prédio e depois subir alguns lances de escada. Ao chegar ao topo, é possível contemplar uma vista incrível da cidade, com destaque para a Avenida Paulista, o Vale do Anhangabaú, o Mercado Municipal e o Pátio do Colégio, marco zero da cidade.

Além da vista privilegiada, o Sampa Sky oferece aos visitantes um ambiente moderno e acolhedor, com música ambiente e um bar que serve drinks e petiscos. O espaço também é utilizado para a realização de eventos corporativos, festas particulares e até mesmo casamentos.

O Sampa Sky é um lugar imperdível para a lista de o que fazer em São Paulo e um excelente local para admirar a cidade de cima!

Endereço:  Praça Pedro Lessa, 110 – Centro Histórico de São Paulo

Horários: Terça à sexta, das 11h às 18h. Aos sábados das 9h às 18h e aos domingos, das 9h às 16h. O mirante fecha às segundas-feiras.

Entrada: O valor da entrada é R$ 30,00 por pessoa, com desconto para estudantes, idosos e professores, que pagam R$ 15,00. Crianças de até 5 anos não pagam ingresso.

Veja o mapa de localização do Sampa Sky:

Aquário de São Paulo

O Aquário de São Paulo é um dos maiores aquários da América Latina, abrigando mais de 3 mil animais de diversas espécies, entre peixes, aves, mamíferos e répteis. Com uma área total de 15 mil metros quadrados, o aquário oferece aos visitantes uma experiência única de contato com a fauna e a flora aquática de diferentes regiões do mundo.

O Aquário de São Paulo possui cerca de 30 tanques temáticos, que reproduzem fielmente os ecossistemas de lugares como Amazônia, África, Oceania e Antártica. Alguns dos destaques do aquário incluem o tanque do tubarão-martelo, o tanque dos pinguins e o tanque da baleia-jubarte.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em SP mostra o Aquário de São Paulo.
Entrada do Aquário de São Paulo

Além dos tanques com os animais, o Aquário de São Paulo oferece outras atrações, como a exposição de fósseis e esqueletos de dinossauros, a exposição de conchas marinhas e um espaço para observação de aves.

O aquário é um passeio ideal para toda a família, especialmente para as crianças, que têm a oportunidade de aprender sobre a vida marinha e de interagir com alguns animais, como as raias e as tartarugas. Além disso, o Aquário de São Paulo realiza diversas atividades educativas e de conservação ambiental, visando conscientizar o público sobre a importância da preservação dos oceanos e da vida marinha.

Programe já o passeio na agenda das crianças e aproveite de um dos melhores passeios de o que fazer em SP!

Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga
Horários: Terça a domingo, das 9h às 17h, com última entrada às 16h.

Entrada: O valor do ingresso é R$ 80,00 tanto para adultos como para crianças.

Veja o mapa de localização do Aquário de São Paulo:

Zoológico de São Paulo

O Zoológico de São Paulo é um dos maiores e mais importantes zoológicos do Brasil, com uma área de 824 mil metros quadrados e cerca de 3 mil animais de 1025 espécies diferentes. O local é uma ótima opção para quem quer conhecer a fauna brasileira e de outras partes do mundo.

Entre os animais mais conhecidos do zoológico estão os leões, elefantes, tigres, girafas, hipopótamos, cobras e diversas espécies de macacos. O zoológico também abriga animais em extinção, como a onça-pintada e o mico-leão-preto, que são criados em cativeiro para serem reintegrados à natureza.

O zoológico é dividido em diversas áreas temáticas, que reproduzem fielmente os habitats naturais dos animais. O visitante pode percorrer a área da savana africana, da floresta amazônica, da mata atlântica e da zona pantaneira, entre outras. Além disso, o zoológico conta com uma área dedicada às aves, com diversas espécies de araras, papagaios, tucanos e outras aves exóticas.

Além da visita aos animais, o Zoológico de São Paulo oferece diversas atrações e atividades educativas para o público. Há apresentações de aves e de répteis, além de atividades interativas para as crianças, como alimentação de alguns animais e passeios de trem.

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Água Funda
Horários: Terça a domingo, das 9h às 16h

Entrada: O valor do ingresso é R$70 a inteira e meia entrada R$35. Crianças de até 2 anos não pagam ingresso

Veja o mapa de localização do Zoológico de São Paulo:

Outras opções para lazer e cultura

  • Caixa Cultural
  • Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Centro Cultural Fiesp
  • Centro Cultural Olido
  • Centro Cultural São Paulo
  • Centro Cultural Vila Itororó
  • Centro de Memória do Circo
  • Instituto Moreira Salles (IMS)
  • Itaú Cultural
  • Matilha Cultural
  • Museu Catavento
  • Museu da Casa Brasileira (MCB)
  • Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos
  • Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo (MDS)
  • Museu da Energia de São Paulo
  • Museu da Imagem e do Som (MIS)
  • Museu da Língua Portuguesa
  • Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP)
  • Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
  • Museu do Futebol
  • Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
  • Museu Lasar Segall
  • Museu Xingu
  • Pateo do Collegio
  • Unibes Cultural
  • Teatro Renaissance
  • Teatro Gazeta
  • Teatro Opus Frei Caneca
  • Teatro Ruth Escobar
  • Teatro Bradesco
  • Teatro Renault
  • Allianz Parque
  • Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
  • Pacaembu
  • Neo Química Arena

+ Leia também:
Avenida Paulista para novos e velhos moradores de São Paulo

Gastronomia e vida noturna

Em São Paulo, quem gosta de apreciar a gastronomia e explorar a vida noturna pode contar com um cardápio bem variado de atrativos, inclusive muitos chefs de cozinha estão pela cidade. Se intitulando “bairrista”, Victor dá muitas dicas de restaurantes pelo Centro, região em que mora há alguns anos.

Victor Hugo Barbosa

Publicitário, nascido e criado em São Paulo

“Gosto muito dos que têm pelo bairro da República. No Sertó, dá para comer comida brasileira ou hambúrguer, além de degustar drinks autorais. Gosto muito do Fôrno, da Tutti e Di Masco para comer pizza. Como bom ciclista, gosto muito de tomar um café depois do pedal. Tem o brunch do A Botanista, que tem uma culinária estilo sertão e interior. E, esticando um pouquinho, na Vila Mariana, tem o Coffee Town, bom para tomar um brunch estilo filme americano”.

Ainda no campo da gastronomia, outro ponto que ele destaca é a culinária de quem vem de fora em busca de uma vida melhor, que corresponde muito à pluralidade de São Paulo.

“Você pode vivenciar a gastronomia de outros países, com pratos preparados por refugiados”, conta Victor.

Já para aproveitar as noites da Capital Paulista, o publicitário que está sempre “em busca de curtir um som”, garante que não faltam boas baladas pela cidade. 

“Tem a Discopédia que acontece há 10 anos e atualmente é residente da Kingston Club, em Pinheiros. Tem o Boteco Prato do Dia, no Centro, que é muito massa. A Casa das Caldeiras, para ouvir música e tomar uma cerveja, na Água Branca. Outra opção é a Casa Rockambole, na Vila Madalena, onde rolam algumas festas”, enumera Victor.

Outras opções de gastronomia e vida noturna

  • Biyou’Z Gastronomia Africana
  • Rinconcito Peruano
  • Sal Gastronomia
  • Maní
  • Gula Gula
  • Bráz Elettrica
  • O Gato Que Ri
  • Sujinho
  • Carlo’s Bakery
  • Bar Brahma
  • Terraço Itália
  • A Casa do Porco Bar
  • Bar e Lanches Estadão
  • O Pasquim Bar e Prosa
  • ICI Brasserie
  • Le Jazz
  • O’Malley’s Bar
  • Restaurante Président – Chef Érick Jacquin
  • SubAstor Bar do Cofre
  • Mercado Municipal
  • Boteco Todos os Santos
  • Cruzeiros Bar
  • A Mata
  • Tokio
  • Meow
  • NossaCasa
  • Canto da Ema
  • Funilaria Bixiga
  • Fabrique Club
  • OpenBar Club
  • Villa Country

Compras

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em SP mostra as formas onduladas da fachada frontal do prédio onde funciona a Galeria do Rock em São Paulo.
Galeria do Rock (Foto: Shutterstock)

A cidade brasileira que nunca dorme é também uma boa pedida para ir às compras e desfrutar de inúmeras variedades, dentre lojas de departamentos e grifes internacionais. Distribuídos por diversas partes da capital, os shoppings de São Paulo oferecem ainda opções de gastronomia e arte, com salas de cinema, teatros e muita programação.

Listamos algumas opções para você aproveitar para bater perna, olhar as vitrines e desfrutar bons momentos de lazer nesses grandes centros comerciais da cidade, veja:

  • Shopping Eldorado
  • Shopping Metrô Itaquera
  • Shopping Cidade São Paulo
  • Bourbon Shopping
  • Shopping Cidade Jardim
  • Shopping Pátio Paulista
  • Shopping Higienópolis
  • Shopping Frei Caneca
  • Shopping Vila Olímpia
  • Shopping Center Norte
  • Shopping Anália Franco
  • Shopping Metrô Boulevard Tatuapé
  • Shopping West Plaza
  • Jardim Pamplona Shopping 
  • Shopping Center 3
  • Shopping 25
  • Shopping Light
  • Shopping Penha
  • Shopping Aricanduva
  • Mooca Plaza Shopping 
  • Galeria do Rock

O que fazer em SP: se mudar sem burocracia para a maior metrópole do país

E aí, gostou de saber pelo menos um pouquinho sobre o que fazer em SP? Pois caso esteja pensando em uma mudança para a cidade, saiba que além de conteúdos como este o QuintoAndar pode te ajudar de forma ainda mais prática: em nossa plataforma digital, você encontra imóveis para alugar ou comprar de maneira fácil e totalmente online nos melhores bairros da cidade.

E é muito fácil! Na hora de pesquisar pelo seu próximo lar, explore os mais de 70 filtros diferentes e refine a sua busca. Navegando pelo mapa da cidade, você escolhe a região do seu novo lar pertinho dos pontos que são mais interessantes para sua rotina. Assim, aumentam suas chances de encontrar um imóvel que tenha a sua cara e no lugar que você deseja!

Clique aqui para navegar no mapa e ter acesso aos imóveis para alugar ou veja abaixo as opções para comprar em São Paulo.

Leia também: Conheça o Pico do Jaraguá, saiba como chegar e confira 6 dicas de passeios imperdíveis

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.