Para muitas pessoas, uma casa só está completa se existir alguma planta dentro dela. Nós entendemos esse sentimento, e frisamos que, mesmo se você mora em um apartamento, também pode conviver com o aconchego criado pelos pontos verdes naturais: é só apostar nas plantas de sombra!

Elas são perfeitas para compor lindos ambientes nos imóveis que recebem pouca luz do sol. Além disso, muitas podem ficar totalmente longe do calor do astro-rei sem perderem a beleza e a saúde. Desde que, claro, sejam bem cuidadas.

Servem também como item de decoração para áreas internas de apartamentos, contando com folhagens e espécies floridas e pendentes para dar ao lar um toque de verde. 

Continue a leitura a seguir para aprender mais sobre elas e conhecer alguns tipos de plantas que podem combinar perfeitamente com o seu apartamento ou casa!

Navegue pelo conteúdo:

Entendendo o que são as plantas de sombra

Antes de conhecer as espécies em si, é importante entender que o termo plantas de sombra está, de fato, relacionado às plantas que não precisam do calor ou da luz do sol em nenhum momento do dia.

Porém, é comum que ele também esteja relacionado às plantas de meia-sombra, que são aquelas que precisam só um pouquinho desse calor e dessa luz, nas horas mais frescas, a fim de obterem alguns nutrientes. 

De qualquer forma, acreditamos que quanto mais opções você tiver para escolher, melhor. E, com base nisso, criamos uma lista composta por 20 exemplos desses dois tipos de planta, para que você possa escolher aquelas que mais combinam com o seu lar e a sua personalidade.

Dê uma olhada no próximo tópico e, depois, confira as características e cuidados para algumas plantas específicas.

Obs.: já adiantamos que as plantas que não precisam do sol (ou que precisam só um pouco dele), são bem mais fáceis de serem mantidas, mesmo por quem tem uma rotina mais agitada. Isso é ótimo, não é mesmo? 

Quais são as plantas de sombra (e meia-sombra) 

  1. Zamioculca
  2. Antúrio
  3. Espada-de-São-Jorge
  4. Flor de Cera
  5. Aglaonema
  6. Bambu da Sorte
  7. Costela de Adão
  8. Pacová
  9. Begônia
  10. Jiboia
  11. Lírio da Paz
  12. Peperômia
  13. Vinca
  14. Samambaia
  15. Avenca
  16. Ciclanto
  17. Corações Emaranhados
  18. Mini-cacto
  19. Singônio
  20. Camedorea-elegante

Já está com vontade de adotar uma dessas plantas para chamar de sua? Espere mais um pouco, pois vamos explicar sobre algumas delas!

Plantas que gostam de sombra e umidade

Muitas plantas de sombra recebem esse nome justamente por terem que ficar longe do sol, mantendo-se úmidas e, consequentemente, cheias de vida. Por conta disso, acabam sendo espécies ideais para decorar o banheiro, por exemplo – cômodo úmido e que, geralmente, não recebe luz solar direta.

Alguns exemplos são:

1. Camedorea-elegante

Ela não possui esse nome à toa: trata-se de uma planta realmente elegante, que agrega valor visual a qualquer espaço.

Espaço esse que precisa ser livre do vento e da luz direta do sol, para que as folhas possam continuar verdes e radiantes. É uma planta que aprecia a umidade, e deve ser regada com certa frequência, principalmente se você notar que ela está ficando amarelada ou seca.

2. Costela de Adão

É impossível falar de decorar um apartamento com plantas de sombra sem pensar na icônica Costela de Adão.

Ela é linda, chamativa e fácil de cuidar: é só se certificar de que seu solo sempre estará úmido, ou seja, só regá-la de forma regular. E, claro: quanto maior for o vaso no qual ela ficar, melhor! Isso garante que ela possa crescer à vontade.

3. Avenca

A Avenca é outro exemplo de planta que aprecia uma boa sombra e, também, uma boa umidade.

É importante regá-la com frequência, principalmente nos meses mais quentes, e também deixá-la longe do vento e do sol. Sabe aquele cantinho, distante da sacada, que não recebe a luz solar e precisa ganhar um pouco de vida? Você pode colocá-la ali!

Plantas pendentes de sombra

Plantas pendentes são aquelas que, literalmente, “pendem” para fora de seus vasos, criando um efeito de cascata e embelezando os ambientes nos quais são colocadas. Sabe aquele item decorativo que faltava na sua prateleira em cima da TV? Pode ser uma dessas:

4. Jiboia

Essa planta foge um pouco do comum: ao invés de unicamente verdes, suas folhas tendem a mesclar essa cor com o branco e o cinza, dando a ela um aspecto todo especial.

Tropical, acostumada a viver em florestas, a Jiboia não exige muitos cuidados: pode, sim, ser criada dentro do apartamento ou de casa, mesmo se for um espaço bem iluminado (sem luz direta do sol), e exige apenas um solo organicamente rico e regas regulares para se manter saudável.

Coloque-a em um vaso suspenso e ela irá crescer pelo menos 1 metro em direção ao chão, ou se apoiar nos objetos ao redor, criando um efeito único de decoração natural – típico de plantas categorizadas como trepadeiras. Mas, atenção: mantenha crianças e pets longe, pois ela é tóxica!

5. Peperômia 

Que tal uma planta de sombra que seja pendente, tornando o ambiente em que estiver ainda mais bonito, e que, como bônus, ainda tenha folhas que lembram o formato de um coração?

A Peperômia possui esse lado mais romântico, e nos apaixonamos ainda mais por ela quando notamos os cuidados que exige: por ser tropical, assim como a Jiboia, precisa apenas de um solo bem trabalhado com matéria orgânica e regas frequentes, para que se mantenha fresco. 

No que diz respeito à luz do sol: se você for expor a planta a ela, deve ser de forma moderada! 

Ela pode ficar próxima de crianças e pets e não se apoiará nos objetos do cômodo em que estiver, visto que é uma planta pendente de sombra que não faz parte da família das trepadeiras.

6. Samambaia

Imagem de uma samambaia
Imagem: Dyeizon

Talvez uma das plantas pendentes mais famosas que existem, a Samambaia possui diversas espécies e também tem a característica de ser nativa de florestas tropicais.

Logo, para cuidar bem dela, independentemente de qual você escolha, é importante se atentar para manter o ambiente com sombra suficiente (nada de luz do sol diretamente nela) e quente. Ou seja: é o tipo de planta que não ficará muito saudável se o ar-condicionado estiver sempre resfriando o local, por exemplo.

Outro ponto de atenção é o solo, que não deve ficar seco.

Plantas de sombra com flores

Você não abre mão de ter flores por perto?

Então, essas plantas de sombra podem ser perfeitas para o seu apartamento:

7. Lírio da Paz

As flores brancas do Lírio da Paz contrastam perfeitamente com as folhas de verde intenso, mas, é claro: para que essa beleza seja mantida, é importante cuidar muito bem da planta.

Ela nunca deve estar em contato direto com o sol (deixe-a sempre à sombra ou meia-sombra) e seu solo deve ser mantido úmido, mas sem aquele pratinho embaixo do vaso, pois ele pode elevar a umidade a um ponto que não é saudável para a planta.

Você também pode cuidar especificamente das folhas do Lírio da Paz, borrifando água nelas.

8. Flor de Cera

A delicadeza dessa planta de sombra pode dar a entender que é preciso ter muitos cuidados para que ela viva por muitos anos, florindo sempre nas épocas certas, mas cuidar dela é mais fácil do que parece.

Basta regar regularmente nos meses mais quentes e, nos mais frios, somente quando notar que o solo já absorveu toda a água da rega anterior. E, claro: mantê-la longe da luz do sol direta, pois ela precisa de pouquíssima incidência solar.

Ah, ela também é considerada uma planta pendente, sabia? Perfeita para jardins verticais internos.  

9. Begônia

Linda e delicada, a Begônia definitivamente não gosta de estar em contato com frio, chuva, vento e sol. Então, mantê-la dentro do seu apartamento já é um ótimo primeiro passo para que ela possa se manter florida.

A rega, por sua vez, deve acontecer sempre que você notar que o solo está seco, a fim de manter sua umidade. E jamais molhe suas folhas, combinado?

Algumas espécies de Begônia são relativamente pequenas e, quando colocadas nos vasos certos, podem compor a decoração em todos os cômodos.

Por fim, outra dica importante, válida para todas as plantas sobre as quais falamos: o ato de molhar regularmente não significa encharcar o solo. Sempre tenha o cuidado de manter as plantas com umidade, se assim for preciso, mas sem “afogá-las”.

Tenha plantas por perto, independentemente de onde morar

É incrível saber que existem plantas que se adequam aos mais diversos tipos de moradia, não é mesmo? 

Assim, você pode morar onde achar melhor, escolhendo o apartamento ou casa que mais se adequa às suas necessidades, sem ter que se preocupar com o fato de ele receber ou não luz do sol suficiente. E o QuintoAndar te ajuda a encontrar o lugar ideal!

Acesse agora mesmo nosso site ou app para começar sua busca: são mais de 60 filtros para que você encontre o imóvel perfeito para abrigar você, seus sonhos e suas plantas de sombra! 

Aproveite para navegar pelo MeuLugar e descobrir mais dicas de decoração para o seu lar.

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer