Quem nunca serviu vinho em um copo ou na taça errado, não é mesmo? Quando decidimos morar sozinhos ou nos mudamos para um novo lar, muitas vezes não sabemos direito quais são os tipos de taças existentes e para  que bebida cada uma delas é mais adequada. Por conta disso, é comum muita gente se atrapalhar e servir as bebidas em taças trocadas. 

Para te ajudar a montar a lista de casa nova ou a comprar aqueles itens que são interessantes ter em casa, reunimos 6 modelos de taças para você conhecer e montar a sua mesa posta – e ainda te contamos qual é  a quantidade necessária que você deve  comprar. Separe seu bloco de notas e continue a leitura! 

Navegue pelo conteúdo:

Taça para água

Não há nenhuma regra específica sobre o tipo de taça para utilizada para água. Você pode, inclusive, utilizar copos tradicionais, tamanhos diferentes, coloridas ou com texturas para decorar a sua mesa posta e deixá-la mais aconchegante.

Taça para espumante 

Como os espumantes são, normalmente, consumidos gelados é importante que a taça mantenha a temperatura do liquido. E, por conta disso, o calor das mãos seja evitado. Dessa forma, o recomendado é utilizar taças com a hasta mais comprida e que tenha o corpo mais longo. Isso vai garantir manter permitem manter as borbulhas que se encontram na bebida por mais tempo.  As taças mais comuns são chamadas de flûte (flauta) e também de tulipa, pois você consegue sentir o aroma do espumante e formato longo da taça irá evidenciar o gás.

Taça para vinho tinto

Para a modalidade de tinha tinto, as taças normalmente possuem hastes longas e o seu corpo mais largo e arredondado. Isso acontece para que a bebida entre em contato com o oxigênio e realce ainda mais o aroma e os sabores. As principais tipos de taça levam o nome de Bordeaux e Borgonha. 

A primeira possui o bojo (que é a parte do meio do corpo, vamos dizer) grande, mas tem a borda mais fechada. Por conta disso, direciona o liquido para a ponta da língua, o que permite mais sensibilidade a sabores frutados. Já a segunda opção, segue um formato de balão, com o bojo maior. Ele vai direcionar o vinho acima da ponta da língua e, a partir disso, consegue diminuir a acidez e fazendo com que o aroma da bebida fique ainda mais presente. 

Taça para vinho branco ou rosé

Também com a haste longa, a diferença da taça para vinho brando é ter o bojo mais comprido e estreito. Que, por conta disso, permite que o liquido chegue na língua em um estado de equilíbrio entre os sabores doces e os mais ácidos. Esse tipo de vinho deve ser consumido, na maioria das vezes, de forma gelada ou resfriada e esse tipo de taça ajuda na conservação da temperatura.

Taça para cerveja 

A taça da cerveja pode variar de acordo com o tipo de bebida escolhida. Isso porque cada uma tem o objetivo de realçar o visual e também o sabor da bebida. A cerveja, diferente das demais, tem a sua famosa espuma e sua coloração forte, então, a taça acaba sendo também uma forma de deixar visível todas as características da bebida.

A taça mais conhecida (e usada) é a do modelo tulipa. O seu formato ajuda a reter os aromas e é utilizada, inclusive, para atividades de degustação.  

Taça para drinks 

Quando falamos de drinks, o tipo de taça varia para cada receita e também com a forma de degustar a bebida. Uma das mais famosas é a taça de Martini que, com certeza, você já deve ter visto por aí em um formato de Y. Ela é ideal para doses pequenas como dos drinks Dry Martir e Cosmopolitan e sua haste é longa, pois normalmente as bebidas são consumidas geladas.

Já a taça da bebida mexicana Margarita, é o nome de Coupette é usada para servir o drink feito com tequila, cuja borda é decorada com sal e pedaços de limão. Ela tem a haste alta e fina, além disso uma diferença dessa taça é que corpo dividido em duas partes: a mais larga onde fica a boca e a mais estreita onde fica a base.

Se você gosta de Gin Tônica ou o queridinho Aperol Spritz, deve ver bastante essa taça mesmo sem saber seu nome. A taça Balloon tem o corpo grande e arredondado, com a boca larga e a haste relativamente longa. Seu formato se dá porque esse tipo de drink leva bastante gelo para manter a temperatura da bebida.

Já os coquetéis mais doces como o Piña colada, a taça utiliza é a escandinava. Seu corpo é mais acinturado, sua base arredondada e a boca estreita e aberta. É bastante utilizado para drinks com frutas e que são mais cremosos.

Ilustração de diferentes tipos de taça.
Diferentes modelos de taça

Seu enxoval de taças completo para a casa nova

Está montando a sua casa com todos os itens essenciais? Então, conhecer os tipos de taças vai te ajudar a completar sua lista de utensílios de cozinha para comprar aqueles modelos que você mais usa no seu dia a dia.
Agora, se você estiver planejando se mudar para uma casa nova, mas ainda não encontrou o lar dos sonhos, o QuintoAndar pode te ajudar! Em nosso site ou app você encontra casas e apartamentos de todos os tamanhos e estilos para montar a sua cozinha de forma bem organizada. Nossos filtros de pesquisa permitem encontrar o imóvel ideal e você ainda pode visualizar todos os ambientes sem sair da sua casa com a opção de fazer um tour virtual.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.