Ter e cuidar de plantas em casa é uma terapia para muitas pessoas. E, vamos combinar, embeleza qualquer ambiente. Já falamos por aqui sobre como cultivar plantas e fazer um terrário, que acaba se tornando uma peça de decoração viva. Pois neste artigo, os recipientes são de um material mais bruto do que o vidro, mas que podem ter um resultado final com tanta delicadeza quanto: os vasos de cimento

Navegue pelo conteúdo:

Comprar ou fazer vasos de cimento?

Com vasos de cimento ou concreto, você pode criar do zero a “casa” das suas plantas, com diferentes tamanhos e formatos. Ou seja, DIY do começo ao fim do processo. 

Mas você também encontra facilmente esse tipo de vaso em diversas modalidades de lojas, como:

  • Grandes magazines virtuais, como Amazon, Americanas, Magazine Luiza ou Mercado Livre
  • Lojas de plantas e botânicas em geral;
  • Lojas de artigos para casa e/ou decoração, como Leroy Merlin, Tok Stok, Westwing ou Mobly;

Sobre comprar ou fazer, essa é uma decisão puramente financeira, uma vez que fazer é muito fácil, como você verá aqui neste artigo, e acaba saindo mais em conta. 

Vasos de diversos tamanhos e formatos (Foto: Shutterstock)

Características dos vasos de cimento

A principal característica dos vasos de cimento é o peso. A depender do tamanho, eles são bem mais difíceis de serem transportados. Especialmente quando já estão com toda a estrutura necessária para o cultivo de uma planta, como terra, brita, entre outras coisas.

São muito resistentes ao tempo e ideais para áreas externas. Mas justamente por conta do peso e das dificuldades de transporte, o ideal para um vaso de cimento grande é que ele seja posicionado em um local de onde não sairá mais.

Além disso, pelo material usado e a forma como são moldados, os vasos de concreto costumam apresentar um espaço interno menor. Por isso, vale a pena você comprar um modelo sempre maior do que o recomendável para o cultivo de uma espécie. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Onde colocar vasos de cimento?

Por serem feitos de um material resistente e dos mais variados tamanhos, os vasos de cimento podem ser colocados em qualquer lugar da sua casa. Tanto na área interna – desde o banheiro até a cozinha, passando por sala e quartos – quanto externa.

Um detalhe, no entanto, é importante: o cimento é um material que pode arranhar superfícies. Portanto, especialmente se a sua intenção é colocar um vasinho pequeno em uma estante ou sobre uma mesa, procure colar algum adesivo ou mesmo pedaços de feltro embaixo, para evitar arranhões. 

Veja aqui algumas ideias de como usá-los:

Aqui um exemplo de vaso de cimento grande, ideal para áreas externas e para plantas maiores, inclusive algumas árvores frutíferas. (Foto: Shutterstock)
Vasos de cimento pequenos, de formatos geométricos, ideais para plantas menores e para decorar a sua sala. (Foto: Shutterstock)
Vasos de cimento pequenos, de formatos geométricos, ideais para plantas menores e para decorar a sua sala. (Foto: Shutterstock)
Outra possibilidade de usar um vaso de cimento é colocá-lo pendente em um macramê. Mas, por conta do peso, procure fazer isso com vasos não muito grandes.
Aqui, um exemplo de vaso de cimento de tamanho médio, que se encaixa perfeitamente na temática de uma decoração mais industrial e minimalista, com piso e parede feitos de cimento queimado. (Foto: Shutterstock)
Mas também há espaço para vasos de cimento grandes em uma sala, especialmente se colocados perto de uma janela por onde entre bastante luminosidade, como destaca aqui o blog da loja virtual Winterflor. Isso, é claro, se você for usá-los para plantas, pois, como veremos a seguir, é possível encontrar usos alternativos para os vasos de cimento.
Mas também há espaço para vasos grandes em uma sala, especialmente se colocados perto de uma janela por onde entre bastante luminosidade, como destaca aqui o blog da loja virtual Winterflor. Isso, é claro, se você for usá-los para plantas, pois, como veremos a seguir, é possível encontrar usos alternativos para os vasos de cimento.
E quem disse que vasos de cimento precisam ser usados apenas com plantas? Aqui, como mostra o blog Mesa Pronta, foram feitos kits para banheiro, uma ideia alternativa e que dão um toque especial à decoração.
E quem disse que vasos de cimento precisam ser usados apenas com plantas? Aqui, como mostra o blog Mesa Pronta, foram feitos kits para banheiro, uma ideia alternativa e que dão um toque especial à decoração.
Seguindo a mesma lógica do kit para banheiro, aqui, o blog Arteirices e Costurices destaca o uso alternativo de um vaso de cimento em uma cozinha.

Tipos de plantas para vasos de cimento

Cactos e suculentas são as plantas ideais para os vasos de cimento. Além disso, como são recipientes com capacidade de reter bastante umidade, especialmente os maiores, muito usados em áreas externas, vale mais a pena cultivar neles plantas que lidem bem com esse fator.

Aqui, vemos uma composição de um terrário (à esquerda) ao lado de pequenos vasos de cimento com suculentas.
Aqui, vemos uma composição de um terrário (à esquerda) ao lado de pequenos vasos de cimento com suculentas. (Foto: Shutterstock)

Quando você compra um vaso de cimento em uma loja, muito provavelmente ele já terá passado por um processo de selagem, que elimina essa alcalinidade que pode passar para o solo. Mas para a segurança das suas plantas, você também pode eliminar essa alcalinidade ao mergulhar o vaso de cimento em água por três dias.

Mais importante do que a planta que você vai cultivar é considerar fatores como:

  • O local onde o vaso será colocado, se em uma área interna ou externa;
  • Em caso de área externa, se terá incidência de luz direta do sol ou se ficará na sombra;
  • Em caso de área interna, também há diferenças, especialmente no que diz respeito à umidade. Banheiros são muito mais úmidos do que cozinhas, que por sua vez são mais úmidas do que as salas e quartos;
  • E, como já dissemos, considerar o espaço interno do vaso, para possibilitar o crescimento da planta.

Como plantar em vasos de cimento?

Como são recipientes que retêm muita umidade, o ideal é que você invista em vasos de cimento com furos no fundo para uma melhor drenagem. 

Se você comprar vasos sem furos, vale a pena fazer pelo menos dois ou três furos no fundo, com uma furadeira e broca para concreto. 

Mesmo assim, na hora de plantar em vasos de cimento, é importante que o fundo tenha uma camada boa de brita ou outros tipos de pedrinhas, para que a drenagem seja feita adequadamente. 

Depois, preencha o resto do vaso com terra até alguns centímetros um pouco antes da borda, plante a muda da planta da sua escolha e complete com um pouco mais de terra. Regue e preencha o resto do espaço com folhas secas. 

Como fazer vasos de cimento

O mais legal de se fazer vasos de cimento é que você pode usar diversas coisas como moldes. Dá uma olhada nessa lista abaixo. E se você não conseguir entender o porquê de alguns itens, leia o artigo até o final, pois você vai se surpreender!

  • Potes de plástico
  • Baldes
  • Bacias
  • Copos descartáveis
  • Caixas de papelão
  • Caixas de isopor
  • Toalhas

Estranhou as toalhas, né? Se não aguentar de tanta curiosidade para saber como uma toalha pode virar um vaso de cimento, clique aqui e vá direto para a parte do texto onde a gente explica!

(Foto: Shutterstock)

Materiais

Fazer vasos de cimento é algo muito fácil, barato e demanda muito pouca coisa em termos de materiais. Veja o que você vai precisar:

  • Cimento em pó
  • Água para a mistura
  • Colher ou pá de pedreiro
  • Um pote, bacia ou balde para misturar o cimento
  • Vaselina ou óleo de cozinha
  • Pincel
  • Um molde com o tamanho e o formato que você deseja para o vaso
  • Um recipiente menor, que pode ou não ter com o mesmo formato do molde
  • Pesos para colocar no recipiente menor

Passo a passo

  1. Faça uma mistura homogênea do cimento em pó com a água, mexendo com a colher ou a pá de pedreiro;
  2. Com um pincel, passe a vaselina ou o óleo de cozinha por dentro de todo o molde, para evitar que o cimento grude;
  3. Despeje a massa dentro do recipiente até um pouco antes da metade de sua altura;
  4. Passe vaselina ou óleo de cozinha na parte de fora do recipiente menor; 
  5. Posicione o molde menor dentro do maior, de modo que ele afunde no cimento;
  6. Coloque qualquer coisa dentro do recipiente menor que possa fazer peso, para que ele se mantenha submerso no cimento;
  7. Se necessário, complete a quantidade de cimento no molde maior até que fique no nível das bordas do recipiente menor;
  8. Deixe toda a estrutura secar por dois dias (48 horas);
  9. Após a secagem, retire o recipiente menor;
  10. Depois, vire o molde maior com cuidado, para retirar o vaso;
  11. Passe uma lixa fina, de forma delicada, em todo o vaso para deixar a superfície mais lisa e com a cor homogênea;
  12. Feito todo esse processo, você já tem um vaso de cimento. E pode dar a ele o acabamento que quiser, como uma pintura, por exemplo.
Após fazer vasos de cimento, colar um pedaço de cortiça ou feltro no fundo de cada um deles é uma boa pedida para não arranhar as superfícies onde eles irão ficar
Após fazer vasos de cimento, colar um pedaço de cortiça ou feltro no fundo de cada um deles é uma boa pedida para não arranhar as superfícies onde eles irão ficar (Foto: Shutterstock)

Moldes para diferentes formatos de vasos

Também é possível fazer os mais diferentes formatos de vasos de cimento com moldes de silicone. A loja virtual Concretare, por exemplo, é especializada em vender esse tipo de produto, para que você possa fazer

Kit de moldes de silicone da Concretare para você fazer seus próprios vasos de cimento.
Kit de moldes de silicone da Concretare para você fazer seus próprios vasos de cimento.
Acima, um exemplo de vaso de cimento feito com moldes de silicone, também da Concretare.

Vasos de cimento com toalha

A curiosidade estava grande para os vasos de cimento com toalha, né? Pois saiba que o processo é muito simples, com alguns passos iguais aos que já descrevemos acima – e o resultado é incrível. 

Veja esse passo a passo, com fotos, feito pelo portal Homecrux.

1. Após fazer a mistura como já ensinamos, coloque a toalha dentro da massa e faça com que ela fique o mais “suja” possível, para que o cimento possa aderir ao máximo ao tecido.
2. Pegue a toalha “suja” de cimento e coloque ela sobre um balde ou uma lata de tinta, como na imagem abaixo. Se você usar uma toalhinha de rosto, por exemplo, até mesmo um copo pode servir de molde, para um vaso de toalha de menores proporções.
3. Depois que o cimento estiver completamente seco, após pelo menos 48 horas, retire o vaso com cuidado de cima da forma escolhida. 
Se desejar, para deixar o ambiente colorido, você também pode pintar os seus vaso sde cimento com toalha de diferentes cores, usando tinta spray:
4. Se desejar, para deixar o ambiente colorido, você também pode pintar os seus vaso sde cimento com toalha de diferentes cores, usando tinta spray:

Vasos novos na decoração da sua casa nova

Os vasos de cimento, como já destacamos, podem ter os mais diferentes tamanhos e formatos. Desde um pequeno vasinho de mesa para uma suculenta até um grande vaso feito com um balde para uma planta maior. 

E se você anda pensando em se mudar para um lugar maior, seja um apartamento ou uma casa – onde, inclusive, teria mais espaço para ter e fazer quantos vasos de cimento desejar – o QuintoAndar pode te ajudar a buscar imóveis


Somos a maior imobiliária digital da América Latina, com milhares de opções de imóveis para alugar e comprar em mais de 40 cidades de 16 estados nas 5 regiões do país.