No trevo da Rodovia dos Imigrantes, na altura do km 16, uma extensa área verde pode chamar a atenção de quem chega a Diadema pelo entroncamento viário principal. O que muitas pessoas que passam pela região não sabem é que a singela paisagem do trecho é, na realidade, parte de um parque em Diadema

Para conhecer um pouco mais sobre este e outros lugares que o município oferece para lazer e cultura, fique conosco neste artigo especial que preparamos.

Navegue pelo conteúdo:

Área verde em Diadema

Um dos municípios mais populosos de São Paulo, Diadema está a uma distância de cerca de 20 km da capital paulista. Com uma área de aproximadamente 30 km2 e cerca de 1,5 milhão de m2 de áreas verdes, a média por habitantes chega a 10 m2, sendo a maior parte delas inseridas na área de Proteção e Recuperação aos Mananciais (APRM).

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Parque em Diadema: Parque do Paço

Considerado “cartão de visita” da cidade, o trevo da entrada de Diadema possui quase 140.000 km2, onde passam diariamente milhares de veículos de todas as cidades da região em direção à capital, ABC e Baixada Santista. Entretanto, é nas suas imediações que se encontra o Parque do Paço, o mais frequentado da cidade, e que integra ainda a região central de Diadema.

Foto que ilustra matéria sobre parque em Diadema mostra uma quadra esportiva do Parque do Paço repleta de pessoas, tanto sentadas na arquibancada quanto fazendo atividades na quadra
Parque do Paço (Foto: Prefeitura Municipal de Diadema)

Construído em 1996 e com 33,5 mil m2, o espaço recebe esse nome porque está localizado junto ao Paço Municipal. Além de lago e muita área verde, esse parque em Diadema oferece diversos atrativos para toda a família, desde pista de caminhada, quadras esportivas, quiosques com churrasqueiras, playgrounds, além de aulas de capoeira, zumba, Tai Chi Chuan e tratamentos alternativos de saúde.

Academia inclusiva

Na parte superior do parque, próximo à Rua Almirante Barroso, frequentadores com ou sem deficiência podem utilizar equipamentos para fazer ginástica com tranquilidade. Isso porque na placa de cada aparelho constam inscrições em Braille detalhando o tipo do equipamento e os músculos que trabalha.

Endereço: Avenida Antônio Piranga, s/nº – Centro
Telefone: (11) 4057-7700
Horário: Das 6h às 21h

Parque em Diadema: Parque Fernando Vítor Alves de Araújo (Ecológico)

O espaço aprazível de 15 mil m2 do Parque Ecológico, localizado no bairro do Eldorado, costuma ser mais frequentado pelos que gostam de correr e caminhar, já que a área conta com uma pista completamente plana. Mas, além disso, um equipamento que atrai muitos moradores de diversas idades é o campo de futebol do parque, que inclusive costuma contar com alunos de escolinha de futebol.

Pela região que ocupa, próximo à Represa Billings, esse parque em Diadema contribui na preservação das nascentes, como também espécies da flora e fauna local. O parque possui duas pequenas lagoas, teatro de arena e playground, além de oferecer diversas atividades gratuitas de lazer, esporte, cultura e educação ambiental.

Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado
Telefone: (11) 4047-2032
Horário: Das 5h30 às 22h

Parque em Diadema: Parque Pousada dos Jesuítas

O mais antigo parque de Diadema, localizado no Centro da cidade, recebeu o nome por ser exatamente o lugar onde, antigamente, os padres jesuítas construíram casas, capela e um cemitério municipal, ainda no século XVIII.

O Parque Pousada dos Jesuítas oferece trilhas para caminhada, além de ser também uma alternativa àqueles que gostam de aproveitar a pausa em meio a natureza para ler um livro, já que áreas verdes ao redor é o que não falta.

Endereço: Rua Vitalina Caiaffa Esquível, s/nº – Centro
Telefone: (11) 4071-2015
Horário: Das 6h às 20h

Parque em Diadema: Parque Vereador Antonio de Lucca Filho (Parque Takebe)

Localizado no bairro Jardim Takebe e dono de uma arquitetura com características japonesas, o Parque Takebe ocupa uma área de mais de 10 mil m2 e reúne diversas opções de lazer aos moradores de Diadema.

Foto que ilustra matéria sobre parque em Diadema mostra a entrada do Parque Takebe: um muro azul com um portal vermelho de estilo japonês emoldurando uma grade.
Parque Takebe (Foto: Prefeitura Municipal de Diadema)

Isso porque o espaço do parque conta com equipamentos variados para todas as idades, como playground, quadra esportiva, pista de caminhada e academia ao ar livre. Outra característica do local é a presença das árvores cerejeiras, famosas na cultura oriental.

Mas é ao caminhar por esse parque em Diadema, construído em homenagem à comunidade japonesa, que é possível aproveitar bons momentos, seja pelas passarelas que cortam um lago, ou pela possibilidade de fazer trilhas cercadas pelo bambuzal, proporcionando bem estar junto de árvores e pássaros.

Eventos comemorativos

Por se tratar de um espaço culturalmente influenciado pela comunidade japonesa, muitos dos eventos realizados no espaço têm o intuito de compartilhar as experiências do Japão. Assim, eventualmente, o parque oferece atividades gratuitas com feiras de comidas típicas, danças, oficinas de atividades tradicionais e apresentações em geral. 

Endereço: Rua Yokohama, s/nº – Jardim Takebe
Horário: Das 6h às 20h

Lazer e cultura em Diadema

Agora que você já conhece um pouco sobre alguns dos principais parques de Diadema, conheça outras opções de lazer na cidade:

Jardim Botânico e Borboletário de Diadema: Com cerca de 26 mil m2, possui uma área de vegetação em estágio inicial de regeneração e trechos de mata nativa onde se destacam árvores de importância ambiental como pau-brasil, paineira, jacarandá, palmeira juçara, angico, urucum e jatobá.

Sua prinicipal atração é o Borboletário, inaugurado em 2005. O espaço contribui com o processo de educação ambiental, bem como da formação das borboletas, e conta com cerca de 30 espécies de plantas que servem para o depósito de ovos, abrigo e também alimento das espécies;

Endereço: Rua Ipita, 193 – Inamar

Praça Centro de Artes e Estudo Unificado: A Praça CEU das Artes é um Centro de Artes e Esportes Unificados com 3 mil m2, com cine teatro, biblioteca, telecentro, pistas de skate e de caminhada, quadras esportivas e outros atrativos;

Endereço: Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim Uniao

Praça Paul Harris: Espaço com quadra de basquete recentemente revitalizada e pintada em homenagem ao jogador Kobe Bryant;

Circo Escola: O Circo Escola Diadema oferece espetáculos circenses para o público em geral, além de aulas de circo para todas as faixas etárias. A iniciativa já chegou a ser premiada pelo trabalho sociocultural pelo Ministério da Cultura;

Endereço: Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259 – Sawmill

Casa do Hip Hop:  Fundado em 1999, o espaço cultural oferece cursos e atividades ligadas à cultura do Hip Hop. O local tem ainda uma importância histórica já que incentivou a formar diversos artistas;

Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 38 – Canhema

Fábrica de Cultura: O local, fruto de uma parceria entre prefeitura e Governo do Estado, abriga biblioteca, teatro e estúdio musical, além de oferecer cursos e espetáculos gratuitos;

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro

Museu de Arte Popular: Com foco em dar visibilidade aos artistas sem formação acadêmica, possui obras de autores locais, como Jerônimo Soares, Zé Pretinho e Geni Santos, com pinturas, objetos, esculturas e xilogravuras.

Endereço: Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel, 96 – Centro

More perto de um parque em Diadema

Se você está procurando imóveis para alugar ou comprar perto de um parque em Diadema, o QuintoAndar te oferece as melhores opções. 

Você pode buscar imóveis pela nossa plataforma digital e usar o mapa de navegação disponível para encontrar o seu lar dos sonhos perto de um dos parques da cidade. Aproveite também  mais de 70 filtros para otimizar ao máximo a sua pesquisa e encontrar sua casa nova com maior agilidade!