Se você é um morador em busca de novas experiências ou está prestes a se mudar para a cidade maravilhosa, saiba que não falta o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro. É por lá, inclusive, que você encontra os principais destinos da região, além das famosas praias de Copacabana e Ipanema.  

Agora, se você está em busca de lugares diferentes para apreciar a boa gastronomia e viver uma imersão na cultura local, fique tranquilo. Afinal, a Zona Sul é conhecida pela rica cena gastronômica e cultural. Ou seja, por lá você encontra diversas opções para todos os gostos e bolsos. 

Além da beleza natural das praias, o local também tem diversos museus, teatros, centros culturais e espaços que contam a história da cidade. Entre as opções também estão restaurantes sofisticados, botecos tradicionais, feiras de rua e festivais de comida. 

E aí, ficou curioso para explorar a cidade? Então continue a leitura para saber o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro! 

Navegue pelo conteúdo

Leia também: Veja o ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro para morar em 2024

O que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro?

Imagem da vista aérea do bairro de Botafogo mostra Pão de Açúcar, mar, faixa de areia, prédios e vegetação para ilustrar matéria sobre o que fazer na Zona Sul do RJ
Alguns dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro estão na Zona Sul

Localizada na região sul carioca, a Zona Sul é uma das áreas mais visitadas da capital. Conhecida principalmente por abrigar as praias mais famosas do estado,  essa região encanta os moradores locais com as diversas opções de lazer, gastronomia e entretenimento.

Inclusive, é na Zona Sul que ficam os bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Flamengo, Catete, Lagoa, Jardim Botânico, Laranjeiras, Humaitá, Vidigal, Leme, Urca, São Conrado e Cosme Velho.

Além das praias e das diversas opções de lazer, a Zona Sul é conhecida por proporcionar alto padrão de vida aos moradores, já que tem uma infraestrutura completa. A mobilidade urbana também é um dos destaques.

Com ampla oferta de ônibus, metrôs e táxis, bem como ciclovias e calçadas largas, a região é fácil de ser explorada tanto por moradores da Zona Sul quanto por aqueles que moram em outros locais da cidade. 

O que fazer na Zona Sul durante o dia?

Durante o dia, a Zona Sul do Rio de Janeiro oferece uma infinidade de opções de atividades para todos os gostos e idades. Conheça algumas sugestões:

1. Praias

Imagem do litoral de Copacabana mostra mar, faixa de areia, avenida, prédios e vegetação para ilustrar matéria sobre lazer na zona sul do Rio de Janeiro
A praia de Copacabana é uma das mais famosas do mundo

Em primeiro lugar, vamos a um dos destinos mais famosos do Brasil: Copacabana. Por lá, você encontra o cenário perfeito para praticar esportes na areia, se refrescar em um mergulho no mar ou aproveitar o dia nos quiosques e bares que ficam ao redor da orla. 

Quer se refrescar com outro tipo de atividade aquática? Então Ipanema pode ser uma excelente opção para quem gosta de esportes como surfe, já que o mar é mais agitado.

Localizada próximo a Ipanema, a praia de Leblon é uma boa opção para quem procura um local mais tranquilo para aproveitar o mar. Além disso, essa é uma boa escolha para quem quer caminhar e aproveitar a vista da região. 

Por fim, a praia do Arpoador, localizada entre Copacabana e Ipanema, é famosa por ser um dos melhores pontos para se assistir ao pôr do sol no Rio de Janeiro.

2. Cristo Redentor

Imagem panorâmica do corcovado mostra o Cristo Redentor e a cidade do Rio de Janeiro para ilustrar matéria sobre o que fazer na Zona Sul do RJ
O Cristo Redentor é uma das nova sete maravilhas do mundo

Os moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro podem aproveitar uma das 7 maravilhas do mundo no cotidiano. 

A experiência de subir ao topo do morro do Corcovado para respirar ar fresco e ter visão da cidade do alto, seja de trem, carro ou trilha, proporciona contato direto com a natureza e uma oportunidade diferenciada de apreciar a beleza do Rio de Janeiro.

  • Endereço: Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2558-1329
  • Entrada: o valor varia conforme a idade
  • Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 08h às 19h

Confira a localização no mapa abaixo:

3. Jardim Botânico

O local foi fundado por Dom João, ainda príncipe regente de Portugal, em 1808

O Jardim Botânico oferece uma experiência única para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Localizado próximo à Serra da Carioca, o local tem trilhas, jardins temáticos e estufas, ou seja: um ambiente ideal para passeios ao ar livre. 

Além de ser uma ótima opção na hora de decidir o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro, o local desempenha um papel importante na pesquisa e conservação da flora brasileira e apresenta aos visitantes a rica biodiversidade do país.

  • Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro 
  • Telefone: (21) 3874-1808
  • Entrada: o valor varia conforme a idade
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias, de 08h às 17h

Confira a localização no mapa abaixo:

More perto de dois dos melhores parques do Rio de Janeiro

Que tal morar perto do Parque Lage e do Jardim Botânico? Clique aqui para ver nosso mapa e encontrar imóveis para alugar na região ou veja abaixo algumas opções.

4. Parque Lage

Imagem de uma árvore com duas placas indicando a localização do Parque Lage e do Corcovado para ilustrar matéria sobre atividades de lazer na Zona Sul do Rio de Janeiro
Antes de se tornar um atrativo para os moradores, o Parque Lage foi um engenho de açúcar na época do Brasil colonial

Agora, se você busca por uma opção que mistura natureza, cultura e arte, com certeza deve tirar um tempinho para visitar o Parque Lage. 

Localizado aos pés do morro do Corcovado, o parque possui uma paisagem de tirar o fôlego, com trilhas cercadas por Mata Atlântica preservada. Além disso, abriga o Palacete Lage, uma construção histórica que hoje funciona como escola de artes visuais e conta com exposições e eventos culturais gratuitos.

  • Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro
  • Entrada: gratuita
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias, de 09h às 17h

Confira a localização no mapa abaixo:

Leia mais: Bairros mais seguros do Rio de Janeiro: onde morar com tranquilidade na Cidade Maravilhosa

O que fazer na zona sul do RJ à noite?

Imagem panorâmica da vista noturna do Rio de Janeiro para ilustrar matéria sobre locais para ir durante a noite na cidade
A vida noturna da Zona Sul é atrativa para todos os estilos de vida

Gosta de sair à noite? Então você vai gostar de saber que a vida noturna nos bairros da Zona Sul é agitada. 

Em resumo, você encontra desde refeições em restaurantes sofisticados até música ao vivo em bares temáticos e passeio à beira-mar. Ou seja, o consenso geral é de que a região proporciona momentos incríveis para quem quer aproveitar a noite carioca.

Conheça algumas opções abaixo:

1. Bar da Laje

O Bar da Laje faz tanto sucesso que foi declarado como patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio de Janeiro

O bar oferece uma visão panorâmica para a Praia do Leblon e o Morro Dois Irmãos. Ou seja, você pode aproveitar a boa gastronomia e música ao vivo enquanto admira uma das vistas mais icônicas da cidade.

Com um cardápio variado, que inclui petiscos e drinks, o local é perfeito para aproveitar uma típica noite do Rio de Janeiro e criar memórias inesquecíveis com amigos e familiares. 

  • Endereço: R. Armando Almeida Lima, 8 – Vidigal, Rio de Janeiro
  • Telefone: (21) 96767-0838
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h. Sábado e domingo, das 12h às 22h

Confira a localização no mapa abaixo:

2. Jobi

Dando continuidade, o Jobi é um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro. Fundado em 1956, o estabelecimento é conhecido pela atmosfera descontraída, que atrai tanto os moradores antigos da Zona Sul quanto os recém-chegados na região que estão em busca de uma experiência autêntica carioca. No cardápio, você pode encontrar cervejas, drinks e petiscos. 

  • Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1166 – Leblon, Rio de Janeiro
  • Telefone: (21) 2274-0547
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias, de 11h às 3h

Confira a localização no mapa abaixo:

O que fazer de graça na zona sul do Rio de Janeiro?

Se você está se perguntando o que fazer de graça na Zona Sul do Rio de Janeiro, não se preocupe. Afinal, o que não faltam são opções!

1.  Lagoa Rodrigo de Freitas​

Imagem da vista aérea da Lagoa Rodrigo de Freitas para ilustrar matérias sobre lazer na zona sul do RJ
Esse é um excelente destino para fazer atividades ao ar livre ou relaxar durantes os finais de semana

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões-postais mais conhecidos da Zona Sul e pode ser aproveitada de forma gratuita. O local oferece uma paisagem que dá vista às montanhas, áreas verdes e edifícios residenciais que cercam a lagoa. 

Além de ser um ponto de encontro para pessoas que gostam de praticar esportes como o remo e o stand up paddle, por exemplo, por lá também é possível praticar corrida, ciclismo e caminhadas. 

  • Endereço: Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, Lagoa, Rio de Janeiro

Confira a localização no mapa abaixo:

Aproveite a Lagoa Rodrigo de Freitas no dia a dia

Que tal buscar um lugar para morar próximo a Lagoa Rodrigo de Freitas? Clique aqui para ver em nosso mapa os imóveis para alugar ou veja abaixo as opções para comprar na região.

2. Mureta da Urca

Imagem da Mureta da Urca, no Rio de Janeiro, para ilustrar matéria sobre entretenimento na Zona Sul do Rio de Janeiro
No fim do dia, é comum ver moradores e turistas na mureta admirando o pôr do sol

O pôr do sol na Mureta da Urca é uma experiência única! Localizada no bairro da Urca, a mureta de pedra oferece uma vista de tirar o fôlego da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. Ou seja, é o cenário perfeito para admirar a natureza no fim do dia. 

Por perto é possível encontrar diversas opções de bares, cafés e restaurantes, o que torna o passeio ainda mais completo e atrativo. 

  • Endereço: Avenida João Luiz Alves, Urca, Rio de Janeiro.

Confira a localização no mapa abaixo:

O que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro hoje?

Vista aérea da paisagem urbana do Rio de Janeiro mostra a praia de Leblon para ilustrar matéria sobre o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro hoje
Para os dias de sol, as praias e parques são boas opções. Em caso de chuva, aproveite os restaurantes e shoppings da região

Procurando o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro hoje? Se o clima estiver favorável, aproveite para relaxar em uma das praias da região, como Copacabana, Ipanema ou Leblon, onde você pode nadar, praticar esportes aquáticos ou simplesmente relaxar ao sol. 

Para os amantes da natureza, uma caminhada ou passeio de bicicleta ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas é uma ótima opção. Além disso, você pode visitar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico. 

Por outro lado, se estiver chovendo, aproveite para experimentar a gastronomia local nos diversos restaurantes espalhados pela região. Outra alternativa, é se divertir em um dia de compras ou assistir um filme com a família no Shopping Rio Sul, Botafogo Praia Shopping ou Shopping Leblon. 

Leia também: O que fazer no Rio de Janeiro: guia com 19 passeios imperdíveis na Cidade Maravilhosa

Se mude para a Zona Sul do Rio de Janeiro

Agora que você já está por dentro de algumas das principais opções de entretenimento e sabe exatamente o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro, que tal procurar um novo lugar para morar na cidade e viver todas essas experiências no seu cotidiano? 

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar

O QuintoAndar tem inúmeras opções de casas e apartamentos para alugar perto das suas atrações preferidas. Use os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a sua busca e encontrar o lar dos seus sonhos na Zona Sul da cidade!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.