Considerar os índices de segurança das regiões brasileiras é um dos fatores mais importantes na hora de planejar uma mudança. Então, que tal conhecer o ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro para facilitar essa tomada de decisão? 

Então, continue a leitura deste artigo para saber quais são os locais mais tranquilos para morar no RJ e explorar as principais características de cada uma delas!

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Conheça as 10 cidades mais seguras do Brasil para morar em 2024

Ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro

Imagem da paisagem urbana de Ipanema para ilustrar matéria sobre as cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Petrópolis, Nova Friburgo e Mesquita estão entre as cidades mais bem avaliadas do estado

Se você quer saber quais são as cidades mais seguras do Rio de Janeiro, as informações listadas no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© podem oferecer o panorama que você precisa para decidir onde morar! 

A pesquisa utilizou dados específicos sobre segurança pública do ano de 2022 do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para ranquear os estados e municípios com as melhores taxas de segurança em todo o país.

Para montar o anuário, foram consideradas as taxas de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro. Ou seja, aqui, estão excluídas as cidades com população inferior a 100 mil pessoas. 

De acordo com os dados analisados, essas são as cidades mais seguras do Rio de Janeiro:

1. Petrópolis

2. Nova Friburgo

3. Mesquita

4. Campos dos Goytacazes

5. Nilópolis

6. Teresópolis

7. Niterói

8. Maricá

9. Belford Roxo

10. São Pedro da Aldeia

Qual a cidade mais segura do Rio de Janeiro?

De acordo com a pesquisa, Petrópolis é a cidade mais segura do Rio de Janeiro. O município fica localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em um local que também é conhecido como Cidade Imperial.

Quais as melhores cidades do Rio de Janeiro para se viver?

Agora que você já sabe quais são as cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro, ficou mais fácil saber quais são as melhores regiões do município para viver. 

Veja abaixo as principais características de cada um desses locais. Assim, vai ficar muito mais fácil tirar todas as dúvidas e planejar a mudança para um endereço que proporcione tranquilidade e qualidade de vida! Vamos lá?

1. Petrópolis

Imagem da paisagem urbana de Petrópolis mostra Catedral de São Pedro de Alcântara para ilustrar matéria sobre o ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Petrópolis é a cidade mais segura do Rio de Janeiro

Localizada a uma distância de aproximadamente 69 quilômetros da capital do estado, o que significa um trajeto de mais ou menos 1 hora, a cidade também desponta com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal considerado alto: 0.780 em uma escala de 0 a 1.000. 

Apesar de ser muito conhecida pelos atrativos turísticos, o município oferece diversas vantagens para os 278.881 moradores que habitam a região. A primeira, é claro, é a segurança. Em seguida, está a proximidade com a cidade do Rio de Janeiro. 

Isso permite que os moradores acessem o RJ para estudar ou trabalhar com facilidade, e ainda usufruam dos excelentes índices de qualidade de vida disponíveis na cidade que escolheram para chamar de lar. 

Quem gosta de lazer e clima interiorano também vai se encantar por Petrópolis. Afinal, o local é uma cidade histórica – também conhecida como cidade imperial – com diversos centros culturais, pontos turísticos e belezas naturais para recarregar as energias durante as noites e finais de semana de descanso.

2. Nova Friburgo

Imagem da vista aérea de Nova Friburgo, uma das cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Nova Friburgo ocupa o 2° lugar no ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro

Com um Índice de Desenvolvimento Humano também considerado alto (0.745 em uma escala de 0 a 1.000), os cerca de 189 mil habitantes da região estão a uma distância de aproximadamente 141 km da capital do estado – o que significa um trajeto de mais ou menos 2h30 min. 

Como uma cidade interiorana, Nova Friburgo oferece a harmonia perfeita entre tranquilidade e qualidade de vida para quem quer fugir da agitação dos grandes centros urbanos. 

Além do clima agradável durante o ano, o município também proporciona diversas opções de lazer em contato com a natureza, como cachoeiras, trilhas, parques e montanhas, por exemplo.

3. Mesquita

Diretamente da Baixada Fluminense, o município de Mesquita ocupa o 3° lugar do ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro.

Além da segurança, a localização da região em relação à capital do estado é uma das principais vantagens de morar em Mesquita. Para chegar ao Rio, os pouco mais de 167 mil moradores, de acordo com dados do IBGE, precisam fazer um trajeto de aproximadamente 30 km. 

Com um Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto (0.737 em uma escala de 0 a 1.000), o local é uma excelente opção para quem precisa se deslocar diariamente para a capital, mas busca o melhor benefício entre distância, valores e qualidade de vida para morar bem. 

Encontre seu novo lar em Mesquita

Agora que você já sabe que Mesquita é uma das cidades mais seguras do Rio de Janeiro, que tal explorar as ofertas na região para encontrar seu novo lar? Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar ou veja algumas opções abaixo.

4. Campos dos Goytacazes

Se você está em busca de um novo lar, fique sabendo que Campos dos Goytacazes é uma excelente opção! 

Além de ocupar o 4° lugar no ranking das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro, o município também tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado alto: 0.716, em uma escala de 0 a 1.000.

Localizada no interior do estado, Campos dos Goytacazes fica a uma distância de aproximadamente 285 km da capital. Isso significa que, caso seja necessário, os 485.540 moradores precisam se deslocar por um trajeto de cerca de 4 horas para chegar ao Rio de Janeiro.

Assim, com um custo de vida relativamente baixo, o local proporciona excelente qualidade de vida, tranquilidade e sensação de segurança para quem está em busca de uma rotina mais calma. 

Ou seja, se você está pensando em dar adeus à agitação dos grandes centros urbanos, não deixe de considerar morar em Campos dos Goytacazes.

5. Nilópolis

Localizado na Região Metropolitana do RJ, Nilópolis é um dos 13 municípios que compõem a Baixada Fluminense. Além disso, também ocupa o 5° lugar entre as cidades mais seguras do Rio de Janeiro

Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado alto (0.753 em uma escala de 0 a 1.000), a região está em uma localização estratégica para quem procura regiões mais calmas para chamar de lar, mas ainda precisa ficar próxima da capital do estado. 

Em outras palavras, os cerca de 146 mil moradores, conforme dados do IBGE, podem acessar o Rio de Janeiro em um trajeto de aproximadamente 38 quilômetros. Isso permite acessar boas relações entre qualidade de vida e custo-benefício, sem deixar de aproveitar as vantagens de uma das maiores capitais do Brasil.

Explore as opções disponíveis em Nilópolis

Agora, o que você acha da ideia de morar em um município que faz parte do ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro? Clique aqui para acessar as ofertas disponíveis para alugar na região ou, se preferir, confira algumas opções abaixo.

6. Teresópolis

Vista aérea da cidade de Teresópolis mostra casas, prédios, montanhas e um céu azul
Além de ser a cidade mais alta da Serra Fluminense, Teresópolis também é a capital nacional do montanhismo

Além de ocupar o 6° lugar entre as cidades mais seguras do Rio de Janeiro, Teresópolis também é dona de um charme capaz de conquistar qualquer pessoa interessada em morar bem.

Localizada no interior do estado, na Serra Fluminense, a uma distância de aproximadamente 95 quilômetros da capital, Teresópolis proporciona uma excelente relação entre custo de vida, segurança e lazer.

Justamente por ser considerada uma cidade turística, o município tem toda a estrutura necessária para receber visitantes e para proporcionar bem-estar aos 165.123 moradores – especialmente aqueles que estão em busca de uma rotina mais calma e tranquila. 

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do município – 0.730 em uma escala de 0 a 1.000 – é mais um dado que reforça a qualidade de vida da região.

Por lá, é possível encontrar diversos restaurantes que exploram a gastronomia internacional de países como Itália, Alemanha, Portugal e Rússia, por exemplo. Além da forte veia para o artesanato, também é em Teresópolis que está localizada a Granja Comary – o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol. 

7. Niterói

Imagem do cenário urbano de Niterói, no Rio de Janeiro, mostra prédios, mar e faixa de areia
Em tupi guarani, Niterói significa “água escondida”

Além de ocupar a 7° colocação no ranking das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro, Niterói se destaca pelo espírito alegre e acolhedor que cerca os moradores da cidade. 

Justamente por isso, o município é conhecido como “Cidade Sorriso” e também ocupa o 7° lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com uma pontuação considerada muito alta (0.837 em uma escala de 0 a 1.000).

Localizada a apenas 13 km da capital do estado, os 481.749 habitantes da região tem diversas vantagens à disposição que vão além da segurança e proximidade para se deslocar até o Rio de Janeiro pela Ponte Rio-Niterói.

Além de uma bela paisagem no horizonte, o local é recheado de pontos turísticos e opções de lazer para todos os gostos, bolsos e idades. Então, se você gosta de cultura, gastronomia e valoriza qualidade de vida, não deixe de considerar Niterói como uma das opções para chamar de lar!

Qualidade de vida a poucos quilômetros de distância

Agora que você já sabe que Niterói é um município diferenciado em termos de segurança e qualidade de vida, que tal pensar na possibilidade de encontrar seu novo lar na região?

Então clique aqui para explorar os imóveis disponíveis para alugar em Niterói ou veja algumas opções abaixo.

8. Maricá

Quer fugir dos grandes centros urbanos sem abrir mão de conforto, bem-estar e segurança? Então prepare-se para conhecer Maricá!

O município ocupa o 8° lugar no ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro e se destaca com um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): 0.765 em uma escala de 0 a 1.000

Localizado a apenas 50 km da capital do estado, os 197.277 habitantes do local podem aproveitar melhores relações entre custo-benefício e qualidade de vida, sem abrir mão de estar pertinho de uma das principais capitais do país.

9. Belford Roxo

Se você quer saber quais são as cidades mais seguras do Rio de Janeiro, fique sabendo que Belford Roxo ocupa o 9° lugar entre os municípios mais tranquilos do estado!

Diretamente da Região da Grande Niterói, Belford Roxo tem pouco mais de 483 mil moradores e está localizado a uma distância de aproximadamente 20 km da capital do estado. 

Além de ser conhecido pelas grandes propriedades rurais, como chácaras e fazendas, o local ainda proporciona muitas opções de lazer em contato com a natureza – como praças e parques, bem como atividades noturnas regadas à excelente gastronomia.

Seu novo lar pertinho da capital do RJ

Quer aproveitar o melhor custo-benefício, mas sem se distanciar demais da capital do Rio de Janeiro? Então clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar em Belford Roxo ou veja algumas opções logo abaixo.

Saiba mais: Bairros de Belford Roxo: 5 lugares para morar a apenas 20 km do Rio de Janeiro

10. São Pedro da Aldeia

Por fim, mas não menos importante, São Pedro da Aldeia ocupa o 10° lugar do ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro. 

Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal considerado alto (0.712 em uma escala de 0 a 1.000), o município tem pouco mais de 104 mil moradores e está localizado a uma distância de cerca de 140 km da capital do estado.

Seu novo lar em uma das cidades mais seguras do Rio de Janeiro

Agora que você já sabe qual é o ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro, que tal explorar os imóveis disponíveis para alugar ou comprar no estado e contar com a segurança, transparência e apoio da maior imobiliária digital da América Latina para facilitar essa escolha?

Além de estar presente em mais de 6 países e 70 cidades brasileiras, o QuintoAndar te ajuda durante todo o processo de compra ou locação!

Acesse nosso site ou app, utilize os filtros de pesquisa para facilitar a busca e deixe quem é especialista no assunto tomar conta de todas as burocracias. Assim, fica muito mais fácil encontrar o lar que você sempre sonhou!

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.